quinta-feira, 21 de junho de 2012

GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Rm 8.14, 15).

Aqueles que  são guiados pelo Espírito Santo, estes são os filhos de Deus.
Ora,  se Jesus foi guiado  pelo Espírito ao deserto, por que haveria  de nos conduzir só  para sermos abençoados materialmente? E quem diz que o deserto não significa também uma extraordinária oportunidade para a aprendizagem com Deus na intimidade da oração e meditação, além de  usufruirmos da poderosa manifestação da majestade divina em nós, em nosso favor, ou  através de nós para abençoar aos outros?  No caso  de nosso Senhor, foi para nos abençoar, nos fortalecer na fé, nos ensinar a enfrentar a tentação e para nos encorajar nos momentos  de desalento e solidão. 

Mateus nos informa que  após  o Senhor suportar e superar as tentações, vieram os anjos e o confortaram. Mas o Espírito Santo consolador estivera todo tempo com Ele, guiando-O através do deserto.  Se o Espírito está guiando alguém, está consolando-o e ensinando-o em tudo. Assim também, se estamos  em Cristo, somos  guiados  pelo Espírito consolador e sustentador de nossas vidas, e ainda temos a esperança de sermos agraciados com as consolações especiais de Deus para conosco, através de seus mensageiros ocasionais.

O Senhor é  nosso modelo  maior, é nosso referencial de conduta, é nosso exemplo de como devemos  agir diante  das diversas circunstâncias  da vida. E  quando pensamos nos exemplos de nossos irmãos do passado e do presente (nos países onde há mais perseguição aos crentes, principalmente), culminando com  nosso Senhor na cruz do Calvário, e continuando com os mártires do cristianismo através dos séculos, passando pelos reformadores e chegando até aos nossos dias; se nos detivermos  na história de cada um, vamos  nos sentir envergonhados pelo pouco que suportamos e já estamos a desanimar. Vamos constatar que  ninguém faz algo grandioso para Deus sem ter que pagar um alto preço com sua própria vida, com sangue, suor e lágrimas.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ELEIÇÃO

"Novamente, afirmo que desconheço qualquer outra coisa que nos possa humilhar tão profundamente quanto à doutrina bíblica da eleição. Algumas vezes tenho-me deixado cair no chão e tenho ficado prostrado, diante dessa verdade, quando procuro compreendê-la até as suas raízes. Nessas ocasiões, tenho distendido as minhas asas, e, à semelhança de uma águia, tenho alçado vôo na direção do sol. E assim o meu olhar se tem fixado no alvo, e as minhas asas não me têm decepcionado, pelo menos durante algum tempo. Entretanto, quando já fui me avizinhando daquele alvo, e quando aquele pensamento tomou conta de minha mente - "Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação" - então senti-me ofuscado diante do seu resplendor, fiquei pasmo diante da grandiosidade desse pensamento; e, desde aquelas alturas imensas, desci a minha alma estonteada, prostrada e quebrantada, dizendo: "Senhor, eu nada represento. Eu sou menos do que nada. Por que eu? Por que eu?"

                                                                                                                                 Charles Spurgeon

quarta-feira, 20 de junho de 2012

DEUS SE AGRADA DOS HUMILDES

“Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos” (Gn 16.9).

Temos aqui a descrição da situação de uma mulher humilhada, perambulando pelo deserto. Agar obedeceu à voz de Deus, humilhou-se e voltou ao convívio do palácio  de Abraão.  Após ouvir a voz de Deus, Agar invocou e adorou ao Senhor (16.13).
Imagine, a uma pessoa já escorraçada e humilhada Deus ordena que exerça a humildade ainda mais. Só pela graça de Deus conseguimos  buscar ajuda e o perdão exatamente  de quem mais nos humilhou e nos desprezou. Mas foi isso que aconteceu.

Deus mandou, e Agar obedeceu incondicionalmente. Porém, antes que ela  se dispusesse a obedecer e voltar, Deus mostrou-lhe Suas ricas promessas para com ela, fê-la entender que, apesar de sua humilhação no deserto, era uma pessoa  abençoada por Deus e haveria de experimentar grandes alegrias e muitas vitórias. Sua vida, sua história, não se limitaria àquele macabro episódio e não teria seu desfecho na solidão daquele deserto. Havia um novo amanhecer já previamente determinado pelo Senhor. Sua vida não seria um fracasso absoluto, ainda que passando pelas agruras de um deserto.

O deserto pode ser real, causticante e desanimador, mas o Deus que vê caminha conosco, fortalece  as nossas forças, alivia  a nossa alma e dessedenta-nos  com Sua inesgotável fonte de água viva: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (Jo 7.37-39).

Deus é fiel para cumprir a Sua própria palavra. Se você ainda não tem o testemunho do Espírito Santo, como  diz o apóstolo Paulo em Rm 8.16, de que realmente foi aceito como filho de Deus, clame ao Senhor agora mesmo para ser adotado na família de Deus! Se você já tem esta certeza, regozije-se no Senhor, como escreveu o salmista: “O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,  o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Sl 84.3-6).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

NINGUÉM VERÁ

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas;
glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Romanos 11:36).


Dr. Robert E. Speer conta a história de um velho escultor
que estava trabalhando em uma figura que seria colocada em
um vão na parede de forma que jamais seria vista por trás.
Apesar disso, ele estava trabalhando com muita diligência
tanto na frente como nas costas da figura. Alguém perguntou:
"Por que você está trabalhando na parte de trás? Ninguém o
verá". "Ah", respondeu o escultor, "Deus verá".


Os homens olham para o que está em nosso exterior. Eles vêem
o que nós lhes apresentamos. Porém, Deus vê muito mais que
isso! Ele vê o nosso interior, o nosso coração, a nossa
alma. Podemos nos preparar de várias maneiras para que todos
tenham uma boa impressão sobre nós. Podemos até enganar a
muitos, mas, jamais conseguiremos enganar a Deus.


Deus sabe o que somos, perscruta nossos pensamentos, conhece
nossas virtudes e defeitos, prevê as intenções de nossos
corações.


Há pessoas que pensam que não precisam se preocupar com o
que está em oculto. Pensam como a pessoa que falou com o
escultor. O que está escondido não será visto por ninguém.
Mas, a preocupação do artista estava correta -- Deus tudo vê
e a tudo julga.


Como temos nós agido em relação à nossa vida cristã? Temos
estado atentos apenas ao exterior? Temos nos preocupado
apenas com o que as pessoas pensam de nós? Temos buscado
apenas causar boa impressão na igreja, demonstrando uma
espiritualidade que não é real nos outros dias da semana?


Se somos cristãos, devemos ser uma bênção todos os dias, em
qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer
situação. Não é a homens que servimos e sim ao Senhor. Por
Cristo e para Cristo vivemos. Com Ele caminhamos cada
momento e em tudo devemos brilhar para a glória do Senhor.


Se você pensa que ninguém vê o que você faz, lembre-se de
Deus.
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 19 de junho de 2012

NOLI TANGERE


O que planejamos fazer  no sentido religioso pode  ser muito importante, e até necessário, mas precisamos nos deixar conduzir pelo próprio Senhor, porque Ele tem a ordem  específica e direta para cada um de nós. Embora ela  não tenha concretizado a tarefa para a qual se propusera, vale a  pena destacar que  sua devoção ao Senhor foi plenamente recompensada. Assim também nós, quando  nos entregamos completamente  ao Senhor Jesus, ainda que nossos propósitos sejam incorretos, Ele orienta-nos e determina os nossos passos. Recompensando-nos além do que possamos imaginar, Ele se nos apresenta real em nosso viver diário.
Maria ficou tão emocionada que prostrou-se imediatamente diante dEle, tocando-Lhe as vestes. Mas Ele advertiu-lhe com as palavras, até hoje pouco entendidas: "NOLI TANGERE", deixa de me tocar! (O Novo Dicionário da Bíblica, V. II, p.1006 – Jo 20.17).  Agora a sua afinidade com Jesus tinha que ser em outra dimensão. E ela precisava dar-se conta desse fato. Pois desde então o Senhor  está conosco em Espírito, através  do Espírito Santo, e não mais com Sua presença física. Apesar de muitos não entenderem, ela entendeu que Jesus estava querendo  conduzi-la  a um novo e superior estágio  espiritual, como Ele mesmo afirmara: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo 20.29 b).
Para a sociedade, Maria não tinha muito valor. Para a religião oficial também, não havia muita coisa para as mulheres aspirarem, para se envolver, serem úteis. Os rabinos, por exemplo, viviam se questionando quanto à possibilidade das mulheres  possuírem alma ou não.
Agora entendo melhor porque Jesus disse às mulheres   que choram por Ele, ao vê-lo caminhar em direção à cruz do Calvário tais palavras:
"Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas   e por vossos filhos!" (Lc 23.28).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DISCAGEM DIRETA


"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto
está perto" (Isaías 55:6).


Você já ouviu sobre um ateu que estava reclamando a
existência de um número de serviço que oferecia -- "disque e
receba uma oração? Após muito reivindicar, finalmente ele
conseguiu que a companhia telefônica dispusesse um número
semelhante para ele. Agora ele tem um serviço exclusivo --
disque e receba uma oração para ateus. Ele disca um número e
ninguém responde" (Desconhecido).


De que adianta eu ter um canal de comunicação onde ninguém
responde? De que adianta eu ir para aqui e ali e nada
encontrar? De que adianta eu ter uma fé se o objeto de minha
fé para nada serve? De que me serve um direito que não me dá
direito algum?


Eu tenho um canal direto com o meu Senhor, falo com Ele e
Ele sempre me responde. Que bênção? Eu ando por um Caminho
que me leva exatamente onde quero ir e isso me proporciona
satisfação e alegria. Eu ponho em prática uma fé em um Deus
que cuida de mim, me protege no meio de grandes batalhas, me
orienta quando não sei que decisão tomar, que me fortalece
quando estou desfalecendo, que me anima quando as decepções
me atingem, que me dá vitória quando tudo parece perdido.


Eu não quero um canal inútil, apagado, sem valor e sem
propósitos. Eu quero um canal vivo, real, verdadeiro,
poderoso.


Há pessoas que caminham sem rumo, que esperam o
desconhecido, que investem em alguma coisa insignificante.
Há pessoas que crêem no que não conhecem, que perdem tempo
em buscar fontes não confiáveis, que se frustram por não
achar o alvo que nem sabiam qual era. De que adianta um ateu
exigir um canal de orações para incrédulos se não há quem
creia em tais orações para fazê-las?


Você tem um serviço de discagem direta com o Senhor? Use-a
sempre -- sua bênção será muito grande.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 18 de junho de 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O SENHOR É TUDO EM TODOS

“Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1Co 15.27, 28). “no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” (Cl 3.11). Apesar de sabermos que é Deus quem nos expõe, ou nos conduz à tentação, Ele está no controle das ações diabólica. Ele é o Senhor de tudo e de todos. Apesar de confiarmos em Sua proteção e cuidado para conosco quando somos levados ao deserto da tentação; nada disso nos dá o direito, a liberdade, ou a desculpa para pecarmos. O fato de sabermos que é Deus quem tem o controle de nossas vidas, sendo Ele quem dispõe de cada um de nós, e que algumas vezes nos conduza a um deserto escaldante da tentação; não somos, por causa disso, justificados ou desculpados para entregarmo-nos, vencidos, à tentação. Pelo contrário, tudo isso deve nos fortalecer e nos encorajar a imitarmos o nosso Mestre, e, ao mesmo tempo, servirmos de exemplos para aqueles que nos rodeiam; seja nos admirando e imitando o nosso bom exemplo, ou nos censurando e imitando o nosso mal exemplo. Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Ali, orando e jejuando, venceu o inimigo. Dando-nos assim o exemplo. Paulo diz que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14). Logo, os filhos de Deus são conduzidos pelo Espírito Santo também para serem tentados pelo diabo. E, naturalmente, para fazerem uso dos mesmos recursos utilizados pelo Senhor, a fim de obterem, à semelhança dEle, a vitória sobre o inimigo: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo... A ele honra e poder eterno. Amém!” (1Tm 6.12-16). Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

O VALOR DE CADA UM

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João 1:12). Era verão e o ministro da igreja estava de férias. Nesse dia, em particular, o ministro auxiliar também estava ausente. O único presente era o ministro dos jovens. O telefone tocou no gabinete e uma pessoa pediu para falar com o ministro titular. A secretária informou à senhora que o ministro não estava presente. Ela, então, pediu para falar com o ministro auxiliar. A secretária informou que este também estava ausente. Tentando ajudar, a secretária perguntou: "O ministro dos jovens está aqui. Deseja falar com ele?" A senhora pensou por alguns momentos e respondeu: "Não, não quero ir tão baixo", e desligou. Muitas vezes somos como aquela senhora ao telefone. Julgamos as pessoas, classificando-as por ordem de importância. E, é claro, sendo nós mais importantes que tudo e todos, não podemos aceitar um relacionamento com os "mais inferiores". Somos altivos, arrogantes, prepotentes e contrários ao ensino do Senhor. Na realidade, nada somos sem Deus. A nossa verdadeira importância consiste em termos Cristo no coração. Ao recebê-lo, tornamo-nos filhos de Deus. Quando aprendemos a valorizar as pessoas, não pelo cargo que ocupam ou pelo dinheiro que possuem, somos muito mais agradáveis e felizes. A Palavra de Deus nos diz que "aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado". Bom é reconhecer que nada somos, que o importante é o Senhor, e que todos que nEle confiam têm o mesmo valor e que são, igualmente, amados por Ele. O apóstolo Paulo nos deixou escrito que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Se formos capazes de colocar isso em prática, seremos sempre uma bênção nas mãos de Deus e teremos uma vida de plena felicidade. Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A PROVIDÊNCIA DE DEUS

“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1.3). Quando nos sentimos angustiados, via de regra nossa oração é para que o Senhor nos livre do mal que nos aflige. Oramos para que tenhamos alegria e força para enfrentar os desafios da vida... Clamamos ao Senhor por Sua misericórdia. Oramos reclamando e reivindicando nossos “direitos” como filhos do Reino, filhos do Deus Todo Poderoso... Questionamos a Deus em oração quanto à nossa triste situação... Enfim, toda a nossa oração (e eu não sou diferente, também tenho agido dessa forma muitas vezes) centraliza-se na busca da bênção e da misericórdia do Senhor. Toda a nossa petição se concentra apenas em nós mesmos ou nas pessoas a quem amamos. Poucas vezes nos lembramos de orar a Deus com sinceridade, pedindo que, antes de tudo, a Sua vontade seja feita e que tudo nos aconteça seja para a glória de Deus. Entretanto, quando atentamos para o exemplo supremo de nosso Mestre e Senhor, quanta diferença de ênfase na oração podemos observar! Quando a expectativa da cruz se aproximava , a tristeza e angústia atingiam o coração de nosso Senhor. E no auge de Sua angústia, Ele continuava ensinando e exortando aos Seus ouvintes. Mas, acima de tudo, havia um objetivo maior em Seu coração: A Glória do Pai. _ “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome” (Jo 12.26-28a). Confesso que muitas vezes tenho orado equivocadamente como que reclamando com Deus pelas circunstâncias adversas em que enfrento. E como nos é comum este fato! Não entendemos como pode um filho de Deus passar tantas agruras, tristezas, injustiças, decepções, dores, enfermidades e mágoas. Em tais circunstâncias, normalmente, nossas orações não passam de lamúrias e lamentações chorosas e comoventes. É raro nos lembrarmos de que a nossa angústia, ou os fatos que a provoca, possam estar nos eternos e soberanos propósitos divinos. Pensamos: “Tudo, menos isso; que seja propósito de Deus nos fazer sofrer, chorar, passar por momentos tão tristes e angustiantes, jamais! Entretanto, o Senhor Jesus foi enfático em afirmas a Seu próprio respeito assim: “Mas precisamente com este propósito vim para esta hora”. E, em seguida, Ele se dirige ao Pai: “Pai, glorifica o teu nome”. Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

SURPRESA PARA MUITOS

"Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração" (Salmos 40:8). Faça sempre o correto. Isto satisfará a maioria das pessoas e surpreenderá o resto" (Mark Twain). Quando nos aplicamos a buscar a excelência no que fazemos, não apenas estaremos satisfazendo as demais pessoas como a nós mesmos. E, o que é mais importante, estaremos alegrando o coração de nosso Deus. Afinal, somos Seus filhos, somos pessoas especiais, separados pelo Senhor, e o nosso objetivo é ser sempre uma bênção no mundo em que vivemos. Não somos perfeitos, nunca o seremos, mas, precisamos nos esforçar para errar o menos possível a fim de sermos reconhecidos como verdadeiros cristãos, fiéis e dedicados, determinados no cumprimento da vontade de Jesus. Se nossas atitudes cristãs surpreenderem a alguns, deve-se ao fato de que muitos não estão preocupados com o que fazem. Porém, não surpreenderemos a Cristo, pois, Ele espera que a nossa vida brilhe, que nosso testemunho seja puro, que nossas palavras sejam bálsamo para os que nos ouvem. Se o mundo promove intrigas e dissensões, mostremos o amor do Senhor. Se o mundo propaga o caos e a confusão, compartilhemos a paz e a tranquilidade que vem do Céu. Se o mundo se perde e se corrompe em dúvidas e incertezas, estejamos prontos a semear esperança e fé. Façamos, sim, o que é certo -- e o certo é viver com Jesus no coração. Se o que faço, buscando engrandecer ao Senhor, surpreende a muitos, ou alguns, eu não sei, mas o gozo que tenho em fazer a vontade de Deus é o que mais importa para mim. Assim eu vivo melhor, meu humor é mais real, meu caminho é mais florido, minha bênção é garantida. Você surpreende aos seus amigos agindo da forma de Deus ou continua agindo da maneira do mundo? Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O SENHOR É A NOSSA FORTALEZA

“O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Naum 1.7). O que nos lembra a palavra “fortaleza”? É algo em que podemos nos apoiar, nos segurar, quando nos faltam forças para prosseguir, quando nos sentimos vacilantes, titubeantes, zonzos, sem firmeza, claudicantes e infelizes. Quando nos sentimos inseguros em nosso caminhar. Portanto, quando a tempestade e a tormenta nos fizerem cambalear como se bêbados estivéssemos, busquemos ao Senhor para a nossa sustentação e segurança, na certeza de que Ele é a nossa real fortaleza em tempo de insegurança e incerteza! Precisamos reconhecer que a nossa comunhão com Deus deve ser prioritária em nosso viver diário. Precisamos ser despertados para uma intensa motivação a uma vida de oração e comunhão com Deus... Precisamos nos tornar dependentes de Deus. E, para tanto, precisamos reconhecer o quanto Deus fez e continua fazendo por nós: Ef 2.14,17,18. E isso é fundamental para a nossa sobrevivência neste mundo e para a eternidade. Portanto, precisamos pedir a Deus que nos dê o poder do Espírito Santo para que esta SANTA INQUIETAÇÃO seja uma constante em nós. Ou seja, uma busca intensa por uma vida santa e pura. Precisamos nos colocar mais disponíveis para sermos usados, úteis nas mãos de Deus, conforme os Seus santos propósitos. Podendo, assim, dizer como o salmista: (Sl 46.1-4, 10-11). Há um provérbio popular que diz: “Não há inverno que sempre dure, nem primavera que não venha a seu tempo” É verdade! Levante a cabeça. Eleve os seus olhos para o céu, e permita que o Senhor Jesus ocupe o seu vazio e endurecido coração. Deixe que Ele, o Senhor da vida, o que tem as chaves, determine a direção a seguir. Entregue a Ele o comando do “Ministério de Transporte” de sua vida, isto é, sua caminhada terrena. Se Ele mandar esperar, tenha calma. Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é caminhar, ou navegar sozinhos, no crepúsculo do mar da vida. Se Jesus estiver conosco, o sucesso estará garantido, presente, vivo. Continue orando a fim de que, acima de qualquer coisa que possa acontecer no presente, Deus, o Pai das luzes, conceda-lhe a graça de ser alcançado pela Sua misericórdia infinita. Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

O PROPRIETÁRIO

Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam" (Salmos 9:10). Uma senhora atendeu às batidas em sua porta e encontrou um homem com expressão triste. "Sinto muito incomodá-la", disse o homem, "mas, estou arrecadando dinheiro para uma família arruinada do bairro. O marido está desempregado, as crianças estão famintas, os serviços de água e luz logo serão interrompidos, e, o pior, eles serão despejados da casa se não pagarem o aluguel atrasado". "Eu terei muito prazer em ajudar", disse a mulher com grande preocupação. Mas, quem é você?" "Eu sou o proprietário", ele respondeu. A nossa ilustração é uma brincadeira, mas, podemos refletir em nossa vida espiritual usando o mesmo texto. Quem mais tem se preocupado com os problemas que enfrentamos é o nosso Senhor! Ele quer que estejamos em paz, ocupados na Sua obra, alegres por estarmos caminhando a Seu lado, tranquilos em relação ao suprimento de nossas necessidades, confiantes em relação ao que vestir e ao onde morar. Ele quer que estejamos sempre bem alimentados com Sua Palavra e abrigados sob Seus braços. O Senhor tem nos oferecido Seu amor, Sua graça, Seus cuidados maravilhosos, Seu perdão para nossos pecados, a vida eterna nas moradas celestiais. Ele jamais nos abandona, jamais vira o rosto para nós, jamais se satisfaz com nossos fracassos e derrotas. Ele nos levanta quando caímos, nos ampara quando estamos desconsolados, nos fortalece quando nos sentimos fracos, nos conduz por campos verdes e por águas de descanso. O Senhor nunca nos desampara. Mesmo quando somos infiéis, preguiçosos e desleixados espiritualmente. Ele nos estimula, nos reveste de carinho, nos oferece muitas oportunidades para encontrarmos a verdadeira alegria. Ele nunca se cansa de nós e prepara nossos caminhos para que encontremos a verdadeira felicidade. Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 12 de junho de 2012

INTIMIDADE COM O SENHOR

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). Dn 3.1-30 nos conta a história de três jovens ousados e destemidos que enfrentaram um reino! Eles não tiveram o propósito de chamar atenção para seu ato de rebeldia para com as ordens do rei. Eles não estavam infligindo as leis do país. Não fizeram publicidade pessoal para serem vistos pelos homens. Simplesmente continuaram firmes no propósito de honrar e glorificar somente ao Senhor, o Rei dos reis. Ainda que isto os levassem à uma fornalha super-aquecida... E quando lhes foi dada a oportunidade para se retratarem, ou negarem a fé no Deus vivo, eles reagiram com firmeza e determinação: “Fica sabendo, ó rei...” Eles também não afirmaram que Deus haveria de livrá-los, pelo fato de serem Seus servos. Não defendiam essa doutrina esdrúxula que diz que o cristão não pode aceitar o sofrimento, por ser servo de um Deus Todo Poderoso. A glória é do Senhor, e a Ele pertence o direito e soberania sobre nossas vidas. Esses jovens disseram, com outras palavras, que Deus haveria de continuar sendo digno de glória, acontecesse o que acontecesse com eles. A Ele, o Senhor, somente competia definir o destino de suas vidas. Se fosse para morrerem naquela fornalha, que assim fosse; se não, eles haveriam de continuar servindo ao Senhor com alegria. Eles declararam o direito soberano de Deus em dispor de suas vidas da forma que melhor Lhe conviesse e melhor honrasse o Seu nome. E, convenhamos, não teria nem graça para nós hoje se eles simplesmente tivessem sido impedidos de desfilar com Jesus no meio da fornalha incandescente! Graças a Deus por eles terem obtido esse privilégio de fazerem o desfile mais fantástico que o mundo jamais presenciou em uma passarela jamais imaginada e desejada por qualquer modelo humano. Deus é surpreendentemente fantástico! Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUADRO DE VIRTUDES

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação" (Salmos 24:3-5). Quando Benjamin Franklin tinha 27 anos de idade, decidiu que tomaria o controle de sua vida. Ele escolheu doze virtudes que desejava adquirir e manteve um quadro diário de seu progresso no desenvolvimento de cada uma delas. Sempre que ele falhava em seu propósito, colocava um ponto negro ao lado da virtude listada. Sua meta era, ao final, não ter nenhum ponto no quadro. Este método contribuiu para o sucesso de Franklin como inventor, editor e estadista. Temos nós desejado que nossa vida espiritual siga o rumo determinado por Deus, promovendo o engrandecimento do nome de Jesus e, por conseguinte, enchendo nosso coração de júbilo e felicidade? Temos nos esforçado para que as virtudes de Cristo sejam vistas em nossas atitudes, transformando os ambientes obscuros em lugares onde a glória de Deus possa brilhar intensamente? Temos deixado as paixões mundanas para trás, buscando uma nova vida, cheia do Espírito do Senhor? Muitas vezes acordamos e oramos, pedindo ao Senhor que abençoe o nosso dia, que nos livre do mal, que nos guarde das ciladas do inimigo. Tudo isso é correto e deve ser feito por todo aquele que teme e confia no Senhor. Mas, quantas vezes, após os pedidos de oração, dizemos ao Senhor: "Quero, Senhor, que ao final do dia, minhas mãos continuem limpas, que meu coração seja o mais puro possível, que a minha consciência espiritual nada tenha de que se envergonhar diante de Ti. Quero ser um cristão fiel, quero ser uma bênção em Suas mãos, quero ser digno de ser chamado de Seu filho". Que o nosso quadro de virtudes não tenha nenhum ponto escuro. E, se existem alguns, peçamos ao Senhor que nos ajude a apagá-los o mais rápido possível. Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

domingo, 10 de junho de 2012

O PERFIL DO PASTOR

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascente com conhecimento e com inteligência” (Jr 3.15). Deus não promete dar-nos pastores segundo o nosso coração, ou conforme o perfil que determina a vontade do nosso coração; mas, sim, segundo o Seu coração. Esta é a promessa. Ao longo das páginas sagradas Deus nos revela o perfil do pastor segundo o Seu coração. O perfil do homem de Deus conforme o próprio padrão de Deus. Não o perfil predeterminado, ou preconcebido pela vontade humana, por uma igreja ou comunidade local. O perfil estabelecido por Deus diz respeito ao caráter do pastor e não à sua condição social, idade, cor, ou qualquer outra característica humana. O contrário do que temos observado em nossos dias. Se consultarmos a Bíblia, verificaremos que nem Moisés, nem Elias ou Paulo se encaixariam nos “perfis” das igrejas atuais. Isto porque nenhum desses homens teve como objetivo de seu ministério o desejo de agradar aos homens, mas a Deus. Os perfis traçados pelas igrejas visam agradar a carne, a vaidade e o orgulho humano, não visa a vontade de Deus, quando esta não nos agrada. Se assim fosse, permitir-se-iam que Deus agisse livremente no processo de escolha de seus obreiros, sem os costumeiros conchavos e manobras tão deprimentes e imorais. Como conciliar o pastor segundo o coração de Deus com o pastor segundo o perfil da igreja? Das duas uma: ou oramos e confiamos que Deus é quem tem o direito de determinar qual o pastor segundo o Seu coração para aquela igreja, e assim descansamos nEle; ou traçamos o “perfil” que representa a nossa vontade, e arcamos com as consequências. Deus nos chamou para liderar um povo; seja uma grande multidão, como Moisés; ou algumas pessoas apenas, como Elias. Cabe ao pastor, portanto, a responsabilidade na administração do povo de Deus. Algumas igrejas estão procurando tirar do pastor essa atribuição, achando que estão deixando “muito poder” nas mãos de um homem só. Até entendemos essa preocupação, devido aos mercenários que aparecem para solapar os rebanhos do Senhor... Entretanto, não é assim que o Novo testamento ensina sobre este assunto. Não precisamos ter a mesma ousadia de Moisés para orar como ele orou: “Oh! Este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito”. Porém, precisamos sentir semelhante responsabilidade para com o povo que está sob o nosso comando e supervisão. O povo a quem Deus nos confiou, para liderarmos com inteligência e eficiência: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascente com conhecimento e com inteligência” (Jr 3.15). Que o Senhor para tanto nos capacite. Amém.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FICA CONOSCO!

Em Lc 24.13-35, temos um exemplo de oração de avivamento a qual devemos imitar, crendo que o nosso Salvador caminha conosco, entra em nossa casa, em nossa vida, para avivar as nossas almas: Fica conosco, libertando-nos da solidão! Apesar de estarem ao lado de Jesus, os discípulos não perceberam que Jesus se fazia presente com eles. Mais que isso, que Ele jamais desampara os que são Seus. No sepultamento de seu filho, Pr. Jadis Monteiro, apesar do pranto, disse algo profundamente significativo: "Em todos esses momentos, jamais senti-me desamparado, ou traído por Deus." Leia ainda: Is 41:9-14. Fica conosco, libertando-nos da incredulidade! Os discípulos estavam vivendo, também, na escuridão espiritual. Olhos fechados para as promessas de Deus, até que o Senhor mesmo lhes abriu os olhos da fé – v.31... Esses homens não mudaram seu comportamento, seu humor, sua motivação, simplesmente com uma animação humorística, nem com algum estímulo emocional, auto-ajuda, pensamento positivo, ou coisa parecida. Só houve mudança quando se deram conta da presença de Jesus, e se voltaram para Ele. Então seus corações foram aquecidos, impactados, com a presença de Jesus... Seus semblantes ficaram radiantes. Suas vidas adquiriram propósito, entusiasmo; razão e motivação para viver. Como diz a Palavra: "Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e a justiça, e em teu Deus espera sempre" (Os 11.6). Fica conosco, libertando-nos da tristeza! Fica conosco, fortalecendo a nossa esperança! Fica conosco, abrindo os nossos olhos e enchendo o nosso coração da paz do céu! O missionário escocês, Alexandre Duff, viajando para a Índia, entrou numa mesquita maometana e ficou admirado com uma inscrição que viu, dizendo o seguinte: "Jesus, sobre quem seja a paz, disse: O mundo é meramente uma ponte; deveis passar por ela, e não construir sobre ela a vossa moradia." Busque a Deus com fé, através de Cristo Jesus, na instrumentalidade e ajuda do Espírito Santo. Sinta você mesmo a doce e bendita comunhão com Deus através da oração sincera e humilde. Comece já, aproveitando o tempo que lhe resta, e que Deus o abençoe ricamente. Portanto, “graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Fl.1.2). Amém. Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

TORCENDO AS MÃOS

"Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta" (Salmos 143:6). Raul era um homem pobre e passava por muitas dificuldades. Porém, não se esforçava para ver a solução de seus problemas. Um amigo aconselhou: "Raul, você tem duas mãos, faça alguma coisa para melhorar sua situação". "Eu estou fazendo", Raul respondeu. "Eu estou torcendo a ambas." Muitas vezes nos sentimos derrotados, frustrados, decepcionados, queremos melhorar de vida, queremos realizar sonhos, queremos alcançar nossos propósitos, e nada conseguimos. Sabemos que alguma coisa precisa ser feita, que uma decisão precisa ser tomada, que precisamos dar meia volta do caminho equivocado que tomamos, mas, só sabemos "torcer as mãos", ou seja, esperamos uma solução e nenhuma decisão tomamos. É mais do que hora de parar de "torcer as mãos"! É hora de darmos o primeiro passo em busca de nosso milagre. É hora de compreender que somente Deus tem a solução para nossas inquietações. Somente Ele pode nos mostrar o caminho das grandes conquistas. Somos pobres de bênçãos se queremos. Somos pobres de alegria se queremos. Somos pobres de esperança se queremos. O Senhor Jesus tem bênçãos em quantidade para nos dar. Tem a alegria verdadeira para nos oferecer. Tem a esperança necessária para fazer nosso coração se encher de regozijo e felicidade. Em vez de ficarmos "torcendo as mãos" e ignorando tudo o que Deus tem preparado para cada um de nós, é muito melhor "estender as mãos" para Deus e deixar que Ele conduza o barco de nossas vidas. Mesmo que o mar dos problemas esteja revolto, Ele nos protegerá e nos conduzirá ao cais que tanto ansiamos. Pare de sofrer torcendo as mãos. Estenda-as para Jesus e sua vida mudará. Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DEUS É FIEL

“Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Co 10.13). Podemos ter a certeza de que, apesar de nos conduzir à tentação, o Senhor não nos abandona no deserto da tentação. A Bíblia nos ensina que devemos nos alegrar quando estivermos passando por provações, sabendo que elas nos proporcionam perseverança (Tg 1.2-4). Isto é, elas são os meios através dos quais Deus nos faz crescer na graça e na maturidade cristã. Além disso, a Bíblia nos afirma que “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Co 10.13). Vale a pena enfatizar o que o texto nos afirma: “juntamente com a tentação, (Deus) vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. Logo, Ele, que dá o livramento, é o mesmo que dá, determina, ou permite que sejamos tentados. Precisamos ter a certeza e a convicção de que o nosso Deus não está alheio ao que nos acontece. Não só Ele sabe, mas é Ele quem controla todas as coisas que nos acontecem: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.28-31). E ainda: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do Juízo” (2Pe 2.9). Você tem esta certeza? Então, sejamos “sóbrios e vigilantes”, como nos recomenda a Palavra; mas, confiantes nAquele que tudo pode, porque “se Deus é por nós, quem será contra nós?” Tudo isto nos conforta por sabermos que não seremos abandonados, jamais. Porém, ao mesmo tempo, o fato de sabermos e sermos constantemente lembrados de que, mesmo no deserto da tentação, não somos abandonados, faz-nos temer e tremer com a lembrança de que estamos sob a permanente observação dAquele que a tudo vê. Vanderlei Faria pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ÁRVORES ALTAS

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha" (Lucas 6:47, 48). Quando uma tempestade cai violentamente sobre um determinado local, atinge furiosamente tudo que encontra no caminho. As árvores sentem a força dos ventos, balançam e se curvam sob o poder da tormenta. Todas as árvores sentem a força dos ventos, mas, as mais altas árvores são as que sentem mais. A árvore mais alta que permanece sente a força dos ventos mais do que todas as demais. Muitas vezes questionamos o fato de passarmos por angústias e sofrimentos durante a nossa vida. Achamos que, pelo fato de sermos cristãos fiéis ao Senhor, não deveríamos ter que suportar tantas lutas e batalhas. Mas, não será exatamente por isso que somos atacados? Não será exatamente por sermos "árvores mais altas" que somos mais facilmente atingidos pelos ventos e turbulências deste mundo? Não será por causa de nossa firmeza espiritual e capacidade de aguentar as aflições que Deus permite tais lutas? O Senhor nos advertiu que "no mundo teríamos aflições", mas, ao mesmo tempo, garantiu-nos que estaria ao nosso lado e que seríamos vitoriosos. A casa firme na rocha também sofre ação dos ventos, como a que está construída na areia. Porém, uma cai e a outra permanece. As árvores pequenas, inexperientes, fracas na fé, não são capazes de resistir os ventos dos problemas. E, fracas, ao caírem, têm muito mais dificuldade em levantar-se novamente. O que Deus quer dizer para nós, quando permite que sejamos submetidos às intempéries deste mundo, é que sabe que estamos preparados para enfrentar os ventos. Podemos balançar, podemos nos curvar, mas, por fim, os ventos passarão e estaremos ainda de pé. Ele é a nossa força e nesta força seremos vencedores. Você é uma "árvore alta"? Saiba que os problemas acabarão e você permanecerá firme. Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado