segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DESPERTAMENTO MORAL

_ “Irei aos grandes e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o direito do seu Deus; mas estes, de comum acordo, quebraram o jugo e romperam as algemas” (Jr 5:5).

Jeremias apela no sentido de que houvesse um despertamento moral, vergonha, integridade moral, ética. O povo, porém, queria apenas fugir da ira divina, sem arrependimento, sem uma volta para o Senhor, como nos dias de João Batista: Jr 7-12.

Fica claro uma coisa: Não há integridade moral sem espiritualidade concentrada na pessoa do Senhor da Glória. Como hoje, a maioria da liderança estava preocupada com o nome, a quantidade, e não com a qualidade de vida do povo. Assim, muitos viviam enganados, confiando numa paz ilusória. Quando, porém, o povo se afasta do Deus vivo e verdadeiro as conseqüências morais e espirituais são inevitáveis.

A Bíblia recomenda fugir DO pecado e não NO ou COM o pecado. Adão fugiu NO pecado, e se deu mal. Caim também fugiu EM pecado e a Bíblia diz que ele tornou-se errante e fugitivo pelo mundo afora. Judas também fugiu numa noite escura... Fugiu da presença de Jesus, mas não fugiu DO pecado e de si mesmo. Não adianta fugir NO pecado, porque NÃO SE CONSEGUE FUGIR DE SI MESMO, nem se consegue ter paz consigo mesmo, sem Deus: “Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus” (Is 57.21).

Fugir da aparência do mal (Ef 5:1-4). Aparência do mal pode começar com a liberdade que vamos adquirindo no relacionamento cristão normal. Aquilo que é puro e saudável na koinonia cristã vai se corrompendo com piadas, gracejos indecorosos, gestos ou contatos mais íntimos e maliciosos... Assim, de uma forma aparentemente piedosa, vão se aprofundando os relacionamentos. Quando menos se espera, afloram as paixões contidas, os desejos despertados... Por isso a Bíblia adverte: “Retira o teu pé do mal” (Pv 4.27 b).

Se você ainda é um bem-aventurado que não experimentou o pecado na sua forma mais intensa como de um contato extraconjugal, ou coisa dessa ordem, procure tirar lições das amargas experiências dos que já passaram tais aflições. Ainda que no momento se tenha a ilusão do prazer imediato, ou do gozo fora do comum, o preço é tão alto que não vale a pena arriscar a bênção de uma consciência tranqüila... Além do mais, o que você poderia “aproveitar” quando comparado com o custo e o saldo negativo em sua conta emocional? Só os tolos acham que vale a pena arriscar.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUANDO A ÚLTIMA TROMBETA TOCAR...

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partidados arraiais. E, quando as tocarem, então toda a congregaçãose reunirá a ti à porta da tenda da congregação. Mas, quando tocar uma só, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel. Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente. Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o SENHOR vosso Deus" (Números 10:1-6, 10).

No Velho Testamento, sob o comando de Deus, trombetas foram usadas para chamar os príncipes e toda a congregação,anunciar viagens, comunicar planos. Eram usadas, também, em dias de alegria.Grande alegria haverá, para a Igreja de Cristo, quando a última trombeta tocar. Nada poderá trazer mais júbilo ao coração do que ouvi-la. Os mortos no Senhor ressuscitarão e os vivos serão transformados. As trombetas do Senhor chamarão todos os cristãos, mortos e vivos, e todos juntos receberão um corpo glorioso de ressurreição.Será maravilhoso ouvirmos o Salvador nos chamar pelo nome, e ao nos apresentarmos, ouvi-Lo ainda dizer: "Vinde bendito de meu Pai". Estaremos diante dele; poderemos abraçá-lo,entraremos no Céu de glória para ali viver... para sempre. Será um dia de grande regozijo para mim e, espero, será de grande felicidade também para você.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SOZINHA, MAS BEM ACOMPANHADA

Gn 16.7-15

É interessante que o texto anterior a este fala, exatamente, do encontro de Deus com Abraão e da aliança estabelecida por Deus com ele sobre a sua descendência. Deus lhe falara, deu-lhe uma visão completa até mesmo quanto aos sofrimentos pelos quais haveria de passar a sua posteridade, durante quatrocentos anos. Enfim, justamente quando Deus lhe falara, de forma clara e objetiva, sobre tudo quanto haveria de suceder-lhe...

Logo depois, foi Abraão convencido por Sara de que a única forma para eles alcançarem seus objetivos (que eram o mesmos de Deus – como ele fora informado) seria fazendo uso de um atalho humano, um jeito mais fácil e mais rápido de se obter os resultados pretendidos; mesmo que estes já estivessem determinados previamente por Deus. Aqui temos um exemplo do fracasso dos métodos humanos quando eles não se coadunam com os princípios bíblicos.
A mesma pessoa que até então fora importante (na ótica de Sara) para se alcançar a solução de um problema “insolúvel”, de repente passava a ser descartada por se constituir em uma ameaça à paz e à harmonia familiar.

Agar, sem mesmo querer, constituíra-se numa personificação constante do desprezo, afronta e humilhação para Sara. É sempre assim, a felicidade alheia provoca ressentimento e amargura para alguns. Assim, a alegria de Agar proporcionava um sentimento de inveja, amargura e humilhação em Sara; ainda que a outra não lhe dissesse nada. Apenas a sua presença feliz já era o suficiente para provocar todo o tipo de constrangimento e contrariedade na outra.

Além disso, provavelmente, Sara estava remoendo um sentimento de arrependimento tardio. Talvez já começasse a pensar na tremenda mancada que dera com aquela fatídica sugestão. Ela mesma havia sugerido e aprovado a ruptura dos laços conjugais, entregando seu marido “de bandeja” para outra mulher; exposto sua intimidade conjugal. Ela que planejara apenas ter uma barriga de aluguel, constituíra e alojara dentro de sua própria casa uma concorrente fértil, jovial, e, quem sabe, mais atraente para seu marido.

Qual a lição que poderíamos tirar desse episódio? Quantas vezes ouvimos história de jovens casais que agem imprudentemente expondo-se às tentações uns aos outros, por motivos os mais variados e banais!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QUAL É A SUA RESPOSTA?

A Bíblia nos apresenta um remédio infalível para o desânimo e abatimento: trabalho. “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança. Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que pesa os corações não o percebe? E aquele que guarda a tua vida não o sabe? E não retribuirá a cada um conforme a sua obra?... Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras” (Pv 24.10-12; Rm 2.5-6).

O apóstolo Paulo, mesmo sabendo, reconhecendo todas as dificuldades que haveria de enfrentar, apresenta-se voluntarioso diante de Deus: “De modo que, quanto a mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma” (Rm 1.15).

Qual é a sua resposta? Talvez você esteja pensando: “Mas os outros não estão fazendo nada...” Essa foi a mesma reclamação de Pedro, quando Jesus o convocou para uma missão especial. Ele disse, referindo-se a João: “Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu” (Jo 21.21-22).
Em Cristo temos a nossa suficiência. Nele temos o que nos é suficiente para sermos bênçãos onde quer que vivamos.

_ “Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão” (Mc 6:45).

Quanto mais perto de Cristo estivermos mais paixão pelas almas haverá em nós. Se essa paixão não mais arde em nosso coração, então, precisamos nos voltar mais para os pés de Cristo. Assim, pois, a mensagem do evangelho é espiritual, antes que emocional, ainda que as emoções sejam envolvidas. Quando ousamos obedecer, então o milagre acontece: “Partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem...” (Mc 6.41).

Quando o crente ousa crer, obedecer e oferecer ao Senhor o seu pouco, Ele faz-nos prosperar e alimentar aos famintos ao redor. E agora, a fim de evitar a corrupção e o favorecimento de poucos em detrimento de muitos, Jesus valoriza a liderança efetiva, correta e eficiente. Então, “Todos comeram e se fartaram” (Mc 6.42). “Quanto eles queriam...” (Jo 6.11).

Quando o povo de Deus exerce fidelidade com as coisas de Deus e honestidade para com as pessoas... Quando exercemos disciplina e obediência ao Senhor no que diz respeito à mordomia dos bens materiais, o Senhor abre as janelas do céu... Então há fartura e bênçãos em abundância! A questão não é o que temos ou somos; mas, com quem temos e somos! E o que é maravilhoso em tudo isso é que Deus mesmo quer fazer de cada um de nós um “milagre ambulante!”

João Batista levou André a Jesus. André levou Pedro, que levou uma multidão a Jesus (At 2.14-41; 3.1; 4.4; 4.14-15; 5.14, etc.). Agora André leva um rapaz da multidão a Jesus, o qual abençoou a uma grande multidão com seu pequeno gesto de amor e desprendimento... E quantos daquela multidão teriam dado seqüência ao trabalho iniciado por João Batista! Você já imaginou o quanto Deus pode fazer de você, quando você estiver inteiramente em Suas mãos?

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

O MILIONÁRIO

Se você acordou esta manhã com mais saúde do que doença... você é mais abençoado do que um milhão que não sobreviverá esta semana. Se você nunca passou pelo perigo de uma batalha, A solidão de uma prisão, a agonia de uma tortura, ou as aflições da fome, Você está a frente de quinhentos milhões de pessoas no mundo. Se você pode freqüentar uma igreja sem o medo de molestamento, prisão, tortura, ou morte como os cristãos do passado...

Você é mais abençoado do que três bilhões de pessoas no mundo. Se você tem comida na dispensa ou no refrigerador, roupas no corpo, um teto sobre a cabeça e um lugar para dormir, Você é mais rico do que setenta e cinco por cento desse mundo. Se você tem dinheiro no banco, na carteira, e trocados em algum lugar... E pode comprar aquilo que você intenta, Você esta entre os oito por cento no topo desse rico mundo. Se você mantém sua cabeça erguida com um sorriso no rosto e é realmente agradecido... Você é abençoado... Porque a maioria pode, mas não o faz. Se você segura a mão de alguém, O abraça ou mesmo o toca no ombro...

Você é abençoado porque está a oferecer o toque do amor de Deus. Se você pode ler esta mensagem, você recebeu o dobro de bênçãos daquele que pensou em você, e mais, você é mais abençoado do que dois bilhões no mundo que absolutamente não podem ler. Estas palavras são para lembrar, não só a mim, mas a todos que quando temos Jesus em nossos corações o quão abençoados nós somos, embora não reconheçamos.

Muitas vezes pensamos apenas são coincidência ou apenas fruto do nosso trabalho. Não se engane, nada em nossa vida acontece por acaso. Tenha um bom dia hoje e para ter também um bom dia sempre, aceite a Jesus Cristo como seu Salvador e como Senhor de sua vida para que possa contar com Sua Graça e paz e com suas bênçãos, a todo instante Se você tem sede, não da água que se bebe do poço, mas da água da vida, venha para a verdadeira fonte de água viva que é JESUS. "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida" (Apocalipse 21:6).

Paulo Sergio

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O QUE FAZER?

A crise é uma situação conflitiva, real e inevitável, na experiência humana. Desde o nascimento até à morte enfrentamos conflitos internos e externos à nossa pessoa. A vida em si mesma já se constitui numa verdadeira e prolongada crise para quase todos nós. Ao nascer nos deparamos com a primeira grande crise: a saída do aconchego do útero materno, a brusca mudança de ambiente; o desligamento do cordão umbilical.

Enfim, o trauma da mudança de comportamento que o meio extra uterino exige. Daí pra frente as crises vão se sucedendo, numa constante até à morte. São fases comuns a todos os seres humanos. Diferenciando apenas as reações e atitudes de quem as enfrenta.

Há, porém, uma crise intensa e particular que é marcante e inesquecível: a conversão a Cristo. Esta é mais profunda, porquanto implica em mudança de natureza; mudança de atitudes, de orientação e do destino além túmulo. Começa com o despertamento operado pelo Espírito Santo de forma intensa, convencendo-nos da necessidade de relacionarmo-nos com o Ser Supremo, por meio de Jesus Cristo, nosso único mediador. Envolve a ação positiva e penetrante do Espírito, aliada à disponibilidade humana como resposta.

O mundo em que vivemos hoje está em permanente crise. Em todos os continentes, do Norte ao Sul, de Leste a Oeste, pululam revoluções, guerras e transformações de proporções assustadoras. Algumas até mesmo com aspectos catastróficos. E isso em todas as áreas, sociais, políticas, científicas e religiosas. Até mesmo o povo de Deus, os salvos por Cristo Jesus, estão vivendo sobressaltados, aturdidos e confusos.

As mudanças são por demais bruscas, repentinas, profundas e radicais. Algumas gigantescas e assustadoras, inimagináveis em outros tempos. Alguns estão perplexos: O que fazer? Na verdade, não temos muito a fazer se não aproveitarmos diligentemente, de forma positiva, a situação crítica. Sem dúvida alguma, esse é o tempo de Deus para nós.

Ou seja, é o tempo de atentarmos com mais interesse para o chamado especial de Deus, a vocação para a salvação, ou eleição: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade” (Hb 2:1-4).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ACORDANDO DA DISTRAÇÃO

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" (Salmos 24:3, 4).

A professora da Escola Bíblica havia ensinado à sua classe sobre o pecado. Porém, a mente do pequeno Estevão estava distante. "Agora, Estevão", disse a professora, "diga-me,novamente, o que devemos fazer antes de nossos pecados poderem ser perdoados?" "O que devemos fazer antes de nossos pecados serem perdoados?" resmungou ele, retornando da distração, "Pecar!"

E é isso mesmo que todos nós fazemos o tempo todo: pecar. Em todo o tempo estamos desagradando a Deus. E, embora não fosse esse o problema do menino da classe bíblica, estamos distraídos em relação ao amor, estamos distraídos em relação à obediência a Deus, estamos distraídos em relação à humildade no viver diário, estamos distraídos em relação às almas perdidas, estamos distraídos em nossa caminhada em direção ao Céu de glória.

Talvez o nosso maior pecado seja a indiferença a tudo que Deus fez por nós e a tudo que devemos fazer para que o nome de Jesus seja glorificado.Precisamos, e muito, do perdão do Senhor. Não estamos prontos para servi-lo, não estamos preparados para anunciar as Boas Novas, não estamos dispostos a renunciar aos prazeres da carne, não nos esforçamos para ter uma vida brilhante junto ao altar do Salvador.

Tudo que precisaríamos fazer para necessitar do perdão de Deus já temos feito. Somos pecadores e dependentes damisericórdia divina. O que precisamos fazer agora é buscar a graça do Senhor para pecar menos e, assim, ter menos motivos para pedir perdão. Precisamos do poder divino para sermos mais santos, para termos as mãos mais puras, para termos ocoração mais limpo. Queremos subir ao monte do Senhor,queremos estar na presença de Deus, queremos sentir o Seu abraço, queremos adorá-lo e exaltar Seu santo nome.Se, portanto, estamos distraídos das coisas do nosso Senhor,já é hora de acordar.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 25 de outubro de 2011

JESUS VEIO BUSCAR E SALVAR PECADORES

Certa vez uma mãe aflita procurou Napoleão para interceder em favor de seu filho. Napoleão argumentou que ele deveria ser punido de acordo com a justiça.
_ “Majestade” – disse a mãe – “não é justiça que estou pedindo, é misericórdia!”
_ Mas ele não merece – respondeu Napoleão.
_ Eu sei – insistiu a mãe – se ele merecesse não seria misericórdia!

A graça não se limita a um simples mudança de condição, mas, também opera uma transformação no caráter, sem a qual a pessoa não poderia desfrutar das bênçãos celestiais... A graça produz a transformação moral na pessoa. O corpo permanece o mesmo, e a identidade mental não é destruída. A regeneração, ou novo nascimento, é a produção do amor no coração pelo Espírito Santo, pois “todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4.7).

Jesus veio buscar e salvar os pecadores que confiam nEle, arrependendo-se dos seus pecados:
_ “Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:20-23).

Não é pelo nosso valor ou merecimento que o Senhor nos alcança com Sua infinita graça. Somos todos inteiramente dependentes dEle, como filhos atraídos pelo amor do Pai. É esse amor que levou Jesus a sofrer a maldição da cruz, passando como criminoso e malfeitor, a fim de que você e eu sejamos salvos da condenação eterna. Bendito amor de Jesus! Foi esse amor sublime de Deus que entregou Seu Amado Filho, Jesus, à morte de cruz, para nos resgatar da condenação eterna: "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios... Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.6, 8).

Finalmente, este texto nos faz lembrar, ainda, do que nos diz a Palavra de Deus: "Nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça... Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (Jo 1.16; 1 Pe 4.10).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UMA CRUZ PESADA... OU NÃO?

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9:23).

Um homem reclamou, certa vez, para um anjo, que a cruz que carregava era muito pesada. O anjo o levou a um campo cheio de cruzes e lhe disse: "Certo, siga o seu coração. Quandovocê achar uma cruz que considere melhor, pode trocar pela sua". Depois de procurar por várias semanas, o homem não conseguiu encontrar nenhuma cruz mais leve que a sua.

Quanto mais entendemos os planos de Deus para nossas vidas,mais leve se torna a cruz que carregamos. Quanto mais sentimos prazer em fazer a vontade do Senhor, mais ignorado é o peso de nossa cruz. Quanto mais nos colocamos diante do altar de Deus, mais compreendemos que "todas as coisas cooperam para o nosso bem", inclusive o peso da cruz que suportamos.

A nossa caminhada neste mundo é um aprendizado, uma preparação para grandes desafios, um degrau a mais para alcançarmos a verdadeira felicidade em Cristo Jesus. Cada um, de maneira particular, tem uma cruz a carregar. E, por mais que nos pareça pesada, é ajustada à nossa resistência.É a nossa cruz... é perfeita para o nosso crescimento espiritual... não podemos trocá-la por nenhuma outra.

Quando murmuramos pelas dores que ela nos traz; quando nos curvamos ante as aflições que ela nos proporciona; quando nos recusamos a suportar a carga que nos é imposta; perdemos a oportunidade de ir mais longe, de subir mais alto, de testemunhar das bênçãos maravilhosas que o Senhor tem preparado para os vencedores.A sua cruz é pesada? Eu lhe digo que não! Ela tem o pesoexato do que você pode aguentar e os en

sinos exatos do quevocê precisa aprender. E, com fé, verá que as mãos do Senhor estão colocadas entre seus ombros e a cruz, e, logo ela se tornará tão leve que você nem sentira mais seu peso.Amando ao Senhor, você nem perceberá que está carregando uma cruz.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CHAMADOS POR DEUS

_ “E aos que predestinou, a estes também chamou” (Rm 8:30).

O Deus que nos predestinou com o propósito de nos fazer conformar, tornar-nos semelhantes, parecidos com Jesus, é o mesmo Senhor que nos predestinou para nos fazer conformar à Sua santidade. Para fazer com que a nossa vida se coadune com a vida de Jesus, pois Ele mesmo foi quem nos chamou e justificou. Isto é, Ele transferiu a Sua justiça para nós. Deu-nos a honra de fazer uso de Sua justiça perfeita para justificar-nos, sendo nós totalmente depravados e imperfeitos. Ele, também, garantiu a nossa glorificação.

Ou seja, podemos estar seguros de que vamos experimentar e viver para sempre na glória celeste, a qual não pode jamais ser comparada com nada que venhamos a sofrer neste mundo: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18).

Chamado por Deus com propósito específico, conhecido de antemão, predestinado para me amoldar à pessoa de Cristo, tornado justo, justificado em Cristo; ou, inculpável, mediante a justiça de Cristo a mim creditada, imputada. Tendo já assegurada a minha salvação pela fé em Cristo Jesus, seja qual for o sofrimento que me atinja: Rm 8.38-39.

Ora, se nada pode separar-me do amor de Deus, nem mesmo o sofrimento que estou experimentado agora, então, posso dizer que fui chamado para dentro do amor de Deus. Sou parte de Seu propósito redentivo, sou amado de Deus, filho do Seu amor. Preciso admitir que nada que me ocorra, nem mesmo acidente, ou incidente, estará fora da vontade soberana de Deus. Ele está trabalhando em mim para a Sua glória, a fim de tornar-me conforme o modelo perfeito, Cristo.

Naturalmente que, para moldar-nos conforme à Sua “boa, agradável e perfeita vontade”, o Senhor se utiliza da fornalha da aflição, “para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.10 b). É o Senhor que nos chama e nos prepara para a batalha. Considerando o propósito para o qual fomos eleitos em Cristo Jesus, não podemos deixar de perseverar em oração e adoração a Quem tudo já fez por nós.

Também, precisamos reconhecer que qualquer sofrimento que venhamos a experimentar será sempre insignificante diante de seu objetivo final. Assim, pois, nossa oração perseverante, há de ser sempre com muita gratidão e louvor. Sim, posso expressar minha gratidão a Deus, ainda que enxugando as lágrimas teimosas, ou gemendo de dor, porque a paz de Cristo se faz presente em mim. “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

VENCENDO O MUNDO INTERIOR

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu vencio mundo" (João 16:33).


Alexandre, o Grande, conquistou o mundo diante dele, mas,foi subjugado por suas próprias concupiscências. Ele morreu em estado de estupor, completamente bêbado. O cristão conquista suas próprias concupiscências, a fim de subjugar o mundo dentro dele. Em Cristo somos mais que vencedores.

De nada adianta vencer todo o mundo ao redor e não vencer o mundo que existe dentro de nós mesmos. É este último que nos abate, que nos desencoraja, que nos afasta de Deus. E só seremos mais que vencedores se expulsarmos o mundo em nosso interior, substituindo-o pela presença viva e poderosa do Senhor Jesus Cristo.

Alexandre, o Grande, na realidade, mostrava-se pequeno. Ele não conseguiu vencer o seu próprio ego, nem seu egoísmo, nem sua arrogância, nem sua prepotência. Ele era fraco. Jamais experimentou a verdadeira alegria; nunca conseguiu se impor sobre seu maior inimigo -- ele mesmo. Ele foi derrotado...até a bebida era mais forte que ele.

Quando abrimos o coração para Jesus, passamos a ser fortes.Ele nos fortalece, nos reveste de Sua armadura, nos protege de todo o mal. Mesmo nas lutas mais duras e difíceis nós sabemos que conquistaremos a vitória. E quando as dificuldades se apresentam, sempre ouvimos a voz do Senhor: "Tende bom ânimo". Sentimo-nos renovados, estimulados,fortalecidos... e, da mesma maneira que o Senhor venceu o mundo, nós também venceremos.

Se você sonha alcançar o sucesso em sua vida pessoal, sequer ser reconhecido como um grande vencedor, lembre-se que a maior batalha a travar será contra você mesmo. Vencendo essa luta, todas as demais serão bem menos difíceis.Esvazie-se de si mesmo e deixe Cristo dirigir seus passos.O maior conquistador não é aquele que se apresenta como "o grande" e sim aquele que é dirigido pelo "Grande" Senhor e Salvador.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

domingo, 23 de outubro de 2011

(19) A SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA

O mesmo Deus que escolhe também determina os meios pelos quais a pessoa vai ser conduzida a Cristo: oração e comunicação do evangelho da parte dos evangelistas, bem como a fé e o arrependimento da parte dos pecadores eleitos para serem salvos. Deus mesmo quebranta o coração humano, através dos sofrimentos e aflições, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo, de maneira tal que o próprio pecador não é coagido a fazê-lo contra a sua própria vontade. Mas, por sua livre e espontânea vontade, seu coração é inclinado a responder favoravelmente ao convite divino. É Deus "quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fl 2.13).

Porém, precisamos enfatizar o fato de que a soberania de Deus não exclui a responsabilidade humana. Podemos observar que, ao se referir à ação soberana de Deus na salvação, a Bíblia, paralelamente, apresenta o convite de Deus para o exercício da fé e arrependimento da parte do pecador. Ou seja, a ação humana responsável diante da salvação de Deus. Não podemos ter dúvidas quanto a isso, é Deus quem opera a salvação e o homem é responsável (Fl 2.12b, 13; Rm 9.16,18). Portanto, não tente compreender porque Deus o escolheu entre tantas pessoas que se perdem; isso faz parte dos secretos desígnios de Deus. Não somos ensinados para entendermos os porquês de Deus, mas, sim, para glorificá-Lo e honrá-Lo por Sua multifacetada graça.

Agar e Ismael não faziam parte do povo escolhido de Israel; não por sua descendência humana, por sua origem. Mas era uma escolhida de Deus, e não sabia. Os textos mencionados acima deixam claro que Deus tinha um propósito especial para aquela família abandonada. Eles também estavam predestinados, eleitos por Deus, para exercerem uma influência grandiosa na história da humanidade. Deus já os havia escolhido antes que eles nascessem, antes da fundação do mundo. Além disso, embora não soubessem dos propósitos eternos de Deus, eles clamaram ao Senhor e foram achados por Ele. Eles não ficaram cogitando se eram ou não escolhidos por Deus, apenas invocaram o nome do Senhor. É o que eu e você precisamos fazer, antes de entendermos a respeito da doutrina da eleição e predestinação.

Eu creio na doutrina da eleição e predestinação, como a Bíblia diz (Rm 8.28-30; Ef 1.4-5; 2Ts 2.13-14; 2 Tm 1.9; Tt 1.1-2; 1Pe 2.9-10, etc); porém, o fato de crer que Deus é soberano na escolha de quem Ele quer salvar não me dá o direito de querer saber quem é ou não eleito de Deus. Não podemos deixar de pregar o evangelho da salvação por julgá-lo fora do propósito de Deus para determinada pessoa.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ESTAMOS À SUA ESPERA

"Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (Atos 1:11).

Uma pequena menina ouviu sua mãe e outra senhora conversando sobre a volta de Jesus. Mais tarde, a mãe subiu até o quarto da filha e a encontrou junto à janela. A menina, vendo sua mãe, disse: "Mãe, eu ouvi você dizendo que Jesus está voltando. Eu estou esperando por Ele, pois, quero ser a primeira a vê-Lo. Eu tomei banho, coloquei roupas limpas e estou pronta."

Como seria bom se fizéssemos o mesmo que aquela menina. O nosso Senhor está voltando e precisamos estar preparados para recebê-Lo. E não podemos aguardá-lo de qualquer maneira. Precisamos estar com as mãos limpas, com o coração puro, sem ódio ou ressentimentos, sem mágoas ou murmurações.Nossas roupas precisam ser bonitas e bem passadas. Precisam trazer as cores do amor, da generosidade, do afeto, da sinceridade.

Precisamos, como a menina de nossa história,estar prontos para receber o Salvador.E se a realidade é outra? E se não estamos prontos? E se nossas mãos e nossas roupas não estão limpas? Podemos esperar o pior? Podemos nos conformar em ficar de fora da festa de Sua chegada? Eu não quero ficar de fora e creio que você também não quer.

Queremos estar bem na frente, para vê-lo de perto, para ouvir Sua voz, para segurar em Suas mãos. Oh, que belo dia será! Que grande regozijo haverá em nossos corações!Eu quero pedir a Deus que me purifique, que me santifique,que me lave com Seu sangue e me torne tão branco quanto a neve. Não quero ter nenhuma mancha em minhas vestes e nemque o meu rosto perca o brilho do Senhor. Eu quero vê-lo junto a mim, ouvi-Lo chamar meu nome, quero sentir o Seu abraço e quero ser levado por Ele ao lugar que me preparou no Céu de glória.Eu estou junto à janela da minha bênção... venha estar ao meu lado... vamos esperá-lo juntos!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 22 de outubro de 2011

DEUS SURPREENDENTE

Não existe vida abundante sem intimidade e comunhão com o Senhor da vida. Ao visitar uma família amiga, recentemente, fui solicitado por uma tia da dona da casa, que se fazia presente também em visita à casa, a responder várias perguntas sobre sonhos e revelações. Logo que começamos a conversar foi comentando alguns fatos ocorridos com ela e com pessoas de sua família. Procurei expor minhas mais recentes constatações sobre os referidos assuntos, etc. Ao despedir-me, a dona da casa foi acompanhando-me até à calçada da casa. Quando ia nos despedíamos, ela disse-me, referido-se à tia que ficara na casa: "Ela tem muitas dúvidas, não é?"

Respondi-lhe: "Graças a Deus que ela, sendo recém convertidas, tem muita vontade de saber, de aprender sempre mais a respeito das coisas espirituais, a respeito de Deus e da manidestação de Seu poder e glória. O pior é quando as pessoas se acham autosuficientes, satisfeitas com que sabem, ou pensam que sabem, sobre o pouco que ouviram e experimentaram de Deus." \n\u003cbr\>Na verdade, creio que todos nós deveríamos buscar conhecer e crescer sempre mais e mais na graça de Cristo e no conhecimento de Deus. Não apenas no sentido de ouvir e ler sobre Deus; mas, acima de tudo, de experimentar da intimidade e comunhão com Ele a fim de conhece-Lo cada vez mais. Tendo sempre uma santa expectativa de que Deus tenha algo novo para nós a cada dia. Estou sempre repetindo quando prego: o crente precisa estar sempre na expectativa de que Deus vai surprendê-lo a qualquer momento,seja quando ora, quando lê a Bíblia ou mesmo quando contempla a natureza, obra de Suas santas mãos. O nosso Deus é surpreendente, sempre!

Precisamos viver como cristãos o tempo todo, e não somente quando nos reuinmos para cultuar a Deus num templo. Viver a vida cristã diariamente e não nos contentarmos com o fato de fazermos parte de uma religiosidade, uma igreja instuida, qualquer que seja. O que vale é a nosssa comunhão e intimidade com Deus. É conhecer a Deus. Por isso Jesus disse o que significa a vida abundante:

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3). E Paulo diz algo semelhante: (Tt 1.1-3). E Pedro acrescenta ainda: (2 Pe 1.3-11). Leia os textos e pare um pouco para se perguntar: Eu conheço a Deus verdadeiramente? Estou crescendo nessa direção de conhece-Lo mais e mais? Tenho tido comunhão e intimidade com Ele pessoalmente? Ou estou me contentando com o fato de fazer parte de uma tradição religiosa importante e famosa? E quando eu chegar diante dEle, o que vai contar, meu dízimos e ofertas, meu zelo doutrinário, ou minha relação íntima com Ele? Pense nisto!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO

2 Co 1.3-5

Algumas vezes ficamos amargurados e revoltados diante das circunstâncias adversas que enfrentamos. Porém, se temos o Senhor, de fato, como nosso Pai do céu, entendemos que é Ele quem determina todas as coisas que nos acontecem visando o nosso bem maior. Essas coisas, a princípio, nos parecem “injustas” e cruéis da parte de Deus. Entretanto, a Bíblia nos afirma: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Leia ainda: Sl 103.13-19; Hb 12.5b-7; 2 Co 1.3-5.

Quando você estiver experimentando a solidão de um deserto árido e angustiante, procure ouvir a voz de Deus! Se Deus fala ao seu coração, trazendo-lhe esperança para o amanhã, então, pare e invoque ao Senhor na beleza de Sua santidade. Glorifique o Seu nome pelo fato de que Ele é o Deus que nos vê, o Deus que se envolve conosco, mesmo quando somos desprezados e humilhados socialmente, mesmo quando nos sentimos caminhando tropegamente num deserto escaldante e abrasador. Ele é o Deus que vê! Deus que enxuga as nossas lágrimas e levanta os nossos olhos a fim de podermos contemplar as maravilhas que Ele nos tem preparado. Pela fé nesse Deus podemos continuar a caminhada, na certeza de que haverá um amanhã de glória. Ainda há esperança, porque o Deus que vê nos encontrou no deserto da vida. Podemos levantar e nos dessedentar na fonte que Ele mesmo tem colocado diante de nós. Podemos continuar a nossa jornada na certeza de que, mesmo no calor abrasador do deserto da vida, ainda que abandonados e humilhados, podemos ouvir a confortadora e estimulante voz de Deus.
Não desista nunca, continue firme, conforme 1 Co 15.57-58. “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crer nele" (Fl 1.29).

Não se contente com a podridão e a decomposição do mundo (Rm 12.1-2), levante-se enquanto ainda lhe restam a sensibilidade espiritual e a capacidade de agir e reagir. Não espere que sua prostração se perpetue e seu destino eterno seja consumado. Enquanto há tempo, acorda, saia do meio dos defuntos espirituais, se ainda não o fez. Que Deus, o nosso Pai celeste para tanto o abençoe rica e abundantemente. Amém.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MAIS ESCURIDÃO EM UMA NOITE SEM ESTRELAS

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Coríntios 5:17).

"Retribuir violência com violência apenas multiplica a violência, acrescentando uma escuridão mais profunda a uma noite já destituída de estrelas. A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso" (Martin Luther King Jr).

A grande transformação operada pelo Espírito do Senhor em nossas vidas consiste exatamente em tornar-nos diferentes do que costumávamos ser antes de conhecer a Jesus. De nada adiantaria abrirmos o coração para Jesus e continuar amando o mundo, desprezando os perdidos, odiando aos que nos fazem mal. Isso já fazíamos no passado.

A verdadeira conversão é demonstrada a partir do momento em que deixamos de odiar e passamos a amar; em que deixamos de murmurar e passamos a glorificar a Deus; em que deixamos de duvidar e passamos a crer completamente; em que deixamos as trevas e passamos a viver na luz e a iluminar; em que abandonamos a lista dos perdidos e passamos a estar inscritos no livro dos salvos.

Se agimos da mesma maneira que os incrédulos, nada mais somos que incrédulos. Se falamos mal das outras pessoas,continuamos sendo fofoqueiros e mundanos. Se os nossos amigos e parentes sempre nos encontram de mau-humor, a alegria do Senhor ainda não nos fortaleceu. Se as nossas atitudes ainda são tenebrosas, a Luz do mundo ainda não está brilhando em nossas vidas. Podemos até dizer que "o Senhor éo nosso pastor", porém, não passamos de ovelhas desgarradas que não sabem para onde estão seguindo.

Eu não quero escurecer ainda mais uma noite sem estrelas,não quero encher ainda mais de dúvidas um coração já incrédulo, não quero servir de maldição para meus amigos e sim, de um exemplo que deve ser imitado. Eu quero ser uma bênção... e você?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEUS QUE VÊ

_ “Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede” (Gn 16.13-14).


Quando Agar se encontrava desolada e completamente perdida no deserto, Deus foi ao seu encontro restaurando-lhe a vida. É Deus quem nos alcança no deserto da vida, mostrando-nos a fonte da vida eterna, Jesus Cristo, o nosso Senhor. Agar glorificou ao Senhor, quando Ele interveio no deserto em que se encontrava, dizendo: “Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” (Gn 16.13). Ele é o Deus que vê e que ouve a nossa aflição e nos socorre no momento oportuno. O próprio nome Ismael significa Deus ouve. Cerca de quinze anos depois, ocorreu outro episódio que retrata a intervenção divina, extraordinária e sobrenaturalmente.

Quando não havia mais qualquer esperança, senão a morte para ambos, Deus interveio, mudando toda a história; e não apenas daquela pequena família, mas do resto da humanidade: “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo” (21.17-18).

Deus “viu” a situação de Agar e “ouviu a voz do menino” no deserto. Um menino abandonado no deserto da vida, Ismael, a primeira criança abandonada registrado na história. E mais, Deus abriu os olhos de Agar, sua mãe, para ver a fonte de águas cristalinas no deserto. É interessante que a fonte estava perto de Agar, mas ela só conseguiu vê-la quando Deus abriu-lhe os olhos. Como Maria Madalena que, ao olhar para Jesus ressurreto, viu-O como se fora um simples jardineiro, Agar olhava para a fonte, mas via apenas o deserto. Foi preciso que Deus lhe abrisse os olhos para que ela pudesse ver a fonte e dessedentar-se. É Deus quem nos abre os olhos e o coração para ver e receber o Senhor Jesus Cristo, a fonte da água viva. Esse é o nosso Deus, o Pai das misericórdias! Por isto, o salmista nos ensina a glorificá-Lo dessa forma: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte” (Sl 68.19-20).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DEUS DE MISERICÓRDIA

_ “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13:5-6).

Ainda que em meio às lágrimas copiosas, Deus não o desamparou. Pelo contrário, ele foi encorajado a testemunhar ainda mais do amor de Deus em seu favor. Deus é fiel! Aleluia!
O mundo busca a paz, pede paz; mas não quer buscar a verdadeira paz; não conhece o Príncipe da Paz, não O reconhece como o único que é capaz de conceder a Paz. Por isso o mundo não tem paz, e jamais a encontrará por seus próprios meios.

E você, amado leitor, sabe o que significa ter um Pai amoroso, terno, todo poderoso, o Senhor do Universo, o Deus de misericórdia? O Pai celeste, com quem podemos falar a todo momento, apresentando-Lhe os nossos conflitos mais íntimos, nossos problemas, temores e rancores?
Você conhece esse Pai? Se você crê nEle, é, então, um amado de Deus (Rm 1.7), amado do Pai. Logo, se você é filho do Pai, através da fé em Seu Filho, Jesus Cristo, nunca será órfão. Lembre-se disso, se aproprie da consolação e da alegria da bênção de sua filiação gloriosa e eterna. Procure desenvolver sua intimidade com o Pai, através da oração e da observação aos preceitos de Sua Palavra – A Bíblia Sagrada. Faça isso com dedicação e amor a Ele, para, assim, poder desfrutar de Sua doce e confortadora companhia. Porque Ele assim nos afirma: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Sl 68.5-6).

Portanto, levante a cabeça, regozije-se no Senhor, porque você nunca foi e jamais será órfão! Aleluia! Portanto, que “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6.24-26). Amém.



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

O AMOR REAL

'
Na imensidão dos oceanos
No correr dos rios cristalinos
Na perfeição da tua natureza
Sinto a tua presença, Soberano Deus!

Traduzindo os sons que ouço
Percebendo-te no silêncio
Descubro-te intensamente
Algo que não sentia antes...

E o tempo presente tem novo brilho
Sei que agora vivo um mundo real
A realidade e o poder
Que de tí surge intensamente

Novas portas estão sendo abertas
Para que o amor possa ser percebido
Teu coração escreve as palavras
Leitura dos tempos que nos tornam jovens.

Ah, quem me dera não ter perdido as chances
Todas as quais destes, do teu amor real
Quem sabe eu teria há muito tempo antes
Deixar de ter feito tanto mal.

Hoje é tão claro
Como a mais clara das auroras
Perceber o que estamos destinados a ser
Sermos vivos em teu amor
A envolver constatemente,
A cada irmão ausente de tí.

É isso que os Teus olhos me dizem
Você está ouvindo meus sentimentos
Como era de se esperar
Isso é para você e para mim

Esqueçamos os motivos banais
Paremos de enganar a nós mesmos
Assim um dia entenderemos o porque
E iremos enfim compreender

Que nossa existência é mais do que sonhos
Ela necessita a morte do ego,
E é mais fácil abrirmos os braços
E não ter nas mãos,
Cravados os pregos...

Afonso 23/02/2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ONDE ESTÃO OS RAIOS DE SOL? ONDE ESTÃO AS GOTAS DE CHUVA?

"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, napureza" (1Timóteo 4:12).

Depois da morte de certo pregador, seus parentes encontraram muitos dos manuscritos de seus sermões. Estes foram reunidos e amarrados, uns sobre os outros. Por sobre os sermões havia um cartão onde estava escrito: "Que benefícios esses sermões, por mim pregados, trouxeram a quem os ouviu?" No outro lado do cartão havia a resposta. Ele escreveu: "Onde estão os raios de sol do ano passado? Eles foram para as frutas, grãos e legumes que alimentaram a humanidade. Onde estão as gotas de chuva do ano passado, que a maioria das pessoas já esqueceu? Elas fizeram seu trabalho de refrescar,e sua influência ainda permanece."

Em conclusão o pastor escreveu: "Da mesma forma, meus sermões também entrarão nasvidas, transformando-as e fazendo-as mais nobres e mais cristãs, preparando-as para o Céu."

Que benefícios as nossas palavras trazem às pessoas com quem falamos? Que benefícios as nossas atitudes transmitem às pessoas com quem lidamos? Que frutos têm dado a nossa vida cristã no ambiente em que vivemos?Somos filhos de Deus, transformados pelo poder do Espírito Santo, e é necessário que as flores de nossa felicidade emoldurem o caminho por onde passamos.

O testemunho do cristão precisa ser marcante, verdadeiro,constante. A nossa vida não pode passar despercebida, não pode ser insípida, não pode ser desprovida de cores.Precisamos influenciar o lugar onde estamos, contagiar os corações que nos cercam, iluminar toda e qualquer escuridão.Onde estão os raios de sol de nosso exemplo cristão? Onde estão as gotas de chuva de nosso testemunho de vida? Eles devem estar firmados na Palavra de nosso Deus e na dedicação total ao Senhor. Assim seremos uma bênção... assim aspessoas poderão ser muito mais felizes.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 15 de outubro de 2011

DEUS DA VIDA

Gn 21.15-21

Apesar de sua desolação e desespero diante da morte iminente, Agar não demonstrou qualquer resquício de amargura, ressentimento ou revolta contra Sara, Abraão, ou com a vida de um modo geral – o que seria o mesmo que se revoltar contra Deus, o autor da vida. Abatida, porém resignada, ela se entrega, se deixa quedar (Gn 21.15-16).

Ela colocou o menino num lugar distante, retirando-se para não vê-lo agonizar (atitude de profunda misericórdia), e, também, para não acrescentar sofrimentos ao filho. Já que ele deveria morrer de inanição, que não tivesse seus sofrimentos acrescidos ainda mais vendo sua mãe agonizando, sem que pudesse fazer nada, tanto para salvar-se como para salvar sua querida mãe. Agar, então, como alguém no corredor da morte prestes a receber a injeção fatal, um choque elétrico ou a inalar uma porção de gás letal, ela aguarda seu momento final. Espera a morte, em completa e absoluta certeza da soberania de Deus sobre todas as coisas que estavam lhe sucedendo. Então, o Deus que vê, a quem ela havia adorado anteriormente, novamente a encontra no deserto, trazendo-lhe a consolação.

