sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VIGIAR E ORAR

2 Co 4.7-11, 16

Precisamos enfatizar dois aspectos dessa armadura do cristão: Vigiar e orar. Precisamos atentar para o fato de que Deus nos humilha com um propósito específico: nos tornar mais santos e mais sensíveis para com as dores alheias. Muitas vezes, porém, as crises nos levam a uma postura de revolta e amargura contra tudo e contra todos. Como se os outros fossem os culpados de nossa tribulação, começamos a remoer a nossa humilhação. E isso gera amargura e mágoa.

Passamos, então, a ostentar a nossa prosperidade, sabedoria e, até mesmo, o poder e as bênçãos divinas... Na verdade, essa é uma atitude de auto-afirmação, muito comum para os ímpios. Pessoas que foram humilhadas e discriminadas, normalmente, quando se vêem exaltadas na vida, sentem-se estimuladas a agirem com orgulho e vaidade. O que não deixa de ser uma forma de vingança social. Poucos são aqueles, mesmo entre os crentes, que se lembram de agradecer, única e exclusivamente a Deus, pelas dádivas recebidas imerecidamente. Porém, se nos voltarmos para a cruz de Cristo, forçosamente iremos reconhecer que tudo o que temos recebido é pela misericórdia e graça de Deus.

Não temos que ficar pensando em como vamos retribuir às provocações que recebemos quando estivemos em situação ruim, porque está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19).

Apesar de sua fragilidade, você não precisa se entregar à derrota. Ainda que você tenha sido vencido mais uma vez, não se dê por derrotado definitivamente: 2 Co 4.7-11, 16. Eis a sua chance única de sair dessa tenebrosa solidão. Eis o convite extensivo a você: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Que o Senhor da Seara nos fortaleça e nos capacite pelo Seu Espírito Santo. E que vivamos com gratidão e confiança daquele que nos chamou, nos sustentou até aqui, e que há de nos guardar até o fim de nossos dias, como escreveu o apóstolo Paulo: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Tm 1:15-17).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

AS PESSOAS DE SUCESSO!

Quando perguntávamos aos entrevistados de uma pesquisa qual a razão da admiração que sentiam por quem consideravam “pessoas de sucesso”, a resposta era quase sempre:

“- Essa pessoa é diferente!”.E quando perguntávamos – “diferente em quê?” A resposta quase sempre era – “diferente em tudo!”.

De fato, as pessoas de sucesso pensam de forma diferente. Agem de forma diferente. Enxergam a vida e o mundo de maneira diferente.Elas são mais positivas. Acreditam em si próprias.

Conseguem enxergar oportunidades nas crises. Elas participam mais. Comprometem-se mais.Terminam as coisas que começam. Dão atenção aos detalhes em tudo o que fazem. São polidas e educadas e além da “boa intenção” têm muita sensibilidade e empatia para colocar-se no lugar das outras pessoas.

Elas ouvem, mais do que falam. Elas respeitam as opiniões alheias. Elas sabem dizer “eu não sei” e dizem com frequência “eu não compreendi”…São pessoas simples e objetivas. Não usam vocabulário rebuscado e complexo.

Falam e agem com simplicidade e têm muito foco em tudo o que fazem.Daí a “diferença”. A diferença positiva está mais na simplicidade do que na complexidade, mais na humildade do que na arrogância, mais no “ser” do que no “ter”.´

Luiz Claudio

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ENQUANTO É TEMPO

­ _ “Retira o teu pé do mal” (Pv 4.27 b).



Quando você começa a se achar forte suficientemente para resistir à tentação, capaz de abandonar quando quiser, ou coisa desse tipo, você já está correndo um tremendo risco. Por isso Paulo chega a dizer: “Quando estou fraco, então é que sou forte...” (2 Co 12:10).

Se você ainda é um bem-aventurado que não experimentou o pecado na sua forma mais intensa, como de um contato extraconjugal, ou coisa dessa ordem, procure tirar lições das amargas experiências dos que já passaram tais aflições. Ainda que no momento se tenha a ilusão do prazer imediato, ou do gozo fora do comum, o preço é tão alto que não vale a pena arriscar a bênção de uma consciência tranqüila... Além do mais, o que você poderia “aproveitar” quando comparado com o custo e o saldo negativo em sua conta emocional? Só os tolos acham que vale a pena arriscar. “Se você não fugir esta noite, pela manhã você vai ser morto” (1 Sm 19:11 B.V.).

Fuja enquanto é tempo – foi o aviso de Mical que salvou a vida de Davi das mãos do rancoroso Saul. Era a voz que ele precisava ouvir, considerar, também, mais tarde diante da exuberante e tentadora Bate-Seba. Este, também, foi o apelo de Jeremias ao povo de Israel e Judá - “Fugi para segurança vossa, filhos de Benjamim, do meio de Jerusalém!” (Jr 6.1). É o grito de alerta para você em momentos de vacilação perigosa: Fuja para salvar sua vida, e, quem sabe, as vidas de tantas outras pessoas que estiverem ligadas a você. Principalmente, porque não há nada melhor e mais importante do que você colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranqüilo com a sua consciência e com Deus... Acredite, perder essa bênção é um preço alto demais para ser desprezado...



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UM RETRATO NOVO

"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos" (Isaías 64:8).

"Esteja mais preocupado com seu caráter que sua reputação,porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto sua reputação é meramente o que outros pensam que você é" (JohnWooden - Treinador de basquete).

O que nos traz mais apreensão: o que somos verdadeiramente ou o que os outros pensam que somos? Preocupa-nos mais o nosso íntimo ou o exterior? Esforçamo-nos em mostrar os verdadeiros sentimentos ou a capacidade de sermos hipócritas?

Muitas vezes somos elogiados, distinguidos, homenageados e até recomendados por atitudes falsas, fabricadas, enganosas,imerecidas. As pessoas pensam que somos o que não somos.Vêem em nós valores que não existem. Impressionam-se por uma embalagem que encobre um interior vazio e mentiroso.Se o que está escrito acima é um retrato nosso, precisamos imediatamente mudá-lo.

Não basta fazer retoques com um photoshopp espiritual -- precisamos de um retrato novo. E para isso, a melhor decisão é chamar o "retratista" Jesus Cristo. Ele, com muito amor, nos toma nas mãos e, como um oleiro que trabalha o barro, nos moldará até que uma nova vida seja formada. Não ficará nada do velho retrato. A nossa vida se tornará nova, autêntica, brilhante, capaz de contagiar e alegrar a todos que nos vejam daquele momento em diante.

Com Cristo no coração seremos cristãos. Com o amor de Cristoem nossas vidas, seremos generosos e amorosos. Com a fé que Ele plantar em nossos corações, seremos capazes de ultrapassar barreiras, atravessar tempestades, escalar montanhas de dificuldades. Com a presença da Verdade dentrode nós, a hipocrisia será derrotada, a mentira será banida,a falsidade não será mais convidada.

Seremos o que somos e o nosso retrato espiritual nos mostrará, ao mesmo tempo, por dentro e por fora. Todos verão Cristo em nós e saberão que somos, sem dúvidas, filhos de Deus.Você continuará mostrando o velho retrato ou chamará o Senhor para tirar um retrato novo?

**********Adquira os livros do Ministério Para Refletir e ajude alevar a semente de paz, conforto, fé e esperança a pessoasde todo o mundo. Esteja de mãos dadas comigo no cumprimento do Ide do Senhor.**********

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A GRANDE CONFUSÃO

1 Sm 14.28-33

A atitude de Jônatas já fora suficiente para provocar uma imediata reação da parte dos soldados de Saul. Além disso, para tentar amenizar sua culpa, ele apresentou outras justificativas para desobedecer as ordens do rei, seu pai. Porém, é importante observar como o pecado se propaga com rapidez e muita facilidade.

Jônatas tentava justificar seu ato de provar um pouco de mel, quebrando a conjuração de seu pai. E isto foi o estopim que provocou uma grande confusão entre os soldados de Judá. Famintos e desesperados, eles só precisavam de um pequeno incentivo para desobedecerem a ordem real. Assim, avançaram sobre os animais e os destroçaram, comendo até mesmo o sangue (atitude incomum e considerada impura pelos judeus).

Como o meu doce que, por mais que eu tentasse distribuir com amigos e vizinhos, não acabava. Pelo contrário, estava sempre aumentando a cada nova experiência, na tentativa de consertá-lo, justificá-lo, ou mesmo explicá-lo... Nessa vã esperança de chegar por fim ao ponto desejado, ou mesmo suportável, eu ia acrescentando sempre mais algum produto. E cada vez aumentava a confusão e a sujeira na cozinha de minha casa... Assim também, o pecado traz confusão às mentes humanas. Suja as pessoas, moral, espiritual e até fisicamente. Suja o caráter, a honra, os compromissos... Além disso, quanto mais se procura escondê-lo, justificá-lo, ou defendê-lo, provoca-se mais confusão e desordem nas relações humanas.
O pecado não perdoado, resolvido, apagado, vai cada vez envolvendo mais alguém. É uma mentira para encobrir o que já se fez, uma desculpa distorcida da realidade, uma pequena corrupção dos valores éticos estabelecidos... E o doce pecado vai se avolumando cada vez mais, causando sempre muita confusão e tristeza.

O pecado seduz, atrai, engana. A princípio pode até ser doce como o mel. Ou como o meu doce... Mas o seu fim é sempre decepcionante, como no caso de Jônatas; ou como o meu doce... Porque “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte” (Pv 14.12).
A Bíblia deixa bem clara a situação do pecador diante de Deus. Não há desculpas:
_ “O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visitarei a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração... O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira terá por inocente...” (Nm 14.18; Na 1,3 a).


Vanderlei Fariapastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DEUS NAO SE ENVERGONHA DE VOCE!

Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas afliçöes o príncipe da salvação deles.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.(Hebreus 2:10 a 13)

Jesus não hesitou em vir ao mundo e receber sobre Si, uma carga altamente contrária a sua natureza, os nossos pecados!, através da sua crucificaçao, santificou todos aqueles que crêem no Seu nome e ainda declara:

ANUNCIAREI O TEU NOME A MEUS IRMAOS!

Jesus, desceu do seu Trono, foi humilde e obediente por amor de mim e de voce e diz que não se envergonha de nos chamar de irmãos, veja o quanto Deus nos ama verdadeiramente.

Hoje de manhã, ainda pensava nestas coisas, meditava sobre o que Paulo, o apóstolo falava a respeito de algumas situações, quando olhamos para a nossa estrutura,não vimos em nós bem algum, ainda mais quando tentamos fazer qualquer comparação com o que Cristo fez por nós.

o que Deus viu em mim?

Certamente o Senhor viu algo em mim, que vê tambem em voce, Ele mesmo sendo refletido através da nossa caminhada, e o que mais agrada a Deus é que andamos pela Fé, sem nunca termos visto a Deus, cremos Nele, sem nunca vimos a Patría celeste, cremos que ela existe e logo estaremos voltando para a casa.


Pela fé...................................




Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. ( Hebreus 11:8 a 16)


Deus não se envergonha destes grandes homens que trilharam por aqui,declarando ao mundo que Só o Senhor é Deus e Deus não se envergonha de voce também...



Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas afliçöes o príncipe da salvação deles.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.(Hebreus 2:10 a 13)


         
Deus te abençoe 

Paulo Sergio

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A LUTA CONTRA O PECADO

Hb 12.4-8

Passamos a maior parte de nossas vidas sem nos darmos contar de que há tendências, atitudes pecaminosas em nós, as quais precisam ser combatidas.
Algumas vezes, só depois de muitos anos sob a disciplina divina, a qual envolve todo tipo de sofrimentos, é que começamos a perceber que determinados procedimentos, palavras e atitudes que expressamos tão espontaneamente, são manifestações do pecado oculto em nós. Ou seja, do pecado que nos parece oculto porque não queremos admitir que tais pensamentos, palavras ou atitudes, sejam de fato obras da carne. Normalmente, só depois de muitas dores, lágrimas e sofrimentos é que nos damos conta de que algo está errado em nós e não apenas nos outros. Descobrimos, assim, que Deus está trabalhando conosco amorosamente, para nos conduzir ao entendimento de que precisamos combater muito mais ao pecado que há em nós do que propriamente ao pecado dos outros, ou do mundo em nosso redor.

Nessa luta íntima você tem sempre duas vertentes, duas opções: Tentar sufocar sua angústia e remorso fugindo de Deus, do mundo e de si próprio... Ou fugir para Deus e para a sua integridade pessoal. Em outras palavras: é fugir da vida ou fugir pra vida... Quando se encontra o caminho de volta e coragem pra recomeçar. Então surge um novo relacionamento com Deus e com as pessoas, sem culpas e traumas.

Não existe vida cristã sem tentação, perseguição, sem luta, sem dificuldades. E o pior é que a maioria do povo de Deus se acomoda com o fato de ser religioso, praticar rituais , achando que sua vida é só de “bênçãos”, de alegrias, de sucesso e coisas desse tipo. O triste é que o nosso povo vive acomodado com a vida cristã “normal”; não querendo reconhecer, ou admitir que há algo a ser mudado constantemente no seu coração, e que isto resulta num processo contínuo, numa luta permanente, sem trégua. Porém, a Bíblia diz que o “pecado tenazmente nos assedia” (Hb 12.1).

Nossa luta contra o pecado é permanente, é contínua. Não podemos nos permitir entrar de férias espiritualmente, porque o diabo não tem férias.
Precisamos estar sempre querendo ser melhor hoje do que fomos ontem. O crescimento e amadurecimento fazem parte da vida humana. Estamos num processo constante de mudança e aprendizado. Cada dia aprendemos um pouco mais com as pessoas que nos cercam, com as circunstâncias e, principalmente, com Deus. Portanto, que o Senhor nos conceda graça para continuarmos na luta, até quando ele mesmo determinar. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTAMOS EM GUERRA

Estamos numa guerra; logo, não podemos nos limitar a nos defender. É bem conhecido o ditado que diz: “a melhor defesa é o ataque”. É claro, precisamos enfatizar: a defesa é indispensável, porém, o ataque, ou o contra-ataque também precisa ser bem preparado para não sermos derrotados. Não podemos nos esquecer disso. Daí as recomendações da Palavra: “Andai em amor” (Ef 5.2); “Andai pelo Espírito“ (Ef 5.16), etc.

Quantas oportunidades perdemos, por causa do “mau tempo!” Ou seja, por causa da desculpa de que estamos vivendo um momento difícil e impossível para sermos úteis na obra do Senhor. Mas Deus nos diz, através desses textos, que Ele deseja usar a cada um de nós de nossa geração. Ninguém tem desculpa para fugir da presença do Senhor. Em cada geração Deus tem Seus eleitos, os quais devem viver de maneira digna de Seu amor e graça. Não podemos simplesmente esperar que se esgotem as oportunidades para, então, tomarmos consciência de que perdemos o tempo, quando as portas das oportunidades forem se fechando.

O único antídoto, o único remédio, para combater eficazmente o pecado é através da fé em Cristo Jesus: “Olhando para Jesus” – Mq 7.7-9; 18-19; Hb 10.14-17; 1 Jo 2.1-2. Em vez de ser o número um, dê este lugar ao outro. Dêem qualquer vantagem à outra pessoa... Estejamos preocupados com a outra pessoa, procurando ver suas qualidades, mais que os defeitos. Ex.: Velhinha que só via as coisas boas nas pessoas. Certo dia mostraram-lhe um cachorro morto e fedorento. Ela disse: “mas ele tinha uns dentes lindos!”. Você só vai concordar com esse tipo de vida quando conhecer a Cristo internamente, pessoalmente.
Precisamos confessar que Jesus Cristo é o Senhor – Senhor (Kúrios) – Is 45.23 – Estas palavras foram o primeiro credo da Igreja cristã. Ser cristão significava fazer profissão de fé em Jesus Cristo como o Senhor (Rm 10.9-10).

Podemos clamar ao Senhor hoje, na certeza de que Ele vem ao nosso encontro. Ele quer entrar em nossas vidas. Ele quer nos dar razão para viver. Você que está vivendo solitário, sem saber como enfrentar o mundo, sem ter com quem compartilhar... Busque ao Senhor agora mesmo! Peça a Ele com fé para entrar em sua vida, em seu coração. Então você há de experimentar a verdadeira cura interior. Não entregue os pontos, não desista da luta! Você perdeu apenas mais uma batalha, mas ainda está na guerra. Aleluia! Regozije-se por isso! A Deus toda glória. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

OFICIAIS OU SOLDADOS?

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Efésios6:11).

Um grupo de recrutas estava fazendo uma prova escrita.Quando um deles foi questionado sobre o motivo pelo qual não estava fazendo a prova, respondeu: "Senhor, eu não tenho lápis e nem papel". "Bem!" exclamou o instrutor, "o que você pensaria sobre um soldado que entrou na batalha sem nenhum rifle nem munição?" O recruta pensou por um momento e,então, respondeu: "eu pensaria que ele era um oficial, senhor."

Muitos cristãos, atualmente, pensam que são "oficiais" no exército de Deus e não têm nenhuma necessidade de armas espirituais. Na realidade, fomos chamados para servir. Somos todos soldados, desde o líder até o mais humilde dos cristãos. Somos todos iguais, com as mesmas responsabilidades, com os mesmos propósitos, necessitando das mesmas armas do Espírito.

Temos todos a mesma alegria,as mesmas bênçãos a mesma felicidade de poder contar com a companhia e ajuda do Senhor Jesus.Não devemos menosprezar o inimigo! Não podemos crer que não precisamos de Deus, que não precisamos de Sua armadura, que não precisamos de Sua intervenção nas horas difíceis e angustiantes. Não somos "oficiais"! Somos soldados! O"Oficial" é o Senhor. Ele nos comanda, nos orienta, nosanima, nos fortalece. E as armas que Ele nos oferece são perfeitas e indestrutíveis. Com Sua armadura e Suas armas nós poderemos lutar sem temor, sem dúvidas, certos davitória!

Se você continua se julgando um filho de Deus que não necessita de qualquer ajuda, se continua indiferente a tudo que Deus quer lhe dar, se crê que é forte o suficiente para vencer o inimigo sem ajuda, engana-se completamente. Apresente-se diante do Senhor para receber a armadura que Ele lhe tem preparado. Só assim sua vitória será certa.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 24 de setembro de 2011

O SUPRIMENTO PARA VIVER E LUTAR

_ “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” (Fl 3:17)

Além dos motivos apresentados pelo apóstolo para louvar a Deus, podemos ainda acrescentar o fato de ter ele escrito a carta Aos Filipenses. Visto ter ela abençoado aqueles irmãos, confortando e despertando-lhes a fé; como, também, pelo fato de que ela chegou até nós; e, através dos séculos, continua abençoando a muitos ainda. Assim, o exemplo de Paulo, como dos demais apóstolos, continuam nos abençoando ainda hoje. Sabemos que nenhuma vitória expressiva, marcante, acontece por acaso. Seja no esporte, no trabalho, ou nos estudos. Há sempre, por traz de uma grande vitória, um caminho duro e estafante percorrido: observação das leis estabelecidas, dedicação absoluta, muito suor e lágrimas.

No texto acima, Paulo procura nos estimular a seguirmos os seus passos. Começou dizendo de sua alegria pelo fato de compreender que seus sofrimentos estavam proporcionando um avanço acentuado do evangelho. E ele deixa claro que não via maior motivação para viver e até para morrer do que estar sendo útil nas mãos de Deus para alcançar algumas pessoas com a bênção maior da salvação eterna (Fl 1.21). Embora a prisão externa, física, impedisse sua locomoção, privando-o da liberdade para visitar os seus amados irmãos; sentia-se maravilhado com a liberdade do Espírito, a qual proporcionava-lhe alegria redobrada. Assim, pois, apoiando-se em seu próprio exemplo, ele apresenta seu desafio: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós... O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fl 3.17; 4.9).

Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? O que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. É a manifestação da graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso.

Você pode ficar a vida toda correndo atrás de bênçãos paliativas. E, ainda assim, não sentirá que é o bastante para suprir os anseios de sua alma. Mas quando permitir que a graça divina o alcance, então sentir-se-á seguro, na certeza de que a graça de Cristo lhe basta. Por isso Paulo vai dizer: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fl 4.19). Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MATANDO UM LEÃO POR DIA

Pierre Schurmann

Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.

Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele:

-" Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia".

Sua resposta, rápida e afiada, foi:
-" Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele ".

Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse:
- " Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você".

Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa:

" Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão por dia". E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão.

A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase.

Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão Afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?

Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral.

Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi do leão”.

Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse:

- " É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles. Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o mais importante. Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser. Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele. Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão, em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.”

Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos.

A capacidade de luta que há em você,
precisa de adversidades para revelar-se.
(Pierre Schurmann)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DESAFIADOS A VENCER

Somos desafiados a vencer e deixar os embaraços sociais, temporais.
Neste sentido, o embaraço que mais tem causado prejuízo ao povo de Deus nestes dias, no meu entendimento, é a televisão.

Se não nos despertarmos a tempo, ficaremos completamente escravizados e intoxicados com as futilidades das novelas e programas tais. Daí porque há tantos crentes frívolos e vazios em nossas igrejas. Creio ser esse um dos grandes embaraços dos dias atuais. Essas coisas, como disse, não são más em si mesmas, mas vêm a sê-lo por serem usadas como enchimento fúteis de vidas vazias.

Somos desafiados a vencer os embaraços emocionais.
Pesa-nos as preocupações e ansiedades. Preocupamo-nos com o que achamos que precisamos conquistar, adquirir, para sermos “felizes” tanto quanto àquelas pessoas com as quais queremos competir, vencer. Porém, é bom nos lembrar que as outras pessoas que caminham ao nosso lado nem sempre são adversárias, mas parceiras de jornada, até mesmo no trabalho de nosso Senhor. Pesa-nos o abatimento com doenças, perdas, tristezas e dores físicas e emocionais...
Causa-nos apreensões, incertezas e insegurança. Pesa-nos o sentimento de inferioridade, quando nos esquecemos de olhar para o Alvo e nos detemos a olhar para os lados, para aqueles que caminham conosco...

Os embaraços espirituais: “...e do pecado que tenazmente nos assedia.” Inicialmente o autor nos exorta a tirarmos, nos libertarmos, dos embaraços materiais e sentimentais; os quais, muitas vezes, se constituem em obstáculos à nossa saúde espiritual e à nossa corrida no desenvolvimento cristão. Em seguida fala de algo mais danoso e mais difícil de ser vencido. Trata-se do pecado. Precisamos nos esforçar no sentido de libertarmo-nos de todo tipo de pecado porque ele afeta diretamente nosso rendimento, como o efeito provocado pelas drogas químicas no organismo humano.

Assim, o pecado é pior mal para o espírito humano. O pecado é o pior mal que enfrentamos porquanto ele nos tira a comunhão com Deus, por ofender e afrontar o nosso Pai. Precisamos definir e reconhecer o pecado como pecado, e não procurar mascará-lo, ou enfeitá-lo. Então, nosso primeiro passo para nos livrar do peso do pecado é reconhecer clara e objetivamente o nosso pecado diante de Deus. Reconhecer que somos pecadores diante de Deus. Fomos criados para viver com Deus e para Deus, mas o pecado faz separação entre nós e Deus (Is 59.1-2).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

A QUEM DEVEMOS AGRADAR?

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens,não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10).

"Eu desejo muito ser um bom administrador, para que, no final, ao entregar o governo desta nação, mesmo que tenha perdido todos os amigos na terra, pelo menos um amigo permaneça, dentro de mim" (Abraão Lincoln).

Quantos de nós pensamos da mesma maneira? Temos querido que o Senhor esteja sempre em nossos corações? Temos procurado exaltá-lo e fazê-lo conhecido de todos os nossos amigos?Temos nos regozijado quando nos falam que há um brilho especial em nossas vidas?

O Senhor não estará conosco se agirmos com desonestidade em nosso trabalho e negócios. Ele não nos acompanhará quando andarmos por caminhos que envergonham Seu nome. Não ficará junto a nós se insistirmos em viver uma vida de mentiras e enganos. Não nos abraçará se, hipocritamente, tivermos uma conduta na igreja e outra fora dela. A quem nos importa agradar?

Entregamo-nos aos prazeres domundo para agradar os amigos do mundo ou preferimos colocar nossas ações diante do Senhor para engrandecer Seu nome?Oferecemo-nos aos deleites passageiros, que nada acrescentam à nossa edificação pessoal ou regozijamo-nos em buscar um crescimento espiritual que não somente nos dará a verdadeira felicidade aqui nesta terra como por toda a eternidade?

Eu quero agradar a Deus! Quero sempre ouvi-lo e obedecê-lo.Sei que isso me fará imensamente feliz; que preencherá meus dias com grandes conquistas e vitórias; que me permitirá desfrutar de grandes bênçãos; que me conduzirá, com grande júbilo, às moradas celestiais.Agradando a Deus eu me agradarei. Nada terei que me possa envergonhar. Estarei sempre na presença do Senhor e Ele estará sempre comigo. Aleluia!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A VIDA: JESUS CRISTO!

_ “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas...” (Hb 12.1b).

Lembro-me de quando adolescente, participando dos desfiles escolares, fazia questão de colocar-me estrategicamente nas fileiras laterais, para melhor ser visto e aplaudido por parentes e amigos. Lembro-me de colegas desmaiando pelo excesso de esforço, ou pelo calor, ao longo do percurso. Lembro-me que, apesar da singeleza de meu uniforme, havia absoluto cuidado e esmero no preparo do mesmo. Minha mãe cuidava com especial carinho, lavando, passando, e até algumas vezes engomando. Tudo com muita antecedência, para que nada pudesse causar dificuldades no momento tão acalentado. Eu desfilava com entusiasmo e muita pompa. Principalmente quando ouvia meu nome e os aplausos da platéia. Procurava manter firme meus passos, e em perfeito alinhamento com os meus colegas, mantendo-me atento ao ritmo da fanfarra para manter o rumo e a mais perfeita ordem na marcha.

Precisamos romper com a barreira que nos separa de Deus, através da oração da fé; através da reflexão séria na Palavra de Deus, para poder mantermo-nos na corrida que nos foi proposta, que já está estabelecida por Deus. Cristianismo, o verdadeiro evangelho de Cristo, é mais que ritualismo, ou formalismo religioso, é estilo de vida. Não se resume em um conjunto de normas e preceitos de conduta. Não é apenas uma questão de ética, embora a ética cristã seja indispensável para o testemunho cristão. Mais que tudo, cristianismo tem a ver com uma pessoa, a VIDA: JESUS CRISTO!

Então, eu posso saber como estou nessa corrida, quando reflito no grau de relacionamento que tenho com o Senhor. Como está meu relacionamento diário e constante com Ele? Como alguém pode identificar Cristo em minha vida? Como alguém pode reconhecer minha comunhão com Ele no exercício de minha profissão secular? Minha maneira de agir, trabalhar, evidencia alguma semelhança com o procedimento do Senhor Jesus?

Creio, portanto, que não há como nos livrar do peso do comprometimento com o mundo e com o pecado, senão através de um sincero reconhecimento de nossa necessidade espiritual. Ou seja, precisamos encarar o pecado e o nosso envolvimento prejudicial com os negócios desta vida, apresentando-os ao Senhor em oração. Esta é a nossa mais urgente necessidade. Que Deus nos ajude a entender isso, para glória do Senhor e para a nossa alegria!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUEM PODE JULGAR?

Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" (Mateus 7:1-3).

"Quando nós vemos um irmão ou uma irmã em pecado, existem duas coisas que nós não sabemos: Primeiro, nós não sabemos o quanto se empenharam para não pecar. E segundo, nós não sabemos qual o poder ou forças que os dominaram. Não sabemos, também, o que teríamos feito nas mesmas circunstâncias."

Temos o hábito de julgar as pessoas. "Ele é fraco e não sabe resistir aos momentos de dificuldades"; "ela se deixa envolver facilmente com coisas erradas"; "eles bem que poderiam ter evitado aquela situação"; e outros comentários semelhantes. Até parece que não erramos nunca, que não fraquejamos em nenhum momento, que somos sempre fortes e inabaláveis.Por que, em vez de criticar e condenar as pessoas, não procuramos compreender a situação? Por que, em vez de viraras costas aos "pecadores" não nos oferecemos para ajudá-los,para abraçá-los, para mostrar-lhes algo melhor? Temos o dever de amá-los e não de diminuí-los ainda mais.

Por acaso nós nos colocamos em seus lugares? Seríamos nós mais santos e firmes se enfrentássemos os mesmos dilemas?Resistiríamos mais se sofrêssemos as mesmas tentações?Agiríamos com mais honestidade se nos confrontássemos com as mesmas facilidades? Teríamos coragem de atirar pedras, como não tiveram os acusadores da mulher pecadora dos tempos de Cristo?Por que o Senhor Jesus nos mandou cuidar primeiro do cisco de nossos olhos antes de querer tirar o dos nossos irmãos? Somos mais santos que eles? Somos mais puros que eles? Temos as vestes mais brancas do que as deles?

Todos nós somos abençoados pela misericórdia e pelo amor de nosso Senhor. Que saibamos agir da mesma forma com todos que estão diante de nós.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

HOJE

_ “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação)” (2Co 6.1-2).

O tempo do diabo é sempre “amanhã”, mas o tempo de Deus se chama HOJE! Se você ainda não tem segurança de sua salvação eterna em Cristo Jesus, não descanse no fato de estar perto do reino; por ser membro de igreja ou de uma família de pessoas que se acham salvas. Corra agora mesmo para os braços de Cristo Jesus. Não descanse a sua alma enquanto não puder descansar no Senhor. Não se contente com os elogios ou garantias humanas. Não se contente em agradar aos homens, seus semelhantes, pecadores, enquanto não tiver a certeza de que está agradando ao Senhor. Por outro lado, se você se sente completamente distante do Senhor, envolvido em densas trevas do pecado, sentindo-se condenado e perdido eternamente pelo fato de pensar que não é um predestinado, eleito para a salvação... Se você vê a doutrina da eleição como uma impossibilidade, ou barreira para a sua busca da salvação, então volte ao texto de Jo 6.35-40.
Observe as palavras de Jesus! Se Ele é quem diz que todo aquele que for a Ele, todos que O buscarem de todo o coração com o propósito de serem salvos, todos serão acolhidos amorosamente por Ele; não importa a sua origem. Não importa a sua hereditariedade, não importa o que ou quem você foi, ou quem você é; não importa o que o diabo diga, se Jesus diz que recebe a todos quantos O buscam é porque Ele assim o faz. Não questione sobre a eleição da graça enquanto você ainda está sem Cristo e sem salvação. Deixe esta questão com Ele. Faça apenas o que Ele ordena, se achegue confiantemente ao Salvador.

Clame a Ele como fez o cego Bartimeu: “E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc 10.46.48).
Assim como fez Bartimeu, o qual a multidão queria fazê-lo calar, faça-o você também! Bartimeu não se intimidou, nem se envergonhou com as críticas da multidão; não se entregou às conjecturas de ser ou não um dos eleitos. Ele clamou ao Senhor, e foi ouvido e curado pelo Senhor. Você não tem que entender os secretos propósitos de Deus. Ninguém entende. Eu não consigo entender porque Deus se compadeceu de mim.

Quando olho para trás e me lembro de tantos que caminharam comigo e, ao que tudo indica, partiram para a eternidade sem salvação, fico maravilhado com a graça de Cristo em meu favor! Não tenho outra alternativa senão prostrar-me deslumbrado, com profunda gratidão ao meu Deus por Ele ter manifestado a Sua infinita e preciosa graça a mim, tão indigno pecador. Na verdade, como todos os demais amigos e companheiros de jornada que tive ao longo de minha existência, eu também não mereço outra coisa senão o inferno, por causa de meus pecados. E, no entanto, o Senhor me alcançou com a Sua salvação.

Quão preciosa e sublime é a graça do Senhor Jesus! Eu não mereço, você não mercê, ninguém merece. Porque ninguém é salvo por merecer a salvação. Apenas e tão somente os méritos de Cristo Jesus nos possibilita tomar posse de nossa salvação. Ele pagou o preço com Seu próprio sangue. Portanto, confie você também, se ainda não o fez, no sacrifício de Cristo em seu favor. Achegue-se confiantemente ao Salvador, e Ele há de dizer-lhe: “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida” (Jo 6.45-48).

Se você já está salvo, então compartilhe, divulgue essa preciosidade com quem você ama, como disse o Senhor a um novo convertido: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Mc 5.19).
Venha a Cristo hoje mesmo, não perca mais um segundo sequer do restante de sua vida! Tome posse da vida eterna e regozije-se com a graça de Cristo Jesus! Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

LIVRE-SE DOS ESPINHOS!

"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, ... e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:18, 19).

Muitos de nós, cristãos, somos como a pequena menina que começou a brigar com uma amiga. Sua mãe, que ouviu quando discutiam, chamou a filha e lhe disse que estava errada e que necessitava pedir perdão a Deus. Então, a menina se ajoelhou para orar e, humildemente, pediu: "Ó Deus, por favor me perdoe por ficar brava e discutir com Raquel". Mas,sua atitude permanecia errada, e, continuando a orar falou:"E faça Raquel vir a mim e pedir meu perdão. Ó Senhor, não lhe dê descanso até que não aguente mais e venha me pedir que a perdoe!"

Como essa atitude tem sido real em nossas vidas! Estamos sempre certos! Os outros estão sempre errados! Eu tenho o direito de... Não me darei por satisfeito até que... Eu me vingarei... E assim por diante. A razão é sempre nossa,mesmo que saibamos que isso não é verdade.Às vezes também dizemos: "Eu perdoo... mas, não esqueço! Eque tipo de perdão é esse?

Um perdão que guarda mágoas não é perdão. Um perdão que esconde ressentimentos nas gavetas do coração não é perdão. Um perdão que a todo tempo é lembrado não é perdão. Um perdão que só existe da boca para fora nunca foi e nunca será perdão.O perdão verdadeiro é como o do nosso Senhor. Ele perdoa e esconde o que foi perdoado nas profundezas do mar. Ele jamais se lembrará dos nossos erros confessados e arrependidos. Serão como se nunca houvessem existido.

Quando conservamos atitudes pretensamente perdoadas, não experimentamos a cura das feridas, não desfrutamos da alegria de livrarmo-nos delas, não nos regozijamos com a vida abundante que Cristo veio nos trazer. As pessoas a quem perdoamos se sentem livres e felizes e nós nos mantemos aprisionados a uma angústia interminável.

Se você quer voltar a sorrir e cantar... livre-se imediatamente de todos os espinhos que ainda estão ferindo sua alma. Perdoe... e esqueça!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ

Mc 9.23; 10.27

A presença de Jesus conosco e em nós, traz-nos consolo, paz, alegria e esperança eterna. Sim, prezado irmão, Deus quer renovar a nossa esperança hoje também! Deus quer que eu e você experimentemos a graça de vivermos pela fé em Cristo Jesus. Conte pra Ele o que ele já sabe muito bem, que você cansou de confiar seu presente e futuro nas mãos de quem não pode trazer-lhe a paz e o consolo necessário. Diga pra Ele, o Senhor Jesus, que ainda que você sinta muita dificuldade para fazê-lo, você quer entregar completamente sua vida a Ele. Peça para que Ele lhe perdoe os pecados e lhe conceda a Sua graça e a salvação plena de sua alma, agora e eternamente. Portanto...
· Você que está ansioso com os problemas temporais, ou mesmo com os problemas que se avizinham; não consegue tirar de seu coração aquele sentimento desagradável, impuro e indigno...
· Você que está à porta do desespero, até mesmo pensando na morte que se aproxima...
· Você que chora a dor da saudade dos queridos que se foram, ou que ficaram para trás... Você que está com o coração partido pela ingratidão... Você que não vê perspectiva alentadora e feliz para o amanhã...
· Você que deseja ter vida, a vida plena, vida real... Pense nos convites desafiantes que encontramos na Bíblia, os quais se aplicam a nós também:
· “Estende as tuas mãos” – disse Jesus a um homem de mãos ressequidas.
· “Tem bom ânimo, levanta-te, Ele te chama” – disse alguém da multidão ao cego de Jericó.
· “Vem, segue-me e terás um tesouro no céu” – disse Jesus ao moço rico.
· “Vem, segue-me e vos farei pescadores de almas” – disse Jesus aos Seus discípulos.
· “O Mestre chegou... e te chama” – disse Marta à sua irmã Maria.
· “Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” – disse Jesus.
· “O Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga vem. E quem tem sede venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida” (Ap 22.17).
Se você já confessou sinceramente a Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador de sua alma, então comece a obedecê-Lo em tudo; agradecendo-Lhe pelo fato de que Ele já tenha ouvido e respondido suas orações. Alegre-se com a presença dEle em sua vida; e continue a alegrar-se sempre no Senhor!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sábado, 17 de setembro de 2011

ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS!

Em Gênesis, capítulos 4 e 5, há duas genealogias: o capítulo 4 trata da genealogia de Caim e o capítulo 5, da genealogia de Sete. Adão teve três filhos bem conhecidos: Caim, Abel e Sete, e gerou outros além desses. Abel morreu ainda jovem, por isso não tem genealogia. Os outros dois têm sua genealogia registrada na Bíblia. Nos capítulos 4 e 5 podemos ver duas linhas de pessoas e suas gerações, uma após a outra; uma linha procede de Caim, contendo Lameque, Tubalcaim etc, e outra começa em Sete, que inclui Abraão, Moisés e Cristo.

Podemos observar que as genealogias destas duas famílias são registradas sempre de maneira semelhante: alguém gerou alguém, que gerou outra pessoa... No entanto, há algo bem diferente nos dois registros. Enquanto o capítulo 4 somente diz: "Caim gerou Enoque e a Enoque nasceu-lhe Irade", sem relatar quantos anos Caim viveu ou quantos foram os seus dias, o capítulo 5, entretanto, registra não só quem gerou, como também com que idade morreu. O capítulo 4 não registrou a idade das pessoas mencionadas (não por esquecimento do autor), mas o capítulo 5 o fez claramente: quem gerou quem, com que idade, quantos anos viveu depois disso e, ainda, o total dos anos que viveu na terra. Adão também foi colocado no capítulo 5 como tendo vivido novecentos e trinta anos.

De Adão a Sete e deste até Noé, o registro foi feito dessa forma clara. Essa é a grande diferença dos registros nos dois capítulos. Qual é a razão dessa diferença? É porque aos olhos de Deus Caim não tem anos a serem contabilizados. Aos olhos de Deus este homem nunca viveu; mesmo enquanto vivia, ele estava morto. Por isso, somente seu nascimento foi registrado (que equivale à morte) e não sua morte. Já que, para Deus, ele não viveu, então não tem números para contabilizar e, também não morreu. Que tipo de pessoa essas do capítulo 4 representam? Representam todos os que não nasceram de novo, os que estão mortos em Adão, os que não têm vida eterna, portanto não têm contagem de anos. As do capítulo 5, por sua vez, representam os que estão em Cristo. O significado do nome Sete é "substituto", porque Abel morrera e Sete veio para substituí-lo; por essa razão representa os que nasceram de novo, os que têm anos contabilizáveis.

Devemos contar quantos são os dias, após sermos salvos, que pertencem a nós mesmos, em que vivemos em liberdade sem sermos escravizados pelos homens: esses são verdadeiramente válidos perante Deus. Em outras palavras, talvez você tenha crido no Senhor há cinco, oito ou dez anos, mas nesses anos todos, quanto tempo você viveu insensatamente? Quantos desses anos devem ser descontados? Nós perdemos tempo demais!

Não sabemos se dentre tantos anos o tempo contado diante de Deus chega a um ano. Todos os anos que vivemos segundo nossa própria vontade, segundo a vontade do homem, são anos esquecidos. Vamos perguntar a nós mesmos: "Será que tenho dias perante Deus? Será que comecei a viver o primeiro mês?" Esta é a primeira pergunta. A segunda, que devemos fazer agora, é: "Eu nasci de novo; no entanto, temo que nesses anos tenha deixado passar muito tempo em branco. Quantos dias foram contabilizados por Deus?" Todo o tempo que vivemos em servidão e sem comunhão com Deus são dias perdidos. Talvez tenhamos crido no Senhor há oito ou dez anos, mas ainda somos iguais ao tempo em que nascemos – não houve qualquer progresso. Afinal, quantos dias realmente temos diante de Deus? Essa é uma questão extremamente importante.

Permita-me perguntar: Talvez você tenha sido salvo há três, cinco, cinquenta ou sessenta anos. Mas, afinal, quantos desses anos você gastou para Deus? Quanto esforço e dinheiro você dedicou a Deus? É certo que deva trabalhar, mas para quem tem trabalhado? Podemos ter atividades seculares, desde que saibamos que elas estão realmente no propósito de Deus.
Há quantos anos vivemos na terra? Setenta ou oitenta? Temo que mesmo esses sejam poucos. Você conhece cristãos de cem anos? Talvez não existam. Nesse tempo já tão curto, subtraindo ainda os anos antes da salvação, quantos ainda restam? Amigo leitor, você sabe por quantos anos ainda irá viver? Naquele dia, talvez já com mais de sessenta anos. Deus provavelmente lhe dirá: "Você viveu diante de Mim menos de dez anos. Você viveu apenas alguns dias: todos os outros foram esquecidos". Vamos contar nossos próprios dias corretamente! Vamos usar bem o tempo que nos resta!

Portanto, cada um de nós deve começar a contar e determinar como viver os dias de agora em diante. Espero que não somente deixemos de perder tempo, mas também façamos um dia valer mil, andando cada dia sem jamais parar, cada passo sendo dado na luz da vontade de Deus. Não espere mais! Quando permanecemos caídos, esse tempo é perdido! Não importa por que tenha caído, levante-se outra vez e ande.[1]

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Watchman Nee

FAZER TUDO OU NADA FAZER?

"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser" (João 2:5).

Em uma reunião administrativa da igreja, uma senhora nãoc onseguia entender o motivo pelo qual todas as pessoas estavam criticando um certo comitê. Ela levantou-se e falou:"eu não sei por que nós somos tão críticos! Afinal, o comitê não fez coisa alguma!"

Muitos de nós somos como aquele comitê. Somos escolhidos e separados para fazer alguma coisa e nada fazemos. A igreja conta conosco, a sociedade conta conosco, o Senhor conta conosco e nós... continuamos indiferentes às coisas de Deus.O Senhor nos chamou, perdoou nossos pecados, elegeu-nos para uma tarefa gloriosa, preparou-nos devidamente para que o trabalho alcançasse êxito, e, continuamos inertes e desinteressados.

O Senhor deseja nos abençoar e nós recusamos a bênção celestial. O Senhor quer nos fazer vencedores e continuamos abatidos e derrotados. O Senhor almeja nos fazer voar nas asas da alegria e nossos corações continuam se arrastando em tristezza e angústia.Queremos ser amados por todos, mas, não estamos dispostos a oferecer amor. Queremos receber as dádivas divinas, mas, não tomamos a iniciativa de estender os braços e abrir as mãos.Ansiamos por ver nossos desejos realizados, mas, não estamos prontos para fechar os olhos, dirigir nossos pensamentos para o alto e confiar no Deus que realiza nossos sonhos.

Maria, mãe do Senhor, falou, com sabedoria, em uma certa festa: "Fazei tudo quanto Ele vos disser". Este é o segredo da vida abundante e da felicidade -- obedecer a vontade do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quando fazemos o que Ele nos determina, alegramos o Seu coração e também o nosso.E se alguém nos critica por fazer a obra de Deus, aleluia!Melhor é receber críticas por fazer a vontade de Deus do que nada fazer para não receber críticas.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BENDITAS LÁGRIMAS

_ "Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos meus opressores; por tua fidelidade dá cabo deles" (Sl 54.4-5).

Se sou encorajado em minhas próprias lutas a continuar "firme e constante, sabendo que meu trabalho não é vão no Senhor", lembrando-me desta destemida mulher jovem, recém convertida, que a despeito das muitas e incontidas lágrimas ao lado de um homem truculento que não a merece e que nada faz para ajudá-la na criação dos filhos; e que, apesar de tudo, continua fiel a ele, porque primeiramente é fiel e temente ao seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo... Então imagino, se eu que apenas acompanho os fatos à distância sou abençoado e desafiado em minha fé, quanto mais ajudados e encorajados a crer e confiar no Senhor não estarão sendo aqueles filhos e os demais familiares e amigos!?

Benditas lágrimas que me ajudam a prosseguir na luta de cada dia! Benditas, sois vós mulheres fiéis e destemidas, de todos os tempos e idade; de todas as raças e culturas, que nos ensinam que ser crente em Cristo significa muito mias de que meras palavras!
Na mesma época, uma jovem a quem tenho tido a honra de pastorear pela internet compartilhou comigo sua luta pessoal. Ela está namorando um rapaz não crente, e está começando a enfrentar sérias dificuldades, devido ao fato de que ele não aceita e não entende por que ela, sendo uma pessoa "esclarecida e independente" ainda se mantém tão rígida em não fazer sexo com ele. "Afinal", diz ele, "somos jovens, temos necessidades hormonais, somos suficientemente amadurecidos para saber o que sentimos um pelo outro; eu não entendo a sua atitude infantil e careta..."

Disse-lhe que, de fato, "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhes são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2.13). A essa jovem querida sou obrigado a aconselhá-la a abandonar imediatamente a esse ímpio namorado; e confiar inteiramente em Deus para que Ele mesmo a direcione na escolha daquele que há de entendê-la, amá-la realmente, respeitá-la e compartilhar com ela o resto de sua vida.

Certamente, Deus está fazendo uso dessas lágrimas para abençoar filhos (atuais ou futuros), maridos (atuais ou futuros), para alcançar seus pais e amigos com a mensagem santa do evangelho de Cristo Jesus. Afinal, que moral vocês teriam para falar-lhes do amor de Deus e da vitória que há em Cristo, se vocês mesmas não tivessem vencendo suas lutas pessoais?
Creia que Deus está vendo e recebendo suas lágrimas. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ELA NÃO FOI ESQUECIDA

"Mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (1 Pedro1:25).


No meio do iluminismo (tendência filosófica e política do Século XVIII), quando o deísmo se espalhava rapidamente,Voltaire proclamou que em um prazo de 25 anos, a Bíblia seria esquecida e o Cristianismo seria uma coisa do passado.Quarenta anos depois de sua morte, em 1778, a Bíblia e outras literaturas Cristãs estavam sendo produzidas em uma impressora que Voltaire possuía em sua própria casa!

A Palavra de Deus é manancial para a edificação de nossas vidas, é vitamina para nosso fortalecimento espiritual, é fonte de motivação e esperança nos dias de inquietude, é um manual de sabedoria e direção para alcançarmos a felicidade e a vida eterna.Muitas pessoas, no passado, previram seu desaparecimento,seu esquecimento, sua inexistência em um futuro próximo.Todos erraram... todos perderam a oportunidade de usufruir de suas inesgotáveis bênçãos.

A Bíblia continua levando paz aos corações e conduzindo vidas perdidas à salvação. Ela é a Palavra do Senhor. Ela permanece para sempre!Eu amo a Palavra de Deus. Ela transformou a minha vida e a vida de muitos de meus amigos. Quando ela passa a fazer parte de nossos dias, de nossas decisões, da elaboração de nossos sonhos, do organograma de nossa felicidade, nossos caminhos se aplainam, nossos dias parecem mais iluminados,nossas lutas são vencidas com mais facilidade.

Se A Bíblia está em nossos corações, o Senhor também está, a fé também está, as bênçãos também estão, a vitória sempre nos acompanhará.A Palavra de Deus, que permanece para sempre, tem estado em seu coração?

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O MAIS IMPORTANTE

Apesar de sua intensa vontade de se reencontrar com Jesus, Maria Madalena não o reconheceu de imediato, quando O viu. Havia, na verdade, várias razões para isso: A escuridão da noite, embora estivesse amanhecendo. As lágrimas ofuscavam sua visão. A tristeza que inundava seu coração, tornando-a lerda, sem ânimo, sem entusiasmo e vibração. Mas, principalmente, a maior barreira para reconhecer a Jesus, foi, sem dúvida, o seu tremendo desconhecimento a respeito da palavra profética sobre o que haveria de acontecer com Jesus: Jo 14:1-4.
Muitas vezes nossos sentimentos equivocados, lágrimas e a escuridão de nossa visão espiritual deturpada, nos impedem de reconhecer Jesus em nossa trajetória terrena. Por isso, faz-se necessário ouvi-Lo através de Sua Palavra.

Apesar de triste e confusa, Maria permaneceu esperando, crendo (ainda que timidamente). Mesmo quando os outros se retiraram tranqüilos, ela permaneceu chorando, a despeito da mensagem angelical. Apesar da informação oficial de que a vitória já fora conquistada sobre a morte e o inferno. Tudo isso já era realidade em sua mente, em sua vida, embora imperceptivelmente. Então, agora era a crise do crescimento cristão, da maturidade espiritual. E foi recompensada com o inaudito privilégio de ser a primeira pessoa humana a conversar e adorar o Senhor ressurreto.

Que tremenda emoção! Um novo amanhecer raiou para ela, como se o céu se lhe abrisse, descortinando diante dela a mais preciosa revelação de Deus. Foi, então, quando Ele pronunciou, de forma enfática e inconfundível: Maria! Quantas vezes perdemos tempo em lamentações, supervalorizando-se as perdas, os reveses e tristezas da vida, sem levarmos em conta a vitória já assegurada em Cristo Jesus, conforme 1Co 15.54-58.

Ela fora ao sepulcro com uma preocupação específica: ungir o corpo de Jesus. Existem muitos filhos de Deus excessivamente ocupados e assoberbados com os deveres religiosos, trabalhando exaustivamente naquilo que se imagina ser o melhor a fazer para Deus, ou o melhor que Deus deseja que se faça... Acredita-se com suficiente capacidade e resistência para se desincumbir das inúmeras tarefas religiosas. Maria também se achava capaz de carregar sozinha o corpo de Jesus, levando-o para casa. Quão enganada estava Maria em relação ao que poderia fazer por Jesus e com Jesus! Havia algo mais sublime e prazeroso que não imaginara: adorar a Jesus na Sua santidade e proclamar aos outros que Ele ressuscitou. Que a salvação é possível. Isto sim, seria e continua sendo mais importante e necessário. O mais importante continua sendo poder carregar Jesus VIVO em nossas almas; adorando-O e proclamando a Sua salvação.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ESPERANÇA

“E a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia; ainda que haja trevas, será como a manhã. E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro" (Jó 11:17, 18).

Nada nos envelhece mais rápido que a falta de esperança. Um escritor desconhecido disse: Nós somos tão jovens quanto nossa fé, tão velhos quanto nossas dúvidas; tão jovens quanto nossa esperança, E tão velhos quanto nosso desespero.

Muitas pessoas passam os dias da vida em busca da tão famosa "fonte da juventude". Buscam academias para ter um corpo bonito e saudável, frequentam os melhores salões de beleza para terem sempre um rosto bonito e sem rugas, e até, quando têm boas condições financeiras, fazem cirurgias plásticas para esconderem qualquer sintoma de velhice.Mas tudo isso de nada adianta se o nosso espírito estiver envelhecido pelas angústias, mágoas, ressentimentos e, principalmente, pela falta de esperança.

Quando nosso coração está alegre, quando nossa fé está viva,quando o amor nos enche a alma de júbilo, então as lutas, as dúvidas e a desesperança não encontram lugar em nossas vidas. Vivemos sorrindo e a felicidade nos rejuvenesce, seja qual for a nossa idade. Quando há esperança, não existe desespero. Quando há esperança, não existe frustração. Quando há esperança, não existe tristeza. Quando há esperança, jamais haverá angústia ou derrota.A Esperança traz confiança e a confiança aproxima-nos do Senhor.

Se temos Jesus no coração, temos confiança, temos fé, temos esperança e a alegria que experimentamos é uma fonte de juventude que nos fará felizes por toda a eternidade.Você quer estar sempre jovem? Nunca perca a esperança na vitória! Nunca deixe Jesus fora de sua vida!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O SENHOR É BOM

_ “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Naum 1.7).

Não apenas “bonzinho”, ou bom algumas vezes. O texto diz que Ele é, dando-nos a idéia de continuidade consistente. Além de ser bom o tempo todo, continuamente, o Senhor é bom plenamente. A certeza da bondade de Deus para com os Seus filhos deveria nos encorajar a buscá-LO com mais determinação e confiança, sabendo que Ele é quem nos acolhe e nos sustenta amorosamente, quando não nos resta qualquer outra alternativa. Como é certo que Deus nos corrige porque nos ama, é certo também que aqueles que ousam se aproveitar daqueles que estão sendo disciplinados receberão a justa retribuição pelos seus atos indignos e maldosos.

Podemos descansar no Senhor, pois a ira pertence a Ele. A Ele pertence a nossa causa. Nele podemos confiar que, ainda que chorando e gemendo, seremos por fim vitoriosos! Sua vida vale mais que o mundo inteiro, seu valor é incomensurável. Deixe de se refugiar nas cavernas do pecado, do vício e da depressão. Creia no Senhor Jesus Cristo! Volte-se para a Palavra de Deus e ouça com reverência e atenção o alento divino:
_ "De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí... Tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor... Me inclinei para lhes dar de comer" (Jr 31.3; Os 11.3-4).
Sim, "o amor de meu Cristo é ventura, repleto de graça sem par. Oh! Ternura, graça e amor me dispensa o Salvador!" (Hino No 389 C.C.).
Precisamos nos dar o direito de agirmos com naturalidade nas fraquezas, como seres humanos de carne e osso. Não é uma desculpa para praticarmos o que é errado, o mal; mas, ainda que o tenhamos praticado, tenhamos a serenidade para nos aceitar como somos. De tal maneira que o próximo passo possa ser mais firme e mais seguro, porém, não ficarmos nos culpando e nos lamentando pelo que não deu certo, ou pelo que falhamos mais uma vez.

Sim, o Senhor é bom e tem prazer em partilhar conosco a Sua bondade. E isto, sem dúvida, é o que de mais necessitamos. Confiemos, pois, na bondade do Senhor!
_ “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre. E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, para que rendamos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor. Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR” (1Cr 16.34-36).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEPRESSÃO POSITIVA

Há pessoas que nascem, crescem e vivem dentro de uma concha. Cercadas de todo carinho, atenção; porém, limitadas espiritualmente. Seu zelo para com a tradição religiosa não lhes permite achegar-se ao Salvador de forma pessoal, íntima, profunda. Para estes a Bíblia diz: “Eu dou novas forças aos desanimados, dou coragem e vontade de viver aos que estão tristes e abatidos por causa de seus pecados... Eu vou guiar o meu povo, vou consolar os que choram de tristeza pelos seus pecados... Mas os que insistirem em me rejeitar serão como o mar bravo que nunca se acalma, lançando à praia lama e sujeira. Para essas pessoas nunca haverá paz, diz o meu Deus”.[1]

É fácil abandonar a quem não se ama. Só a verdadeira fé é perseverante, sobrepõe-se às intempéries e aos vendavais da vida. A diferença se evidencia quando se questiona: “Quem é Jesus para mim?” Quando, porém, ousamos crer na Sua Palavra, então podemos dizer como o apóstolo Paulo: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.[2] Quando ouvimos a voz do Senhor, podemos transformar esse sentimento de medo e ostracismo numa depressão positiva.

Sem Deus, tudo é desperdício e perda de tempo. É correr atrás do vento. Foi o que aconteceu com o apóstolo Pedro quando se afastou do Senhor, negando-O vergonhosamente, sentiu-se esmagado pelo sentimento de vazio, solidão e inutilidade. Então foi achado pelo amor de Jesus, alcançado pela Sua graça infinita. Deus mesmo transformando uma experiência negativa, frustradora, em algo positivo. De outra feita, Pedro disse: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68-69). Como que a dizer: “Senhor, nós não temos outra alternativa. Tu és a nossa única e confiável opção! Tu és o nosso TUDO. Nós temos a ti somente como nossa única e exclusiva alternativa!”
Se, ao longo da caminhada, somos levados a beijar a lona, cair vergonhosamente; lembremo-nos, que ainda podemos nos tornar mais que vencedores, começando a experimentar a verdadeira vida cristã: “Esforçai-vos, e fortaleça o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor... Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.[3]

Assim, ainda que tropeçando, precisamos continuar nos empenhando em busca do alvo maior: a santificação em Cristo. Foi sobre isto que o apóstolo Paulo escreveu: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3.12-14).


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Is 57.15-21 – Bíblia Viva
[2] Rm 8.37
[3] Sl 31.24; 27.14

AJUDA-NOS

"E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força;ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos" (2 Crônicas 14:11).

Wayne Elpus conta a história de seu avô, imigrante nos Estados Unidos. Ele e sua família chegaram à América,maltrapilhos, vindos da Polônia. "O vovô sabia somente uma frase em Inglês - "Help us" (Ajuda- nos). Quando o oficial do governo na ilha de Ellis perguntou seu nome, vovô respondeu: "Help us". O oficial escreveu Elpus e seu nome passou a ser esse daquele dia em diante. O vovô jamais contou aos familiares qual era seu verdadeiro nome. Ele nunca olhou ou voltou atrás."

Quando chegamos diante de nosso Salvador, pobres e maltrapilhos por causa do pecado, basta que conheçamos uma frase para que sejamos libertos e transformados:"Ajuda-nos". Ele está pronto a nos abraçar, a nos consolar,a nos perdoar. Ele é o nosso Ajudador!

Ao entrar na "terra das promessas" do Senhor, passamos a fazer parte de uma nova família -- a família de Deus. Que bênção maravilhosa!Que glorioso é podermos dizer aos nossos filhos, aos nossos netos, a toda a nossa casa: somos filhos do Deus Altíssimo.Não precisamos mais fugir das frustrações, das decepções,das angústias e das derrotas. Agora estamos protegidos, o Senhor cuida de nós. Ele está conosco e nós estamos com Ele.

Muitas vezes buscamos ajuda de lugares e pessoas não confiáveis. A ajuda não vem e, mesmo que venha, não é a ajuda de que necessitávamos. Continuamos deprimidos,desanimados, sem forças e sem esperanças. Nossas vestes espirituais continuam maltrapilhas e perdemos muito tempo até encontrarmos a felicidade almejada e que seria mais rapidamente alcançada se o "ajuda-nos" fosse dirigido à Pessoa certa.Abra o seu coração, busque ao Senhor, e você nunca mais desejará olhar ou voltar atrás.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A FORTALEZA DA MINHA VIDA

_ “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1).

Aqui está a base da confiança do cristão. O salmista não diz que é um homem corajoso e destemido por si mesmo. A sua confiança e coragem são fruto de uma absoluta ligação e intimidade com o Senhor.

Ele não enfrenta os inimigos de peito aberto, confiando arrogantemente em sua força e capacitação. Ele olha para o Senhor e se coloca debaixo de Sua proteção. Então, uma vez assegurado da companhia e proteção divina, ele vê os inimigos como meros ajuntamentos de gafanhotos.

Quem é capaz de vencer o nosso Deus? Quem pode resistir a sua força e poder? Quem é capaz de se opor a Ele e prevalecer vitorioso?

Baseado e confiado nesta proteção sobrenatural, invisível mas real, não há o que temer, não há circunstancia ou obstáculo que possa nos amedrontar ou nos fazer calar.
Isto não significa que passaremos pela vida sem sofrer oposição, dores e aflições. Não significa que vamos viver sem problemas, sem doenças, sem sofrimentos, sem tentações. Porém, ainda que eles nos atinjam, ainda assim continuaremos seguros no fato de que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.

As aflições e tribulações virão, inevitavelmente, porque estamos em guerra permanente; mas a nossa postura continua firme e resoluta. Não agimos com orgulho ou arrogância, como se fossemos super-heróis humanos. Não agimos com soberba e prepotência, querendo nos mostrar ao mundo, nos auto-promover como dignos de honra e valor. Não temos o que temer, mas também não temos o que pretender. Não queremos aparecer, nos exaltar, nos auto-promover. Não somos nós a razão de nossa confiança. Não se trata de auto confiança, mas de confiança no Senhor. É Ele a razão de nossa esperança e confiança.

Se de fato Ele está comigo como creio, por que haveria eu de temer e tremer diante das circunstancias adversas? Ainda que andando pelo vale da sombra da morte, não temerei... Vou levantar e caminhar, na certeza de que tudo posso naquele que me fortalece, não temerei mal algum. Prossigo para o alvo supremo, a vitória final! Não há o que temer. O diabo pode usar quem ele queira para me atingir, me ofender, me hostilizar; não temerei mal algum, porque Ele, o Senhor, está comigo, sempre e eternamente!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ

Mc 9.23; 10.27

A presença de Jesus conosco e em nós, traz-nos consolo, paz, alegria e esperança eterna. Sim, prezado irmão, Deus quer renovar a nossa esperança hoje também! Deus quer que eu e você experimentemos a graça de vivermos pela fé em Cristo Jesus. Conte pra Ele o que ele já sabe muito bem, que você cansou de confiar seu presente e futuro nas mãos de quem não pode trazer-lhe a paz e o consolo necessário. Diga pra Ele, o Senhor Jesus, que ainda que você sinta muita dificuldade para fazê-lo, você quer entregar completamente sua vida a Ele. Peça para que Ele lhe perdoe os pecados e lhe conceda a Sua graça e a salvação plena de sua alma, agora e eternamente. Portanto...
· Você que está ansioso com os problemas temporais, ou mesmo com os problemas que se avizinham; não consegue tirar de seu coração aquele sentimento desagradável, impuro e indigno...
· Você que está à porta do desespero, até mesmo pensando na morte que se aproxima...
· Você que chora a dor da saudade dos queridos que se foram, ou que ficaram para trás... Você que está com o coração partido pela ingratidão... Você que não vê perspectiva alentadora e feliz para o amanhã...
· Você que deseja ter vida, a vida plena, vida real... Pense nos convites desafiantes que encontramos na Bíblia, os quais se aplicam a nós também:
· “Estende as tuas mãos” – disse Jesus a um homem de mãos ressequidas.
· “Tem bom ânimo, levanta-te, Ele te chama” – disse alguém da multidão ao cego de Jericó.
· “Vem, segue-me e terás um tesouro no céu” – disse Jesus ao moço rico.
· “Vem, segue-me e vos farei pescadores de almas” – disse Jesus aos Seus discípulos.
· “O Mestre chegou... e te chama” – disse Marta à sua irmã Maria.
· “Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” – disse Jesus.
· “O Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga vem. E quem tem sede venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida” (Ap 22.17).
Se você já confessou sinceramente a Jesus Cristo como Seu único Senhor e Salvador de sua alma, então comece a obedecê-Lo em tudo; agradecendo-Lhe pelo fato de que Ele já tenha ouvido e respondido suas orações. Alegre-se com a presença dEle em sua vida; e continue a alegrar-se sempre no Senhor!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUEM FEZ? QUEM DEVE FAZER?

"Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (1 Coríntios 3:6-9).

"Eu fiz" falou cada uma das varetas. "Eu fiz", falou o papel. "Eu fiz", falou o menino. "Não, eu fiz", falou o vento. Mas, todos eles, juntos, fizeram o papagaio voar. Se as varetas quebrarem, se o papel se rasgar, se o rabo prender em uma árvore, se o vento cessar, o papagaio cairá.Cada um tem a sua parte.

Todos nós temos um trabalho a fazer. Se a obra do Senhor precisa alcançar sucesso, então, todos nós, membros da igreja, temos de fazer a nossa parte. Há o trabalho de visitação, de oração, e outros incontáveis trabalhos a fazer. Disso depende o êxito da igreja local. Nós devemos fazer o trabalho em união, cada um ajudando naquilo que pode fazer. É um trabalho de equipe.

Quando nós compreendemos que a obra é de Deus e que nós apenas tomamos parte nela, então o nome do Senhor é engrandecido, vidas angustiadas são transformadas, lares são restaurados, todos ficam muito felizes e cada um de nós se regozija com as fabulosas bênçãos do Senhor.

Quando entendemos que a nossa participação no trabalho deDeus é muito importante, seja ela qual for, sem apreocupação de ser maior ou melhor, então as coisas fluem perfeitamente, como um manancial de alegria.Se você quer ser uma bênção na mão de Deus, se deseja ver as vidas salvas e os lares brilhando com a luz de Cristo, então procure se unir aos demais, fazendo sua parte com amor, com gratidão a Deus pelo privilégio de estar ligado a uma equipe que será sempre mais que vitoriosa.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 6 de setembro de 2011

LÁGRIMAS RECOLHIDAS

_ "Dá-lhes a retribuição segundo a sua iniquidade. Derriba os povos, ó Deus, na tua ira! Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolhestes as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?" (Sl 56.7-8).

Deus está recolhendo as suas lágrimas no Seu odre santo! Isto é magnífico e fantástico! Quer dizer que suas lágrimas não têm sido esquecidas, nem têm sido em vão. Deus está fazendo uso delas para abençoar alguém ao seu redor. Um dia, certamente, você há de se regozijar pelo fato de que Deus, em Sua infinita graça e misericórdia, tê-la usado de forma tão maravilhosa, apesar da tristeza, para a salvação de alguém de sua estima, próximo a você. Creia nisto, Deus está recolhendo as suas lágrimas em Seu odre!

Saiba que um dos resultados de tudo isso já pode ser mencionado: são estas palavras que o Senhor está me dizendo para escrever a fim de abençoar a tantas outras mulheres, que passam por circunstancias semelhantes. Se você está gostando do que Deus está lhe falando através desse recado que escrevo sua honra, saiba que você também tem parte nesse texto com suas constantes lágrimas; e, muito mais, por sua perseverança e firmeza na fé em Cristo Jesus.

Esse é apenas um dos frutos de suas lágrimas, recolhidas no odre divino; mas estou certo de que Deus está abençoando a toda a sua família e amigos íntimos, fazendo uso de suas lágrimas, recolhidos em Seu odre! Glória a Deus e um beijão em seus olhos ainda lacrimejantes!
Atente para o recado de Deus para você: Is 41.10,1; 44.21-22; 45.2, 4b.

Tome posse dessas preciosas e sublimes promessas, agora mesmo. Antes mesmo que as lágrimas cessem, e que seu coração se endureça mais ainda!

_ "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei" ( v.15).
Era como se Maria estivesse dizendo: "Quero prestar-lhe minha última homenagem!"
Mas, já era tarde para tal demonstração. Tenho visto e presenciado as lágrimas de muitos filhos, diante do corpo frio e inerte de seus pais ou irmãos, diante da impossibilidade de resgatar aquilo que fora praticado de errado ou de má vontade para com eles.

Não deixe para fazer o bem a quem você ama quando já for tarde demais. Não deixe de levar Jesus para sua casa, no seu coração, agora mesmo, no tempo oportuno. Não deixe que o bom tempo se vá, quando não mais houver possibilidade de interagir com o ser amado que caminha a seu lado.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

POR AMOR OU POR INTERESSE?

"O amor é sofredor, é benigno;... não busca os seus interesses... (1 Coríntios 13:4, 5).

Uma tarde, enquanto era Governador de Nova Jersey, Woodrow Wilson recebeu a notícia da morte súbita de um amigo pessoal, um Senador de Nova Jersey. Ele estava ainda se recuperando do choque quando o telefone tocou novamente. Era um Político proeminente de Nova Jersey. "Governador", disse ele, "eu gostaria de tomar o lugar do Senador". Wilson respondeu: "Para mim está tudo bem, desde que o agente funerário não se oponha."

Como o mundo seria melhor se não fôssemos tão interesseiros.Como a igreja de Cristo seria muito mais abençoada se os seus membros seguissem os ensinos do Senhor. Como seria maravilhoso se todos nós,em união, estivéssemos servindo a Deus por puro amor.Hoje, em nossas igrejas, vemos pessoas comparecendo às reuniões porque ali é oferecido bênçãos financeiras.

Vemos uma grande quantida de de homens e mulheres que esperam uma"revelação" que poderá vir através de uma visão de uma caneta de ouro, ou uma chave de ouro, ou uma chuva de pó deoutro e até dentes de ouro, que até hoje não consegui compreender para que servem. Em resumo, as igrejas estão cheias de pessoas que têm algum "interesse" nas reuniões.

Lembro de um caso interessante, acontecido há muitos anos atrás. Uma senhora não perdia nenhuma reunião. Ali chorava e chorava e pedia a todos que orassem para que ela recebesse uma determinada herança. Bem, ela conseguiu receber o dinheiro almejado. Comprou uma fazenda e nunca mais foi às reuniões. Depois de mais de um ano afastada, uma irmã a encontrou em certo lugar e lhe perguntou porque não estava indo mais às reuniões. A senhora respondeu: "Não estou precisando de Deus para mais nada no momento!"

A quem estamos enganando? A Deus? Claro que não. O Senhor não se deixa enganar. Quando vamos à igreja, seja ela qual for, a nossa motivação deve ser o amor. Vamos às reuniões porque amamos a Deus, porque o Senhor perdoou nossos pecados e porque escreve o nosso nome em Seu Livro nos Céus. Porque Ele cuida de nós e de nossa casa, porque Ele é o nosso melhor Amigo e o nosso Salvador.Louve a Deus por amor e não por interesse.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

NO TEMPO DE DEUS!

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.(Joao 11:21)




Uma história, trago a memória e compartilho com os amados a respeito de uma mulher de fé.


O profeta Eliseu, cada vez que passava por Suném, era muito bem recebido por uma importante mulher daquela regiao e agradecido, disse a ela que teria um filho e no tempo determinado teve seu filho, este cresceu e num determinado dia, com muitas dores de cabeça veio a falecer nos braços de sua mãe.


o que ela fez, deitou o menino na cama onde ficava Eliseu quando passava pela regiao e pernoitava em sua casa e foi atrás do profeta e cobrou dele o motivo da morte de seu filho.
Eliseu volta a casa da mulher,ora a Deus e o filho volta a ter vida.

Qual a causa dela ter cobrado de Eliseu a respeito da morte de seu filho? a Biblia revela que o seu marido era um homem velho ,sendo assim, estavam conformados em não terem filhos até que Eliseu fala sobre o filho.
nasceu o filho , cresceu e morreu e ela acreditava que Deus ainda faria milagres e maravilhas através do homem de Deus, o profeta Eliseu e foi em busca de respostas e o milagre aconteceu.

A Sunamita,acreditava no milagre de Deus .

o tempo passou, muitas coisas aconteceram no mundo e um outro grande milagre aconteceu que abalaria o mundo, Jesus Cristo veio ao mundo em forma de homem,nasceu, cresceu e sentiu na pela a dor da perda de um ente querido, mesmo sabendo que o seu grande amigo Lázaro havia falecido, mesmo sabendo que Ele ressuscitaria Lázaro no tempo de Deus, a Biblia diz que :

Jesus chorou ( Joao 11:35)

Jesus chorou pois sentiu a dor da perda no coração de Maria e dos judeus que o amavam e Ele moveu-se muito em espírito e perturbou-se e chorou.

Sim, Deus chora, Ele sabe todas as coisas, conhece a nossa intimidade, conhece a nossa fragilidade e sabe que por mais que venhamos a passar por grandes tempestades da vida, Ele sabe que ainda depositamos Nele toda a nossa confiança e a nossa fé.

Aliás , voce já deve ter percebido de que forma Deus testa a nossa fé, não é só Ele derramando bençãos e bençãos sobre a nossas vidas que Deus testa a nossa fé, mas nos momentos de provações e sao nestes momentos que somos testados também.

Que diga Daniel na cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abnego na fornalha ardente e tantos outros grandes homens e mulheres que acreditaram em Deus e o milagre aconteceu.



Quem sabe o momento que se passa na tua vida é o momento esperado do agir de Deus, para que todos possam ver o milagre de Deus na tua vida, ou quem sabe Deus tem retardado o Seu tempo e as coisas estao cada vez mais difíceis?

Nenhum homem consegue determinar a hora e o tempo exato do agir de Deus, mas uma coisa é certa, se a tua fé está centrada somente no Senhor Jesus, no tempo de Deus, o milagre acontece e verás que a tua fé foi o grande dispositivo para que os que não creram, possam dizer que SÓ O SENHOR É DEUS!


Como Jesus deixou escrito:

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Joao 11:40)


Esta Palavra do Senhor Jesus é para mim , é para voce e para todos que crêem Nele.


          
Deus te abençoe
Paulo Sergio

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TENDE BOM ÂNIMO

_ “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome” (Lc 4.1, 2).

Embora tenhamos em mente o deserto da tentação, é no deserto da oração onde há maior chance de termos um profundo e significativo encontro com Deus. É quando somos confrontados no mais íntimo de nossa fé, e somos levados a crescer. Quando vencemos a tentação, sentimos que crescemos um pouco mais. É, portanto, no deserto, quando temos mais chance de sermos fortalecidos no poder do Espírito Santo. Como diz a Bíblia, foi após a vitória sobre a tentação que Jesus sentiu-se livre da pressão demoníaca: “Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram... Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna. Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança” (Mt 4.11; Lc 4.13-14).

Sempre me emociono com o "treinamento" missionário pelo qual passou o Senhor Jesus. Assim também, fico imaginando como Deus muitas vezes, ou quase sempre, usa desse mesmo tipo de treinamento conosco.

Quantas vezes uma enfermidade persistente e dolorosa, um desemprego, aflições e abandonos familiares, nos levam a sentir solitários e carentes como se estivéssemos atravessando um longo e tenebroso deserto de aflição!

Muitas vezes, ainda, somos confrontados com as vis tentações diabólicas, infernais, dizendo-nos e procurando nos convencer de que não temos ninguém para nos defender, nos apoiar; que não valemos nada para o mundo, para a sociedade, e nem para Deus... Ou ainda, que não temos fé suficiente para sermos curados, abençoados... Ou que estamos "pagando" pelos pecados e males que cometemos, ou porque não seguimos os preceitos determinados pelas seitas, ou por um Deus impiedoso... E por causa disso Deus estaria nos castigando.

Enfim, o deserto representa, além das aflições das condições adversas que enfrentamos, também representa o bombardeio ou avalanche de opressões satânicas procurando nos ridicularizar, nos desanimar e nos levar à revolta contra Deus. Mas quando pensamos em nosso Mestre amado suportando as agruras de um deserto abrasador, as tentações diabólicas e todos os sofrimentos até ao Calvário, então somos confortados e encorajados a seguir Seus conselhos: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" ( Jo 16.32).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DEUS NÃO SE ENVERGONHA DE VOCÊ!


Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas afliçöes o príncipe da salvação deles.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.(Hebreus 2:10 a 13)

Jesus não hesitou em vir ao mundo e receber sobre Si, uma carga altamente contrária a sua natureza, os nossos pecados!, através da sua crucificaçao, santificou todos aqueles que crêem no Seu nome e ainda declara:

ANUNCIAREI O TEU NOME A MEUS IRMAOS!

Jesus, desceu do seu Trono, foi humilde e obediente por amor de mim e de voce e diz que não se envergonha de nos chamar de irmãos, veja o quanto Deus nos ama verdadeiramente.

Hoje de manhã, ainda pensava nestas coisas, meditava sobre o que Paulo, o apóstolo falava a respeito de algumas situações, quando olhamos para a nossa estrutura,não vimos em nós bem algum, ainda mais quando tentamos fazer qualquer comparação com o que Cristo fez por nós.

o que Deus viu em mim?

Certamente o Senhor viu algo em mim, que vê tambem em voce, Ele mesmo sendo refletido através da nossa caminhada, e o que mais agrada a Deus é que andamos pela Fé, sem nunca termos visto a Deus, cremos Nele, sem nunca vimos a Patría celeste, cremos que ela existe e logo estaremos voltando para a casa.


Pela fé...................................




Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. ( Hebreus 11:8 a 16)


Deus não se envergonha destes grandes homens que trilharam por aqui,declarando ao mundo que Só o Senhor é Deus e Deus não se envergonha de voce também...



Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas afliçöes o príncipe da salvação deles.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.(Hebreus 2:10 a 13)





          
Deus te abençoe 
Paulo Sergio

sábado, 3 de setembro de 2011

GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO

_ “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Rm 8.14, 15).

Aqueles que são guiados pelo Espírito Santo, estes são os filhos de Deus.
Ora, se Jesus foi guiado pelo Espírito ao deserto, por que haveria de nos conduzir só para sermos abençoados materialmente? E quem diz que o deserto não significa também uma extraordinária oportunidade para a aprendizagem com Deus na intimidade da oração e meditação, além de usufruirmos da poderosa manifestação da majestade divina em nós, em nosso favor, ou através de nós para abençoar aos outros? No caso de nosso Senhor, foi para nos abençoar, nos fortalecer na fé, nos ensinar a enfrentar a tentação e para nos encorajar nos momentos de desalento e solidão.

É claro que isso não deve ser motivo para deixarmos de buscar o socorro e as possíveis soluções humanas. Se estivermos doentes em condições de buscarmos tratamentos médicos, não podemos negligenciar qualquer possibilidade de solucionar tais problemas. Até porque Deus pode agir com ou sem a intervenção humana. Todavia, ainda assim, não podemos permitir que isto venha nos prostrar em depressão, mágoa, revolta ou ressentimentos contra Deus ou contra quem quer que seja. Deus está no controle de nosso deserto, mesmo quando temos a impressão de que estamos abandonados. Isto deve nos confortar e nos reanimar.

Mateus nos informa que após o Senhor suportar e superar as tentações, vieram os anjos e o confortaram. Mas o Espírito Santo consolador estivera todo tempo com Ele, guiando-O através do deserto. Se o Espírito está guiando alguém, está consolando-o e ensinando-o em tudo. Assim também, se estamos em Cristo, somos guiados pelo Espírito consolador e sustentador de nossas vidas, e ainda temos a esperança de sermos agraciados com as consolações especiais de Deus para conosco, através de seus mensageiros ocasionais.

O Senhor é nosso modelo maior, é nosso referencial de conduta, é nosso exemplo de como devemos agir diante das diversas circunstâncias da vida. E quando pensamos nos exemplos de nossos irmãos do passado e do presente (nos países onde há mais perseguição aos crentes, principalmente), culminando com nosso Senhor na cruz do Calvário, e continuando com os mártires do cristianismo através dos séculos, passando pelos reformadores e chegando até aos nossos dias; se nos detivermos na história de cada um, vamos nos sentir envergonhados pelo pouco que suportamos e já estamos a desanimar. Vamos constatar que ninguém faz algo grandioso para Deus sem ter que pagar um alto preço com sua própria vida, com sangue, suor e lágrimas.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

TRABALHE COM AMOR

"... e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos" (Ageu 2:4).

"O trabalho não é, principalmente, algo que alguém faz para viver, porém, algo que alguém vive para fazer. Quando um homem ou uma mulher recebe um chamado para uma tarefa particular de um trabalho secular, é como uma verdadeira vocação ou como um chamado específico para um trabalho religioso" (Dorothy Sayers - Credo ou Caos).

"Eu tenho lido e ouvido, através dos anos, muitos dizendo:"Ore para Deus me dar outro trabalho"; ou "Tenho tido muitos aborrecimentos em meu trabalho"; ou "Não aguento mais o meu local de trabalho. Preciso logo arrumar outro emprego". Mas,não seria melhor, em vez de pensar em outro emprego,perguntar a Deus "o que tu queres de mim neste lugar?"; ou"Que posso fazer aqui, neste local de tanto desentendimento,para abençoar estas vidas e engrandecer o nome de Jesus?"

Somos filhos de Deus, chamados para um grande propósito. E,quando o Senhor nos escolhe, é um privilégio dizer "Senhor,seja feita a Tua vontade em minha vida". Quando agimos dessa maneira, vidas são transformadas, lares são edificados, o inferno que parecia ser o nosso trabalho se transforma em lugar de delícias e em campos de plena paz. Nossos colegas recebem a bênção de Deus e nós experimentamos momentos de verdadeira felicidade.

Às vezes pensamos que apenas os pastores, os evangelistas,os mestres e cada um dos diversos líderes religiosos têm um chamado ou uma vocação. Mas, entre os leigos e simples discípulos de Cristo, existem pessoas que têm talentos, a graça e a unção do Senhor, uma vida cheia do amor de Deus,que são capazes de transformar repartições inteiras, ruas inteiras, o mundo inteiro.

Afinal, não é a nossa força ou a nossa capacidade que vai fazer a obra, e sim o poder maravilhoso e inigualável do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Se você foi chamado por Deus para um trabalho, seja religioso ou secular, faça-o com muito amor, e você será muito feliz.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado