terça-feira, 31 de agosto de 2010

ABLUÇÃO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 RC)

Ablução era um costume da religião judaica e significa “lavagem cerimonial”, isto é, cerimônia de purificação por meio de água.
Havia quatro tipos:
1) A lavagem das mãos. No Velho Testamento não a encontramos explicitamente requerida, mas no Novo Testamento a encontramos sendo requerida pelos judeus. Tornou-se uma prática generalizada cuja não observância era considerada como um grande pecado. Em Mateus 15.2, por exemplo, encontramos alguns escribas e fariseus de Jerusalém questionando Jesus: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão”.
2) A lavagem dos pés e das mãos, em preparação para o serviço sacerdotal (Veja Êxodo 30:17-21 e 40:31).
3) A imersão do corpo inteiro, que simboliza a purificação do homem inteiro, a fim de poder participar plenamente da adoração ao Senhor. Veja Levítico 16:23 e 24; 8:6; 14:8; 15:5-10 e Números 19:19. Nesses textos encontramos o sumo sacerdote no dia da expiação, Arão e seus filhos, os leprosos e pessoas que tivessem se maculado por causa de contatos proibidos, passando e sendo ordenados a passarem por essa ablução. Os prosélitos (pessoas que aderissem ao judaísmo) também tinham que passar por tal lavagem.
4) Lavagem dos vasos, casas, vestes e outros itens usados para propósitos religiosos.
Estes cerimoniais simbolizavam a preocupação com a pureza apropriada (santidade), de modo a estar isento de poluções do mundo, e assim poder aproximar-se do Deus Santo.
NO CRISTIANISMO TUDO ISSO É SUBSTITUÍDO POR UM CORAÇÃO LIMPO.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 RC)

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário: