quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LÍDER OU SEGUIDOR?

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6).

S. I. McMillen, em seu livro -- Nenhuma destas Doenças --conta a história de uma jovem que quis ir para a universidade, e que ficou deprimida quando leu a seguinte pergunta no formulário de aplicação: "Você é um líder?" Sendo, ao mesmo tempo, honrada e conscienciosa, ela escreveu: "Não", e devolveu o formulário, esperando o pior.Para sua surpresa, ela recebeu esta resposta da universidade: "Querida Candidata: Um estudo dos formulários de aplicação, revela que este ano nossa universidade terá 1.452 novos líderes. Nós estamos aceitando você porque nós sentimos que é imperativo que eles tenham pelo menos um seguidor."

O que nós somos? Líderes ou seguidores? Fazemos o que bem desejamos e seguimos para onde aponta o nosso nariz ou estamos cientes de que é melhor ouvir a voz de um grande Líder e seguir a direção que Ele nos der? Achamos que somos capazes de alcançar nossos objetivos e realizar os nossos sonhos sem a ajuda de ninguém ou, humildemente, reconhecemos que não existe pessoa melhor para nos conduzir do que o Senhor e Salvador Jesus Cristo?

Muitos de nós tropeçamos e caímos constantemente na estradada vida porque não aceitamos que o Caminho nos dirija.Muitos de nós somos confundidos e enganados porque não deixamos que a Verdade ilumine nossas mentes. Muitos de nós estamos à beira da morte espiritual porque não abrimos o coração para o Senhor que é a Vida, abundante e eterna.

O Senhor Jesus é o nosso Líder. Com Ele temos a plena convicção de que chegaremos ao lugar desejado. Com Ele não nos emaranharemos na teia da mentira. Com Ele não nos tornaremos prisioneiros da morte, mas, libertos pela Verdade, viveremos em paz, gozo e felicidade, para sempre.Você é um líder ou um seguidor?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PACIÊNCIA É EQUILÍBRIO

Será que vale a pena ficar irritado com problemas pequenos?
É a porta da geladeira que não foi fechada direito, é a escova esquecida em cima da cama e com as cerdas viradas para cima, claro. É o cara no assento ao lado batucando com a caneta ou assoviando. É o menino que fala aos berros sem que nenhum adulto responsável pareça se incomodar. É o carro que tenta furar a fila do estacionamento fingindo que está dando início a uma nova fila. É a pessoa que, da porta da loja, quer conversar com aquela que está distraída lá no fundo. A mesa ao lado que urra, como se não existisse ninguém em volta ou como se todos no restaurante estivessem ali para assisti-los. O vizinho que põe a música bem alto às oito da manhã no domingão. A lista é enorme. Pode acrescentar as suas irritações mais comuns nos comentários aí embaixo. Vou gostar de ler.

Motivos, portanto, não nos faltam, para nos irritarmos e para reagirmos a estas irritações. A questão é: vale a pena? Quantas vezes deixamos de manifestar nosso desconforto para não sermos “chatos” e, com isso, fechamos a cara ou o tempo, calados. Para não cortar a onda alheia acabamos por cortar a nossa e, de quebra, a de quem por ventura conosco esteja. Por outro lado, se criamos caso a qualquer hora e por qualquer motivo, somos a enxaqueca ambulante da qual todo mundo vai se arrepender por ter encontrado. É difícil o equilíbrio entre se impor e ser intolerante. Difícil e necessário.

Dizendo isto, uma coisa fica clara: é difícil viver e fazer as escolhas que temos que fazer a cada instante. Desde a roupa que vamos colocar no início do dia ou a palavra que usaremos para cumprimentar cada pessoa, tudo são decisões, escolhas. Temos que ter consciência disso e, quem sabe, um plano de ação. Algo que contemple nosso temperamento, identidade, mas que inclua o respeito às leis da boa convivência: os bons modos. É bom provocar e dar uma remexida nas coisas, mas é ruim criar inimigos e antipatias. Porém, elas acontecem mesmo que a gente tente, a todo custo evitar. Então, paciência. Não seremos infalíveis e nem por isso devemos deixar rolar sem nenhum cuidado. Somos as escolhas que fazemos. As grandes e as pequenas. As definitivas e as imediatas e corriqueiras.
Uma frase mal escolhida, dita no momento errado, ou um ato impensado pode determinar o destino, todo o rumo de uma vida. É assim o tempo todo. Por isso é preciso paciência, para que seja possível o equilíbrio.

Ou, como dizia uma amiga, aconselhando que eu evitasse as pequenas (mas igualmente importantes) discussões: o que, afinal, você deseja; ser feliz ou ter razão?

Atenciosamente;

Vander Faria

SERIA TUDO ACIDENTAL?

"Disse o néscio no seu coração: Não há Deus" (Salmos 14:1)."

Todas as maravilhas ao seu redor são acidentais. Nenhuma mão Toda-poderosa fez um trilhão de estrelas. Elas criaram a si mesmas. A superfície de nossa terra já apareceu arável,senão nós não teríamos nenhum legume para comer, e nenhuma grama para os animais cuja carne é nossa comida. O invólucro inesgotável de ar, com somente 50 milhas de profundidade e de exatamente a densidade certa para manter a vida humana, é somente outra lei da física.

A água expande quando congela,enquanto outras substâncias se contraem. Isto torna o gelo mais leve que a água e o mantém flutuando na superfície. Senão fosse assim os lagos seriam gelo sólido até o fundo e nenhum peixe poderia sobreviver. Nós temos dia e noite porque a terra gira sem diminuir a velocidade. Quem arrumou tudo isso? Quem criou essa harmonia? Quem equilibra tudo para que tenhamos as estações? O fogo do sol não gera calor demais a ponto de fritar-nos, mas, o suficiente para não congelarmos. Quem mantém esse fogo constante? O coração humano baterá por 70 ou 80 anos sem hesitação. Como ele controla as pausas entre as batidas?

Um rim filtrará o veneno do sangue, deixando apenas o que é bom. Como ele sabe a diferença entre um e outro? Quem deu flexibilidade à língua humana para formar palavras, e quem fez o cérebro entendê-las? É tudo isso acidental? Não existe, realmente,um Deus?

Sim, existe um Deus, mesmo que alguns teimem em não acreditar. Eu creio! E não somente creio, mas o tenho em meu coração. Ele é o meu Deus, o meu Senhor, o meu amigo, a razão de eu viver todos os dias. Ele é santo e, mesmo sendo santo, me ama apesar de toda a minha imperfeição. Como Lhe sou grato! Eu desejo adorá-lo de todo o meu coração. Desejo estar sempre junto a Ele, não somente aqui neste mundo como por toda a eternidade.Minha vida está em seu altar, meus sonhos eu submeto à Sua vontade, meu trabalho eu dedico a Ele e almejo realizá-lo da melhor maneira possível.Ele me ama! Eu O amo! Nada disso é acidental!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PODER INVISÍVEL

_ “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisões alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte ed dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.9-10).

Quando reconhecemos que não temos o suficiente, então nos colocamos mais receptivos, mais abertos ao poder dos céus. Então podemos ouvir os estímulos do Senhor. O reconhecimento de nossa incapacidade humana é necessário, porém, vamos tomar posse, pela fé, das promessas divinas! Vamos confiar que o mesmo Deus nos dá essa palavra de esperança: “Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4).
Os discípulos, também, em dado momento sentiram-se desanimados com os seus parcos recursos, quando disseram para Jesus: “Onde compraremos pão para tantos?... Jesus devolveu a eles a responsabilidade: “Ide ver” (Mc 6.38).

Os discípulos, como Geasi, servo de Eliseu, precisavam fazer uso, tomar posse, do poder invisível. Jesus estava ali e eles não se davam conta disso... Não percebiam que Ele era e continua sendo a PRESENÇA QUE SUPRE: “E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20).

Você se lembra disso? Podemos nos lembrar do maná, no deserto. Cada dia o Senhor lhes dava apenas a provisão diária. Deus queria que eles dependessem dEle todos os dias. E cada dia o Senhor lhes dava o suficiente para viverem. Por isso Jesus ensinou-nos a orar assim: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje!“ (Mt 6.11). E ainda: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34). E Paulo acrescenta: “Porque quando estou fraco, então é que sou forte” (1 Co 12.10). Sim, o Senhor é fiel em Sua palavra, podemos crer também que Ele não há de nos faltar hoje.
Ainda hoje Deus tem o poder das trevas sob o Seu controle. Não nos amedrontemos, “Porque maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo... No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 Jo 4.4,18).



Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

É IMPORTANTE? COMPARTILHE!

"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem,que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52:7).

Um comercial americano de TV da Mercedes Benz mostra seu carro colidindo com uma parede de cimento durante um teste de segurança. Alguém então pergunta ao porta-voz da Mercedes: "Por que a empresa não proibe que seu projeto de resistência, de grande sucesso, seja copiado por outras companhias?" Ele responde, mostrando sensatez: "porque algumas coisas na vida são importantes demais para não serem compartilhadas".

Que tremenda verdade! Ela deve ser aplicada na transmissão das boas novas do Evangelho. As boas novas que proclamam a salvação em Jesus Cristo. As boas novas que a igreja não pode guardar para si mesma.Quando abandonamos o mundo de prazeres duvidosos e de incertezas constantes, deixando para trás momentos de angústia e desespero, de decepções e frustrações, começando a caminhar pelas sendas vitoriosas da salvação, não podemos nos conter e nem esconder o grande contentamento agora experimentado. Queremos imediatamente transmitir toda a nossa felicidade e o que o Senhor começou a fazer em nossas vidas e através delas.

Quando a alegria do Senhor fortalece a nossa vida espiritual, nos dando vitória nas lutas, o nosso coração se enche de júbilo e a nossa maior satisfação é repartir aquele instante com o maior número possível de pessoas.Eu não quero me calar. Quero compartilhar as bênçãos do Senhor, quero tornar conhecida a paz que só Cristo pode dar,quero transmitir o amor que tenho experimentado em Deus,quero bradar em alta voz que "só Jesus Cristo salva"! Tudo isso tem sido muito importante para minha vida e quero compartilhar. E você, tem desfrutado das bênçãos do Senhor?Tem falado sobre isso com seus amigos?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 26 de novembro de 2011

BOLA MURCHA OU BOLA CHEIA?

Mateus relata as palavras do Senhor Jesus apresentando-nos alguns perigos de se viver uma vida irresponsável e sem a fé salvadora; ou seja, vida religiosa sem salvação, sem o conhecimento pessoal de Jesus Cristo como único Senhor e Salvador:
_ “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7:22-23).
Quando refletimos sobre a profundidade e dramaticidade desse texto, ficamos nos perguntando: Quem são estes? Porém, mais importante que tudo é que avaliemos com sinceridade: Estamos nós incorrendo nesse autoengano?
Jesus não quer elogio à beleza, à estética, à moralidade de Sua palavra. Ele quer ver a nossa prática. A mensagem cristã não se restringe à teorias éticas, mas é vida cristã em ação. Vida comprometida com Cristo.

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor...”
O ensino deles pode ser correto, mas, se a prática não corresponde à comunhão íntima com o Senhor, o desastre é fatal: “Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).
Depois de falar sobre os falsos profetas, procurando advertir os verdadeiros crentes sobre os enganadores de sempre, Jesus passa a enfatizar as consequências que eles, e todos quantos vivam enganados em suas doutrinas, receberão. Precisamos pensar nos perigos que corremos quando não valorizamos os detalhes fundamentais da vida cristã.

“Senhor, Senhor, não profetizamos... Expulsamos demônios... não fizemos muitos milagres?” Ou seja, o fato de vivermos uma vida cristã apenas voltada para os interesses da nossa igreja, ou dos nossos interesses pessoais, a fim de satisfazermos as obrigações que nos são impostas, para cumprir compromissos e manter a nossa posição social, não nos garante a salvação. Deus quer qualidade real, íntima, pessoal, e não apenas nome de fantasia. Deus quer conteúdo prático, e não teoria e doutrina de entretenimento... Deus quer vida cristã ativa, e não ativismo denominado cristão. Este é o perigo de sermos envolvidos na prática da religiosidade sem a fé autêntica.
Jesus não nega a autenticidade dos milagres efetuados. Eles realmente estarão falando a verdade no que diz respeito aos seus atos. Jesus não diz que os seus milagres foram embustes, ou a algum tipo de mágica. Não diz que eles farão milagres pelo poder do diabo, ou de forças malignas – “em teu nome”, eles dirão. Jesus não os desmentirá quanto ao que hão de dizer. Pelo que contrário, eles realmente farão muitas coisas. Estarão falando a verdade, no que diz respeito às suas obras. Então, por que serão rejeitados?
M. L. Jones: “A pessoa mais perigosa de todas é aquela que não enfatiza a coisa certa”. São pessoas que estão mais preocupadas em agradar e arrebanhar o maior número possível de pessoas. Ainda que para isso usem de artifícios mundanos e enganosos para “segurá-los” em seus redis, ainda que desagradando o Senhor da Igreja.
O que Jesus diz sobre esses é algo tremendamente aterrador: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).

É muito perigoso brincar com o sagrado, perde-se a sensibilidade, o coração endurece e você passa a auto iludir-se. Então, corre-se um tremendo risco de se ouvir no final da vida a mais terrível das declarações: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos... e irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna... porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceram” (Mt 7.23; 25.4l, 46; Rm 1.21).

Um dos grandes perigos que correm aqueles que vivem descuidados é quanto à falsa segurança da salvação. A Bíblia diz que quem está em Cristo é nova criatura... Porém, a questão é saber: Você está em Cristo? Já nasceu de novo? Sua vida, suas atitudes, correspondem à sua declaração de fé verbal? Deus os entregou ao pecado... Que tragédia! Cuidado com a auto ilusão, porque assim o Senhor nos adverte: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartar-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.22-23).

Quando se vive sem rumo, sem propósitos espirituais definidos, sem o alvo maior da vida cristã, “Na vaidade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza...” (Ef 4.l7-l9); então, vive-se como cego, sem a visão de Deus, sem rumo e sem direção. Ainda que a lista dos pontos positivos seja extensa e brilhante, se não dermos crédito à observância dos preceitos realmente cristãos, ao fato de que a salvação é por obra e graça de Cristo somente, corremos um risco eterno... Não brinque com o inimigo. Afaste-se dele... Não converse com ele. Não entre na dele... A Bíblia diz que o pecado mata. Brincar com o pecado é brincar com veneno. Fuja dele, odeie-o, rejeite-o! Escolha a vida! E esta vida está em Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador. Fique com Ele!
Portanto, não viva como um Bola Murcha espiritualmente, pense no que diz a palavra de Deus:
· “Exercita-te na piedade” (1 Tm 4.7). Como? “
· Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração... Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.7b, 16).
· “Aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino” (1 Tm 4.13). Obrigue-se a ler a Bíblia!
· Ocupa-te... dedica-te... persevera... (2 Tm 4.15-16).
· ORE - “Ponha sua boca no pó, talvez ainda haja esperança” (Lm 3.29). Busque a comunhão cristã. Lembre-se, você é escravo de Jesus! Portanto, “ANDAI COMO ELE ANDOU!”
Vanderlei Faria

UM SILÊNCIO RETUMBANTE

"É necessário que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30).

A regente da banda de música de certa escola de primeiro grau disse, em um dos ensaios: "Se alguém não se sentir seguro de sua parte, apenas finja tocar". Quando o grande dia da apresentação chegou, ela agitou sua batuta animadamente e... nada aconteceu. A banda se mexia, para a frente e para trás, com um retumbante silêncio.

Quando nos sentimos inseguros no tocante ao que fazer ou ao que falar, deixemos que Cristo aja e fale através de nós. Senão nos sentimos competentes para realizar grandes coisas para o reino de Deus, deixemos que o Senhor dirija nossos passos e nossas decisões. Se não somos capazes de pregar o Evangelho da salvação, nada devemos temer... Cristo fará com que nossa vida silenciosa seja uma pregação poderosa e eloquente.

Que a nossa vida seja silenciosa no que tange à vaidade, ao orgulho, ao egoísmo, à altivez. Que seja silenciosa em relação a mentira, à mesquinhez, à falsidade.Queremos que a plateia ao nosso redor ouça, de nossas vidas,somente o som do amor de Deus, do louvor verdadeiro, da verdade que liberta e transforma.

Não devemos proclamar o que fazemos para Deus. Não devemos tocar trombetas para que todos vejam nossas obras. Não devemos usar o nosso trabalho cristão como forma de promoção pessoal. O que fazemos é para a glória do Senhor, para o engrandecimento de Seu nome em toda a terra.

Que o mundo ouça, através do silêncio retumbante de nosso eu, o nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo ser proclamado noite e dia.Você tem deixado, em silêncio, o Senhor falar em alta voz através de você?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VIVER É SEMPRE RECOMEÇAR

Jr 5:1-4
Jeremias é o profeta de Deus para um povo agonizante, sofredor. No livro de Lamentações, ele mostra a miséria e sofrimento do povo ao seu redor. E o faz de forma crua e estarrecedora. A miséria chegou a tal ponto que as mães foram obrigadas a comerem a carne de seus próprios filhos (depois de mortos, naturalmente) para sobreviverem: Lm 2:20-22; 4:10-11, 16-17.

O que fazer em tal situação?! Jeremias, como o Senhor Jesus, viveu COM o povo, identificou-se com seus anseios e aflições. Acalentou os mesmos sonhos. Sofreu e chorou junto, e em lugar do povo. O povo do seu coração: Jr 14:20-22.

Algumas vezes temos vontade de nos isolar da multidão faminta e errante. Não queremos nos envolver, comprometermo-nos... Então, não sentimos com o povo, não choramos nem vibramos juntos. Conseqüentemente a mensagem que proferimos não alcança seus propósitos e objetivos. O envolvimento compromete, custa caro, exige trabalho, oração, dedicação, lágrimas e alimentação da Palavra de Deus.

Nosso povo também geme agonizante.
Também nós precisamos nos identificar com as dores de nosso povo, se quisermos transmitir com autoridade a mensagem do amor de Deus. Viver é sempre recomeçar, construir pontes, lutar sempre, vencer etapas, conquistar fortalezas, abrir trincheiras, avançar! Foi para isso que fomos criados, para realizarmos algo digno e significativo em nossa caminhada terrena.

Certamente esta será a melhor maneira de retribuirmos aos que em nós depositaram confiança, investiram seu tempo, seus conhecimentos, suas vidas, em nós. Quando você começar a viver cada dia na expectativa de que algo novo e melhor pode acontecer em sua vida, quando o Senhor Jesus estiver no comando de sua existência. Creia, Deus deseja fazer de sua vida algo extraordinário, uma profusão de bênçãos.

Portanto, coloque-se disponível para o Senhor. Então, quando chegar o dia de sua partida dessa vida, o mundo há de saber que alguém passou por aqui deixando um rastro luminoso e abençoador. E você terá a convicção de que não viveu em vão. Mais que isto, você terá a plena certeza de que valeu a pena confiar seus dias, seu tempo, nas mãos dAquele que tudo pode. Há de saber que valeu a pena ter vivido sob o comando e cuidados do Grande General, aquele que jamais falha e que jamais decepciona a quantos nEle confiam: JESUS CRISTO. Que Ele, portanto, o abençoe, para que sua vida seja impactada com os desafios que o próprio Senhor há de lhe apresentar.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

U R G E N T E

O Ricardo Boechat deu uma notícia sinistra na tv.
A notícia era sobre uma mulher que comprou uma garrafa de água em um sinal de trânsito, na Zona Oeste do Rio.

Logo após beber a água a mulher começou a sentir-se mal e só lembra de ter acordado em uma lanchonete do Bob's, sem o carro, obviamente.Uma pessoa vende a água e uma moto segue o comprador para "socorrer" a vítima e levar o carro.
A água foi analisada e constataram que continha um anestésico de uso veterinário. É mole?

ATENÇÃO, não compre nada de vendedores (bandidos) em sinais e engarrafamentos!É UMA NOVA MODALIDADE DE ROUBO - MUITO CUIDADO!!!Pode chegar logo em outros Estados... vamos repassar, somos maisrápidos que eles, na internet...
Não custa nada prevenir! Então atenção e cuidado redobrado. Não verifiquei a veracidade da notícia, mas nada impossível de acontecer, a sociedade está cada vez mais insana.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MEIO CEGO

Marcos cita um episódio muito curioso no treinamento que Jesus realizava com seus discípulos, o qual ilustra significativamente a situação de quem se acomodou apenas com a primeira experiência com Jesus: “Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou: —Você está vendo alguma coisa? O homem olhou e disse: —Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem” (Mc 8.22-25).

O cego, inevitavelmente, estava feliz em perceber que já podia distinguir alguma coisa, ainda que de forma turva, confusa, insipiente. O primeiro toque da bênção divina já lhe fora motivo de muita gratidão e alegria. Até então ele não podia contemplar absolutamente nada, era completamente cego.

Assim, estar vendo alguma coisa já parecia ser suficiente; quando, na verdade, ele ainda estava “meio cego”. Não será esse o nosso principal problema hoje? Vida cristã não se resume às atividades eclesiásticas, ao ativismo religioso. Muitas pessoas, inconscientemente, se envolvem exaustivamente com muitas coisas (como Marta) para não se prostrarem submissas e atentas aos pés do Senhor Jesus. Muitas de nossas atividades eclesiásticas não passam de fuga espiritual. Quantas vezes o crente está vivendo comprometido com o mundo e, por não sentir-se capaz de confessar seus pecados, sua dureza de coração, se envolve sacrificialmente até o limite de suas forças como uma forma de compensação!

Na verdade, aquela pessoa sente-se, de certa forma, recompensado emocionalmente pelo fato de experimentar as bênçãos de Deus e as manifestações do Espírito Santo; ou por exercer alguma atividade que seja útil, honesta, e que contribua para a alegria e edificação do povo de Deus. Porém, ainda assim, precisamos não apenas nos contentar com as bênçãos de Deus, mas sim com Deus mesmo. Precisamos nos certificar de nossa salvação em Cristo, e não apenas com as coisas relacionadas com Ele; ainda que sejam maravilhosas essas experiências, elas precisam ser experimentadas através da graça de Cristo e não apenas nas bênçãos que Ele proporciona. Por isto, o escritor de Hebreus assim nos diz:

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. 7 Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; 8 mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hb 6.4-8).

A cegueira espiritual nos impede de querer mais de Deus, tanto para a nossa própria salvação e edificação como para abençoar a outros; e, principalmente, para a glória de Deus sobre todas as coisas. Esquecemo-nos de que se somos salvos é para servir e glorificar a Deus, e não apenas para participarmos das bênçãos e consolações do Senhor. Daí porque o apóstolo Pedro escreveu desta forma:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1Pe 1.3-9).

Pedro continua a encorajando o povo de Deus no sentido de praticar a fé de uma forma viva e eficaz, até ao capítulo primeiro da segunda carta. Especialmente nos versos 8-11:
“Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 1.10-11).

Pedro diz claramente que aquele que não atenta para o exercício da fé, não é apenas meio cego, mas, diz ele: É cego!

Ainda que estejamos vivendo conforme a vontade de Deus, contudo, Aquele que sonda os nossos corações sabe que podemos crescer muito mais em nosso relacionamento com Ele e com o nosso próximo. Com o toque das mãos de Jesus aquele homem sentiu-se maravilhosamente abençoado; porém, o que ele não sabia é que o Senhor ainda tinha mais a lhe oferecer. Aquele que começou a boa obra na vida dele, haveria de completá-la, como nos diz o apóstolo Paulo: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fl 1.6).

Vanderlei Faria

VENENO FATAL

Repassando

COMO PRODUZIR ARSÉNICO NATURALMENTE...

Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos.Depois de uma autópsia preliminar, foi diagnosticado como "causa mortis" envenenamento por arsénico. Mas qual foi a origem do arsénico?

A polícia, então, iniciou uma profunda e extensa investigação. Um professor de medicina foi convidado para ajudar a resolver o caso.O professor cuidadosamente examinou os restos existentes no estômago da vítima, e, em menos de meia hora, o mistério foi elucidado.O professor disse: "O óbito não se deu por suicídio nem por assassinato, a vítima morreu acidentalmente por ignorância!"

"O arsénico foi produzido no estômago da vítima". A vítima tomava Vitamina C todos os dias, que por si só não é nenhum problema.O problema é que ela comeu camarão no jantar. Entretanto, na mesma ocasião, a vítima também tomou Vitamina C; é aí onde reside o problema.

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram através de experiências, que alimentos, como camarão "casca mole" contem alta concentração de compostos de potássio-arsénico 5.

Tais alimentos frescos, por si só, não são tóxicos para o corpo humano!Entretanto, ao ingerir a Vitamina C, devido a uma reacção química, o inicialmente não-tóxico potássio-arsénico 5 (como anidrido também conhecido como óxido arsénico - As2 O5). Este converte-se no tóxico potássio-arsénico 3 (ADB anidrido arsénico), também conhecido como trióxido de arsénio (As2 O3), que é conhecido como arsénico!

Dessa forma, como medida de precaução, NÃO coma camarão quando ingerir Vitamina C.Depois de ler isto, por favor, não seja egoísta, encaminhe este texto a tantos quanto puder.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SERVIÇO DE UTILIDDE PÚBLICA

Você guarda comida ainda quente na geladeira? Deixa lata de leite condensado aberta? Lava carne na pia?
Pois preste atenção. O Doutor Bactéria vai fazer agora, o jogo dos sete erros na cozinha.
Você costuma deixar a comida esfriando antes de guardá-la na geladeira ou lavar as carnes que vão para a panela?
São pecados como esse que a gente acaba cometendo no dia-a-dia, sem perceber. Jogo dos Sete Erros Roberto Figueiredo, biomédico (Doutor Bactéria):

Primeiro erro:

Colocar carnes debaixo da torneira. Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada. Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que você lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada. ------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- ----

Segundo erro:

A quantidade de detergente que costumamos por na esponja para lavar louça é mais um hábito condenado pelo doutor Bactéria.
O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo
esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos
pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito(8) gotas de detergente
em uma bacia com um litro de água. ------------ --------- --------- --------- --------- --------

Terceiro erro:

Nunca usar tábua de carne de madeira. Na tábua de madeira as bactérias estão te aplaudindo! Tábua sempre de plástico. ------------ --------- --------- --------- --------- --------- -------

Quarto erro:

Muita gente também evita guardar comida quente na geladeira. Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa... Doutor Bactéria: O único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho
o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. ------------ --------- --------- --------- --------- ----

Quinto erro:

Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado.O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.Depois de duas horas é que você vai fechar. ------------ --------- --------- --------- --------- -----
Sexto erro:

As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos minúsculos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias. Abram a lata inteira. Use um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro e sempre
sirvam com uma colherzinha. Depois tampem e guardem em uma geladeira. ----- E quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?Marina: Sumiu.Doutor Bactéria: Quem levou?Marina: As formigas...Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?Marina: É... (as vezes chegam tarde...) ------------ --------- --------- --------- --------- ----

Sétimo erro:

Ignorar as formigas.Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes
transmissores de bactérias do que a própria barata.Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo. ------------ --------- --------- --------- --------- ----

Oitavo erro:

Nem na hora dos parabéns o Doutor Bactéria perdoa: soprar a velinha é o mau hábito que completa o jogo de sete erros. Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva. Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas
intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar.Por isso, evite deixar o bolo fora da geladeira.
Daqui por diante, faça a coisa certa e xô bactéria.Erro! O nome de arquivo não foi especificado.

TERMÔMETRO OU TERMOSTATO?

"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mateus22:14).

Algumas pessoas refletem o ambiente onde se encontram,outras o modificam. As pessoas são termômetro ou termostato.Os termômetros mostram apenas qual é a temperatura, enquanto os termostatos determinam a temperatura que o local deveter.Nós, cristãos, fomos escolhidos por Deus para transformar os ambientes por onde passamos e não para sermos transformados por eles. Fomos chamados para iluminar e não para sermos sufocados pelas trevas deste mundo.

Fomos enviados para levar a salvação e não para sermos mais um perdido entre muitos outros. Fomos colocados no mundo para sermos termostatos e não termômetros.Aqueles que são como termômetros, sofrem a influência do que está ao redor. Refletem egoísmo quando participam de ambientes egoístas. Refletem dúvidas quando são cercados de incredulidade. Refletem insegurança quando não estão cercados pelas mãos protetoras do Senhor.

Quando compreendemos a necessidade de sermos termostato,fixamos uma atmosfera de amor mesmo quando o ódio campeia em muitos corações. Fixamos a fé mesmo quando a desesperança insiste em se instalar nos locais próximos a nós. Fixamos a salvação mesmo quando tudo já parece perdido.Fomos chamados por Deus para sermos bênçãos em Suas mãos,para levarmos a Palavra de vida e vitória, para testificar da transformação que o Senhor Jesus opera na vida daqueles que nEle crêem. Somos Seus representantes neste mundo.

Devemos ser termostatos para que a luz possa brilhar em todos os corações.Você continua sendo termômetro, adaptando-se ao que acontece ao seu redor ou termostato, transformando os lugares sombrios em jardins agradáveis para todos?

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
tprobert@terra.com.brhttp://www.ministeriopararefletir.com

sábado, 19 de novembro de 2011

VIVO ENTRE OS MORTOS, OU DEFUNTO AMBULANTE?

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” – v. 1.
O evangelho nos mostra onde estamos – no fundo de um poço. Temos que compreender a profundidade do pecado. Aqui está a situação do homem no pecado: Ele está morto nos delitos do pecado; não tem a devida compreensão e sensibilidade para reconhecer Deus em sua própria vida. Não é quase morto, ele está completamente morto, ignorante das coisas de Deus. A Bíblia diz: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). E ainda: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12.28-29).

Em Ef 2.1, Paulo fala que Deus nos deu vida. Ou seja, a nossa força para vencer o diabo e o pecado vem do Senhor. Para aqueles que já receberam essa vida em Cristo, Paulo escreve encorajando-os a deixar o pecado e levantar-se “dentre os mortos” (Ef 5.14). Ou seja, é o desafio para que vivamos de maneira correspondente à nossa condição de redimidos e lavados pelo sangue precioso de Cristo Jesus. Não podemos nos deixar enredar pelo pecado como aqueles que não têm esperança, que estão mortos em seus delitos e pecados, sem Deus no mundo. O desafio, portanto, é para que estejamos alertas a fim de que nossa vida não se assemelhe àquela dos que estão perdidos, sem Cristo e sem salvação.

Tiago diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1.21-25).

E o apóstolo João acrescenta:
_ “A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” (1João 1.5-10 – NTLH).

João afirma o seguinte sobre isto:
1o) – Mentimos para os outros e não praticamos a verdade:
_ “se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações” (1 Jo 1.6).
2o) – Enganamos a nós mesmos:
_ “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” (1 Jo 1.8-9).
3o) – Se negarmos nossa condição de pecadores, chamamos a Deus de mentiroso:
_ “Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” (1Jo 1.10).

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2Co 13.5).

Portanto, somos desafiados a obedecer ao Senhor, na certeza de que Ele nos dá força para viver e vencer. Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina, DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER e VENCER!

E você, como está vivendo? Como vivo entre os mortos, ou como um defunto ambulante?


Vanderlei Faria

BRILHO INTENSO

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios4:18).

Certo ateu, depois de passar alguns dias com François Fenelon, um homem de Deus, falou: "Se eu demoro mais um dia aqui, acabarei me tornando cristão, apesar de minha convicção ateísta".

Fenelon em nenhum momento contestou o ateu ou lhe fez proposta para deixar o ateísmo. Ele se manteve quieto e o que estava convencendo o ateu eram suas atitudes e sua vida santa.Que maravilhoso é ter uma vida que glorifica o nome do Senhor.

Quando seguimos os preceitos aprendidos na Palavra de Deus, não apenas vivemos felizes e abençoados como alegramos e abençoamos as vidas que nos cercam.A nossa maneira de ser e agir pode mudar o ambiente, as pessoas, o mundo. Muitos nos olham, nos detestam ou nos admiram, se entristecem ou se alegram, são influenciados para o bem ou para o mal.

O homem de nossa história, calado,falava mais que uma dúzia de oradores. Nós também queremos influenciar, convencer a todos que vale a pena ter Jesus no coração.Deus chamou Abraão para ser uma bênção. Chamou a mim para ser também uma bênção. Chama a você para, da mesma maneira,abençoar a todos que o conhecem.

Nossas vidas precisam brilhar, precisam exalar o perfume do Salvador, precisam mostrar que a verdadeira felicidade consiste em caminhar ao lado de Cristo.Que a nossa vida faça brilhar os nossos caminhos. Que esses caminhos brilhem mais e mais e iluminem a todos que por eles passem. Que a luz do Senhor transforme a vida de todos que,através de nós, e de outras vidas igualmente brilhantes,sejam tocados pelo Espírito de Deus.Que o mundo inteiro seja iluminado pelo brilho de nossas atitudes.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MENTIRA DEZ: DEUS NUNCA VAI PERDOAR VOCÊ, POR ISSO VÁ EM FRENTE E PEQUE

Mais uma vez, vemos quão versátil é Satanás nos seus enganos. Ele sabe que precisa preparar uma mentira apropriada para cada tipo de pessoa. Para aquele que é inclinado ao desespero, o diabo espera por oportunidades de assoprar nos seus ouvidos que todas as tentativas de uma recuperação posterior serão inúteis porque ele já foi longe demais. Tentará convencê-lo que cometeu o pecado imperdoável, que agora pode muito bem se entregar totalmente ao pecado porque de todo jeito já está indo para o inferno.

A verdade é que Cristo perdoará todo aquele que vem a Ele. "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei" (Jo 6.37). Isso foi verdade quando nosso Senhor falou estas palavras e ainda é verdade agora. Não permita que o diabo amplie a sua condenação tentando-o a se abandonar totalmente ao pecado e ao desespero. As misericórdias do Senhor duram para sempre. A porta da graça está aberta para todos aqueles que se aproximam através de Jesus. Como é que podemos derrotar as mentiras do diabo?

Somente pela Palavra de Deus. É a verdade que nos dá base sólida e que não permite que sejamos levados por qualquer vento de doutrina. É a verdade que santifica. É a verdade que é a mola mestra do crescimento à maturidade em Cristo. É a chave para derrotar o diabo. Leitura da Bíblia, meditação e memorização da Bíblia, e encarnação da Bíblia – experimentando as suas verdades nas nossas vidas – são para sempre as únicas ferramentas disponíveis ao povo de Deus para sobrepujar o inimigo.

Como em todas as coisas, Jesus é o nosso modelo para lidar com as mentiras do diabo. Quando tentado por Satanás no deserto, Ele citou as Escrituras em resposta a cada mentira. "Está escrito" deve ser a nossa senha tanto quanto foi a dEle.[1]

Um irmão, jovem ainda, teve um distúrbio mental, forçando-o a um tratamento prolongado e caro. Seu pai havia sido membro de igreja. Mas tornou-se um sujeito corrompido, depravado e sarcástico com os crentes. Diante daquele quadro de enfermidade do filho, tornou-se enfurecido com a igreja e com os crentes. Acusava-nos de prejudicar seu filho com os ensinamentos bíblicos. Queria proibir o filho de ler a Bíblia, dizendo ser ela a causa de seus traumas e sentimentos de culpa... Na verdade, aquele rapaz sofria exatamente devido aos distúrbios mentais causados pelos maus tratos que recebera na infância daquele pai endurecido pelo pecado.

O pecado confunde o entendimento. Os "sábios" deste mundo acusam o evangelho, alguns dizem a religião, outros a Bíblia ou até mesmo os crentes, por provocar nos outros o sentimento de culpa. Vez por outra surgem alguns "entendidos" para se levantar contra a Palavra de Deus com essas acusações estapafúrdias. Não podemos negar que haja fanatismo nos meios ditos evangélicos, sobrecarregando as pessoas com normas e costumes esdrúxulos. Porém, o que ocorre, na maioria das vezes, é o pecado causando estragos psíquicos, mentais e materiais. Então o homem, que já tem interiorizado em seu coração a revelação de Deus, se vê confrontado com a realidade do pecado e suas consequências.

A Bíblia diz que o homem não tem como fugir, desculpar-se diante de Deus, porque Deus já Se deu a conhecer através da própria revelação natural, ou da natureza. Então, quando se procura fugir de Deus, entregando-se ao pecado, estabelece-se o conflito interior, porque o pecado contraria sua própria natureza, criada para ajustar-se às leis divina. O que Deus nos diz, então, é que o homem não consegue ser feliz fugindo de seus próprios sentimentos. Deus nos criou com uma santa necessidade: nós necessitamos dEle para sentirmo-nos ajustados conosco mesmos e com a sociedade. Não é a Bíblia, ou o fato de alguém ler a Bíblia e se ocupar com ela, que vai levá-lo à loucura. Mas, exatamente o contrário, quanto mais o homem procura negar sua própria identidade espiritual, apegando-se ao pecado, mais se dá o conflito interior.

João afirma o seguinte sobre isto:
1o) – Mentimos para os outros e não praticamos a verdade:
_ “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”.[2]
2o) – Enganamos a nós mesmos:
_ “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”.[3]
3o) – Se negarmos nossa condição de pecadores, chamamos a Deus de mentiroso:
_ “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.[4]

[1] Jeremiah Bass
[2] 1 Jo 1.6
[3] 1 Jo 1.8
[4] 1Jo 1.10


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

A GRAÇA É MUITO MAIOR!

"Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça"(Romanos 5:19, 20).

Em um de seus devocionais, E. Stanley Jones, missionário Metodista para a Índia, escreveu: Os primeiros cristãos não falaram, com desânimo: "Olhem em que o mundo se transformou", mas com deleite: "Olhem como o mundo pode ser transformado". Eles não viram simplesmente a ruína, mas o recurso para a reconstrução da ruína. Eles não viram simplesmente a abundância do pecado, mas, que a graça era muito mais abundante.E nós, como vemos o mundo?

O que estamos fazendo no mundo?Temos sido transformados por ele ou, na força do Senhor, temos nos esforçado para transformá-lo?É grande o pecado no mundo, porém, muito maior é a graça maravilhosa do Senhor Jesus que nos livra do pecado e nos conduz à vida eterna. É muito grande a falta de amor entre os homens, porém, o amor do Senhor pode mudar todas as circunstâncias e fazer desaparecer o ódio que move aqueles que não conhecem a Deus.

É imensa a incredulidade reinante nos corações de muitos, porém, o nosso testemunho de fé pode fazê-la desaparecer por completo.O egoísmo, a vaidade, a avareza, e muitas outras coisas, têm arruinado o mundo em que vivemos. Mas, nem tudo está perdido. Podemos reconstruí-lo, podemos dar-lhe novas cores,podemos proclamar a graça abundante do nosso Salvador.

Com Cristo no coração, tudo se resolve. Onde há angústia abundante, pode haver júbilo e contentamento muito maiores.Onde o desânimo é abundante, pode haver estímulo e confiança sem limites. Onde as necessidades são muitas, pode haver abundância da provisão celestial.Você tem desfrutado da incomensurável graça de Deus?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MENTIRA NOVE: DEUS VAI PERDOAR VOCÊ, POR ISSO VÁ EM FRENTE E PEQUE

A Bíblia fala de homens que se insinuaram na igreja, inspirados por Satanás, para espalhar esta doutrina demoníaca. Paulo faz referência a esses homens que dizem: "Façamos o mal, para que nos venha o bem" – e depois acrescenta: "a condenação dos tais é merecida" (Rm 3.8).

Judas nos adverte contra aqueles que transformam a graça de Deus em libertinagem.[1] A Bíblia torna bem claro que é impossível desfrutar o perdão e continuar vivendo no pecado. Paulo ainda escreveu em Romanos 6.1-2: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?"

É impossível porque sempre que Deus perdoa um homem, Ele também transforma a sua natureza. A graça muda de tal forma a pessoa que esta não vai mais querer viver em pecado!

Quando uma pessoa é dominada pelo desejo de fartar-se do pecado é uma indicação de que ela nunca nasceu de novo.

Um dia, conta-se, Spurgeon e um outro homem estavam caminhando numa rua e passaram por um bêbado deitado na sarjeta. Disse o homem: "Ué, Sr. Spurgeon, eis aí um dos seus convertidos! " "Deve ser mesmo um dos meus", replicou Spurgeon, "porque de Deus com certeza não é!"

[1] Jd 4

MENTALIDADE DE CARTÃO DE CRÉDITO

"Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo..." (João 7:6).

Os cristãos, de todos os povos, deviam entender que a mentalidade de cartão de crédito não é o caminho ideal para uma vida melhor. O modelo estabelecido por Jesus, de adiar os desejos ou sonhos - não foi porque a realização dos desejos e sonhos era errada, mas porque "ainda não é chegado o meu tempo".

A maioria de nós pensa que nosso tempo chega cinco minutos depois do desejo ou sonho se instalar em nossas mentes.Quando temos um cartão de crédito nas mãos, cremos que podemos fazer qualquer coisa imediatamente. Se desejo fazer uma viagem, o cartão de crédito financia para mim em várias parcelas. Se desejo renovar a mobília de minha casa, o cartão de crédito torna isso possível e o pagamento é a perder de vista. Se desejo adquirir roupas novas, mais uma vez o cartão de crédito atende a minha vontade. Essa é amentalidade de cartão de crédito -- posso realizar qualquer desejo, imediatamente. Mas, seria essa mentalidade adequada,quando buscamos uma vida melhor?

Jesus disse: "Ainda não é chegado o meu tempo". O sábio Salomão nos advertiu: "Há tempo para tudo debaixo do céu". O salmista testificou: "Esperei com paciência no Senhor". E assim deve ser conosco. Nem todos os sonhos são realizados rapidamente. Nem todos os desejos devem ser concretizados na mesma hora. Nem sempre alcançamos o sucesso logo após os primeiros passos de fé.

Deus tem Seu tempo e Sua vontade é soberana em todas as circunstâncias. Precisamos confiar e deixar Deus agir em nossas vidas.Muitas vezes nos arrependemos após utilizar o cartão de crédito. Nem sempre ele nos traz verdadeira satisfação.Porém, quando nos submetemos à vontade do Senhor e deixamos que Ele realize nossos sonhos e desejos, na hora que Ele quer e da maneira que Ele quer, a nossa alegria é verdadeira e a nossa felicidade jamais terá fim.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet
tprobert@terra.com.brhttp://www.ministeriopararefletir.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MENTIRA OITO: DEUS NÃO VAI ME JULGAR, PORQUE NÃO SOU TÃO MAU QUANTO OS OUTROS

Se não racionalizarmos o nosso pecado por incluir-nos na multidão, o diabo vai tentar nos levar a racionalizá-lo excluindo-nos da multidão. Essa atitude era a essência do farisaísmo, e é sempre uma ilusão fatal.

Talvez exista um pecado na sua vida que Deus queira trazer à luz, mas você vem resistindo à convicção do Espírito, argumentando que não é uma pessoa tão má em relação às outras. Mas esse é um pensamento ilusório e contrário às Escrituras.

Em primeiro lugar, deixa de levar em conta que Deus não somente estabelece o padrão; Ele é o padrão. "Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16). A questão não é como nos comparamos com outras pessoas e, sim, como nos comparamos com Deus.

Segundo, deixa de levar em conta o fato de que Deus não fica satisfeito com obediência incompleta. Deus quer tudo dos nossos corações, tudo das nossas vidas e o mínimo possível de pecado. Quando tentamos estabelecer meios compromissos com Deus, estamos roubando, de nós mesmos, tremendas bênçãos espirituais.

D.L.Moody, certa vez, ouviu um homem dizer: "O mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com, em e através de um homem cujo coração esteja totalmente devotado a Ele." Mas o homem estava errado. O mundo já tinha visto homens tais como Calvino, George Whitefield, Jonathan Edwards, McCheyne e Spurgeon.

É somente quando estivermos dispostos a nos consagrar como esses homens fizeram que sentiremos o mesmo gosto do seu sucesso. Mas nunca o experimentaremos enquanto nos satisfizermos a nós mesmos, avaliando-nos pela comparação com os outros.

DEBILIDADE CURADA

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão;caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31).

O Senhor nos dedica uma atenção especial por causa de nossa debilidade. Essa atenção pode ser ilustrada pela atitude de uma mãe. Ela ama todos os seus filhos, porém, se um deles está fraco ou enfermo, enquanto os demais estão fortes e saudáveis, ela se dedica com muito mais ardor ao que necessita de seus cuidados e de seu amor. Seus outros filhos podem cuidar de si mesmos, enquanto o debilitado carece muito mais de seus instintos de amor materno.

Desta maneira o nosso Salvador nos ama e cuida de nós, por causa de nossa grande debilidade. É grande o amor do nosso Deus para conosco. É grande a nossa debilidade e carência do amor divino. O Senhor nos dá toda atenção, está sempre ao nosso lado, curando nossas enfermidades espirituais, fortalecendo nossos corações débeis e necessitados.

O que seria de nós sem a presença e os cuidados ternos do Senhor? Como venceríamos os dias maus? Como alcançaríamos vitórias em nossas angústias e frustrações? Como atravessaríamos o vale de nossas crises? Como se iluminariamos caminhos sombrios de nossos momentos de desespero?

Devemos louvar ao Senhor por Sua proteção. Devemos agradecê-lo por tornar nossas lutas suportáveis e por nos garantir que a todas venceremos. Devemos nos alegrar pela esperança de que todos os obstáculos erguidos à nossa frente serão ultrapassados e não impedirão as nossas conquistas.

O Senhor cuida de nossa debilidade, renova nossas forças,fortalece nossos músculos espirituais. Nas lutas encontramos ânimo, na fraqueza sentimos o amparo de Deus, no abatimento encontramos coragem e estímulo.Graças lhe damos, ó Senhor, por jamais estarmos sozinhos emnossa debilidade.

Escuro Iluminado
Paulo Barbosa
Um cego na Internet
tprobert@terra.com.brhttp://www.ministeriopararefletir.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MENTIRA SETE: DEUS NÃO VAI ME JULGAR, PORQUE TODO O MUNDO FAZ O MESMO

O diabo, às vezes, engana-nos fazendo-nos adotar uma mentalidade de grupo que justifica certos pecados porque a maioria das pessoas os considera comportamento normal. Entretanto, devemos sentir medo quando estamos seguindo a maioria.

O cristianismo, pela sua própria natureza, é uma religião de contracultura. Seguir a Cristo é como nadar contra a correnteza. Jesus disse: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mt 7.13-14).

Uma vez, eu li um pequeno panfleto com uma história imaginária de uma pessoa diante de Deus, desculpando-se de seus erros com o argumento de que todo o mundo vivia da mesma maneira. Deus, então, respondeu: "Bem, se você pecou com a maioria, você pode ir para o inferno com a maioria". É essa resposta que podemos esperar se pautarmos a nossa vida por semelhante filosofia destrutiva.

ELE PODE... ELE QUER!

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses4:19).

"Deus se satisfaz com Ele mesmo e é suficiente para Sua própria felicidade. Seguramente, então, existe suficiência nele para preencher a criatura. Quem enche um oceano poderá encher um balde; quem enche um galão, poderá encher um quartilho; os recursos que custearão as despesas do imperador são suficiente para um mendigo ou homem pobre" (C. H. Spurgeon).

O nosso Deus é Todo Poderoso! Tudo é possível para Ele! E tudo é possível ao que crê nele! Não há nada que Ele não possa fazer e não há nada que não possamos contar com Ele.Ele é o nosso Ajudador e nós almejamos que Ele nos ajude... sempre.

De que estamos necessitados? De dinheiro? Ele é o dono de todo ouro e prata deste mundo. De saúde? Ele é o Deus que sara; é o Médico dos médicos. De encontrar a salvação? Ele é o Caminho para a vida eterna!Ele pode transformar um perdedor em um verdadeiro campeão.Ele pode tomar a vida de uma pessoa angustiada e destruída e fazê-la forte e vitoriosa. Ele pode fazer de um inimigo perseguidor, um grande amigo e missionário a Seu serviço.

Muitas vezes perdemos as esperanças, nos desiludimos,deixamo-nos abater pelo desânimo, deixamos de perseverar porque achamos que não há solução para nossos problemas.Isso não é verdade! Há solução, sim! Há uma bênção à nossa espera! Ela está bem perto de nós. Nós a encontraremos logo que dobrarmos a esquina da fé. Encontraremos ali o Senhor que tudo pode. Ele pode nos abençoar, pode nos renovar, podenos transformar, pode satisfazer todas as nossas ansiedades,pode suprir-nos em tudo. Ele pode! Ele quer!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 12 de novembro de 2011

MORREU E NÃO SABIA

Há muito tempo o jornal “A Notícia” apresentou uma interessante matéria, tendo como tema principal o seguinte: “Mineiro morreu e não sabia”. O assunto, na verdade, era muito banal. Apenas dizia que houve uma mudança de nome de um defunto no necrotério da cidade. Alguém havia colocado o nome do mineiro vivo no defunto. O que mais importava é que o vivo comprovasse sua real situação de vivo.

Da mesma forma, para despertar o povo da cidade Sardes, a fim de que vivessem de tal forma que pudessem comprovar sua condição de “vivos entre os mortos”; assim o Senhor os desafiou: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1b).
O desafio é dirigido tanto à Igreja como ao seu pastor: “Ao anjo da igreja em Sardes...” Entretanto, a mensagem do Espírito Santo para aquela igreja é tão atual, que se aplica a todas as igrejas de nossos dias. E o assunto focalizado é tão pertinente que bem poderia ser comparado com uma manchete dos jornais de nossos dias. Porque muitos, apesar de religiosos, estão mortos e não sabem.

A Bíblia diz que a morte é consequência do pecado. O pecado destrói a paz, separa os amigos, tira a alegria, tira a segurança, a autoestima, o autorrespeito, o amor próprio, e leva à morte. O único remédio para o pecado é o arrependimento e a aceitação do sangue purificador de Cristo Jesus. Precisamos reconhecer a seriedade do pecado e suas consequências. Reconhecer os pecados em nosso viver diário. Precisamos ficar mais atentos para as correções e determinações do Senhor para as nossas vidas, nossos passos na Sua presença... Então poderemos confiar ao Senhor as nossas culpas. Na Bíblia temos vários exemplos de homens que se embruteceram, isto é, não se convenceram de que a única saída para a culpa é para cima.
Há uma danosa tendência de se tentar resolver a situação se envolvendo em outra aventura. Na tentativa de se calar a própria consciência, vai se delineando um caráter “escorregadio”, uma atitude defensiva e autocomplacente. Uma busca de acordo com o mal. Não há, entretanto, como se livrar do acerto final. Precisamos reconhecer que necessitamos de uma constante libertação, avivamento contínuo em nosso viver. Não apenas uma libertação das culpas dos pecados já cometidos, que nos machucam, nos entristecem e nos incomodam, tirando nossa alegria e a paz de espírito. Sem dúvida, precisamos nos ver livres desse incômodo que a culpa do pecado provoca em nós. Mas não apenas isso, precisamos, também, sermos renovados diariamente para que a força do pecado que há em nós, isto é, o poder do pecado, ou a lei do pecado e da morte, como escreveu o apóstolo Paulo em Romanos, 8.2, seja vencida. Libertação do pecado que há em nós, essa tendência maligna da inclinação da carne. O pecado precisa ser confessado a Deus e deixado definitivamente. É mais fácil atribuir aos outros, ou às circunstâncias, do que assumir a responsabilidade.

O homem é controlado por um desejo insaciável de pecar. Porém a Bíblia diz: “Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus” (1Co 6.9-11 – NTLH).

“É por isso que muitos de vocês estão doentes e fracos, e alguns já morreram. Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor. Mas somos julgados e castigados pelo Senhor, para não sermos condenados junto com o mundo” (1Co 11.30-32).

Vanderlei Faria

MENTIRA SEIS: POSSO PECAR SEM SOFRER CONSEQUÊNCIAS

"Se eu pecar, nada de mal vai realmente me acontecer." Não pensamos assim, às vezes, especialmente se o pecado é "pequeno"?

É espantoso observar os multiformes enganos do diabo neste assunto. Por um lado, ele convence as pessoas de que não existe um verdadeiro inferno e que, portanto, não faz mal pecar. Por outro lado, para aqueles que acreditam no inferno, ele os convence de que não há perigo, no caso deles, de irem para lá! Mas sempre há consequências para o pecado, porque Deus é um Deus de justiça que odeia o pecado.

Em Êxodo 34.7, Deus testificou que de nenhuma maneira livrará o culpado. Se não precisasse existir qualquer consequência do pecado, Jesus nunca teria morrido numa cruz pelos pecadores. Ele mesmo o declarou, quando clamou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice" (Mt 26.39). E, realmente, não era possível, porque a fim de que Deus fosse justo e justificador dos ímpios, foi preciso punir os seus pecados na pessoa de Jesus.[1] Jesus não é a única testemunha das consequências do pecado; também o são todas as multidões que estão no inferno, sofrendo a vingança do fogo eterno.[2]

"Mas se eu sou redimido por Cristo", alguém poderia perguntar, "como é que posso ser punido pelos meus pecados?" Se cremos em Jesus, não somos propriamente punidos pelos nossos pecados; pelo contrário, nosso Pai nos disciplina misericordiosamente a fim de que sejamos participantes da sua santidade.[3] Deus ama demais a santidade para permitir que os seus próprios filhos venham a chafurdar no pecado. Portanto, disciplina pelo pecado é a marca registrada do amor de Deus pelos seus filhos, e deve ser esperada sempre que pecarmos.[4]

Na verdade, se não somos disciplinados, não somos filhos de Deus. Fazemos bem em lembrar que o mero fato de tais castigos não serem eternos não significa que as consequências do pecado sejam indolores para os crentes.

Às vezes, até um redimido tem de viver com as consequências de um pecado seu pelo resto da sua vida (observe o que o Rei Davi teve de suportar por causa do seu pecado com Bate-Seba). Isso já é razão suficiente para não pecarmos. O nosso Pai não somente tem uma equipe para afastar os nossos inimigos, mas também uma vara para corrigir os nossos erros. Sejamos gratos a Ele por isso, porque é para o nosso bem.

[1] Rm 3.25-26
[2] ver Mt 10..28; 25.46; 2 Ts 1.8-9; Jd 6-7
[3] Hb12.5-11
[4] Sl 119.67,71; Tg 5.14-15

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MENTIRA CINCO: VOCÊ NÃO PRECISA TRATAR COM O PECADO IMEDIATAMENTE

Procrastinação é um pecado do qual todos nós somos culpados e a respeito do qual temos costume de brincar. Mas a demora nas coisas espirituais pode ser fatal.

A Bíblia nos diz que "agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (2 Co 6.2). E o escritor de Hebreus, citando o Salmo 95, exorta-nos a ouvir hoje a voz de Deus.[1]

Por que isso se torna tão necessário? Primeiro, quanto mais o pecado permanece em nós sem que haja arrependimento, mais difícil será nossa mudança, devido à força do hábito.

Quanto mais acalentamos um desejo pecaminoso ou uma atitude errada, mais o pecado ficará entranhado na nossa natureza. Será menos e menos notado. Terá um lugar mais permanente nas nossas afeições.

A nossa resistência a ele irá se tornando cada vez mais fraca. Segundo, é necessário porque a consequência maligna do pecado começa a fazer efeito no momento em que consegue entrada na alma. Foi somente um leve toque na arca que matou Uzá, e é somente uma simples brincadeira com o pecado que pode matar a alegria espiritual e os frutos nas nossas vidas.

[1] Hb 3.7,13,15

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MENTIRA QUATRO: É IMPOSSÍVEL ATINGIR OS PADRÕES DE DEUS

É uma tendência humana culpar as circunstâncias ou as outras pessoas pelos nossos escorregões no pecado. Preferimos pensar que, diante das circunstâncias, seria impossível deixar de pecar.

Queremos pensar dessa maneira porque alivia as nossas consciências e nos isenta de responsabilidade quando pecamos. Afinal de contas, como Deus pode nos responsabilizar por aquilo que é impossível? Há um sentido em que a santidade de Deus, de fato, representa um padrão impossível para a humanidade pecadora. Quando os discípulos ouviram Jesus explicar o custo do discipulado para o jovem rico, perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?" (Lc 18.26).

Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus" (Lc 18.27). Portanto, é um erro fundamental desculpar-se do comportamento pecaminoso, já que Deus prometeu graça para obedecer a quem o busca pela fé. Não existe pecado que não possamos vencer nem tentação que não possamos resistir pela graça.[1]

Deus quebra o poder do pecado na nossa conversão. Este é o ponto focal de Paulo no sexto capítulo de Romanos: estamos mortos para o pecado; portanto não precisamos viver nele (vv.1-2). A graça de Jesus remove a carga pesada da obrigação de guardar os mandamentos de Deus.[2]

[1] 1 Co 10.13; 2 Co 12.9; Fp 4.13
[2] 1 Jo 5.3

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MENTIRA TRÊS: VOCÊ PODE LIDAR COM O PECADO SEM RECORRER A CRISTO

O perigo desta mentira é que ela leva à frustração e ao desespero. Infelizmente, muitas pessoas que aceitam esta mentira descobrem que não podem competir em condições de igualdade com a depravação que existe dentro delas e, por isso, desesperançadas, desistem de lutar contra o pecado. Quando o evangelho é apresentado no Novo Testamento, o foco é sempre na obra de Cristo e na paz com Deus que encontramos nEle.[1]

A Bíblia exorta as pessoas a primeiro abraçarem a Cristo e, só depois disso, a buscarem a santidade. O evangelho não é um simples apelo a um viver moral e, sim, a uma transformação sobrenatural. Ninguém é capaz de vencer o pecado separado de Cristo e do Espírito Santo.[2] Deus não é honrado quando tentamos remediar a nossa situação pecaminosa sem a sua graça, por isso é inimaginável supor que Deus irá abençoar um sistema de justiça produzido pelo próprio homem.
[1] 2 Co 5.17-21
[2] Rm 8.13

terça-feira, 8 de novembro de 2011

MENTIRA DOIS: O PECADO É FACILMENTE DERROTADO

Uma das coisas em que o diabo quer que acreditemos, a fim de que a nossa vigilância diminua, é que o pecado não é um inimigo perigoso. Mas a Bíblia nos ensina que o pecado é tão poderoso que, a menos que o poder sobrenatural de Deus intervenha, nós nos tornamos seus escravos e permanecemos sob a escravidão das suas ordens.[1]

Embora nascidos de novo, a depravação é uma força poderosa dentro de nós, como testemunha o apóstolo a respeito da sua própria experiência.[2] O que complica o assunto é que o pecado é enganoso;[3] nem sempre aparenta ser mau. O escritor de Hebreus faz referência ao pecado "que tenazmente nos assedia". Por essa razão, a Bíblia nos ordena a tomarmos muito cuidado com o pecado e a lutarmos com força contra ele. Paulo disse que esmurrava o seu corpo e o mantinha sob controle a fim de não ser reprovado.[4]

Em outro lugar, comparou a vida cristã a uma batalha.[5] Para derrotar o pecado, precisamos estar armados para a guerra.[6] John Owen deu o seguinte conselho sábio: "Mate o pecado ou o pecado matará você... Não existe um dia sequer em que o pecado não derrote se não for derrotado, e não prevaleça se não for subjugado; e assim será enquanto vivermos neste mundo."

[1] Jo 8.34
[2] Rm 7.14-25
[3] Hb 3.13
[4] 1 Co 9.24-27
[5] 2 Tm 2.3
[6] Ef 6.10-20

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DEZ GRANDES MENTIRAS A RESPEITO DO PECADO

Pretendo apresentar cada dia uma dessas mentiras, referidas por Jeremiah Bass. Portanto, eis a primeira:


Mentira Um: O Pecado Traz Realização

Não existe um pecado que não seja influenciado por essa racionalização. Pensamos que o pecado nos torna mais felizes. Mas, na realidade, o pecado é a causa principal de toda a miséria e infelicidade, tanto nesta vida como na vida por vir. Morte, doença, desavenças, guerra, fome, vício (de qualquer espécie), famílias desmanteladas, ódio, dor, sofrimento e uma miríade de outros males, tudo isso encontra a sua origem no pecado. Não havia nenhuma dessas coisas antes que o pecado tivesse entrado no mundo, e quando os céus e a terra forem recriados em justiça, também lá não estarão.[1]

O pecado contradiz diretamente o propósito para o qual nós fomos criados, e jamais seremos felizes num tal estado. Bem no âmago da nossa humanidade, Deus nos fez com o desejo de buscá-Lo,[2] de aprender os seus mandamentos[3] e de servi-lo com alegria.[4] A Escritura mostra com muita clareza que a alegria e a satisfação vêm somente do Senhor.[5] Nunca seremos verdadeiramente felizes até que realizemos o propósito de Deus para as nossas vidas. Isso deveria ser evidente, já que Deus é a fonte de todas as bênçãos, tanto naturais quanto espirituais. Como o doador é maior do que o dom, é razoável supor que a nossa alegria em Deus deveria ser maior do que a nossa alegria pelos dons. É uma afronta a Deus encontrar maior satisfação nos seus dons do que nele próprio. Fazendo isso, estamos trocando o Criador pela criatura. É muito importante lembrarmos que o pecado pode oferecer somente prazer temporário.[6] A satisfação do pecado não só não dura, como também sempre acaba em miséria maior ainda.[7] Portanto, a questão verdadeira é: queremos prazer temporário ou alegria duradoura?"

[1] Ap 21.2-4
[2] At 17.24-28
[3] Sl 119.73
[4] Sl 100.1-3
[5] Sl 16.11
[6] Hb11.25
[7] 1 Jo 2.17

domingo, 6 de novembro de 2011

O MAIOR MILAGRE DO MUNDO

Og Mandino escreveu um excelente livro com este título, O Maior Milagre do Mundo. De uma maneira cativante e agradável o autor procura estimular as pessoas a reconhecerem seu grande potencial e valor pessoal. E, com isso, valorizar a vida, viver com mais alegria e otimismo. O escritor trabalha o assunto com tanta maestria e elegância que leva o leitor a concluir que, realmente, ele é o maior milagre do mundo. Não há dúvida de que somos um milagre operado pelas potentes mãos divinas. Somente um Deus Todo Poderoso e soberano poderia criar algo tão complexo e especial como o ser humano. Só os loucos e os pseudocientistas ousam atribuir a criação humana ao acaso.

Porém, apesar de sermos um milagre nas mãos de Deus, não somos o maior milagre do mundo, mas sim a graça de Cristo Jesus sendo revelada aos pecadores. Esta é, sem dúvida alguma, O Maior Milagre do Mundo, a manifestação da graça divina no coração humano. Ou seja, Deus revelando-Se e proporcionando ao pecador uma transformação a partir do seu interior.
Antes que o homem aprendesse a reciclar o lixo, Deus proporcionou a reciclagem do homem! Em Cristo não há barreira humana; seja de raça, cultura, ou de sexo. Não há maldição hereditária, encosto, demônio, ou qualquer outra criatura, que possa nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus... Ele, o Santo de Deus, puro e perfeito em Sua essência, fez-se pecado por nós, para fazermos parte da grande família dos remidos do Senhor.

Jesus veio quebrar os tabus e preconceitos, repudiando toda forma de discriminação. Jamais se esquivou dos doentes, das meretrizes, dos pecadores discriminados pela sociedade hipócrita e farisaica. Ao contrário, Ele entrava em suas casas, se achegava até eles, comia com eles. Havia compaixão genuína em seu coração para com os seres humanos, independente de suas posições sociais e religiosas. Havia em Seu coração um propósito maior em tocar-lhes: Ele desejava restaurar-lhes em todos os sentidos, física, mental, moral, emocional e espiritualmente. E o Senhor continua alcançando vidas destroçadas pelo pecado e sobrecarregadas pelas mazelas da vida. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ele é o único que pode realmente conduzir-nos ao céu. Esse é de fato o grande milagre que todos precisamos, a graça de Deus.

"A graça fala de bênçãos proporcionadas a quem nada merece, aos desqualificados. A graça é magnificada quando compreendemos que o homem não é apenas "sem merecimento", mas "merecedor de castigo". Nosso pecado é de tal maneira grave que, antes da nossa conversão, com justiça somos declarados como objetos da ira de Deus (Jo 3.16; Rm 1.18; Ef 2.3)... A graça aparece em oposição a obras ou méritos (Rm 3.24). A graça nada tem a ver com aquilo que o pecador é capaz de fazer..."[1] Foi o que escreveu John Newton no hino intitulado “Maravilhosa Graça”[2]:

“Maravilhosa graça!... Graça de Deus sem par! Como poder contá-la? Como hei de começar?... Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim. É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente a mim. É maior que a minha iniquidade, é revelação do amor do Pai...”[3]
É suficiente a mim e a ti também! Graça, portanto, é a suficiência do amor de Deus revelado em Cristo Jesus nosso Senhor para conosco; é a maior demonstração de bondade e amor da parte de Deus ao pecador. Só a graça de Cristo pode nos alcançar em nosso triste estado de pecado. Ainda que nem sempre entendamos a maneira de Deus agir, foi esse incrível e obstinado amor de Deus que permitiu ao Senhor Jesus nascer numa manjedoura, tendo sua origem humana de uma linhagem humilde, e até problemática. Deixando claro para cada um de nós, os que O recebemos como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, que Ele cuida de nós e nos tem em Suas potentes mãos.[4] Esta surpreendente graça de Deus, revelada em Cristo Jesus, é o maior milagre jamais conhecido do mundo e ao mundo. Todos os demais milagres são decorrência deste. Que Deus, portanto, nos capacite a conhecer e experimentar esta infinita graça, através de Jesus Cristo, O MAIOR MILAGRE DO MUNDO. Amém.


Segue o link do video da breve biografia de Lloyd-Jones
http://www.youtube.com/user/eapanuclear#p/a/u/0/97lF0-3LoIs


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Se você deseja ler uma mensagem diária, visite este blog todos os dias:
www.mananciaisdevida.blogspot.com


[1] Selph, Robert B. – Os Batistas e a Doutrina da Eleição – p.86. Ed. Fiel
[2] R. Shedd
[3] Hino Nº 193 – HCC
[4] Ml 3.16-18; Rm 5.1

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O PERIGO DO “ORGULHO SANTO”

Ao longo dos séculos a soberba humana tem sido camuflada, com muitos apelidos ou com nomes mais sugestivos, menos escandalosos, mais atraentes e até convincentes... Hoje em dia é muito comum ouvir-se a expressão “orgulho santo”, como se de fato Deus estivesse aprovando e Se alegrando com um tipo de comportamento e atitudes soberbas da parte daqueles que são agraciados com Suas extraordinárias bênçãos espirituais. Na verdade, todo orgulho é diabólico e deplorável aos olhos de Deus. Basta uma leitura superficial na Palavra de Deus para percebermos o quanto este tipo de pecado ofende e desagrada ao Senhor. E o chamado “orgulho santo” é o mais deplorável exatamente porque o homem procura se engrandecer “espiritualmente” em nome de Deus, como se Deus estivesse dando-lhe aprovação e consentimento para manipular as Suas bênçãos. Por isso Jack Deere diz que o pior tipo de orgulho, ou de soberba, é o religioso.

Quão frequentemente verificamos religiosos contando as bênçãos como quem conta vantagem, com exaltação pessoal, da mesma forma que os ímpios contam suas vantagens materiais, pessoais... No caso do crente há uma capa de santidade com nome de orgulho santo. Na verdade é uma expressão para se tentar camuflar e se justificar a soberba ou orgulho do inferno com capa de santidade, zelo, trabalho e sacrifício cristão.

Normalmente o que se pretende dizer é mais ou menos o seguinte: Vocês podem até não me valorizarem pelo que sou ou tenho feito, mas o fato é que estou fazendo muito mais do que muitos famosos e valorizados homens de Deus de nosso tempo... Qualquer coisa semelhante que, “humildemente”, se diga o quanto somos importantes e relevantes para o reino de Deus na terra. Tão importantes que sem a nossa atuação jamais algumas coisas seriam conseguidas ou jamais se conquistaria tantas vitórias onde estamos trabalhando...

Nessas circunstâncias, quase sempre, Deus interfere em nossa trajetória levando-nos a “beijar a lona”, com a boca no pó, nos humilha e nos leva ao quebrantamento por meio de fracassos e problemas pessoais, até que nos lembremos que somos pó, que somos menos de que nada diante dEle,[1] e, se temos ou somos alguma coisa que se possa dizer que valha a pena é exclusivamente pela graça de Deus. Quando nos damos conta de nossa real situação diante de Deus, então, fazemos como Jonas no ventre do peixe, desesperado, orando ao Senhor: “Quando dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo” (Jn 2.7).

Normalmente, enquanto não chegamos a uma situação deplorável e difícil, como Jonas, não nos humilhamos diante do Senhor. Foi o que aconteceu com meu amigo bancário, só depois de se ver abandonado pela esposa a quem amava ardentemente é que se deu conta de seu estado deplorável de pecado e rebelião contra Deus. Alguns, pela graça de Deus, reconhecem ainda cedo na vida que são o que são pela graça de Deus. Outros, infelizmente, levam a vida toda de nariz empinado, até que o Senhor os quebrante quando já não há mais tempo de recuperação, “sem que haja cura”, como nos diz o Senhor: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29.1).

VALE A PENA LER E OUVIR SOBRE A VIDA DE UM SANTO HOMEM DE DEUS, CHAMADO Martyn Lloyd-Jones:

“Para muitos, citações e referências repetidas, feitas à pessoa e obra do Dr. Martyn Lloyd-Jones são excessivas, e num mundo de diversidade de pensamento como o nosso, insistir em apenas um ponto de vista quase "ad nauseam", pode parecer antiquado e pouco inteligente. Contudo, somente quem tem o costume frequente de ler os escritos do expositor da Capela de Westminster, sabe o quanto suas obras são valiosas e têm feito diferença no âmbito da teologia reformada! Facilmente identificamos as mentes de pregadores que foram, de alguma forma, influenciadas pelas exposições do "Doutor". Não por coincidência, os pregadores nacionais e internacionais mais proeminentes da atualidade, são leitores assíduos e exibem em suas prédicas, traços evangélicos tipicamente herdados do púlpito congregacional ocupado pelo "Doutor" durante 30 anos! Alguns "highligts" ou pontos culminantes desta história podem ser destacados, como segue:
1) Lloyd-Jones chama sempre a atenção para o fato do nascimento humilde de servos que foram muito úteis ao serviço cristão. Aurélio Agostinho, bispo de Hipona, nasceu na insignificante Tagaste, no norte da África. Spurgeon, de igual modo, na pouco expressiva Kelvedon (Inglaterra). Whitefield, numa singela pensão da cidade de Gloucester (Inglaterra). Os famosos metodistas calvinistas de Gales; Howell Harris (pequeno povoado de Trevecca) e Daniel Rowland (Pant-y-beudy ou Nantcwnlle), também não nasceram em cidades de destaque. Com Lloyd-Jones, não foi diferente; nasceu na interiorana Cardiff, em Gales. Aliás, como sempre frisa Lloyd-Jones, o próprio Senhor Jesus, nasceu na pequena Belém e pior, cresceu e veio da repudiada Nazaré (vide reação de Natanael).
2) A exemplo do "príncipe" Spurgeon, não passou por formação teológica formal. Os dois, contudo, sempre foram fortemente contrários ao obscurantismo. Tanto que Spurgeon fundou sua Escola de Pastores e Lloyd-Jones (apesar de ter declinado do convite para dirigir o seminário presbiteriano de Bala, em Gales do Norte, e assumido o púlpito em Westminster) "devorava" os compêndios teológicos de sua época e se entorpecia com os escritos dos puritanos. Às vezes, penso que estes dois tinham tanta vocação nata para a exposição da Palavra, que talvez tivessem medo de se tornar técnicos.
O fato é que Deus, para ratificar a passagem de 1 Corintios – "Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são" – usou e usa pescadores, camponeses, médicos, advogados, etc. Logicamente usa também teólogos/filósofos por excelência, vide Paulo e Tomás de Aquino.
3) Embora muitos associem o nome do "Doutor" à famosa Capela de Westminster, nas proximidades do Palácio de Buckingham, em Londres, é preciso lembrar que ao abandonar a Medicina, seu pastorado se iniciou numa cidade interiorana e pobre, Abevaron, em Gales; constituída, em sua maioria, de carvoeiros incultos e gente de marcada simplicidade.
4) Por fim, chamaria a atenção para algo notável na história do ministério de Lloyd-Jones: Procurava sempre evangelizar os miseráveis e desvalidos da cidade!
É preciso concordar com a posição do bispo anglicano J. C. Ryle, no seu excelente "Uma palavra aos moços" (Editora Fiel). Neste livro Ryle diz: "A experiência me diz que os corações das pessoas dificilmente mudam, se não mudarem enquanto elas são jovens. Na verdade, poucos homens são convertidos em sua velhice. Os hábitos têm raizes profundas. O pecado, uma vez que você permita que se aninhe em seu coração, não o deixará, mediante um pedido seu. Na nascente do Rio Tâmisa, uma criança pode brincar de rolar na água, mas, nas proximidades do encontro do rio com o mar, pode navegar o maior navio que existe. Assim acontece com os hábitos: quanto mais antigos, mais fortes eles ficam; quanto mais tempo prenderem a alma, mais difícil de serem eliminados".
Apesar de legítima a posição deste último, a visão do Dr. Lloyd-Jones sobre o assunto não foi levada tão a sério! A congregação em Abevaron passou a contar com muitos idosos, alcolátras, gente simples e até verdadeiras escórias daquela sociedade, tão logo se iniciou seu ministério por lá. Logo logo, deverá ser lançada em português pela Editora PES, uma narrativa envolvente escrita pela esposa do "Doutor˜, a também médica Bethan Lloyd-Jones. Neste livro, de nome "Memories of Sandsfields" (Lembranças de Sandsfields), traduzido pela filha do nosso querido Rev Folton Nogueira (Gláucia Nogueira), há relatos preciosos, cativantes e muito singelos dos primeiros dias do Dr. Martyn Lloyd-Jones à frente da Igreja Metodista Calvinista ou Presbiteriana de Abevaron!”
Em Cristo, Einstein Arruda

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br



[1] Isaías 41.24,29

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DEUS SE ENVOLVE CONOSCO

_ "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que regra a terra... Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos" (Os 6.3, 6).

Assim diz-nos o Senhor através do profeta Oséias: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento... pois o povo que não tem entendimento corre para sua perdição" (Os 4.4, 14b).

Há momentos difíceis na vida quando nos sentimos isolados, ilhados, derrotados, cercados, como que num turbilhão de aflições. Quando todas as portas parecem se fechar à nossa frente. Nada dá certo. Sentimo-nos como que batendo em ponta de faca. Quando lágrimas teimosas continuam a jorrar de nossos olhos... Somos, então, desafiados a desenvolver a nossa fé. É quando mais precisamos nos lembrar que somos filhos do Pai celeste, e, como tais, não seremos abandonados, jamais. Ainda quando as sombras da morte nos atingem, Deus continua sendo o nosso Pai amado! Ele é fiel!

Logo que iniciei no ministério pastoral, tomei conhecimento de uma situação escabrosa na família de uma das minhas ovelhas. Disse-me a irmã que havia se separado do marido porque ele cometera incesto com a filha mais velha. A jovem ficou arrasada e muito confusa, mas não deu parte à polícia, nem quis abortar a criança. E dessa relação, veio a conceber uma linda filha. Anos depois, ao voltar àquela cidade fiquei conhecendo a menina. Realmente, uma doce e encantadora pessoa. O tempo passou, a moça converteu-se a Cristo, tornou-se ativa nas atividades de sua igreja, vindo posteriormente a estudar teologia. Hoje é missionária, realizando um profícuo ministério. Esse é o nosso Deus, que transforma os nossos desertos!

Recentemente, ouvi a respeito de outra estória fantástica do amor misericordioso de Deus. Uma missionária foi estuprada na África. Quando se comunicou com a junta missionária que a sustentava, foi aconselhada a fazer o aborto, conforme as leis brasileiras permitem. Ela, porém, não quis tirar a criança, vindo a ganhar um robusto menino. Criou-o com amor e carinho, próprios de uma mãe cristã. Hoje, o rapaz está com dezoito anos e, segundo a própria mãe, é uma bênção no cuidado e auxílio daquela missionária em seu ministério. Deus é fiel!
Portanto, amado irmão, prezado leitor, saia da acomodação, por mais forte que seja a sua luta, não desista!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

RIQUEZA E ALEGRIA

"Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios" (Salmos 37:16).

Perguntaram, uma vez, ao multimilionário John Rockefeller,que importância em dinheiro seria capaz de fazer uma pessoa feliz. Sua resposta foi: "SÓ UM POUCO MAIS". Perguntaram a Sócrates: "Quem é o homem mais rico?" Sua resposta foi:"Aquele que se contenta com o pouco".

Eu perguntaria: "Quem é o homem mais rico e mais feliz?" E eu mesmo responderia: "Aquele que tem todas as necessidades supridas; aquele que tem o nome escrito no Livro da Vida;aquele que teve os pecados perdoados; aquele que estava perdido e foi achado; aquele que estava morto espiritualmente e agora vive... para sempre -- aquele que tem Jesus Cristo no coração".

Não há riqueza maior do que poder confiar na Palavra que nos assegura: "Pedi e dar-se-vos-á". Não há alegria maior do que estar na presença do Senhor. Não há riqueza maior do que ser filho do Deus que é dono de todo ouro e prata desse mundo.Não há alegria maior do que saber que temos uma morada preparada no Céu de glória.

Há muitas pessoas que não são felizes porque não possuem grandes riquezas. Passam a vida correndo atrás de coisas materiais, invejam aos que já as têm e passam os dias e mangústia por serem pobres. Sim, são pobres por não terem a alegria do Senhor para enriquecê-los.Há muitas pessoas que são ricas porque têm a felicidade de ter o Amigo Jesus no coração. Sentem-se felizes tendo muito ou pouco. Sua alegria não depende de patrimônio. São ricos porque são alegres e é essa alegria verdadeira que constitue seu maior tesouro.

A riqueza nem sempre traz alegria. A alegria, contudo, é uma riqueza que nenhuma crise pode destruir. Seja alegre...confie em Jesus... assim você será rico, tendo muito ou pouco dinheiro. Jesus é a verdadeira alegria. É a grande riqueza na vida detodos nós.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado