quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONTINUE FIRME E INABALÁVEL


“Paulo, modere-se; refreie suas palavras e atitudes! Controle seu temperamento explosivo e  agressivo; mantenha sua postura ética equilibrada: “não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21). Enfim,  continue “firme e inabalável, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (I Co 15.58).
 
A Bíblia de Estudo de Genebra, em nota de rodapé, faz o seguinte comentário sobre esta frase: ”Pode-se  entender essa proximidade como temporal, referindo-se à vinda de Cristo como um evento futuro (3.20-21), com o fim de fortalecer a esperança. Mas também é possível que  Paulo esteja falando   da companhia  constante de Cristo com aqueles que estão unidos a ele“ (1.1).  Assim, pois,  temos  aqui, ao mesmo tempo,  uma exortação e uma palavra de conforto e encorajamento nas lutas.

Não estamos sós, desguarnecidos e desamparados. O Senhor está ao nosso lado, enxugando nossas lágrimas e recebendo a nossa adoração, sempre. Portanto, mantenhamos o equilíbrio e a moderação, nos alegrando nEle, porque somente Ele é digno de toda confiança. É claro que as pessoas ao nosso redor vão pensar que estamos  doidos, nos alegrando e  sorrindo em tais circunstâncias.
 
É provável que  alguns digam que estamos apenas sublimando os sofrimentos através de uma fuga da realidade. Mas não nos preocupemos com as opiniões alheias, perdendo  a compostura, e o equilíbrio emocional, porque o Senhor está perto de nós! Não nos esqueçamos  disto, estamos sob  controle e proteção do Pai. O Senhor está perto, sempre atento tanto para o que sofremos, suavizando nossa alma; como, também,  está atento às nossas atitudes e ações pecaminosas.
 
Procuremos agir de tal forma que em tudo o  nome de Jesus seja exaltado e glorificado em todas as circunstâncias de nossa vida. Firmemo-nos  nessa certeza: O Senhor está perto, cuidando  de nós com ternura e santo amor. Ele  nos conhece melhor do que nós mesmos e sabe o que é melhor  para cada um de nós. Ainda que doa, mantenhamo-nos firmes e constantes na obra  do Senhor!

 

Pr. Vanderlei Faria

VIRE A TIGELA!


"para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para
a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que
recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são
santificados pela fé em mim" (Atos 26:18).


Durante a guerra de 1914-18, o Bispo Taylor Smith, Capelão
das Forças, visitou um hospital militar. Quando deixava o
local, passou por uma festa de convalescentes que se reunia
ao redor de uma grande mesa. Seus olhos logo perceberam uma
tigela que estava colocada de cabeça para baixo. Ele disse
para os homens: "Há duas coisas dentro daquela tigela. Vocês
sabem quais são?" E continuou, "não sabem? Escuridão e
inutilidade". Então ele a colocou do jeito certo.

"Agora",
ele disse, "está cheia de luz e pronta para receber mingau
de aveia, sopa ou qualquer outra coisa que vocês queiram
usar. É uma tigela convertida. O que vocês preferem, a
tigela invertida -- escura, inútil ou a tigela convertida,
iluminada, útil, porque foi convertida das trevas para a
luz, de Satanás para Deus?"


Essa tem sido a realidade de nosso mundo. Os homens andam
inquietos, sem esperanças, sem fé, sem desfrutar do amor de
Deus. O pecado tem destruído lares, tem entristecido
corações, tem impedido as bênçãos maravilhosas de Cristo
para todos. A tigela está sobre a mesa, de cabeça para
baixo!


Não é essa a vontade do Senhor. Não foi para isso que Deus
enviou Seu Filho. Não foi para isso que fomos chamados e
separados. Deus quer que coloquemos a tigela em sua posição
correta!


Deus nos enviou para transformar o mundo, para dissipar
trevas, para espalhar Sua poderosa luz. Ele espera de mim e
de você uma atitude imediata. Ele conta com nosso
testemunho, com nossas orações, com a nossa vida cheia do
Espírito Santo. Ele quer que a tigela seja virada!


Se você ama verdadeiramente o Senhor Jesus e não está de
acordo com os enganos deste mundo, aproxime-se da mesa e...
vire a tigela!




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

 

 

domingo, 23 de junho de 2013

PERTO ESTÁ O SENHOR


“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (v.5).

Uma lembrança muito forte ainda  guardo de meus tempos de criança.  É que  havia  em nós, as crianças, um sentimento de profundo respeito e  até de medo, quando meus pais estavam por perto. Fosse  nos cultos, quando  conversávamos com outras crianças, quando estávamos brincando ou brigando na rua... Bastava olhar para meu pai, ou para minha mãe; e, pela maneira  de nos olhar, sabíamos o  que eles queriam nos dizer. Pois sabíamos  que lá em casa havia uma “chibata” dependurada na parede.
 
E vez por outra meu pai fazia uso dela para  acertar as contas  com os  “infratores”.  Assim, pois, quando estávamos agindo errado, a presença de meu pai por perto, e seu olhar atento, nos comunicava  a dura  mensagem: “Lá em casa agente acerta as contas!” E isso era suficiente para nos corrigir e nos fazer tremer...
 
Porém, quando ia  para  a roça com  meu pai; ou quando viajava até à cidade com minha mãe; sentia-me  encorajado pela presença deles  ao meu lado. Ao lado de meu pai, eu não tinha medo de cobras, lagartos, ou mesmo de onças. Felizmente jamais tive que  me deparar com alguma dessas feras. Ainda bem, mas a minha confiança, certamente não seria abalada. Assim eu acreditava.

Da mesma forma, quando viajava ao lado de minha mãe, ajudando-a  a transportar  roupas lavadas, ou para lavar, sentia-me  fortalecido para enfrentar  o cair da noite pelas  estradas empoeiradas e  escuras. Era a presença dela que me  dava força e coragem para  prosseguir.
 
A constante presença de meus pais proporcionava-me segurança, conforto e moderação. Eu não podia vacilar que eles estavam  por perto. Também não precisava sentir-me desamparado, eu tinha em quem confiar. Hoje posso entender da mesma forma  esta expressão: “Perto está o Senhor!” Tanto me serve de  conforto e estímulo nas horas difíceis de minha caminhada terrena; como me faz temer e tremer diante da certeza de que Ele, o  meu Senhor, está  presente ao meu lado, até mesmo quando  faço coisas que  não convém e que Lhe  desagradam. Isso deve  me fazer temer  e tremer, como já havia  escrito o apóstolo (Fl 2.13). 

Pr. Vanderlei Faria

O MESTRE PIANISTA


"Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me,
pois tu és o Deus da minha salvação,
em quem eu espero todo o dia" (Salmos 25:4, 5).


"A alma humana é como um piano de cauda maravilhosamente construído, um instrumento magnífico. Porém, a qualidade da música que vem dele depende totalmente de quem está no teclado.
Se o pianista que está diante das teclas é um
mestre, você será arrebatado por belas melodias.
Mas, deixe um gorila apertar as teclas do piano e o resultado será um som caótico e um dano real para o instrumento."


Quando nossa vida está entregue nas mãos do Senhor,
o brilho de Sua presença é notado por todos ao redor.
As nossas palavras soam como notas afinadas e agradáveis aos que nos ouvem e as nossas atitudes encantam aos que nos conhecem.
Somos filhos de Deus e, por isso, devemos glorificar o Seu
nome e testificar de Seu amor.


Quando andamos por caminhos equivocados, longe da presença e da direção de Deus, a música de nossas vidas é desafinada e estridente, sem beleza e sem atrativo, desagradando e afugentando aqueles que nos querem bem. Não temos o Senhor Jesus como Mestre Pianista e sim o mundo, que nada oferece,
que nada constrói, sem beleza alguma.


Se o Senhor é o Pianista de nossas almas, andamos em Seus caminhos, trilhamos as veredas da verdade e das vitórias, chegamos sempre ao destino almejado -- a felicidade.


Que escolha você pretende fazer: Você apresentará a si mesmo a Cristo, o Mestre Pianista, que produzirá a bela música de sua vida,
ou apresentará a si mesmo ao pecado, com a
discórdia e a destruição que ele produz?


Eu já escolhi --  diariamente espero que o Mestre Pianista
Jesus venha embelezar minha vida com Suas belas canções.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

AMADO DE DEUS, ALEGRE-SE!


Pare de  resmungar, se lamentar ou murmurar – você é amado  do Pai, salvo  pela graça de Cristo Jesus, mediante o Seu sangue derramado na  cruz. Se você ama a Jesus de fato, então, alegre-se  nEle; ainda que  a dor e os  sofrimentos sejam intensos e desoladores, firme-se na promessa da Palavra divina, pois a  alegria plena, exultante, está garantida. Alegre-se, portanto, com Ele e nEle!
 
Lembre-se de que você tem um Senhor que sabe o que é  padecer. Outra vez lhe digo: Alegre-se, pare de olhar para as circunstâncias e considere que você  está no centro da vontade do Pai! Não olhe para as coisas visíveis ao seu redor, mas  considere o poder invisível disponível nas mãos de Deus. Pense no sobrenatural que o mundo não conhece e não entende.  Você é amado  de Deus, alegre-se   com isso!

Portanto, alegre-se, querida mãe aflita e angustiada devido às  muitas lutas e tribulações, perdas e fracassos! Alegra-te, porque, a despeito de tudo o que você sofre, há esperança no Deus  Salvador, que recolhe as suas lágrimas no Seu odre (Sl 56.8). Nele podemos confiar os nossos dias, nossas frustrações, lamentações e decepções, porque “eis aí vem  o teu Rei, justo salvador, humilde... ele anunciará paz... por causa do sangue  da aliança” (Zc 9.9-12).  Pense na cruz do Calvário e no sacrifício do Filho de Deus em seu favor. Será que  suas dores físicas e da alma se comparam às dEle? É claro que não. 

 

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

AMOR... COM QUE PROPÓSITO?


"Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39).


Um homem, já idoso, achou uma lâmpada mágica na praia.
Quando a apanhou, apareceu diante dele um gênio. "Por você
ter me libertado", disse o gênio, "eu lhe concederei um
desejo". O homem pensou por um momento e, então, respondeu:
"Meu irmão e eu tivemos uma briga há trinta anos atrás e
desde aquele dia ele não falou mais comigo. Eu desejo que,
finalmente, ele me perdoe". Ouviu-se um trovão e o gênio
falou: "Seu desejo foi concedido". E continuou o gênio:
"Você me surpreendeu. A maioria dos homens pediria riqueza
ou fama. E você só quis o amor de seu irmão. Qual o motivo?
é por você estar velho e perto da morte?" "Eu não estou
morrendo", disse o homem, "mas meu irmão está! E ele vale
cerca de 60 milhões!"


O amor, ensinado pelo Senhor, não visa interesses e nem
esconde segundas intenções. Devemos amar porque Deus nos
amou, porque é a forma correta do cristão agir, a melhor
maneira de convivência entre os filhos de Deus.


Quando amamos a nosso irmão, estamos confirmando que amamos
a Deus. Quando nosso amor envolve a vida de nosso próximo,
estamos engrandecendo o nome de nosso Salvador. Quando nosso
amor alegra os dias de nossos irmãos, alegra também o
coração do Senhor Jesus.


De que serve o amor interesseiro? Ele tem o mesmo valor do
rancor e da indiferença. Como o nosso Deus vê o nosso amor
quando ele não é verdadeiro e sincero? Da mesma forma que
viu a hipocrisia de Ananias e Safira, que fingiram amar e
obedecer a Deus e, em verdade, tentaram, sem sucesso,
enganar o Espírito do Senhor.


O nosso amor ao próximo deve ser semelhante ao amor que
temos por nós mesmos, pelo nosso bem-estar, pelo nosso
sucesso, pela nossa felicidade. Devemos nos regozijar pelas
bênçãos dos irmãos do mesmo modo que nos alegramos com as
nossas bênçãos. Devemos celebrar, diante de Deus, as
vitórias de nosso irmão com o mesmo prazer que celebramos as
nossas próprias vitórias.


Deus é amor e esse deve ser o propósito de nossas vidas.
Jesus está em nossos corações e Seu amor também.




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

quarta-feira, 19 de junho de 2013

ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR


“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (v.4). É como  dissesse para si mesmo: Paulo, você  está sentindo-se abandonado por grande parte das pessoas, parentes e amigos, sentindo-se  triste e decepcionado com Deus por causa disto que está  lhe  acontecendo. Está abrigando mágoa em seu coração devido ao fato de estar preso injustamente... Mas atente para  o fato de que você não  está sozinho, o Senhor não esqueceu de você.

Não significa  alegrar-se como quem está variando, senil, maluco e bestialmente. Não é alegria   de quem  perdeu o sentido, a razão  e a consciência da realidade. Não significa a alegria do palhaço triste, camuflado   em sua fantasia, o qual procura fazer com que os outros se alegrem, sorriam, embora ele mesmo chore seus dramas  secretos e inconfessáveis...
 
Não é alegria   irônica e sarcástica  de quem não tem a devida  sensibilidade e respeito para com a dor alheia. Não é alegria de quem se contenta com qualquer coisa passivamente, como quem apenas suporta seu "carma"...  Não é alegria  do hipócrita que apenas   tenta vender uma boa imagem de seu produto (no caso, de sua  religião).
 
Não é alegria do budista para quem a vida não tem sentido, nem mesmo razão para se chorar; para quem busca o   "nirvana", ou o não sentir... Nem tão pouco é a alegria  do otimista debiloide que atribui tudo  ao acaso, e que   um dia a  sorte ou o destino  trará a paz de volta... A paz e alegria proclamadas por esse   solitário prisioneiro  faz parte  da experiência  de vida de   todos quantos  tiveram uma experiência real  e profunda com o Senhor, Autor e Consumar da fé.

 

Pr. Vanderlei Faria

LEVANTE-SE IMEDIATAMENTE!


"Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás
prostrado assim sobre o rosto?" (Josué 7:10)


Um fazendeiro entrou em uma grande loja rural e ouviu um
cachorro uivando e latindo na parte de trás. "O que se passa
com aquele cachorro?" ele perguntou. "Ele está sentado sobre
uma planta que o incomoda", respondeu o dono da loja.
"Bem, e porque ele não sai de cima da planta?" perguntou o
fazendeiro. O dono da loja respondeu: "Porque ele gasta
menos energia uivando e latindo do que para levantar-se do
lugar onde está."


Muitas vezes lamentamos a nossa situação, queixamo-nos das
lutas e dificuldades, choramos e murmuramos o tempo todo, e
não tomamos nenhuma atitude para uma mudança. Sabemos que
estamos andando em caminhos errados, que tudo poderia ser
diferente se confiássemos a vida ao Senhor Jesus, mas
continuamos indiferentes ao Seu chamado.


Seria muito fácil levantar da cadeira de nosso infortúnio e
procurar a cadeira das bênçãos de Deus, porém, ali
permanecemos... simplesmente porque já estamos acomodados e
acostumados com a facilidade de chorar e murmurar.


É mais cômodo chorar do que tomar uma atitude. É menos
cansativo esperar sentado por uma reviravolta em nossas
vidas do que ir à luta e buscá-la com determinação e
persistência. Dá menos trabalho pedir oração por nossas
lutas do que lutar por nossos sonhos e buscar as vitórias
almejadas.


O que Deus quer lhe falar hoje é: "Levante-se! Anime-se!
Viva!" Da mesma forma que falou a Josué, Ele fala com você.
Saia de seu conformismo, abandone suas frustrações, expulse
o espírito de derrota e corra em direção às vitórias.
Jesus está com você!
Ele guiará seus passos sempre que você quiser!


Se você sente que o lugar onde está não lhe agrada,
levante-se imediatamente. Sua bênção pode estar a poucos
passos.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

terça-feira, 18 de junho de 2013

SENHOR, PERMITE QUE EU SEJA COMO A BATATA!


Billie Wilcox, considerando sobre os ensinamentos que adquirimos no sofrimento, disse o seguinte: “Há muitos anos, quando meu marido Frank e eu morávamos  no Paquistão, morreu nosso  filhinho  de seis  meses. Um velho habitante do  Punjab soube  da nossa dor e apareceu para nos confortar. “Uma tragédia assim faz lembrar a  situação de sermos  mergulhados em água fervendo”, explicou ele. “Se você for um ovo, sua aflição o deixará  endurecido e insensível. Se for uma batata, sairá do cozimento macio e flexível, elástico e adaptável.”  Pode parecer engraçado a Deus, mas tem havido  muitas ocasiões em que tenho orado: “Senhor, permite que eu seja uma batata”.

Este espírito de gratidão deve nortear nossa conduta cristã. Com esse  mesmo sentimento e propósito, louvemos ao Senhor! Como pregadores do evangelho, frequentemente  proferimos ou escrevemos aquilo que na realidade sentimos, nossas próprias necessidades e anseios.  Como se estivéssemos   pregando ou escrevendo  para nós  mesmos: uma exortação, uma  correção, um auto encorajamento ou autoajuda.
 
É dessa forma que gostaria de pensar no texto de  Filipenses 4.4-7; ou seja,  aplicando-o às nossas necessidades  pessoais. Assim, convido-o (a) a  refletir comigo, colocando seu nome no lugar em que está o de  Paulo.  Considerando o contexto em que essa carta foi escrita – quando o apóstolo Paulo estava  encarcerado em Roma, distante  da maioria das pessoas  amadas –  podemos  entender que Paulo, antes de tudo, falava consigo mesmo: Paulo, alegre-se no Senhor! Mas Paulo  não era o tipo de  pregador, ou escritor,  que usava palavras vagas, sem embasamento  adequado como o que dizem os  atuais escritores de autoajuda. Tudo o que diz é sustentado por um sólido conteúdo doutrinário.

 

Pr. Vanderlei Faria


 


VIDA... QUAL A ESCOLHA?


"Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado
entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no
verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro
Deus e a vida eterna" (1 João 5:20).


"Deus não pergunta a nenhum homem se deseja a vida. Não é
essa a escolha. Você deve recebê-la. A sua escolha é: como
viver a vida que Deus lhe deu" (Rev. Henry Ward Beecher).


Deus nos deu uma vida e esta é a primeira bênção que
recebemos do Pai celestial. Ele deseja que a vivamos de
maneira abundante e feliz, mas, dá-nos a oportunidade de
traçar nossos próprios caminhos. Podemos aceitar os Seus
ensinos através das Escrituras -- a melhor e mais abençoada
maneira de viver, ou ignorar a tudo que nos diz e fazer
aquilo que queremos, seja certo ou errado.


Muitas vezes nos queixamos de que não realizamos nossos
sonhos, de que a vitória sorri para todos -- menos para nós,
de que lutamos, nos esforçamos, procuramos o sucesso e nada
conseguimos. Queixamo-nos de Deus e não percebemos que todos
os seus ensinos foram ignorados por nós. Murmuramos contra a
sorte e não reconhecemos que o Senhor tem mais do que sorte
para nos dar -- tem as Suas incomparáveis e incontáveis
bênçãos e que só não as recebemos porque caminhamos de
costas para Ele.


Quando nossas vidas estão colocadas diante da Vida -- o
Senhor Jesus, tudo é diferente, tudo é mais gratificante,
tudo é mais aprazível. Só mesmo a Vida sabe como viver bem a
vida, só a Vida conhece as veredas que levam à vida plena e
abundante, só a Vida pode prometer e garantir a vida eterna.


Se eu escolho viver minha vida na presença do Senhor,
desfruto de uma felicidade real. Se eu escolho viver minha
vida longe do Senhor, colho os frutos de minha decisão.
Preciso saber o que devo escolher e o que devo esperar como
resultado de minha escolha.


Eu já escolhi: fiquei com Jesus! E você?


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

domingo, 16 de junho de 2013

CORAÇÃO FERIDO, ALEGRIA TRANSBORDANTE


 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fl 4.4).

Se estas palavras fossem proferidas por um político, todos nós teríamos  motivos  suficientes para sentirmos revoltados e irados pelo insulto que essas palavras poderiam significar para quem sofre. Contudo, quem as proferiu estava, como tantos hoje em dia, com motivos   sobejos  de não só  estar triste e choroso, mas, também, revoltado e odiando a tudo e a todos por uma reclusão injusta e desumana.

Não fora a graça de Cristo, e sua plena   intimidade com o Senhor ressurreto, este prisioneiro também teria se desmanchado em lamentações  e lágrimas, com o sentimento ferido por   achar-se abandonado naquele cárcere sujo e frio. E, na verdade,  suas palavras em nada se assemelham com a irresponsabilidade e leviandade de um político que não sabe o que é  padecer as agruras de um sentimento de impotência diante dos descasos das autoridades  constituídas. Nem mesmo ele usa  um jargão popular, tipo: "sorria, Jesus te ama!"

Quando ele disse "alegrai-vos no Senhor", era porque, ainda que   a friagem do cárcere, a fome e as dores causadas pelas  chicotadas recebidas lhe provocassem desconforto e sofrimento; ainda que a  escuridão de sua cela fria tirasse seu humor; ainda que injustiçado e incompreendido; ainda que   sem dinheiro e faminto; ainda que  a morte  se lhe mostrasse tão próxima;   ainda  assim  havia paz reinante em seu coração ferido e alegria transbordante  exalando em sua face como perfume suave ao Senhor.

 

Pr. Vanderlei Faria

FESTA! ALEGRIA! GRATIDÃO!


Festa! Alegria! Gratidão!


Queridos irmãos e amigos.


Amanhã é um dia muito especial. O Para Refletir completa 17 anos ininterruptos na net. Começou bem pequeno, quase
imperceptível, mas com uma vontade imensa de louvar e
glorificar o nome de Jesus.


Eu era um missionário voluntário, que tinha prazer em
compartilhar a Palavra de Deus. Uma Palavra que havia
transformado minha vida e que eu não podia guardar só para
mim. Durante muitos anos eu me preparei para a obra de Deus. Quando eu me senti pronto, ungido e guiado pelo Senhor, comecei a pregar as Boas Novas do Evangelho. Que regozijo!
Que júbilo em meu coração!


Mas, de repente, um erro médico... um momento de angústia... e eu fiquei completamente cego.
E o que fazer, então?


Surgiu o Para Refletir! Aleluia! Nem tudo estava acabado. No
dia 16 de junho de 1996 foi enviada a primeira mensagem com o título: "Para Refletir..." Foi um recomeço, um novo
momento de felicidade.


Amanhã, eu e os cerca de 5 milhões de leitores desta coluna
diária estaremos comemorando aniversário.
Dezessete anos!
Parece incrível, mas a vitória tem sido grande. Toda a honra
e toda a glória para o Senhor Jesus.
Sem Ele eu não teria conseguido nada.
Sem a ajuda de todos os amigos da net
também não teria alcançado o sucesso que agora comemoramos.


Tudo é festa! Tudo é vitória!
A felicidade não poderia ser maior!


Obrigado Jesus... obrigado amigos... vamos seguir em frente
e esperamos comemorar 18 anos... 19 anos... até o dia que o Senhor nos chamar para a Sua glória eterna.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sábado, 15 de junho de 2013

ALEGRIA FESTIVA, SALTITANTE, EXPLOSIVA


Na verdade, os dicionários não fazem muita distinção entre estas palavras. Exultar é alegrar, regozijar, festejar, etc. Mas também “alvoroçar-se”. Ou seja, Pedro está dizendo  que na revelação da glória de  Cristo, ou quando chegarmos à Sua glória celeste, depois de sermos aprovados, como diz Tiago: “Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a  provação; porque,  depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12); haveremos de nos alegrar de uma forma  plena, esfuziante, quase espalhafatosa. Alegria que vai superar em muito a  comemoração de um  gol ou o título de  nosso time  preferido.

 
Tudo isto está de acordo com o ensino do Senhor Jesus em João, 16.20-33; quando o Senhor nos diz que neste mundo haveremos de chorar, nos lamentar e passar tribulações. Mas, assim como Ele venceu o mundo, haveremos  de vencer também. Ou melhor, somos mais que vencedores por Cristo Jesus. Estando nEle e com Ele as dores, aflições, lágrimas e lamentações se converterão em alegria.
 
Alegria plena, a qual ninguém (nem o diabo e seus anjos) poderá tirar. Este é o evangelho de Cristo Jesus. Portanto, vale a pena  considerarmos a Palavra do Senhor: “Se, pelo nome de Cristo, sois  injuriados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito  da glória  e de Deus” (1Pe 4.14).

 
Pedro está dizendo que esta alegria completa haveremos de  experimentar na glória  divina. Contudo, enquanto suportamos os sofrimentos por amor de Cristo aqui na terra, já  podemos nos alegrar, como num antegozo do céu; podemos nos alegrar pelo fato de que os sofrimentos presentes, por amor a Cristo, são prenúncios  do gozo eterno com Cristo.
 
A garantia e confirmação de que fazemos parte  do time  de  campeões, por toda a eternidade no céu.  Paulo  expressa esta convicção de outra forma  em 2Co 12.9-10 e Fl 1.7. O fato é que, quando tomamos posse dessa convicção, nossos corações se acalmam e conseguimos realmente nos alegrar em Cristo, mesmo chorando e sofrendo. Portanto, alegria exultante nos faz pensar em alegria festiva, saltitante, explosiva, incontida, plena.

 
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

A CONQUISTA MAIOR


"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a
sua alma?" (Marcos 8:36).


"Nós aprendemos a voar pelos ares como pássaros, a nadar
pelos mares como peixes, atravessar o espaço como cometas.
Já é hora de aprendermos a caminhar na terra como filhos de
nosso Deus" (Rev. William Sloan Coffin).


O homem tem alcançado grandes conquistas através dos
séculos. Atravessamos longas distâncias a bordo de aviões
confortáveis; cruzamos oceanos em navios luxuosos e
igualmente confortáveis; até o espaço sideral já não é mais
desconhecido , tendo o homem atingido a lua e seguido em
direção a outros planetas.


E o que está faltando para coroar as grandes conquistas da
humanidade? Um encontro real e verdadeiro com o Deus que a
tudo isso criou e que deseja que o homem ande em Sua
presença, que desfrute de uma vida abundante e feliz, que
siga em direção às moradas celestiais e à vida eterna.


Todas as conquistas do homem serão inúteis se ele não
conquistar o tesouro mais precioso deste mundo -- a sua
salvação. Nenhuma de suas descobertas será tão importante
quanto a de que sem Deus ele nada poderá fazer. Nenhuma
glória terá se ganhar todos os prêmios deste mundo e perder
a sua alma.


Se queremos ser vencedores, se almejamos um coração
regozijante, se ansiamos por dias de perfeita felicidade,
devemos estender as mãos para o Senhor Jesus, convidá-lo
para habitar em nossos corações e caminhar junto a Ele cada
segundo de nossas vidas.


Alcançar os ares, atravessar mares profundos, viajar pelo
espaço e contemplar mais de perto as estrelas e planetas é
algo indescritível, mas não pode ser comparado à grande
bênção de estar, para sempre, ao lado do nosso Deus.


Você quer ser muito importante e um grande conquistador?
Entregue a vida ao Senhor. Nenhuma conquista poderá ser
maior!



Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 14 de junho de 2013

INCRÍVEL!


Em 2Tm 3.12 Paulo diz: “Ora, todos quantos  querem viver piamente  em Cristo Jesus serão perseguidos”. Incrível! Paulo não diz que  há alguma possibilidade de que o servo de Deus enfrente algum tipo de  sofrimento, mas ele usa as palavras “todos quantos  querem viver piamente  em Cristo Jesus serão perseguidos”.
 
Isto, naturalmente, inclui você e eu, se é que  desejamos viver “piamente em Cristo Jesus”. Em algum momento haveremos de suportar afrontas e perseguições, se nos mantivermos fiéis ao nome do Senhor. Alguns rejeitam com desdém  e ironia tais considerações; preferem ser apanhados de surpresa e de repente  se vejam diante  do trono de Deus, sem jamais  se preocuparem com esta possibilidade. Entretanto,  isto pode fazer  toda a diferença tanto na forma de vivermos quanto em nossa postura diante da morte. 


O  texto mencionado acima, reflete  a experiência dos apóstolos, relatada por Lucas, após terem sido  espancados por causa do  nome de Jesus: “E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas  por esse nome” (At 5.41).


Pedro nos alerta  para não estranharmos “o fogo ardente que surge no meio de vós”. Ou seja, não podemos nos iludir com um “evangelho adocicado” (que  não é  o verdadeiro evangelho de Cristo), o qual pretende arrebatar o maior número possível de  adeptos que o financie e sustente as suas doutrinas espúrias e fantasiosas; negando a palavra de Deus. Ele começa esta passagem chamando nossa atenção para este fato, para não nos iludirmos quanto às provações que inevitavelmente haveremos  de enfrentar e suportar.
 
Em outras palavras,  que não nos iludamos com um tipo de pregação  que exalta a prosperidade  material e nega a possibilidade e necessidade do sofrimento do cristão. Não é  por acaso, falta de fé, ou por não confiarmos no poder de Deus que  sofremos neste mundo. Ao contrário, como diz Paulo, “o poder (de Cristo) se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).

 

Pr. Vanderlei Faria

ELE CONHECE NOSSOS TRUQUES


"Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as
tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és
o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia"
(Salmos 25:4, 5).


Alguém contou o fato a seguir: "Eu lembro que quando eu
estava no segundo grau, tinha um professor de matemática que
adorava conversar. Se nossa lição era difícil e nós
queríamos evitá-la, um dos alunos faria uma pergunta
habilidosa e o professor logo começava a falar e falar e, o
tempo acabava e a lição não era dada naquele dia.


Frequentemente nós tentamos fazer o mesmo com Deus.
Procuramos distraí-Lo sempre que Ele nos mostra o pecado e a
necessidade de um arrependimento, recorrendo a um argumento
filosófico sobre o que, realmente, constitui pecado.


Não podemos enganar a Deus. Não podemos nos esconder de Sua
presença. Não há um minuto que Deus não nos veja, nem uma
atitude que Ele não conheça, nem uma palavra que ele não
ouça, nem um pensamento que Ele não possa perscrutar. Se
estamos em casa Ele está ao nosso lado. Se saímos para algum
lugar, Ele vai conosco. Ele sabe tudo que iremos fazer,
mesmo antes de decidirmos fazê-lo.


Sábios e felizes somos se, em vez de tentarmos distrair Deus
de nossos propósitos, colocarmos cada um deles diante de Seu
altar, pedindo Sua direção e orientação, deixando que nos
mostre Sua vontade, para que o resultado seja positivo e
abençoado.


Não quero tentar distrair o meu Senhor. Não quero tentar
enganá-lo com minhas filosofias. Quero andar em Seus
caminhos, quero viver em Sua verdade, quero fazer a Sua
vontade todos os dias de minha vida.


Seja cuidadoso. Deus não é um professor de matemática que
pode ser distraído. Ele conhece todos os seus truques!


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A VERDADEIRA ALEGRIA CRISTÃ


Normalmente, as grandes conquistas refletem uma vida de treinamentos rígidos, com superação de muitos obstáculos até a glória da conquista. O atleta, por exemplo, enfrenta treinamentos exaustivos, algumas vezes tendo que  suportar dores intensas para obter as vitórias e o sucesso emocionantes e  auspiciosos. 
 
 
Como exemplo, poderíamos citar o caso de Ronaldinho, da  Seleção  Brasileira de Futebol, antes da Copa do Mundo de 2002. Foram meses  a fio ouvindo  os críticos dizerem que  ele estava acabado para o futebol, que não haveria tempo hábil para a sua  recuperação, e tantas outras baboseiras de comentaristas esportivos. Entretanto, quando chegou  o momento certo, lá estava ele totalmente  recuperado e em plena forma física, mental e  técnica. 

 
O resultado, todos sabemos: Ele “arrebentou”, como se diz  no meio esportivo.  Foi o artilheiro da  Copa e seus gols  foram fundamentais para  ganharmos a Taça do Mundo. Sua alegria e felicidade  não teria sido  tão intensa e completa não fora o drama  superado. Agora pensemos no sentido espiritual: Como haveremos de valorizar mais o céu, tendo passado por este vale de lágrimas! 


Pois bem, em 1Pe 4.12-16, como em grande parte do Novo Testamento, a Palavra de Deus enfatiza fortemente a necessidade (não apenas a possibilidade) do sofrimento do cristão para a obtenção  da verdadeira alegria cristã. Não quero ser exaustivo na citação de textos, mas não posso deixar de  mencionar algo dos escritos de Paulo, apóstolo, antes de  considerar o texto ao qual desejo me ater.

 

Pr. Vanderlei Faria

DEIXANDO PARA TRÁS O QUE DEVE SER ESQUECIDO


"... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás
ficam e avançando para as que diante de mim estão"
(Filipenses 3:13).


Charles Dickens escreveu certa vez: "Reflita em suas bênçãos
atuais, as quais as pessoas têm muitas, e não em seus
infortúnios passados, os quais as pessoas têm alguns.


Pare apenas um minuto para refletir nas bênçãos atuais: a
bênção da própria vida, o calor das amizades, a riqueza da
boa saúde, o poder do amor, a glória de um amanhecer, o
privilégio da oração, as alegrias da música, as satisfações
do trabalho, os tesouros dos livros, a beleza da arte, o
milagre da primavera, a graça de Deus. Seja mais agradecido
e você se tornará mais feliz!


Muita gente vive se escondendo da vida e murmurando pelos
cantos, relembrando o passado, lamentando as oportunidades
perdidas, se queixando dos problemas que um dia teve de
enfrentar. Estão tão profundamente arraigados às decepções e
frustrações que ficaram para trás que esquecem-se de seguir
em frente, de louvar a Deus por ter ultrapassado os
obstáculos, de agradecer pelas vitórias que o Senhor tem
dado.


As lutas do passado devem ser deixadas para trás; as
angústias que um dia enfrentamos devem ser totalmente
esquecidas; as necessidades experimentadas e que tanto nos
feriram devem ser agora ignoradas; as derrotas só devem ser
lembradas no momento de comemorarmos as grandes vitórias que
as sucederam.


É tempo de sorrir! É tempo de cantar! É tempo de viver as
alegrias do presente, as bênçãos que Deus tem nos dado hoje,
a felicidade que está logo adiante.


Pare de olhar para trás! Olhe só para a frente... para o
Deus que cuida de você e lhe promete uma vida vitoriosa!



Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

terça-feira, 11 de junho de 2013

ALEGRIA EXULTANTE


Em 1Pe 4.12-16 Deus, através do  apóstolo Pedro,  nos mostra a razão de nosso sofrimento por amor a Cristo, e como podemos nos alegrar em meio aos sofrimentos.  No v.13 o autor, descrevendo sobre os sofrimentos que haveremos de enfrentar como cristãos, nos surpreende com estas palavras: “alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”.


Não nos parece incrível e surpreendente  essas palavras, considerando-se o contexto em que elas se encontram? É fato que a Bíblia algumas vezes nos surpreende com  palavras que aparentemente se contradizem. Aparentemente. Porque, na verdade, não gostamos de admitir  que  qualquer tipo de sofrimento possa ser benéfico,  que seja necessário para alcançarmos a maturidade cristã ou para obtermos a  plena alegria.  Mas quando refletimos nos exemplos do esporte e demais atividades diárias, podemos entender melhor o que a Bíblia nos revela em relação às coisas espirituais.


Mas Pedro não está dizendo que  o crente deve ser uma pessoa resignada, amargurada pelo fato de  sofrer pelo nome  do Senhor. “Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de  Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1Pe 4.13). E aqui ele coloca  duas palavras que parecem redundantes: Alegreis exultando.

 

Pr. Vanderlei Faria

O MELHOR TEMPO


"porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te
socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo
oportuno, eis, agora, o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2).


Um homem, ao visitar uma sementeira de plantas, em busca de
um determinado tipo de árvore, ficou surpreso ao ler uma
placa que dizia: "O melhor tempo para plantar uma árvore foi
há 15 anos atrás". A linha que vinha logo abaixo dizia: "O
segundo melhor tempo é hoje."


Como isso é real para um cristão e, ao mesmo tempo, um não
cristão. Como foi bom, para nós, filhos de Deus, termos
aberto o coração para o Senhor Jesus há alguns anos atrás.
Ele nos abraçou, nos perdoou os pecados, nos iluminou os
passos do caminho, nos deu vida nova com uma alegria
realmente verdadeira. E, para os que não experimentaram a
mesma bênção no passado, esta é a grande oportunidade de ter
uma experiência real e o começo de uma vida abundante e
eterna.


Uma frase muito comum, proferida por aqueles que recebem o
Senhor Jesus em suas vidas, é: "Eu deveria ter feito isso há
mais tempo!" Para esses, podemos dizer: "Antes tarde que
nunca!" O que importa é começarmos a viver com Deus, a gozar
da plenitude de Sua presença, a desfrutar Suas maravilhosas
bênçãos. Ainda temos tempo de muito regozijo... e esse tempo
é para sempre.


Como uma sementeira de alegria e felicidade, Deus espera que
todos que venham a nós encontrem a mesma placa brilhante e
viva, com um sorriso que transmita a mensagem: "Hoje é o
tempo de um encontro com o Salvador". Que todos vejam isso
em nós; que os amigos sintam isso em nosso viver diário; que
todos que passem por nós percebam que não vale a pena
esperar um dia sequer a mais.


Queremos glorificar a Jesus com nossas atitudes, queremos
engrandecer Seu santo nome com o nosso brilho, queremos que
todos encontrem Jesus com nosso testemunho.


Hoje é o tempo oportuno para o Senhor se mostrar em nós e
para os outros começarem a mostrar o Senhor em suas vidas
também.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

segunda-feira, 10 de junho de 2013

JESUS PROMETEU-NOS ALEGRIA PLENA


 
A alegria que o Senhor nos promete não é algo comum. A Bíblia fala da verdadeira alegria prometida aos filhos de Deus.  
Sempre que pensamos no céu há grande alegria.  Jesus prometeu-nos alegria plena, completa.  O  Sl 126, assim como o 102.1-28, nos lembra de que temos a garantia do Reino onde ninguém envelhece. Jamais haverá tristeza pelos sofrimentos.
 

No deserto as sandálias não se gastaram, mas as pessoas sim. No céu não haverá envelhecimento. Sem dúvida alguma, temos diversos motivos de oração de gratidão a Deus por todos aqueles que nos acompanham nas lutas e nas alegrias do ministério cristão.
 

Além disso, quando refletimos um pouco, encontramos diversos motivos para nos colocar diante de Deus em oração de regozijo e gratidão, dizendo como o   salmista: "Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores..." (Sl 9.1-2).
 

Em nosso texto  o salmista expressa uma profunda alegria  experimentada pelo povo de Israel pela graça de Deus em conduzi-los  de volta  à sua pátria  amada, depois dos longos anos  de sofrimento  no exílio babilônico. E é sobre essa alegria que desejamos  pensar nos textos seguintes.

 

“Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo... Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (Sl 126.2a, 3).

 

Pr. Vanderlei Faria


 

domingo, 9 de junho de 2013

A ALEGRIA DA COMUNHÃO COM DEUS


Como  nos  alegrar,  se não vai bem o relacionamento familiar?  Se o marido chega  bêbado todas as noites, tendo gasto  o sustento da família?  Se a esposa não corresponde nas  expectativas sentimentais e emocionais? Se o coração  se inclina de maneira irresistível  para o pecado da cobiça?  Enfim,  se o pensamento foge e nos leva a viver fora da realidade cristã que desejamos?

 

Antes de tudo  é bom lembrar que a Bíblia não nos ensina a divertir e festejar para fugirmos da tristeza. Ou, que procuremos algum tipo de efeito psicológico que nos proporcione um devaneio mental. Não nos sugere que a alegria cristã seja algo apenas emocional, social, carnal. Ela não propõe  que os crentes devam  promover eventos  que  causem alegria aos seus participantes; algo engraçado, descontraído, que cause  risos, uma alegria  por algo que satisfaça  o nosso ego, ou que  diminua a nossa dor. Nem mesmo sugere que promovamos eventos culturais ou sociais para criarmos ambiente  propício para haver  alegria na igreja. Como alcançar essa alegria, quando  isso  nos parece algo  tão fora  de nossa realidade e possibilidade?

 

A história do  evangelho começa,  continua   e há de terminar, com alegria. A primeira característica da  mensagem cristã é levar os homens a entristecer-se pelos seus pecados, e, consequentemente, levá-los ao arrependimento. E uma das principais evidências da conversão a Cristo é a alegria da salvação. E este é, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos da pregação cristã:  proporcionar a alegria verdadeira aos homens. A alegria da comunhão com Deus  Pai através do Senhor Jesus Cristo. 

 

 

Pr. Vanderlei Faria