Sempre que somos confrontados com a possibilidade de estarmos prestes a partir, imediatamente outros pensamentos de vida e realizações ocupam nossa mente, numa atitude inconsciente de adiarmos tal assunto para um futuro bem mais distante, numa fuga inconsciente. Pensamos mais ou menos assim: Talvez daqui a quinze ou vinte anos terei que encarar essa dramática realidade.

Quando, porém, vamos nos aproximando daquele prazo, mais ou menos estabelecido anteriormente, procuramos postergá-lo outro tanto... Assim, raríssimas pessoas, quando em gozo de sua plena saúde, conseguem se imaginar morrendo, ou mesmo perdendo alguém muito querido. É o tipo de pensamento que rejeitamos sempre, consciente ou inconscientemente. Mesmo aqueles que possuem absoluta certeza de sua salvação, via de regra não consideram tal possibilidade, ou realidade. Daí porque a morte é sempre recebida com muita surpresa, revolta e decepção.

Você já experimentou algo semelhante? Pela graça de Deus somos, algumas vezes, poupados de tais sofrimentos. E essa graça envolve até mesmo a morte. Para que alguns não experimentem tais aflições, Deus tira alguns antes que o mal aconteça. Veja o que nos diz o Senhor: “Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal e entra na paz; descansam no seu leito os que andam em retidão” (Is 57.1-2).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

SOMENTE UM MINUTO

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará" (Salmos 37:5).

"Quando um homem se senta com uma moça bonita por uma hora,parece-lhe como um minuto. Mas faça-o sentar-se em um fogão quente por um minuto, e lhe será mais longo que qualquer hora. Isto é relatividade" (Albert Einstein).

Aproveitando a teoria de Einstein, eu quero dizer que, em um único minuto em que abrimos o coração para o Senhor Jesus,adquirimos uma felicidade que não durará apenas uma hora,porém, toda uma eternidade.A mágoa que guardamos por longos anos, tirando-nos a paz e a alegria de viver, pode ser apagada em um minuto diante do Senhor.

A vaidade que ilude os nossos dias e impede-nos de experimentar momentos de gozo e prazer, pode ser apagada em um minuto diante do altar do Senhor. a incredulidade que nos impede a realização de sonhos e a conquista de grandes vitórias, pode desaparecer completamente em apenas um minuto de confiança e fé no Salvador Jesus Cristo.Apenas um minuto; apenas uma decisão; apenas um "sim,Senhor"; apenas um "Eu quero"; e toda a nossa vida é transformada.

Não adianta gastarmos horas e horas seguindo caminhos incertos; não adianta passarmos toda a vida buscando conselhos equivocados; não adianta acreditarmos em milhares de amigos que nada sabem e nada podem fazer por nós. Basta conhecermos um só caminho: Jesus. Basta seguirmos os conselhos de uma só pessoa: Jesus. Basta crermos em um só Salvador: Jesus.

Basta um minuto só para deixar de lado todas as alternativas incorretas e optarmos pela verdadeira resposta às nossas inquietudes: Jesus.Separe um minuto somente de sua vida para determinar o que será feito de todos os dias, meses e anos de sua existência.Esse será o minuto mais importante para você. Dele dependerá sua felicidade.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEUS DA PROMESSA

_ “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).

Além dessa promessa, Jesus nos assegura o Seu próprio amor, o qual será percebido, expresso, através de Sua manifestação para conosco. Jesus enfatiza, ainda: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (v.23). Ou seja, se alguém realmente amá-Lo, demonstrando esse amor de forma concreta através da observação à Sua palavra, então o Pai também o amará e fará daquela pessoa uma habitação, ou morada do Altíssimo. E mais, o Espírito Santo, o outro Consolador que o Pai enviaria, há de nos ensinar e nos fazer lembrar de tudo quanto o Senhor Jesus nos ensinou.

Baseado em todas essas promessas, Jesus nos conforta, nos convida a deixarmos o sentimento de orfandade, depressão e ansiedade, na certeza de que ninguém é órfão em tais companhias: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; os quais se fazem presentes conosco e em nós. Ninguém é órfão, se está tão bem acompanhado!

Daí porque o Senhor nos assegura e nos desperta com estas palavras confortadoras: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27).

Quando a nossa fé deixa de ser apenas um tipo de religiosidade nominal, e passamos a nos envolver com a realidade plena da glória de Deus através da oração e da ação, começamos a desfrutar do gozo da vitória em Cristo. Começamos a frutificar, realmente. Isto não depende das circunstâncias. A vitória não será medida e sentida por causa daquilo que nos aconteça aqui, mas, devido à uma nova dimensão da compreensão da própria vida cristã. Isto parece complicado, até que deixemos de ser meros espectadores diante dos heróis da fé e nos coloquemos no palco das realizações espirituais. Sentindo cada dia o desafio de depender de Deus em oração. Até que, como disse Tiago, deixemos de nos contentar em sermos apenas “ouvintes da palavra” e nos tornemos praticantes ativos, vibrantes, da palavra viva!

É preciso, pois, que os salvos não se contentem em viver imobilizados espiritualmente, infrutíferos e derrotados. É preciso entender que servir a Jesus, amar a Sua palavra, buscar a Deus em oração constante e fervorosa, não é tortura, nem atividade enfadonha. Mas é algo prazeroso, quando experimentado de todo o coração e segundo a vontade de Deus. O Senhor Jesus jamais desampara os que são Seus.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MUITAS CORRIDAS, UMA APÓS OUTRA

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,perseverai na oração" (Romanos 12:12).

"Perseverança não é uma corrida longa; São muitas corridas pequenas, uma após outra" (Walter Elliott).

Muitas vezes perdemos a batalha contra a persistência porque cremos que precisamos vencer o primeiro embate. Mas a luta não acaba na primeira derrota, nem na segunda, nem na terceira... Ela só terminará quando experimentarmos a vitória! Não podemos desistir na primeira queda, nem na primeira frustração, nem na primeira decepção. Precisamos nos levantar, nos encher de esperança e coragem, de otimismo e fé. Mesmo que a tempestade nos apresente muitos dias de raios e trovoadas, devemos confiar que, mais adiante, o sol estará novamente brilhando.

Cada corrida rumo a uma conquista nos fortalece e edifica.Nossos músculos espirituais irão adquirir resistência, nossa confiança se renovará, nosso relacionamento com Deus se tornará mais íntimo, o júbilo de nossos corações aumentará mais e mais.Cada percurso dessas corridas é diferente um do outro.Alguns são simples, outros sinuosos, uns são curtos, outros longos, em alguns temos companhia, em outros seguimos sozinhos. Porém, em todos eles podemos contar com a ajuda do Senhor. Ele estará ao nosso lado para nos amparar nas quedas, para nos consolar nas frustrações, para nos estimular em momentos de desânimo, para nos encorajar quando a angústia nos deixar abatidos, para aplaudir e nos abraçar quando cruzarmos a linha da vitória final.

Se você se encontra desconsolado por perder uma corrida, ou duas, anime-se! Comece a terceira... e outras mais. Você é mais do que vencedor e é possível que o Senhor Jesus esteja apenas esperando que sua vida se torne forte o suficiente para vencer a maior de todas as corridas. Se Ele pretende lhe dar uma grande vitória, primeiro lhe preparará para isso. Ele sempre exige mais daqueles a quem deseja abençoar muito. Provavelmente você é uma dessas pessoas de quem Ele espera grandes coisas.Persevere... Sua vitória será grandiosa!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VENCENDO OS EMBARAÇOS

_ “desembaraçando-nos de todo peso...” (Hb 12.1c).

Pensemos em alguns dos muitos embaraços que nos cercam de todos os lados atualmente:
Em 2 Tm 2.1-9 Paulo exorta a Timóteo como alguém que fora chamado por Deus para o exercício do ministério cristão. Primeiramente no sentido de que ele não se esquecesse de depender inteiramente da graça de Cristo Jesus. Essa dependência envolve lealdade e fortalecimento; confiança nAquele que o convocara para o serviço. Para que Timóteo tivesse autoridade e discernimento para treinar outros líderes, requeria-se dele uma total e absoluta confiança e lealdade para com o seu Comandante Supremo. E seu ensino, portanto, deveria ser calcado em seu próprio exemplo.

Em seguida, através de metáforas (soldado, atleta e lavrador), Paulo exorta seu discípulo amigo, e a todos quantos exercem a liderança cristã, no sentido de não se deixar envolver com “os negócios desta vida”. Qualquer coisa que, mesmo sendo correta em si mesma, mas que possa impedir, ou prejudicar o bom rendimento na corrida cristã. Que Timóteo, e todos nós, não se envolvesse com empregos, ou atividades que ocupassem o lugar prioritário em sua vida, ainda que essas coisas contribuíssem para reforçar sua provisão material. Deveria haver total e absoluta dedicação do obreiro ao serviço para o qual fora designado pelo Mestre. Será que essa recomendação de Paulo a Timóteo perdeu seu sentido para os nossos dias?

Somos exortados por Deus a não nos embaraçarmos com os negócios pessoais, com o serviço secular. O problema para o qual o texto chama a nossa atenção é que esses embaraços não só atrofiam o exercício do ministério de quem neles se envolvem, como, também, trás prejuízo ao bom desenvolvimento da causa do evangelho. Para quem quer ser obreiro aprovado pelo Mestre, esses embaraços são totalmente incompatíveis com sua missão.

Para alcançarmos os sonhos da fé precisamos nos desenvolver no conhecimento da Palavra de Deus. Isso nos leva a pensar, também, em todos quantos nos antecederam, os quais, apesar de serem fiéis ao Senhor, sofreram humilhações e dificuldades, muito além do que podemos imaginar. E, apesar disso, enfrentaram tudo com firmeza e determinação, “da fraqueza tiraram força” (Hb 11.34). E a nossa postura cristã precisa honrar tanto aqueles que nos antecederam (pais e irmãos em Cristo que nos ajudaram na carreira cristã) com brilhantismo, como, também, àqueles que nos estimulam e nos ajudam no presente.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ONDE ESTÁ?

"Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; Que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?" (Jó 35:10, 11).

Certa mulher tinha dois pequenos meninos que faziam tantas travessuras que a estavam levando ao desespero. Um dia ela resolveu levá-los para uma conversa com o pastor. Quem sabeele teria sucesso já que ela tentara de tudo e falhara sempre. O pastor decidiu conversar primeiro com o menino mais velho, deixando o outro esperando do lado de fora de sua sala. O menino mais velho estava assustado. O pastor parecia muito sério dentro daquele terno preto. O ministro,um homem bondoso, olhou ternamente para o menino e perguntou: "Jovem, onde está Deus?" O menino não tinha a menor ideia do que responder e ficou em silêncio. O ministro repetiu a pergunta: "Jovem, onde está Deus?" O menino permaneceu calado. O pastor perguntou, novamente, em voz mais alta: "Jovem, eu estou perguntando, 'Onde está Deus?'"O menino levantou-se de um salto e correu para fora da sala.Pegou seu irmão mais novo e saiu em disparada da igreja.Enquanto corriam ele falou ao irmão: "Leo, eles perderam Deus e estão tentando por a culpa em nós!"

Nós vivemos em um mundo que perdeu Deus e nem sabemos em quem por a culpa. Não está havendo mais respeito, nem compreensão, nem paciência, nem amor, nem fé, nem esperança. Quase sempre ouvimos a mesma coisa: "Não adianta querer mudar a situação; tudo está perdido!"

Os homens seguem seus próprios caminhos equivocados. A violência está espalhada por toda parte. Os vícios atingem os jovens de todas as classes e idades. A corrupção deixou de ser exceção e parece ser regra geral. Tentamos encontrar uma luz mas parece que as trevas envolveram tudo.Estará, mesmo, tudo perdido? Claro que não!

Deus não está perdido. Ele está à nossa espera, pronto a nos socorrer, a nos abraçar, a modificar nossos caminhos, a nos perdoar, a nos abençoar. Assim como uma sala escura se enche de luz ao pressionarmos o interruptor, também a nossa vida se ilumina quando abrimos o coração para o nosso Senhor. Nada está perdido! Não há treva que possa suportar a presença de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.Onde está Deus em sua vida?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PARA OS MEUS AMIGOS

Agradeço a Deus por sua vida preciosa. Espero que a leitura das reflexões deste blog possa proporcionar-lhe um despertamento espiritual para conduzi-lo a Cristo Jesus, como seu único e suficiente Salvador.

Não descanse sua alma enquanto não sentir segurança de que Deus o salvou e o libertou da condenação eterna de sua alma, através do sacrifício perfeito de Cristo na cruz do Calvário. Hoje,12 de outubro, o povo brasileiro está honrando a uma imagem fabricada por mãos humanas, sem vida, sem qualquer poder para salvar a alma humana.
Observe o que escreveu o salmista:

“1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.
2 Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles?
3 No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
4 Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.
5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;
6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.
7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.
9 Israel confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
10 A casa de Arão confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
11 Confiam no SENHOR os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
12 De nós se tem lembrado o SENHOR; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel, abençoará a casa de Arão.
13 Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes.
14 O SENHOR vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos.
15 Sede benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.
16 Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.
17 Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.18 Nós, porém, bendiremos o SENHOR, desde agora e para sempre. Aleluia!” (Sl 115.1-18).

Milhões de pessoas estão buscando ajuda e confiando suas preciosas vidas nas mãos de um ídolo, mas somente o sangue de Cristo pode nos libertar da condenação eterna e nos dar vida, e vida com abundância, como Ele mesmo afirmou:
"Eu vim para que tenham vida, e vida abundante” (João 10.10).

Querido amigo, não se deixe enganar, só Jesus Cristo salva. Nem Maria, nem os anjos, nem as boas obras, nem sacrifícios humanos ou qualquer outro meio pode nos conduzir a Deus. Se houvesse outro meio, Jesus Cristo não teria morrido na cruz. Ele o fez porque somente Ele, santo e puro, poderia oferecer sacrifício aceitável a Deus pra cobrir as nossas culpas.

Portanto, confie nEle, somente nEle, e haverá paz no seu coração. E isto pode acontecer agora mesmo, no seu quarto. Basta que você se volte para Ele com o coração sincero, reconhecendo seus pecados diante dEle, Ele lhe perdoará, o receberá e lhe dará certeza de Sua companhia e amizade com Ele para sempre. Portanto, que o Senhor o abençoe ricamente.
Em Cristo,

Vanderlei Faria

DE QUE SE LEMBRARÃO?

"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo,ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" (2 Coríntios 3:3).

Dois pregadores, que não tinham bom relacionamento,encontraram-se no meio da rua. Um deles falou: "Eu ouvi seu sermão faz poucos dias e o reconheci -- você o pregou há 14 anos atrás". O outro, não se deixando abater, retrucou: "Eu ouvi um sermão seu faz três semanas e não me lembro de uma palavra sequer do que você disse".

Uma lição pode ser tirada desta história. Nossas vidas deviam ser como bons sermões, carregando uma mensagem que deixa uma duradoura impressão -- motivando a vida de outras pessoas. Quando vivemos de acordo com os ensinos do Senhor,somos vitoriosos na busca de nossos propósitos, temos a força de Deus para ultrapassar os obstáculos do caminho e contaminamos a todos que nos rodeiam com a nossa felicidade.

Somos um exemplo a imitar e não um motivo para que todos se afastem de nós.Quando agimos com cortesia e ternura, deixamos marcas de amor por onde passamos. Quando agimos com honestidade e sinceridade, deixamos marcas de pureza em todos os ambientes. Quando nossas atitudes mostram obediência e submissão à Palavra de Deus, deixamos marcas de salvação e vida eterna nos corações de todos que nos conhecem.

Quando nossas vidas são insignificantes e vazias, não inspiramos confiança, não semeamos esperança, não fortalecemos e nem motivamos os abatidos. O nome do Senhor não é engrandecido e, depois de nossa morte, nenhum sinal ficará de nossa passagem por aqui.Ao deixar esse mundo, o que as pessoas lembrarão de você?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS!

Como veremos a glória de Deus, se a enfermidade já está deteriorando todo o nosso ser? Verás como, se há tanto tempo estamos orando e nada parece se alterar? Se temos orado e buscado ao Senhor confiantemente há tantos anos, e a nossa situação financeira vai de mal a pior? Como, se as portas daquele emprego tão acalentado continuam fechadas? Por que sofremos? Como devemos enfrentar o sofrimento? Como conviver com o sofrimento? Como podemos e devemos glorificar a Deus em meio ao sofrimento? Enfim, como reconhecer a atuação da soberana vontade de Deus quando as lágrimas teimosas e persistentes se recusam a nos deixar?


Eu não sei como haveremos de contemplar a manifestação da glória de Deus em meio ao caos existencial. Eu não posso determinar que aconteça a manifestação gloriosa conforme o meu ponto de vista, ou conforme a minha visão do que seja a glória de Deus no tempo e nas condições que eu queira... Mas eu preciso crer que essa manifestação é única e exclusivamente direcionada e determinada no tempo e da forma como Deus quer. É claro que Ele é capaz de “fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.[1]

Porém, precisamos crer e compreender que, ainda que o poder para agir da forma como achamos que deve ser esteja com Ele, ainda assim, precisamos enfatizar que o Seu poder não está sob o nosso controle e vontade. Paulo disse: “conforme o seu poder que opera em nós”, mas não que o seu poder é operado, manipulado, por nós. Ele, o Senhor, é quem opera em nós, no tempo e da maneira como Ele ([2]).
O Senhor Jesus disse à Marta, irmã de Lázaro: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”.[3] Maria e Marta não conseguiam entender o que o Senhor estava fazendo, nem mesmo o que dizia. Ambas lhe disseram: “Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. É como se dissessem: “Senhor, nós não entendemos porque demoraste tanto em nos atender. Nós clamamos pela tua misericórdia. Não entendemos como pudeste deixar que a dor e o sofrimento consumissem nossas vidas, quando a tua presença poderia ter impedido tudo isso...
Por que não vieste antes, quando ainda era possível haver um milagre? Agora é tarde demais, pois ele já está morto há quatro dias!” Porém, Jesus não chegou atrasado. Ele nunca chega atrasado, e tinha para elas uma grande resposta: “Vocês podem não entender agora, mas eu não lhes disse que se cressem, veriam a glória de Deus?”
Quantas vezes ficamos perplexos diante das coisas que nos acontecem! Talvez estejamos dizendo: “Eu não entendo porque Deus permitiu que meu ente querido fosse levado tão cedo! Não entendo porque a aflição tem me açoitado de maneira tão intensa! Não entendo porque só eu sou tão sacrificado dessa forma! Não entendo porque as bênçãos de que eu tanto necessito estão demorando tremendamente para vir!” Nem eu nem você entendemos claramente todas as coisas que nos acontecem. E jamais compreenderemos tudo nesta vida.

Viver é sempre recomeçar, construir pontes, lutar sempre, vencer etapas, conquistar fortalezas, abrir trincheiras, avançar! Foi para isso que fomos criados, para realizarmos algo digno e significativo em nossa caminhada terrena; e, sobretudo, para a glória de Deus. Certamente esta será a melhor maneira de retribuirmos aos que em nós depositaram confiança, investiram seu tempo, seus conhecimentos, suas vidas, em nós. Nossos dias serão mais proveitosos e não nos contentaremos apenas em contar vantagens dos “bons tempos” que se foram.

Quando começarmos a viver cada dia na expectativa de que algo novo e melhor pode acontecer, quando o Senhor Jesus estiver no comando de nossa existência, Deus há de fazer algo extraordinário em nossas vidas, uma profusão de bênçãos. Portanto, coloquemo-nos disponíveis para o Senhor, investindo o nosso melhor nas mãos benditas do Salvador, buscando acima de tudo a glória de Deus. Então, quando chegar o dia de nossa partida dessa vida, o mundo há de saber que alguém passou por aqui deixando um rastro luminoso e abençoador. E teremos a convicção de que não vivemos em vão. Mais que isto, teremos a plena certeza de que valeu a pena confiar nossos dias, nosso tempo, nas mãos dAquele que tudo pode; que valeu a pena ter vivido sob o comando e cuidados do grande General, aquele que jamais falha e que jamais decepciona a quantos nEle confiam: JESUS CRISTO.

Não podemos entender todos os caminhos de Deus, todas as maneiras como Ele dirige a nossa vida. Na verdade, Deus não espera isso de nós, assim como não esperamos que nossos filhos entendam tudo o que lhes fazemos. Queremos apenas que eles confiem em nós. Assim, também, Deus quer que confiemos inteiramente nEle e um dia veremos a Sua glória. Tudo quanto Deus determina visa a Sua glória em nossas vidas. E também, em última instância, tudo coopera para o nosso bem. E esse bem não nos compete escolher, nem determinar, ou ordenar. Ele, o Senhor, sabe o que, realmente, há de se constituir num bem maior e mais significativo para cada um de nós. Ele nos ama com amor soberano. Aleluia!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Ef 3.20
[2] Mt 11:27; Jo 5:21
[3] Jo 11.40

MAIS CEDO OU MAIS TARDE

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"(Romanos 3:23).

"Mais cedo ou mais tarde, todos nós temos de encarar o lado difícil da vida e enfrentar sérios problemas" (Dr. J. A.Hadfield, Psicólogo).

Seria muito bom se todos os dias de nossas vidas fossem de paz e harmonia. Seria maravilhoso se todos os nossos passos nos conduzissem a lugares de regozijo e felicidade. Seria gratificante se todas as nossas decisões fossem corretas e nos proporcionassem grandes conquistas. Seria uma grande bênção se nunca pecássemos e vivêssemos toda a nossa existência na presença do Senhor.

Mas, infelizmente, isso não é verdade. Todos pecaram. Todos se afastaram de Deus. Todos seguiram seus próprios caminhos,ignorando completamente a direção do Senhor. Perdemos a paz,perdemos a alegria, perdemos a proteção de Deus, perdemos Sua glória celestial.É por isso que a nossa vida não é plena de felicidade. É por isso que nossos dias não são sempre límpidos e ensolarados.É por isso que a alegria não é perfeita em nossos corações.É por isso que ainda enfrentamos dias difíceis e tempestuosos.

Estará tudo perdido? Não poderemos mais viver em alegria?Não conseguiremos as bênçãos e os sonhos almejados? A resposta é simples: podemos ter tudo isso de volta!Cristo veio pagar o preço de nossos delitos e reaproximar-nos do Senhor. Nele, os dias difíceis se tornam repletos de júbilo e prazer. Nele, a paz e a vida abundante perdida são reconquistados. NEle, as angústias e tristezas são afastadas e a verdadeira alegria é novamenteintroduzida. Nele, somos novamente abraçados e salvos...para sempre.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ORAÇÃO E BÍBLIA

A Bíblia nos informa como o Senhor Jesus enfrentou e venceu as astúcias de Satanás: Oração e Bíblia. Jesus estava orando, se fortalecendo através da comunhão com o Pai. Quando o Diabo se aproximou, Jesus, cheio do Poder de Deus, apresentou-lhe a Bíblia como a Espada do Espírito. E o inimigo sucumbiu. Não podemos nos esquecer do sublime exemplo de nosso Mestre. É importante observarmos que o Espírito Santo trabalha em nós para nos conduzir à santificação, porém, isso não implica em passividade de nossa parte.

O Espírito trabalha em nós com a nossa participação, por isso Paulo nos exorta: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem... Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça...” (Cl 3.5 a; Rm 12.21; 3.16).
E o apóstolo Pedro acrescenta: “...Pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor” (2 Pe 2.19 b).

Talvez você esteja pensando: mas eu sou um profissional super-ocupado, não tenho tempo para pensar ou para praticar a fé cristã... Aí está a questão fundamental: cristianismo, ou fé cristã, não se resume numa forma de cultuar num determinado dia da semana. Não se trata de uma roupa que você coloca quando vai ao templo para cultuar. Aqui temos o problema do mal do pecado, ou da carne – o mal interior. Assim, o pecado torna-se cada vez mais insaciável, como disse o salmista: "Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas..." (Sl 42.7a). É como escreveu João: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap 22.11).
Em Ef 2.1, Paulo fala que Deus nos deu vida. Ou seja, a nossa força para vencer o diabo e o pecado vem do Senhor. Para aqueles que já receberam essa vida em Cristo, Paulo escreve encorajando-os a deixar o pecado e levantar-se “dentre os mortos” (Ef 5.14).

Ou seja, é o desafio para que vivamos de maneira correspondente à nossa condição de redimidos e lavados pelo sangue precioso de Cristo Jesus. Não podemos nos deixar enredar pelo pecado como aqueles que não têm esperança, que estão mortos em seus delitos e pecados, sem Deus no mundo. O desafio, portanto, é para que estejamos alertas a fim de que nossa vida não se assemelhe àquela dos que estão perdidos, sem Cristo e sem salvação.
A Ele, portanto, toda glória e toda honra. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DEVEMOS SER EREMITAS? NÃO!

"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.Não são do mundo, como eu do mundo não sou" (João 17":15,16).

O Senhor não nos deixou qualquer exemplo de uma vida religiosa afastada do mundo, isto é, de que devemos nos retirar como ermitãos para nos livrar de todas as tentações.Nosso Salvador, em Sua sabedoria, nos demonstrou um padrão bem diferente de vida -- não o de fugir do relacionamento com os homens para um lugar isolado ou um deserto, mas o de viver entre os homens, com liberdade e inocência. Às vezes ele se retirava para momentos privados de oração, como nós devíamos fazer, mas, passou a maior parte de Sua vida convivendo com os homens, para que pudessem se beneficiar de Seus ensinos e exemplo. Está escrito: "Ele foi levado aodeserto para ser tentado" e não que tenha vivido lá para evitar a tentação. Ele nos mostrou como negar o mundo sem se afastar dele" (Adaptado de texto de John Tillotson - 1630-1694).

Nós somos cristãos e o Senhor espera que sejamos Suas testemunhas, tanto em nossa casa, como em nosso bairro, emnossa cidade e por todos os lugares por onde passarmos. Não somos do mundo, mas, não devemos nos afastar dele. Não somos das trevas mas não podemos fugir delas. Somos luz e,portanto, devemos iluminar o caminho por onde muitos passarão, e se acharão, e se salvarão.Estaremos sempre livres de tentações e de lutas? Não.

O Senhor nos avisou: "No mundo tereis aflições". Porém, é exatamente neste mundo de aflições que Ele espera que estejamos. Ele nos mandou ter bom ânimo e nos assegurou que a vitória jamais deixaria de ser nossa.O pecado não é maior que a santidade; a angústia não é maior que o regozijo; as trevas nunca suplantarão a luz. Somos osfilhos de Deus e Ele sempre estará conosco.

Enquanto estamos no mundo -- e não devemos querer sair dele-- somos a luz do mundo. As aflições são passageiras, mas, a alegria nos acompanhará por toda a eternidade.Você prefere se isolar em sua santidade ou ser uma bênção nomundo?

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!

domingo, 2 de outubro de 2011

O MELHOR AMIGO

Chegou a hora de aprendermos com o Senhor Jesus sobre a importância do companheirismo em tempo de crise: “E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia” (Mc 14.33).
Aristóteles definia a amizade como uma só alma em dois corpos. Precisamos desejar e buscar os mesmos alvos espirituais.

John Naisbitt disse: “Quanto mais tecnologia introduzirmos em nossa sociedade, mais as pessoas irão se agregar, irão querer estar com outros: cinema, concertos de rock, compras. Os shopping centers, por exemplo, são agora o terceiro espaço mais frequentado de nossas vidas, depois da casa e do local de trabalho... Não se vai ao cinema para rir ou chorar com outras duzentas pessoas. É um acontecimento. Talvez seja a necessidade do contato humano, de estar juntos, que nos permite tolerar os altos níveis de densidade que experimentamos em muitas cidades superpovoadas...

As pessoas querem ficar com pessoas – e quanto mais tecnologia colocarmos em nossa sociedade, mais as pessoas irão querer estar com pessoas”.[1]
Jesus, o Mestre dos mestres, com Suas palavras e atitude demonstrava o quanto necessitava e valorizava a companhia de Seus amigos, especialmente dos mais íntimos, Pedro, Tiago e João. E para nós fica a lição de que devemos não apenas recorrer aos amigos em tempos de crise, mas também que precisamos ser solidários com nossos irmãos e amigos quando são eles os que sofrem.

Vivemos num mundo muito individualista, cada um se preocupa apenas com seus próprios interesses imediatos. Precisamos nos dar conta de que somos interdependentes; precisamos uns dos outros para compartilhar nossas alegrias e vitórias, mas também nossas dores e aflições; levando a carga uns dos outros, como nos recomenda a Palavra de Deus.[2]
Ao escrever Fl 2:19-30, como quase todas as demais cartas, Paulo achava-se preso. E tanto nesta carta como em 2Timóteo, ele menciona o fato de que quase todos os seus discípulos haviam lhe abandonado;[3] exceto alguns valorosos servos de Deus, tais como Timóteo, Epafrodito e Onesíforo.

Pensemos em algumas qualidades dignas de destaques nesses personagens bíblicos:
Amigo cooperador e companheiro nas lutas: “Porque muitas vezes ele me recreou” (2 Tm 1.16 b).
Amigo especial, amigo pra valer!
Amigo que consola nos momentos de crise e cansaço.
Amigo esperado, desejado, amado, precioso e leal.
Amigos diáconos, servos pra valer.

Como precisamos de Timóteos, Epafroditos e Onesíforos em nossas igrejas! Crentes prestativos e trabalhadores, que não aparecem publicamente mas exercem um constante serviço na causa do Mestre. Estão sempre prontos a servir, colaborar, consertar, ajudar; enfim, melhorar no que for possível. Servem pelo prazer de servir, participar, cooperar.

São aqueles incansáveis e valorosos irmãos que muitas vezes passam despercebidos em momentos de homenagens, medalhas, honra ao mérito, etc. Mas, a despeito de não serem notados, elogiados, continuam servindo ao Senhor com alegria e singeleza de coração.
Louvo a Deus pela vida de cada amigo que caminha ao meu lado na jornada terrena; os quais me estimulam e me encorajam a continuar vivendo e lutando, enfrentando os obstáculos da vida com determinação e louvor a Deus. São vidas preciosas que nos ajudam a valorizar o que temos recebido das dadivosas mãos divinas, saúde, família, amigos, companheiros, e, sobretudo, o melhor amigo, Jesus Cristo, Salvador e Senhor absoluto de nossas vidas; o qual sofreu, morreu e ressuscitou para nos dar vida, e vida em abundância. Isto é, vida significativa, frutífera, abençoadora.

Felizmente ainda encontramos muitos Timóteos, Epafroditos e Onesíforos em nossos arraiais. Porém, melhor ainda é saber que podemos contar com a companhia do melhor amigo: JESUS! Sim, podemos cantar:

“Sei que o amigo melhor é Cristo quando a tempestade assalta a fé
Pronto estende a sua mão, tranquiliza o coração. Sim, o amigo melhor é Cristo.
"Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo.
Sim, repreende com dulçor, e me anima com vigor. Sim, o amigo melhor é Cristo".[4]
Portanto, somos dependentes daqueles que nos cativam e responsáveis por aqueles a quem cativamos. Ou seja, somos todos interdependentes, precisamos uns dos outros, sempre. Mas acima de tudo, precisamos do melhor amigo: JESUS. Por isto a Bíblia diz: “levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2).


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Naisbitt, John – Megatendências, p.45, 46 – Círculo do Livro, Livros Abril
[2] Gálatas 6.2,5,9
[3] Fl 2.20-21; 2 Tm 1.15; 2.17-18; 4.10-16
[4] Hino No. 77 – Cantor Cristão

PASTOR IRANIANO PRESTES A ENFRENTAR EXECUÇÃO

International Christian Concern pede oração urgente pelo pastor preso Youcef Nadarkhani que recebeu a notificação de que será executado sob a acusação de "apostasia" - a conversão do islamismo para o cristianismo - e aguarda agora o veredicto final do tribunal.
.
O pastor Youcef Nadarkhani, líder da igreja em Rasht, no Irã, foi preso em 13 de outubro de 2009 por questionar a prática de educação islâmica de estudantes cristãos - incluindo seus próprios filhos – que obriga a leitura do Alcorão na escola. Sua execução, inicialmente prevista para 24 de outubro, foi adiada para uma data desconhecida pelas forças de segurança na esperança de que Youcef renunciasse a Cristo e voltasse ao islamismo. Uma vez que o veredicto final do tribunal é entregue, o pastor Youcef terá 20 dias para recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
.
A esposa do pastor Youcef, Fatemeh Passandideh, foi presa em 08 de junho e sentenciada à prisão perpétua. No entanto, depois de uma apelação, ela foi liberada após uma audiência dia 11 de outubro. Embora sua esposa tenha sido absolvida, é improvável que o seja concedido o mesmo ao marido pois a sua atividade cristã era mais proeminente e sua acusação mais grave.
Em uma carta à comunidade cristã internacional, o pastor Youcef tomou coragem e consolou os cristãos ao redor do mundo: "O que temos hoje, é uma, mas não insuportável situação difícil, porque Ele não nos prova mais do que a nossa fé pode suportar... Devemos considerar essas situações e as prisões como uma oportunidade para testemunhar o Seu nome."

Pedidos de oração:

-Ore para que o pastor Youcef Nadarkhani encontre coragem e confiança no Senhor. Ore também para que se for vontade de Deus, ele seja liberado e se não, que ele exemplifique a Cristo e dê glória a Deus em seu chamado para sofrer pelo nome de nosso Salvador.

-Ore pela esposa do pastor e seus dois filhos para que Deus sustente-os durante este período de grande provação. E que eles permaneçam firmes na fé e perseverem em face da tirania e da perda.

-Ore pelos cristãos iranianos para que não sejam intimidados ou se cansem, mas compartilhem o Evangelho com coragem e procurarem orientação do Senhor e a graça diariamente.
Lembre-se dos presos, como se estivésseis presos com eles, e aqueles que são maltratados como se vocês estivessem sofrendo. Hebreus 13:3, NVI

sábado, 1 de outubro de 2011

(13) DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER E VENCER!

2 Co 4.10-13

Precisamos nos dar conta de que não podemos fugir à luta, porque a vitória é necessária para a nossa auto-estima. É a luta para a superação dos próprios limites. E quando vencemos, apesar da luta e do sacrifício, ou mesmo até por causa deles, somos bafejados por um sentimento de auto realização que traz paz, alegria e confiança própria. Se nos entregamos à derrota, abatidos e vencidos, tornamo-nos depressivos, tímidos e covardes. Assim, pois, a luta é necessária e inevitável, mas a vitória é imprescindível e indispensável para a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.

Somos convocados para completar a prova, superando os obstáculos, vencendo o cansaço e as dificuldades. Completar a carreira para a qual o Senhor nos convocou. Portanto, precisamos estar atentos, “em posição de sentido”, vigiando e orando, para que estejamos em pé na presença do Filho de Deus “naquele dia” no pódio do Juízo Final.

Contra quem estamos lutando, ou, com quem estamos concorrendo nessa corrida desenfreada da vida? Não é contra alguém, mas contra um sistema de valores e forças espirituais da maldade. Não é contra a carne e o sangue... (Ef 6.10-20). Não se trata de concorrermos com outras pessoas, mas contra as forças espirituais do mal. Nossa maratona implica em mantermos nosso padrão de conduta, com perseverança e firmeza na oração. Mas, qual tem sido nosso padrão de eficiência?

Ou, como podemos saber se estamos correndo bem, ou se estamos ficando para trás? Nosso padrão é a lei de Deus, ela nos faz saber qual a distância que estamos da perfeição divina. Podemos saber se estamos correndo com eficiência quando refletimos sobre o nosso relacionamento com Deus, se temos prazer na lei de Deus, na comunhão pessoal, diariamente, com Ele. Ou se a nossa vida cristã se resume apenas no formalismo religioso dominical, tradicional, ou sacramental... Se nos acharmos auto-suficientes e auto-confiantes ao ponto de desprezarmos as possibilidades e potencialidades adversárias, vamos ser, fatalmente, surpreendidos com a derrota.

Mas não devemos nos limitar à defensiva. Temos um duplo desafio: RESISTIR (aprimorar a defesa) e LUTAR, ATACAR.

_ “Temos de ser bigornas, quando homens perversos são martelos” (Spurgeon). Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina, DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER e VENCER!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

RESPEITO AOS TRISTES

“Confesso que sou introspectivo e, muitas vezes, melancólico. Quando ainda era criança, gostava de ficar debaixo de uma árvore, sozinho, para pensar na vida. Continuo assim. Prefiro o silêncio às festas, as refeições com poucas pessoas aos banquetes. E se não tomar cuidado, facilmente caio em depressão.

Essa minha índole quieta não me importuna, mas eu percebo que ela causa alguns constrangimentos na comunidade evangélica. Poucas vezes escrevi textos cinzentos, mas logo fui docemente aconselhado a não repetir tal deslize. Avisaram-me que os crentes não estão preparados para lidar com a tristeza. E que as pessoas gostam de artigos otimistas. Realmente! O movimento evangélico se alastrou no final do século XIX, num tempo em que se respirava um clima de grande otimismo. Acreditava-se que em poucos anos, evangelistas, missionários e pastores converteriam o mundo, antecipando o iminente reino milenar de Cristo. Nosso berço foi embalado com a promessa de que seríamos a “última geração antes do arrebatamento”. Nascemos num clima de euforia. Portanto, não toleramos qualquer mensagem que revele um jeito menos bem sucedido de encarar a vida.

Sinto-me censurado quando exponho meus sentimentos contaminados de uma vaga e doce tristeza. Sentimentos que, a bem da verdade, me comprazem e me conduzem à meditação. Mas como explicar isso para minha geração? Fico sem saída, pois não quero só escrever textos sobre como me sinto campeão; recuso teatralizar minha solidez e não quero enganar sobre minha santidade. Em diversas ocasiões tenho a sensação de que estou só entre gigantes da fé. Haveria mais gente como eu? Sei que existem profetas, poetas e santos que também convivem com o desalento. Celebro a honestidade de todos os que, corajosamente, detectam sentimentos menos brilhosos e, iguais a mim, não se sentem culpados.

Ditosos os que choram, pois reconhecem que a vida não é composta só de luzes. Quem busca apenas o riso, querendo perenizar o prazer, cairá no profundo abismo do desencanto. Só os tristes sabem os segredos das noites sem lua e que algumas dimensões nobilíssimas da nossa humanidade somente se expressam em corredores de morte. Grandes são todos os que permanecem em pé mesmo quando não há luz nenhuma. Ditosos os que entram em contato com suas angústias. Os que ocultam suas inquietações com frases e clichês religiosos se condenam à superficialidade. Não existe tese religiosa que consiga se impor com mais força que a própria vida. De nada vale repetir slogans que prometem um mundo cor de rosa. Mais cedo ou mais tarde virá a tempestade que assola a casa. Ventos contrários varrerão projetos cautelosos e, quem não edificar sua vida na verdade, ruirá implacavelmente.

Ditosos os que não se consideram emocionalmente incólumes. Eles sabem que ninguém possui controle direto sobre suas emoções e reconhecem, inclusive, que serão traídos pelos incidentes do cotidiano. Eles vão até o fundo do poço e não se sentem fracassados, pois sabem que tanto alegrias como tristezas são passageiras.

Ditosos os que admitem suas depressões. Eles não tentam sublimar as inquietações com ativismos. Sofrimento é a única dimensão da vida comum a todos os homens e mulheres. Quem tenta blindar-se das tristezas precisa também se proteger da alegria. Fugir do sofrimento significa amortecer a felicidade.

Ditosos os que podem lamentar em público. Eles não precisam de sorrisos plásticos, de discursos demagógicos ou da arrogância religiosa, pois se sentem acolhidos em sua honestidade. Eles sabem que não serão apedrejados quando se mostram frágeis, porque vivem entre amigos verdadeiros.

Ditosos os que se parecem com Jesus de Nazaré. Ele nunca mentiu sobre Sua angústia ou solidão. No jardim, afirmou: “Minha alma está triste até a morte”. Na cruz bradou: “Pai, por que me desamparaste?”. Mesmo depois desses desabafos, Deus Lhe deu um nome que está acima de todo nome. Se o Filho Unigênito pôde falar assim, ninguém deve temer revelar o tamanho de sua vulnerabilidade. Esses ditosos podem seguir tranquilos pela vida, porque a tristeza, segundo Deus, não é para a morte. Aleluia.”[1]
[1] Autoria desconhecida

A CHAVE DE OURO DO PALÁCIO REAL

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João1:12).

Era costume, na Espanha, o rei conceder aos nobres de posição elevada, uma chave que era colocada no cinto, como sinal de honra, para que pudessem entrar a qualquer hora no palácio real. Nossa Bíblia é tida como uma chave de ouro que permite aos que a possuem, entrar a qualquer momento, na casa do tesouro do Rei dos reis.

Somos filhos de Deus. Somos herdeiros dos Céus de glória.Recebemos, ao aceitar Cristo no coração, a permissão maravilhosa de entrar na sala do trono real, na presença de nosso Deus, o Senhor dos senhores, Aquele que é o Princípio e o Fim, que escreveu o nosso nome em Seu Livro de vida, eque preparou uma morada celestial para que pudéssemos ali viver, em plenitude de júbilo, para sempre.A chave da bênção eterna é concedida aos nobres do reino de Deus.

E para que nos tornemos nobres, de posição elevada,não precisamos ter dinheiro, ou antepassados ilustres, ou qualquer título de nobreza deste mundo. É necessário apenas que creiamos em Jesus, que nos arrependamos dos pecados, que aceitemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Mais importante e valioso que o título de Duque, ou deMarquês, ou de Barão, é termos o nobre título de "filhos deDeus". Nenhum título honorífico é superior ao de filho do Deus Todo Poderoso.De posse dessa chave, podemos entrar e falar com o nosso Senhor a qualquer instante. Podemos lhe pedir socorro nas horas de angústia, podemos pedir ajuda para vencer um obstáculo, podemos pedir cura na hora de uma enfermidade,podemos pedir direção quando estamos perdidos no caminho, e,especialmente, podemos simplesmente dizer: "Obrigado Senhor,por todas as bênçãos que tenho recebido".Você já tem essa chave? Não deixe de usá-la, em qualquer circunstância.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado