terça-feira, 31 de janeiro de 2012

NOSSA MAIOR ALEGRIA

Certa ocasião Jesus se referiu a muitos religiosos, vibrantes e orgulhosos de suas atividades, cujos nomes não estavam registrados nos céus: “Nem todo o que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).

Quando Jesus enviou os setenta discípulos para pregarem o evangelho (Lc 10.1-20), eles voltaram eufóricos pelas realizações e conquistas em nome do Senhor: “Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem” (Lc 10.17).
Jesus se alegrou com eles, e por eles. Porém, acrescentou-lhes algo que eles não haviam se dado conta como motivo maior de alegria: “Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20).
Eis aí a motivação maior de nossas realizações. O motivo maior da alegria cristã. Por isto Paulo diz: “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo... cujos nomes estão no livro da vida... Perto está o Senhor” (Fl 3.20; 4.3 b,5 b).
E, no final da Bíblia está registrado: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.15). Pense nisto: seu nome está inscrito no Livro da Vida?
Quando você recebe o Senhor Jesus em seu coração, adquire a certeza de que seu nome está no livro da vida. João, por exemplo, escreveu a crentes que haviam perdido a alegria diante dos sofrimentos e tentações. Então ele começa sua carta dizendo: “Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai, eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno” (1 Jo 2.14). No final de sua carta ele expressa sua motivação maior em escrever-lhes – para que adquirissem a certeza de que eram salvos: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1 Jo 5.12-13). Isto é, sem dúvida alguma, a prioridade da vida cristã.
Se alguém diz: “e como posso ter certeza de fui salvo?”, volte-se à Palavra de Deus.[2] Se invocarmos o nome do Senhor, confessando que Jesus Cristo é o Senhor de nossa vida, se cremos nEle como nosso único e suficiente Salvador, com sincero arrependimento e confissão dos pecados; então o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus por adoção (Rm 8.14-17).

O Dr. Martyn Lloyd-Jones em seu livro “Deus o Espírito Santo” apresenta-nos algumas bases para obtermos a certeza da salvação. Diz ele: “Na primeira Epístola de João há quatro provas principais:
A primeira prova consiste em crer que Jesus é o Cristo:
“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” (1 Jo 4:1-2).
Significa a doutrina completa sobre o Senhor Jesus Cristo. Que Ele é verdadeiramente o Deus eterno – o eterno Filho de Deus, coigual com o Pai.

A segunda prova consiste em guardar os mandamentos:
“Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 Jo 2:3). “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 Jo 5:3).
Esta é a maneira de fazer distinção entre o filho de Deus e o filho do diabo: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 Jo 3:10).

A terceira prova é que Ele deu o Seu Santo Espírito:
“E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” (1 Jo 3:24).

A quarta prova é que amamos os irmãos:
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1 Jo 3:14).
Se estamos todos unidos a Ele e unidos uns aos outros, estamos relacionados uns com os outros, e inevitavelmente amamos uns aos outros.

O Dr. Lloyd-Jones acrescenta, ainda, mais duas provas, além das que foram tiradas da Primeira Carta de João:

Portanto, a quinta prova é esta: Alguém que é consciente de um desejo de conhecer a Deus, e não meramente de ser abençoado por Ele. Sua alma tem sede do Deus vivo: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42:2). “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt 5:6).

A última prova é que os filhos de Deus não meramente desejam o perdão de seus pecados e a anulação das consequências dos pecados, mas também desejam saber o que é odiar o pecado: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”[3]

Os salvos por Cristo Jesus são aqueles que depositaram sua esperança unicamente no sacrifício propiciatório de Cristo, e por isto, através do Espírito Santo, recebem a confirmação de que foram aceitos diante de Deus pelos méritos de Cristo (Rm 8.12-39). Estes são aqueles que um dia foram alcançados pela graça de Cristo, através da fé, crendo que “não há salvação em nenhum outro... nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). São aqueles que foram lavados pelo sangue de Jesus e desta forma se tornaram filhos de Deus, “a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.12-13). São os que reconhecem que a única esperança é Cristo, porque Deus é fiel, como nos prometeu (Mt 1.21), Ele há de cumprir.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UMA LÂMPADA NA ESCURIDDÃO

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meucaminho" (Salmos 119:105).

Dr. William Lyon Phelps, famoso pedagogo da Universidade de Yale, disse: "Eu creio plenamente na educação universitária,tanto para homens como para mulheres, mas acredito que o conhecimento da Bíblia sem um curso acadêmico é mais valioso que um curso acadêmico sem a Bíblia."

A Palavra de Deus é o melhor guia para uma vida vitoriosa e feliz. É uma fonte de recursos para cada dia de nossas vidas. Sem a orientação de Deus, tudo que fizermos, por melhor que seja, não terá garantia de sucesso e nem defelicidade.

A Bíblia nos mostra a vontade de Deus. Conhecendo a vontadede Deus saberem os o melhor caminho a seguir. Seguindo com determinação o Caminho, chegaremos ao lugar de nossas bênçãos.

Quando lemos as Sagradas Escrituras, Deus fala conosco,ensina-nos o caminho do bem, mostra-nos os passos para as grandes conquistas, adverte-nos sobre os perigos a serem evitados, alerta-nos sobre as armadilhas deste mundo,abre-nos as portas para a vida eterna.Se não sabemos o que ou onde estudar, peçamos direção ao Senhor.

Se não temos certeza se estamos no melhor emprego,coloquemos nossas incertezas no altar de Deus. Se temos dúvida sobre a pessoa amada, deixemos Deus escolher para nós. O Senhor está pronto a guiar nossa vida e a Bíblia é o grande manual da vontade de Deus.

Se queremos caminhar em segurança, sem o perigo de tropeçar no caminho, busquemos diariamente a Palavra do Senhor.Que importância você tem dado à Bíblia?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!
Blogger Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A ÚNICA ESPERANÇA

_ “Senhores, que farei para me salvar?” (At 16:31).

Temos aqui um homem que passou por grandes crises em sua vida, culminando com a crise da conversão, ou, a bênção da conversão a Cristo. Observemos como Deus operou a transformação na vida do carcereiro, usando as circunstâncias críticas ao seu redor, bem como a atuação marcante de dois servos de Deus. Vejamos o que Deus falou ao carcereiro através do louvor e adoração dos apóstolos:

Deus falou-lhe de seu triste estado sem Cristo e sem salvação. Ele reconheceu que estava perdido: “Ia suicidar-se...”

Se Deus era real – e isso ele acabara de comprovar – então ele, um pecador, estava irremediavelmente perdido. Realmente, quando nos confrontamos com Deus em Sua majestade sublime, diante de Seu poder e santidade, nossos pecados se tornam mais visíveis e terríveis. Quanto mais percebemos Deus em nossa existência, mais nos sentimos esmagados pelo peso do pecado. É, então, quando as palavras sagradas mais sentido fazem para nós. É quando a Palavra de Deus fere e atinge nossa mente como espada de dois gumes.

Milhares de pessoas, não suportando as pressões que as crises lhes causam, procuram para si a morte como única alternativa. Alguns, no auge do desespero, diante de uma crise conjugal ou de uma perda significativa, se deixam GASTAR em atividades perigosas, suicidas. Entregam-se passivamente aos vícios ou até mesmo a uma atividade aparentemente beneficente. O caminho percorrido pode ser uma forma de compensação, ou sublimação psicológica, positiva ou negativa. Porém, Deus nos apresenta algo melhor. Ele tem as saídas da vida e para a vida, vida magistral! Deus, na Sua Palavra, traz-nos o conforto que precisamos, e nos mostra um caminho MAIS EXCELENTE: JESUS. Ele é a resposta e a única esperança para os suicidas. Você não precisa precipitar-se para a morte através do suicídio, como ia fazendo o carcereiro; ainda há esperança em Cristo Jesus – A Única Esperança!

Há muita gente que mesmo tendo comprovando que Jesus é real, mesmo tendo convicção de que estão perdidas em seus pecados; se tornam arredias e se precipitam para a morte. São aquelas pessoas que insistem em arrumar seus próprios caminhos de salvação. Seguindo seus instintos pessoais, ou seus gurús humanos, pecadores e perdidos como eles. Outros procuram empanar suas próprias consciências através de paliativos religiosos sacramentais, ritualísticos. Outros, ainda, continuam com seus intentos suicidas. Talvez raciocinem: “Os meus pecados são tão terríveis e imperdoáveis que não há mais qualquer esperança para mim. Nem mesmo Deus poderá perdoar-me. Tudo está desgraçadamente perdido. Tudo... Joel profetizou: “multidões, multidões no vale da decisão!” (Joel 3.14).

Milhões de pessoas no vale da decisão. Na rua da amargura, buscando bênçãos passageiras, paliativos humanos para problemas divinos, espirituais. Ao contrário, o verdadeiro cristianismo proporciona a bênção real do céu, salvação eterna, que começa aqui na terra; causa mudança de vida, mudança de direção. Multidões de indecisos, confusos, perdidos, confiando suas almas, sua paz eterna, nas mãos de homens perversos, ímpios, enganadores. Buscando bênçãos efêmeras, temporárias. Porém, a única bênção que satisfaz completamente é Jesus. O carcereiro encontrou a saída, sem se deixar vencer pelo suicídio: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA! Após o testemunho dos apóstolos, somos levados a conhecer um suicida em potencial que foi salvo por Jesus Cristo. Amigo, você reconhece que é pecador? Sabe que os seus pecados poderão levá-lo à eternidade sem Deus, sem salvação, no inferno? Então, clame ao Senhor Jesus para receber a salvação eterna, hoje mesmo.

Cristo é a nossa única esperança. Busque a Ele, confie sua vida a Ele. Esta pode ser a sua última oportunidade de considerar sobre o destino eterno de sua alma. Não perca mais tempo, não arrume desculpas porque Ele o conhece muito bem. Confesse a Ele seus pecados e busque a Ele de todo o seu coração para lhe conceder a vida eterna neste exato momento. Lembre-se que amanhã poderá ser muito tarde. Pense nisto!

Vanderlei Faria

Quem É Deus?

"Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo,senão o nosso Deus?" (2 Samuel 22:32)

A filha de Wilcox quis saber como é a fada de dentes. Mais tarde ela quis saber como é Deus. A melhor explicação que ela encontrou foi: "Jesus nos mostra como Deus é."Como temos apresentado Deus aos nossos amigos? Para eu Dizer o que Deus deve ser para todos, é necessário que eu mostre o que Deus é para mim. E, o que eu tenho a mostrar?

Tenho mostrado que Deus é amor, através de minhas atitudes de generosidade e compaixão? Tenho mostrado que Deus é Verdade,agindo com sinceridade e fidelidade? Tenho mostrado que Deus é santo, através de uma conduta de pureza e santidade? Tenho mostrado que Deus é Salvador, procurando viver longe dos enganos do mundo e do pecado?

Quem é Deus para nós, quando mostramos total indiferença aos Seus ensinos? Quem é Deus para nós, quando somos surpreendidos mentindo e enganando nos negócios comerciais?Quem é Deus para nós, quando nada fazemos pelo Seu reino e ainda criticamos aqueles que se oferecem para fazer alguma coisa?

Jesus nos mostrou quem é Deus, sendo obediente à vontade do Pai. Ele nos mostrou quem é Deus quando, deixando de lado os interesses pessoais, caminhava pelas ruas proclamando a salvação. Mostrou quem é Deus quando, nos momentos mais difíceis e angustiantes, deixou claro que importava que o nome de Deus fosse glorificado. Ele nos mostrou quem é Deus quando, ao analisarmos Sua vida aqui na terra, não encontramos nada para acusá-lo.

Sim, Jesus nos mostrou quem é Deus. Como sou feliz por tê-lo em meu coração!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!Blogger
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 28 de janeiro de 2012

Aqui Não É O Nosso Descanso

_ “Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida... e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: levanta-te e come” (1 Rs 19.4, 5 b).

Quando a morte prematura parecia a única alternativa para aquele que não admitia a derrota, nem mesmo uma grande decepção; a mão divina o alcançou. Como nos diz o Senhor através do profeta Oséias: “...Tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor... e me inclinei para lhes dar de comer” (Os 11.3-4).

Quanta gente pelas cavernas da vida, sem saber, sem considerar que Deus as ama, e quer tirá-las dessas situações de desânimo e depressão para conduzi-las a experimentar de Sua presença! O nosso Salvador deseja, ainda hoje, despertar Seus servos que estão tristes e abatidos, escondidos em suas cavernas: “Levanta e anda!”

A vida é um constante vir a ser; sempre um novo desafio. O fato de estarmos vivos já é um desafio que Deus nos proporciona. Cada dia que desponta é sempre um novo desafio... uma nova chance! Em Miquéias, 2.10, lemos: “Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme”.

Talvez tenha sido desgastante a sua luta, o seu trabalho. Você deixou-se abater justamente quando desejava vencer, quando havia feito votos de servir a Deus com mais fervor e dedicação, renovando seu compromisso com o Senhor... Talvez, ainda, porque você se acha responsável tanto pelo que já aprendeu como pelo que já ensinou na área da tentação. Agora você se vê derrotado, humilhado e infeliz... Pare de se maldizer. Diga ao Senhor que você ainda confia no Seu amor e ainda crê em Suas promessas.

Talvez você esteja passando por um momento difícil, turbulento, angustiante, e esteja a se questionar: "Por quê, qual a importância de ser crente, quando Deus permite que eu passe por tudo isso?" Talvez a resposta seja a mesma que os discípulos puderam obter: é que, além de Deus trabalhar COM os Seus filhos, também, trabalha NOS Seus filhos. E esse treinamento nem sempre é tranqüilo e sereno. É no fogo mais forte que a prata e o aço são testados, purificados e aprovados. Essa vida é uma ponte. Estamos caminhando, aqui não é o nosso descanso:

"Levantai-vos e ide embora, porque não é lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói; sim, que destrói dolorosamente... Porque todas as pessoas andam como em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre" (Mq 2.10; 4.5).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Compromisso Total

"Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:33).

Certa vez um porco e uma galinha viajaram juntos. Após muitos quilômetros e muitas horas na estrada, eles ficaram famintos. Os olhos perspicazes da galinha vislumbraram um restaurante. Ao se aproximarem da porta, encontraram uma placa que dizia: "Presunto e ovos, nossa especialidade!" Espere um instante!" gritou o porco. "Qual é o problema?" perguntou a galinha. "O problema é muito sério. Tudo que eles querem de você é uma contribuição. A mim estão pedindo um compromisso total!"

Estamos nós preparados para um compromisso total com Deus?Estamos prontos a renunciar a todos os nossos interesses pessoais e dedicar a vida pela causa de Cristo? Estamos certos de que ao ouvir a pergunta do Senhor: "Quem há de ir por mim?" responderemos: "Eis-me aqui?"A obra do Senhor consiste em uma entrega total. Não basta uma pequena contribuição de uma hora por semana, ou alguns minutos ao telefone, ou uma saída rápida para um at ogeneroso. É preciso muito mais que isso!

Eu devo obedecer 24horas por dia. Eu devo amar 30 dias por mês. Eu devo testemunhar das coisas de Deus 365 dias por ano. Ou sou um cristão em tempo integral ou não passo de um contribuinte esporádico pela causa celestial.

Muitas vezes vamos à igreja -- quando nada temos de melhor afazer. Muitas vezes demonstramos um ato de caridade --quando nos sobra ou não nos faz falta. Muitas vezes saímos para uma tarde evangelística -- quando aproveitaremos par aestar junto a uma pessoa de quem gostamos. São atitudes cristãs? Claro que sim. São atitudes de um verdadeiro servo de Deus? Claro que não.

Deus nos quer envolvidos em Sua obra. Quer um compromisso autêntico e sincero. Quer que sejamos luz em todos os momentos e bênçãos para todos que nos conhecem.Você contribui, às vezes, para o trabalho do Senhor ou tem sido um cristão plenamente comprometido?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!Blogger
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Síndrome Do Ostracismo

A insatisfação é necessária, e até indispensável, no processo de maturidade espiritual, como, também, no crescimento em santificação. É quando somos levados pelo Espírito Santo a nos ver realisticamente, como Isaías (Is 6.5). É um tipo de auto-confrontação, quando encaramos nossa miséria espiritual à luz da santidade divina. A percepção da glória e majestade de Deus nos leva a sentir nossa triste condição humana. E, conseqüentemente, sentimos uma urgente necessidade de Deus. Porém, precisamos ter suficiente maturidade para não deslocarmos a nossa inquietação pessoal para os outros, ou mesmo para com Deus.

Elias também enfrentou suas crises particulares. Embora possuísse um potencial extraordinário, não ficou isento das crises existenciais. Um homem valoroso, forte, destemido, vitorioso e aguerrido. Um bravo vencedor, após a obtenção de vitórias retumbantes e extraordinárias, viu-se, de repente, sucumbido em profunda crise pessoal. Seus valores foram questionados. Sua coragem abalada. Sua valentia transformara-se em covardia. Aquele que fora um campeão, um ilustre vencedor, torna-se amedrontado, desiludido e revoltado com tudo e com todos. Até mesmo com Deus. Sua situação parecia irreversível e miseravelmente caótica. Era, aparentemente, o final infeliz e desmoralizante daquele que fora uma personagem de rara imponência e altivez.

A situação de Elias chegou ao limite máximo suportável. Sua decadência desceu ao máximo quando resolveu isolar-se completamente e pedir a Deus a própria morte. A seu ver aquela era a única e última alternativa que lhe restava. Estava, assim, no auge da angústia e depressão. A desilusão, mágoa e ressentimento, tiravam-lhe as forças para empreender novas conquistas, novas aventuras. Sua resistência chegara ao fim. A derrota e frustração tomara conta de seu pensamento. Era o fim, inexoravelmente... Porém, Deus, o Senhor da história, ainda estava, e continua, no controle da situação.

É este mesmo homem que atravessa uma tremenda crise emocional e espiritual – a síndrome do ostracismo. Entrou na caverna com o propósito de deixar-se morrer. Fracassou em meio ao sucesso. Porém, a despeito de sua postura de desânimo e frustração, o Senhor não se esquecera dele: “A mão do Senhor estava sobre Elias” (1 Rs 18.46). Uma lição fabulosa para quantos que se acham fracassados depois de experimentarem grande sucesso na vida cristã. Também é uma grande lição para quem está subindo na vida: o fracasso pode cruzar o seu caminho.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Preparados... Todos Os Dias

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir" (Mateus 25:13).

Uma empregada, cujo patrão e esposa estavam fora, não sabia quando retornariam. Uma amiga a visitou e, parecendo bastante cansada, entrou para descansar. Ao levantar-se, viu que a amiga estava preparando cuidadosamente a mesa para o chá, como se os patrões estivessem para chegar naquela hora.Ela perguntou se os patrões estavam retornando naquele dia e a amiga respondeu: "Eu não sei. Como o dia é incerto, eutenho tudo preparado, todos os dias."

Será que nós, cristãos, estamos prontos e preparados, todos os dias, para a volta de nosso Senhor? Não sabemos exatamente o dia em que Ele voltará para buscar os Seus, e,o melhor que podemos fazer, é estarmos sempre prontos para recebê-lo, com nossas vestes limpas e a vida preparada para a Sua chegada.Como Jesus nos encontraria, caso voltasse hoje?

Nossas vidas estariam brilhando? Nossas palavras seriam fonte de bênçãos?Nossas atitudes estariam glorificando o Seu nome? Nosso trabalho estaria promovendo o Seu reino? Estaríamospreparados para ir com Ele para as moradas celestiais?

Eu não quero ser encontrado despreparado. Não quero que o meu Senhor chegue e me encontre negligenciando as coisas espirituais. Não quero que Ele me veja indiferente à Sua obra e aos que estão fora do caminho. Não quero que me encontre envolvido com atitudes que não engrandeçam o Seu santo nome. Quero que me chame de servo bom e fiel e não de servo inútil e mau. Quero ver em Seu rosto um sorriso. Quero poder abraçá-lo e dizer: "Estava ansioso e pronto para Suavolta! Você tem estado preparado para a volta do Senhor? Todos os dias?

****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!Blogger
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Iluminando Lugares Escuros

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" (João 9:5).

Um pequeno menino, pobre, ouviu sua professora de Escola Bíblica dizer, certo dia, que Jesus era a luz do mundo. Ele entendeu este ensino literalmente e, após a Escola, disse à sua professora: "Se Jesus, realmente, é a luz do mundo,gostaria que viesse rondar o beco onde moro. É terrivelmente escuro o lugar onde vivo."

Ao lermos a inquietação do menino de nossa história, podemos tirar uma boa lição: o lugar onde moramos não pode ser escuro; ele precisa ser muito bem iluminado! E como Jesus pode iluminar os lugares escuros deste mundo? Através de nós.

É preciso que nossa vida brilhe; que sirva de luz para todos os que estão ao redor. Quando nossa vida apresenta o brilho do Espírito, todas as trevas desaparecem e o Senhor Jesus Cristo é exaltado através de tudo o que fazemos.

Se o dia-a-dia de nossa casa está escuro, é preciso que a luz de Cristo volte a brilhar. Se as conversas com os amigos na esquina andam envoltas em trevas, a luz de Cristo precisa brilhar ali. Se o nosso trabalho, ou universidade, ou quaisquer outros lugares por onde passamos, estão tomados deescuridão, façamos com que a luz de Cristo brilhe com força em cada um deles. Cristo ilumina o mundo. Cristo ilumina as circunstâncias. Cristo desfaz as trevas. E como o faz?Através de nós, de nossa vida espiritual, colocada no altar de Deus, todos os dias, todos os momentos.

Jesus passou por este mundo dissipando trevas. Ele foi luz em todos os lugares por onde andou. E agora esta tarefa está destinada a nós. Ele nos disse: "Vós sois a luz do mundo". Sim, nós somos -- precisamos ser -- a luz que ajudará os que estão próximos a encontrar o caminho de Deus. Nós fomos chamados para ser uma bênção e para que o nome de nosso Salvador seja engrandecido. Você tem sido uma luz nos lugares por onde passa?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!Blogger
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 7 de janeiro de 2012

A PORTA DA ESPERANÇA

_ “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).

Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? Veja o contexto: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.11-13). Logo, o que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. Manifestando, assim, a graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso. Você pode ficar a vida toda correndo atrás de bênçãos paliativas. E, ainda assim, não sentirá que é o bastante para suprir os anseios de sua alma. Mas quando permitir que a graça divina o alcance, então sentir-se-á seguro, na certeza de que a graça de Cristo lhe basta. Por isso Paulo vai dizer: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fl 4.19). Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Deus quer desenvolver a nossa comunhão com Ele. No texto (Atos 16:19-34) fica evidente esse propósito de Deus para Seus discípulos. E eles aproveitaram o tempo da tribulação para orar e glorificar a Deus. No final da história podemos observar que tudo redundou no benefício de uma família, na glória de Deus e para o nosso bem, já que o texto faz parte dos oráculos de Deus para nos edificar e nos abençoar. Assim é que Deus trabalha conosco. Eles poderiam até mesmo terem agido como tantos hoje, não aceitando o mal que lhes acontecia, atribuindo tudo ao diabo. Assim, poderiam ficar livres da prisão e dos açoites. Porém, não teriam cumprido o propósito de Deus, nem O glorificariam com suas vidas. Poderiam ganhar fama de vitoriosos sobre as forças do mal, mas não agiriam para o bem daqueles que foram salvos.

Poderiam se orgulhar e se auto-promoverem diante dos homens, mas não teriam agradado a Deus e nem obedecido à Sua vontade. Poderiam se alegrar e agradarem a si mesmos, mas não teriam agradado ao Senhor a quem serviam. Enfim, pense você mesmo, foi para isso que Deus nos chamou? Portanto, em tudo precisamos nos lembrar do que a Bíblia diz ainda sobre o sofrimento. Ou seja, que eles são por breve tempo (Sl 30.5; Rm 8.18; 2 Co 4.16; Hb 12.10; 1 Pe 1.6-7; 5.10; Ap 2.10, etc). Certa ocasião ouvi um locutor esportivo, no auge da transmissão de uma corrida emocionante e cheia de acidentes, dizer o seguinte: “Um piloto de F.1 sempre sai ganhando, mesmo quando perde a vida.” É claro que ele estava blefando; estava tentando valorizar o esporte perigoso. Ninguém ganha quando perde a vida, a menos que seja por amor a Jesus Cristo. Foi Ele quem disse: “Aquele que perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mt 10.39). Aquele que tem o Senhor Jesus como seu Supremo Pastor, sempre sai ganhando, mesmo quando perde a vida material, física. Ainda que gemendo e chorando, num deserto abrasador. Sabendo, pois, que não adianta questionarmos a Deus, e, sim, imitarmos os atos dos apóstolos; sabendo que as nossas lamentações podem nos levar a uma situação perigosa.

Ao meditarmos nessa experiência dos servos do passado, somos consolados e, também, poderosamente desafiados a continuarmos firmes em nossa caminhada. Ainda que seja através de dores e lágrimas. Consideremos, pois, com toda a seriedade, as atitudes nas quais estamos revelando a nossa fé: Como estamos reagindo diante das adversidades da vida? Será que Deus está sendo glorificado através de nossos atos? Quando vem os sofrimentos, somos esmagados por culpas e dúvidas, ou aproveitamos as oportunidades para glorificar ao Senhor? Quem sabe você esteja atravessando um momento desesperador em sua jornada terrena. A depressão começa a deixá-lo transtornado. Você está sentindo-se na janela da grande decisão: vida ou morte? Então, em nome de Jesus, eu apelo ao seu coração, não se precipite para a morte, sem Deus, sem salvação. Faça como o carcereiro de Filipos, volte-se agora mesmo para o Senhor da vida, Jesus Cristo. Ele é a nossa porta da esperança, a nossa única esperança, vida magistral.

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Oficina De Reparos

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23, 24).


"A grandeza da América não se deve ao fato de ser melhor que
as outras nações, mas à habilidade de reparar suas culpas."
(Alexis de Tocqueville)


Não sei se a América, realmente, tem reparado suas culpas,
porém, conheço alguém que veio a este mundo com o único
propósito de reparar, não as suas culpas, mas, as nossas.
Ele é Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Senhor e
Salvador, o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim.


Por isso podemos falar de Sua grandeza. Eu não sou grande,
nenhum homem neste mundo é grande, só o Senhor é grande! Eu
não posso reparar, por boas obras, as minhas culpas.
Qualquer pessoa, por mais generosa e caridosa que seja, não
pode reparar suas culpas. Somos todos pecadores e, como
pecadores, estamos destituídos da glória de Deus.


Mas o Senhor Jesus, o único que esteve neste mundo e não
pecou, ofereceu-se para pagar o preço de nossas culpas. Ele
morreu na cruz pelos nossos pecados. Por Sua justiça nós
fomos justificados.


Por Seu sacrifício nós fomos salvos. Por Seu amor nós fomos
perdoados. Por Sua misericórdia nos tornamos filhos de Deus.
Por Sua bondade passamos a ser herdeiros do Céu de glória.


Só Ele tem a habilidade de reparar. Só Ele tem a habilidade
de mudar. Só Ele tem a habilidade de transformar o velho em
novo, o impuro em santo, o perdido em salvo.


Se você sente que sua vida precisa ser consertada, se está
se sentindo perdido e sem saber para onde vai, se deseja um
caminho novo a seguir, mais puro, mais perfumado, mais
seguro e mais vitorioso, leve-a na Oficina de Reparos do
Salvador. Você ficará impressionado com o que Ele vai fazer!

Blog do Para Refletir. Faça uma Visita!
Blogger

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OBRIGADO, PAPAI DO CÉU!

Via de regra custamos a perceber que Deus quer ser glorificado em nossas vidas. Não apenas quando obtemos sucesso e bens materiais, mas também quando sofremos.

Há pouco tempo Deus usou um menino de três anos, Gustavo, o Gugu, para nos transmitir uma tremenda lição de como devemos orar; e como Ele, o Senhor, responde à oração da fé. A mãe passeava com o menino em frente a uma pizzaria. Vendo as pessoas comendo, Gugú pediu à mãe para comprar uma pizza para ele também. Não tendo condições para fazê-lo, a mãe procurou consolá-lo, dizendo que outro dia qualquer compraria, porém não naquela noite. E procurou levá-lo para passear mais distante. Enquanto caminhavam, de repente Gugu parou, juntou as mãozinhas e olhou para cima, dizendo: “Oh, Papai do céu, me dá uma pizza!” A mãe continuou o passeio com ele. Nisto alguém mandou entregar duas pizzas em sua casa. Quando a avó do Gustavo recebeu aquelas pizzas, perguntou ao entregador quem mandara entregá-las. Ele respondeu que simplesmente estava cumprindo ordens, não sabia quem havia mandado. Quando Gugu chegou, a avó havia arrumado a mesa e deixado as pizzas preparadas para que ele pudesse se alegrar com a surpresa. Então, ele, pulando de alegria, fez uma oração breve, porém significativa: “Obrigado, Papai do céu!” E, virando-se para a mãe, disse: “Tá vendo mãe, eu pedi uma pizza, e o Senhor mandou duas!” É com esta singeleza de coração e confiança que Deus deseja que oremos.

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

www.mananciaisdevida.blogspot.com