terça-feira, 31 de maio de 2011

SOCORRO, SENHOR!

_ “Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
—Socorro, Senhor!” (Mt 14.29-30 – NTLH).

Pedro andava sobre as águas atendendo à ordem e permissão de Jesus. Os primeiros passos foram tranqüilos e seguros. Foi maravilhoso para ele sentir-se "poderoso" sobre as águas do mar. Imagine como estava extasiado o grande apóstolo diante de tal proeza que conseguia realizar!

_ "Que maravilhoso, eu posso superar as leis da natureza! Que coisa fantástica e extraordinária é o poder de Deus que me está sendo concedido! Eu posso usufruir dessa fantástica experiência, todos precisam saber o que eu estou conseguindo fazer!" E coisas desse tipo, devem ter passado pela cabeça de Pedro.

De repente, porém, o vento começou a soprar mais forte, pelo menos foi assim que ele entendeu. Na verdade o vento estava normal, ele é que começou a se preocupar com o vento contrário. Quando começou a sentir o vento forte, tirando o foco do poder maior do que qualquer tipo de vento... Uma pequena vacilação, foi o suficiente para que ele perdesse seu foco, seu alvo.
"E sentindo o vento forte, teve medo..."

Enquanto sua atenção estava concentrada na autoridade que Jesus lhe conferira e no propósito e convicção de que chegaria ao encontro de Jesus, nada havia lhe causado qualquer tipo de medo ou insegurança. Bastou apenas uma pequena distração de seu alvo, e veio a derrota e o fracasso.
Assim também nós, pensamos em algo racionalizamos aquilo com nossas experiências anteriores, então sentimos os possíveis efeitos daquilo em que refletimos. Desta forma, só me resta uma alternativa: Levantar os olhos para alto, como o salmista para perceber que "O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Sl 121.20; para então clamar: Senhor, Socorre-me!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UMA PESSOA SATISFEITA

"O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum" (Provérbios19:23).

Um cavalheiro colocou, em lugar bem visível de sua propriedade, uma tábua onde se lia: "Eu darei esta terra a uma pessoa que esteja realmente satisfeita".

Vários candidatos apareceram e a todos o cavalheiro perguntava:"Você é uma pessoa satisfeita?" Todos respondiam a mesma coisa: "Sim, eu sou". Para todos o cavalheiro fazia uma segunda pergunta: "Então, por que você deseja as minhas terras?"

E nós, somos pessoas satisfeitas? Estamos felizes com o que somos e o que temos? O que nos falta? Talvez, muitos de nós responderíamos: "Não, eu não estou plenamente satisfeito.Gostaria de ter uma bela e confortável casa, gostaria de ter um carro novo, gostaria de ter um emprego que me desse um salário melhor, gostaria de estudar em uma boa universidade,gostaria de viajar pelo mundo, gostaria de... gostaria de...

E, por incrível que pareça, mesmo que conseguíssemos todosos itens acima, certamente ainda estaríamos insatisfeitos e querendo muito mais coisas! Na verdade, nada nos satisfaz. Creio que a solução para essa eterna insatisfação seria colocarmos outra tábua, em lugar bem visível, com o texto:"Jesus deseja entrar no coração daqueles que estão insatisfeitos".

A partir do momento que o Senhor habita em nós, a alegria setorna completa -- não necessitaríamos de mais. Nossa casa estaria sempre iluminada -- nada nos daria mais prazer. As nossas esperanças não teriam fim -- saberíamos esperar a vontade e o tempo do Senhor.Se Deus quiser me dar algo mais, louvarei o Seu nome e ficarei contente. Se não quiser, eu o louvarei da mesma forma. O que me satisfaz não é ter isso ou aquilo, mas, ter Jesus Cristo em meu coração.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ONDE ESTÁ O VOSSO TESOURO?

_ “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc 12.34).

Todos nós temos um tesouro na vida. Mesmo os mais pobres têm alguém ou alguma coisa que se constitui no seu tesouro, sua preciosidade, sua razão de viver. Quando não há nada nem ninguém de fora, então a pessoa se constitui no seu próprio tesouro. Aliás, a vida que Deus nos deu, de certa forma é nosso bem maior, o dom da vida. Assim, Jesus diz que nosso coração, inevitavelmente, vai se inclinar, se apegar apaixonada e prioritariamente para aquele foco central de nossa vida.

Jesus estava dizendo algo mais ou menos assim: “Vocês não te porque viverem ansiosos, tensos, irritadiços, magoados, tristes, irados por coisa alguma. Não importa o que acontecer, eu estou no controle, estou cuidando de vocês de forma especial! Se eu cuido de um insignificante pardal, se cuido dos corvos, animal nojento e impuro pra muitos, como não haveria de cuidar daqueles que são a menina dos meus olhos? Como não haveria de amar e proteger aqueles que se constituem na coroa da minha criação? Portanto, ainda que vocês se deparem com perigosos criminosos, assassinos cruéis, não se desesperem, eles não podem fazer mais do que matar o corpo...

Portanto, não fiquem amedrontados por causa deles! Respeitem e temam acima de tudo Àquele que pode não só mandar o corpo, mas, principalmente, a alma para o inferno. Absorvam essa convicção, esta segurança! Vocês não estão vivendo como um barquinho a deriva no mar da vida; eu cuido diariamente de cada um de vocês em meio às turbulências desse tenebroso mar!...
Jesus quer ser o nosso TUDO porque nós somos preciosos para Ele; porque Ele fez o máximo por nós e sabe o que de fato é melhor para nós. Assim, quando ele exige que nós O consideremos como o nosso bem maior é porque de fato ele é o melhor para a nossa felicidade. Não é por ele ser egoísta, nem por ser um senhor superprotetor e egocêntrico, mas porque assim como Ele cuida de nós, Ele é o que de melhor podemos possuir e desejar também.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UM GRANDE PRIVILÉGIO

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é opoder de Deus para salvação de todo aquele que crê" (Romanos1:16).

Eu lembro que, quando era menino, minha mãe me colocou sentado em seu colo e, solenemente, me falou da importância de confiar em Jesus como meu Senhor e Salvador. Eu lhe respondi: "Eu gostaria muito, mamãe, de fazer isso, mas, os outros meninos irão rir de mim". Minha mãe, com muita ternura, me disse: "Henry, lembre-se que eles podem rir de você no inferno, porém, jamais poderão rir de você fora dele" (Ironside - Commentary On John, pagina 527).

Ser um cristão, ter Jesus no coração, é uma das coisas mais importantes de nossa vida. É Ele que nos dá a felicidade, a alegria da salvação, a segurança nos caminhos da vida, o regozijo de um registro celestial, um lugar ao Seu lado por toda a eternidade.O apóstolo Paulo não se envergonhava de servir a Deus, eu tenho muito gozo em fazer o mesmo, muitos homens, mulheres e crianças têm a mesma experiência.Estar na presença do Senhor, obedecer aos ensinos de Sua Palavra, confiar na Sua providência, proclamar o Seu nome em toda a terra, é um privilégio que têm todos os filhos de Deus.

O personagem de nossa história acatou o conselho de sua mãe e jamais deixou de confiar no nome do Senhor Jesus. Cresceu debaixo de Suas bênçãos até que se tornou, ele mesmo, uma bênção em Suas mãos. Jesus veio a este mundo para nos dar vida abundante. E não há vida mais plena e prazerosa do que desfrutar de Seu amor e compartilhá-lo com todos. Não há vida mais feliz do que andar na luz de Cristo e ser luz nos caminhos deste mundo.Não há vida mais completa do que aquela vivida diante do altar de Deus.

Seja você também uma pessoa privilegiada. Confie no Senhor!

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 28 de maio de 2011

PRIMEIRO, DEUS

Os Evangelhos registram a história da mulher que ungiu o Senhor Jesus com um “precioso bálsamo”, demonstrando as marcas da verdadeira e melhor adoração ao Senhor Jesus: Portanto, pensemos em algumas preciosas lições que os texto nos sugerem.

Em primeiro lugar, ela demonstrou que amava a Deus sobre todas as coisas, procurando agradá-Lo em primeiro lugar; buscou primeiro o reino de Deus e Sua justiça, como o próprio Senhor havia ensinado (Mt 6.33).

No Antigo Testamento temos um excelente exemplo de como Deus requer de cada um de nós o primeiro lugar, através da vida de Abraão: “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (Gn 22.1-19).

Primeiramente Deus mostrou-lhe o lugar em que Isaque ocupava no coração de Abraão: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas...” É o que precisamos fazer, antes de qualquer coisa. Ou seja, precisamos, primeiramente, localizar devidamente, entender com clareza quem ou o que está ocupando o centro de nossa vida, o centro de nossa atenção e afeto. Precisamos, ainda, atentar para a grande importância que estamos atribuindo, conscientes ou não, a essa pessoa ou coisa. Veja, “teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas...”. Ou seja, Isaque era o único filho a quem Abraão de fato amava, embora ele possuísse outro filho, Ismael, de Agar;[1] e haveria de gerar mais seis filhos de Quetura (Gn 25.1-2). Porém, o filho do seu coração a quem ele amava realmente era Isaque, a quem deu tudo o que possuía por herança (Gn 25.5).
Primeiramente Deus fez com que Abraão se conscientizasse da real situação de seu coração; que ele pensasse na centralidade de suas emoções, no fato de que havia alguém (Isaque) ocupando o centro de sua vida, o qual pertencia a Ele, o Senhor. E isso é idolatria. Qualquer coisa ou pessoa que ocupe o centro de nossa atenção, a prioridade de nossa vida que não seja o Senhor, constitui-se em idolatria. Por isto, Paulo fala da avareza como idolatria (Cl 3.5).

Quando Abraão obedeceu ao Senhor, o sacrifício foi aceito, e Deus devolveu-lhe Isaque, são e salvo. Agora, porém, em seu devido lugar no coração de Abraão, o segundo; porque Deus havia assumido o trono no coração de Abraão; assim também ocorre conosco. Precisamos atentar para esse fato, não podemos exigir de nós mesmos, e muito menos dos outros, que abandonemos algum sentimento, alguma coisa preciosa, sem apresentarmos algo a ser feito para suprir a ausência de quem se foi. Deus mostra isso em Sua Palavra de forma muito clara, e o faz da mesma forma em nossa vida diária. Ele sabe que não temos condições de mudar o nosso coração por nós mesmos, por isso Ele nos ensina como proceder para que a mudança seja efetivada. E isto implica em obediência e atenção para com as Suas determinações.
Mas a questão continua, ainda que tenhamos localizado, constatado que algo, ou alguém, está centralizado no trono de nosso coração, a dificuldade é como retirá-lo de lá, como destroná-lo?!

Na verdade, ninguém consegue tirar um sentimento do coração, seja de amor ou de ódio, simplesmente exercendo a sua vontade, seu livre arbítrio. Não temos o controle de nosso coração dessa forma, como se fora algo perceptível, algo que pudéssemos mudar com um simples toque ou ação. É Deus quem nos dá o arrependimento, a fé, o entendimento, a conversão a Ele – tudo vem do Senhor. Então vejamos como Deus nos ensina a fazer essa mudança de prioridades. Depois de destacar para Abraão a posição de centralidade ocupada por Isaque em seu coração, Deus lhe disse como proceder para mudar essa condição: "Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar " (Gn 22.2).

Ou seja, olhe para mim e vai! Comesse a agir em obediência à minha palavra, segundo a minha vontade. Deixe de olhar para as circunstâncias ou para Isaque e olhe para mim. Obedeça-me em tudo e em todo o tempo! Paulo, de igual forma, escreveu assim para os colossenses: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena...” (Cl 3.5). Mas ele não pára no aspecto negativo, ele nos mostra como fazê-lo.[2]

Paulo vai intercalando aquilo que é abominável ao cristão, e que precisa ser eliminado de seu comportamento, de seu modo de viver; mas vai mostrando e destacando o que deve ser feito no lugar daquilo que deve ser deixado de lado. Jamais ele fala para se eliminar um comportamento ou sentimento sem apresentar o lado positivo e como fazê-lo. Ou seja, ele não diz só o “não faça isso ou aquilo” sem acrescentar o “faça, antes, assim e assim”.

Quando escrevi estas linhas, meu primeiro neto estava para nascer. Não preciso, e nem conseguiria descrever a emoção de nosso coração. Entretanto, orei frequentemente para que o Senhor não permita que Samuel ocupe o primeiro lugar no meu coração e nos corações dos demais familiares, principalmente dos pais, Rubens e Vanice.
Não precisamos amar menos nem fingir que não amamos aquela criança, ou a qualquer outra pessoa; mas, que o nosso amor pelo Senhor precisa ir além do amor de uns para com os outros familiares ou amigos preciosos. Não sei como distinguir esses sentimentos, mas ainda assim oro para que Deus aumente cada vez mais meu amor por Ele, a fim de que meu amor pelas pessoas seja um reflexo autêntico de meu amor por Ele, e não o contrário. Mas, confesso que isso não é muito fácil para a minha compreensão, embora expresse esse desejo ao Senhor em oração.
Qualquer coisa ou pessoa que ocupe o primeiro lugar em nova vida constitui-se em idolatria, porquanto ocupa o lugar de Deus em nosso coração, e a glória pertence ao Senhor somente. Ele não divide a Sua glória com ninguém.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Gn 16.15, 16
[2] Cl 3.12-17; Ef 4.17-32; 5.1-21

AQUECENDO A TARTARUGA

"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" (1 Coríntios16:14).

Um homem contou que em sua infância, no campo, encontrou,certa vez, uma tartaruga fluvial. Quando ele começou a examiná-la, a tartaruga encolheu a cabeça e seus membros,fechando-se no casco. O menino, descontente com a atitude da tartaruga, pegou algo e tentou abrir o casco para fazê-la sair. Seu tio, observando o menino, disse: "Não, esta não é a maneira correta! Você poderá matá-la e não conseguirá abri-la".

O tio pegou a tartaruga e levou-a para dentro de casa, colocando-a no chão, junto à lareira. Poucos minutos se passaram e, o lugar tornou-se aquecido. Então a tartaruga colocou a cabeça para fora e, a seguir, os pés, começando a rastejar. "As tartarugas fluviais são assim", disse o tio,"e as pessoas, também. Você não pode forçá-los a nada. Mas,se você primeiro lhes aquecer com alguma atitude generosa,provavelmente eles farão o que você deseja que façam."

Como estamos lidando com as pessoas que nos cercam? Estamos sempre querendo impor nossa vontade? Estamos exigindo que sejam iguais a nós? Estamos esperando que nos agradem em tudo?O que lhes temos oferecido? Antipatia? Rispidez? Mau-humor?Arrogância? Ou entendemos que cabe a nós demonstrar humildade, carinho, solidariedade, tolerância, respeito, compreensão?

A melhor atitude em qualquer relacionamento, é o amor. Ele abre portas, ele ilumina o caminho, ele derruba os obstáculos, faz uma criança sorrir, perfuma os cômodos de uma casa, une os casais, desvia os filhos do vício, dissipa toda treva e até estimula uma pequena tartaruga.Se queremos um mundo melhor, se queremos a nossa família unida, se queremos ser verdadeiramente felizes, aqueçamos os nossos dias com atitudes de autêntico amor.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagemdiária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LEVANTA-TE!

_ “Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!” (Lc 7.14).

O texto nos conta a história de um milagre realizado por Jesus. Os que presenciaram tal fato ficaram estupefatos, e, unânimes, glorificaram a Deus pelo ocorrido: Lc 7.15-17. Entretanto, milhões de pessoas já experimentaram milagres semelhantes a este e todos os dias Deus está efetuando a obra de ressurreição de mortos. A Bíblia diz que Ele, o Senhor, é quem nos deu vida, nos tirou e nos libertou de entres os mortos: Ef 2.1-7. E mais à frente Paulo lança um desafio aos efésios que se achavam como que num estado de letargia mental e espiritual.

A maioria dos crentes hoje em dia está vivendo como se o viver cristão se constituísse na busca de bênçãos materiais, riquezas e prosperidade. Por outro lado, há aqueles que acham que a Igreja de Jesus só é importante e relevante nos momentos de dificuldades e aflições. Cabe a nós alertarmos aos crentes acomodados e aos não crentes, que só procuram a igreja na aflição, que ser crente envolve o sofrimento, perseguição; mas, com os sofrimentos vem também a consolação do amor de Deus por nós.

Deus o Espírito Santo foi concedido à Igreja com um propósito específico: a fim de sermos testemunhas. No livro de Atos vemos a igreja crescendo explosivamente na comunhão, na perseverança, etc. Mas, enquanto não veio a perseguição sobre o povo de Deus (At 8), a igreja não se deu conta de sua missão no mundo, qual seja a de fazer discípulos. Vindo a perseguição, os crentes foram obrigados a sair de sua comodidade pelo mundo a fora, pregando e testemunhando de Cristo Jesus.

A igreja de Cristo não pode se acomodar no seu status quo, não pode se contentar em buscar os seus próprios interesses, sua própria realização; não pode apenas contentar-se com o bem estar pessoal de seus filiados, com a prosperidade material daqueles que são seus.
Vida cristã real não significa apenas vida religiosa. Creia, não existe vida abundante sem intimidade e comunhão com o Senhor da vida!

Portanto, não continue vivendo ou vegetando como um morto ambulante. Ouça a ordem divina, seja você jovem, adulto ou criança: "EU TE MANDO: LEVANTA-TE!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

JÓIA DE PRIMEIRA

"Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas,para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, quete chama pelo teu nome" (Isaías 45:3).

Uma coleção de jóias foi apresentada ao maior perito de Nova Iorque. Ele examinou seu corte, peso, cor, etc., avaliou as esmeraldas, pesou o ouro em sua balança, considerou um minuto e escreveu o seu laudo: "Não são pedras de primeira". O cliente, vendo o que o perito havia escrito, ao mesmo tempo surpreso e decepcionado, disse: "Não são pedras de primeira? Como pode ser isso? Estas jóias me foram presenteadas por um rei!" "Ah," disse o perito, "eu tenho lidado com muitos presentes reais, e já faz muito tempo que os reis têm preferido guardar para eles mesmos o que possuem de melhor.

O mesmo não acontece com o nosso Rei.Como é bom saber que o nosso Deus, Senhor dos senhores e Rei dos reis, nunca nos decepciona! Ele cuida de nós, ajuda-nos na busca de nossos sonhos, fortalece-nos quando as forças e esperanças nos abandonam e sempre nos dá o melhor para nosso prazer e satisfação. Seus presentes, mesmo que não os mereçamos, são extremamente valiosos e não há perito neste mundo que possa dizer ocontrário.

O que Deus nos oferece tem muito mais valor que todas as esmeraldas, rubis e diamantes deste mundo. Ele próprio é nosso maior tesouro, guardado com regozijo em nosso coração. Este tesouro não corre o risco de ser roubado e nos acompanhará por toda a eternidade.Muitas vezes ignoramos o presente do Senhor. Corremos para vários lugares em busca de jóias que não são de primeira. Acabamos decepcionados, tristes, frustrados e derrotados.

Só uma jóia é de primeiríssima qualidade. Só um tesouro merece ser guardado, com carinho, em nossos corações: Jesus Cristo.Busque sempre os tesouros e as riquezas que o Senhor tem preparado para lhe dar. Tudo será de primeira e você será verdadeiramente feliz.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 26 de maio de 2011

REPASSANDO

Olá Pessoal,
Recebi este Email e estou repassando, muito mais pelas palavras do Deputado.
Leiam, por favor e SE POSSÍVEL repassem. Atentem para a responsabilidade do voto!


Deputado gay Jean Wyllys ofende cristãos e declara guerra aos 'inimigos'


O verdadeiro jogo era: torná-lo conhecido, dá-lhe o poder e
depois colocá-lo para combater a ética, e legalizar a imoralidade.
E para aqueles Bons e desobedientes crentes que acha
que não tem nada a ver... Assistiu o o programa, deu ibope
tornou o plano diabólico real e agora TODOS estão amargando a consequência. Reflita e acate as orientações que lhe são
passadas...

Até aqui me sustentou o Senhor
O NEGÓCIO ESTÁ FICANDO FEIO...AGORA EU QUERO VER ONDE ESTÃO OS VERDADEIROS CRISTÃOS...SER CRISTÃO DE BOCA É MUITO FACIL ...O DIFICIL É SER UM CRISTÃO DE ATITUDE... A PAZ DO SENHOR. SE TIVERES QUALQUER DÚVIDA QUANTO AO ASSUNTO HOMOSSEXUALIDADE, BASTA LER EM LEVÍTICO 18:22.NÃO HÁ CONVERSA; É A PALAVRA DE DEUS. PLC 122/2006 É UM PROJETO DE LEI QUE ESTÁ BEM PRÓXIMO DE SER HOMOLOGADO PELO CONGRESSO E PELA PRESIDENTE. PARA AFRONTAR NÃO SÓ O POVO DE DEUS, MAS AO PRÓPRIO SENHOR.
O recém eleito deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), homossexual militante que conseguiu alguma notoriedade participando do programa Big Brother Brasil da Rede Globo, (e ainda tem servos de Deus que vêem este programa, achando não ser anormal), lançou, na semana passada, uma campanha de combate ao cristianismo.

Em sua página do Twitter, Jean publicou várias mensagens dizendo que cristãos são doentes, homofóbicos, preconceituosos, violentos, ignorantes e fanáticos, e que ele se dedicará ainda mais a eliminar a influência do cristianismo na sociedade. O deputado enfatizou que seu mandato tem como foco a defesa dos interesses da militância gay e o combate a seus “inimigos”.

O deputado, que é membro da Frente Parlamentar LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis) no Congresso Nacional, aproveitou para convocar seus seguidores para se juntar a ele em sua guerra particular. Jean obteve respostas diversas: angariou o apoio previsível de seus seguidores militantes da causa gay, e provocou a reação de inúmeros outros usuários da rede social, indignados com as ofensas do parlamentar aos cristãos e com seus ataques à liberdade de expressão, religião e comunicação.

Jean promove uma campanha de censura a usuários do Twitter que são contrários às idéias que ele defende, como o “casamento” homossexual, as cartilhas de suposto combate à “homofobia” do MEC (mais conhecidas como Kit Gay) e o PLC 122/2006 (lei da mordaça gay), projeto de lei que pretende transformar em crime qualquer crítica ou oposição ao comportamento homossexual ou às pretensões do lobby gay.
Uma das primeiras vítimas da campanha censória de combate ao cristianismo deflagrada por Jean Wyllys foi o usuário Carlos Vendramini.

Valendo-se do direito que qualquer cidadão possui em uma democracia, Vendramini fez, no Twitter, críticas ao Kit Gay, ao PLC 122/06 e a outros projetos dos militantes gays e aos parlamentares que os apóiam, como Jean Wyllis, Marta Suplicy e Cristovam Buarque, dentre outros. Incomodado com as críticas, o deputado disse, em seu blog, que estava acionando advogados da Frente LGBT para censurar o perfil de Vendramini, que Jean imagina ser “membro fundamentalista de uma parcela conservadora da direita católica em São Paulo” (sic) e estar praticando “perseguição” a ele.
Fonte Jornal do Brasil
Enquanto nos calamos e acomodamos, ocorre isso... Qual o medo?

JESUS DISSE:
"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos" (Marcos 8. 38).
Apóstolo Paulo disse:

"Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados" (I Coríntios 4. 14).
Precisamos nos posicionar, não podemos nos calar diante dos que falam contra o que a Bíblia diz:
Levítico 18:22: "Nenhum homem deverá ter relações com outro homem..."
Romanos 1:26-29: "Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros.E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam 30e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem. "

ICoríntios 6:9-11: "Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus."
Passem adiante e vamos fazer uma corrente mostrando nossa força. É Deus quem vai à nossa frente.


"Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos;
porque a vossa obra tem uma recompensa"
II Crônicas 15:7

SOMENTE SABÃO NÃO BASTA

"E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e acasa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios" (Isaías 6:3-5).

Laura, uma pequena menina, teve uma aula especial sobre plantas e flores. Entre todos os espécimes estudados, o que mais lhe chamou a atenção foi um lírio branco, muito bonito.Não apenas Laura, mas todas as crianças, ficaram encantadas com a beleza daquela flor. Realmente, era maravilhosa. Logo que a aula acabou, Laura saiu correndo para casa. Lá, a menina pegou todo o sabão que conseguiu encontrar e lavou-se o melhor que pôde para mostrar-se bem limpa.

O lírio despertou seu desejo por pureza. Da mesma maneira, o nosso Deus Todo Poderoso desperta no coração de Seus filhos, o desejo de ser puro e santo como Ele.Temos nós, cristãos, estado preocupados em glorificar ao nosso Deus com as nossas vidas? Temos procurado viver conforme a Sua Palavra, esforçando-nos para agradá-Lo e ser uma bênção no ambiente em que vivemos?

Quando deixamos as paixões mundanas e não damos atenção aos prazeres falsos e enganosos desse mundo, não apenas nos livramos da mancha e sujeira do pecado mas, também, conservamos nossas vestes espirituais imaculadas, brancas como a neve e como aquele lírio mostrado na aula que a menina Laura assistiu.

O salmista diz que no monte do Senhor estarão os limpos de mãos e puros de coração. E esta pureza não é adquirida com uma grande quantidade de sabão, mas, com uma vida de obediência, submissão, amor e dedicação.Deixemos a Palavra de Deus nos limpar e purificar, nos ensinar o caminho das bênçãos e da verdadeira felicidade.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diáriase não participar de listas, basta preencher o link indicadono final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 23 de maio de 2011

QUEM NOS REMOVERÁ A PEDRA?

Mc 16.3

Quantas vezes nos deparamos com tal dúvida?! Quantas vezes perdemos a alegria da caminhada pela vida afora devido à ansiedade que nos assalta diante das dificuldades que imaginamos serem intransponíveis ou perigosas!
Jesus havia ensinado aos Seus discípulos: "não andeis ansiosos pela vida...” Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mt 6.25-34).


O desafio ao qual se deparavam aquelas ilustres mulheres naquela madrugada escura e fria era, primeiramente, chegar ao sepulcro de Jesus; aproveitar a caminhada para respirar o ar puro da manhã e refletir nas palavras do divino Mestre... A pedra era algo distante, posterior, como "o amanhã" ensinado por Jesus. Mas, como nos é comum, a ansiedade nos leva a antecipar os fatos, pelo menos mentalmente. Por isso sofremos hoje o que haveríamos de experimentar ou não no amanhã. Nossa mente fica sobrecarregada com a possibilidade do fracasso e de que o pior possa vir a acontecer. O texto, porém, nos diz: "E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande" (Mc 16.4).

Quando olhamos para o Senhor Jesus, problemas, como as pedras do caminho, são superados, antes que tenhamos que despender esforços para afastá-los.
Sempre que assumimos o compromisso de nos aproximar mais de Deus, de fazer algo para agradá-Lo, pedras gigantescas, acima de nossas forças, se interpõem em nossa caminhada. Quando o diabo não coloca obstáculos para nos impedir de cumprir nossa missão, nós mesmos, devido a nossa incredulidade, nos encarregamos de dificultar a jornada empreendida. Sentimo-nos como gafanhotos diante dos "gigantes" do mundo; como disseram os espias mandados por Moisés para espiar a terra de Canaã: "Também vimos ali gigantes... e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos" (Nm 33.33).

Foi a mesma atitude demonstrada pela viúva de Serepta nos dias de Elias. Elias pediu que lhe desse água para beber. Quando ela se virou para buscar a água, ele acrescentou: "Traze-me também um bocado de pão na tua mão". Ela, então, não viu nenhuma possibilidade de atender ao profeta, ao contrário, viu apenas o fim do linha, a miséria que lhe esperava: "nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija... vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho. Comê-lo-emos e morreremos" (1 Rs 17,12).

Em suas expectativas não havia nenhuma esperança diante das circunstâncias que enfrentava. Nem mesmo alguma intervenção divina poderia solucionar ou alterar as circunstâncias desalentadoras. Apenas a miséria e a morte irreversível.

Quem de nós já não perdeu uma noite de sono, rolando de um lado pra outro na cama, tentando imaginar um meio para resolver o problema do dia seguinte? Entretanto, o ensino bíblico para os filhos de Deus é: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fl 4.6-7).

Portanto, se você está vivendo sob pressão da ansiedade quanto às pedras que precisam ser removidas em sua jornada terrena; se os problemas lhe causam a auto-imagem de gafanhoto; ou se a miséria e a morte são as únicas perspectivas que lhe restam; confie sua vida, seu amanhã, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós... Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (Ef 4.20; Sl 37. 4-5).

Creia nessa palavra, viva com Deus e seja feliz. Hoje e sempre. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A VITÓRIA DA ORAÇÃO

Quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais, quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” Ainda vale a pena ser crente? Qual a recompensa de todo o sacrifício e renúncia? Qual a vantagem, ou o que vocês ganhamos com essa fé inabalável? Não seria fanatismo essa atitude cristã?” Mas Jesus nos ensina a enfrentar os sofrimentos através da comunhão com Deus e com os nossos semelhantes.

Jesus começou Seu ministério no jardim de oração do deserto, onde foi tentado. Passou pela “via dolorosa”, no jardim de oração do Getsêmani, e concluiu sua missão ao orar ao Pai entregando o Seu espírito. A oração foi o principal ensino de Jesus para Seus discípulos, e para todos nós. Infelizmente, também, o mais negligenciado. Precisamos pedir a Deus que nos possibilite louvá-Lo e adorá-Lo em tempos de aflição, aceitando a Sua vontade soberana sobre nossas vidas.

Precisamos considerar que o Senhor Jesus é o fundamento de nossa fé. É certo que cremos nEle como nosso Salvador e Senhor; mas essa fé precisa ser ativa, operante, dinâmica e progressiva, crescente. Essa fé deve nos levar a uma constante lembrança de que o Senhor está vivo, envolvido com os nossos interesses pessoais. Sua presença é real, plena e envolvente. Essa fé nos trará convicções fortes, inabaláveis; nos apropriarmos de atitudes corretas, vitoriosas, e nos mover às realizações positivas.

Portanto, chegou a hora de aprendermos com o Senhor Jesus a orar em tempo de aflição: “Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar” (Mc 14.32).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

COMPANHEIROS NA PERSEVERANÇA

_ “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9).

Se você ainda não tem segurança de sua salvação eterna em Cristo Jesus, não descanse no fato de estar perto do reino; por ser membro de igreja ou de uma família de pessoas que se acham salvas. Corra agora mesmo para os braços de Cristo Jesus. Não descanse a sua alma enquanto não puder descansar no Senhor.

Não se contente com os elogios ou garantias humanas. Não se contente em agradar aos homens, seus semelhantes, pecadores, enquanto não tiver a certeza de que está agradando ao Senhor. Por outro lado, se você se sente completamente distante do Senhor, envolvido em densas trevas do pecado, sentindo-se condenado e perdido eternamente pelo fato de pensar que não é um predestinado, eleito para a salvação...

Se você vê as doutrinas bíblicas como uma impossibilidade, ou barreira para a sua busca da salvação, então, convido-o ao voltar-se para o que Jesus falou:
_ “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.37-40).

Observe as palavras de Jesus! Se Ele é quem diz ser, como de fato é, que todo aquele que for a Ele, todos que O buscarem de todo o coração com o propósito de serem salvos, todos serão acolhidos amorosamente por Ele; não importa a sua origem. Não importa a sua hereditariedade, não importa o que ou quem você foi, ou quem você é; não importa o que o diabo diga, se Jesus diz que recebe a todos quantos O buscam é porque Ele assim o faz. Não questione sobre a eleição da graça enquanto você ainda está sem Cristo e sem salvação. Deixe esta questão com Ele. Faça apenas o que Ele ordena, se achegue confiantemente ao Salvador. Clame a Ele como fez o cego Bartimeu: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc 10.48).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUEM É YAHSHUA?

Para o cego, é a luz.

Para o faminto, é o pão.

Para o sedento, é a fonte de água viva.

Para o morto, é a vida.

Para o enfermo, é a cura.

Para o prisioneiro, é a liberdade.

Para o solitário, é o companheiro.

Para o viajante, é o caminho.

Para o sábio, é a sabedoria.

Para a medicina, é o médico dos médicos.

Para o réu, é o advogado.

Para o advogado, é o Juiz.

Para o Juiz, é a justiça.

Para o cansado, é o alívio.

Para o pedreiro, é a pedra principal.

Para o jardineiro, é a rosa de Sharon.

Para o triste, é a alegria.

Para o leitor, é a palavra.

Para o pobre, é o tesouro.

Para o devedor, é o perdão.

Para mim Ele é TUDO!!!

Se pra você YAHSHUA é tudo, mande esse recado para os seus amigos para dizer que pra você, Ele é tudo!

(recebido por e-mail)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

VOLTAREI PARA VÓS OUTROS!

_ “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14.18).

Como? No contexto (Jo 14.16-27), Jesus esclarece essa gloriosa promessa. Diz Ele que o Pai enviaria o Espírito Santo para ficar conosco para sempre. E não apenas conosco, mas em nós. E essa orfandade seria suprimida, ou eliminada, à medida que mantivéssemos comunhão com Ele, Jesus, através do Espírito Santo que estaria conosco. Então haveríamos de guardar os seus mandamentos como expressão do nosso amor por Ele, e não apenas por subserviência a Ele. E o Senhor, então, nos garante que o Pai haveria de corresponder a esse amor que nós expressamos por Ele. Além disso, Jesus nos assegura o Seu próprio amor, o qual será percebido, expresso, através de Sua manifestação para conosco.

Jesus enfatiza, ainda: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (v.23). Ou seja, se alguém realmente amá-Lo, demonstrando esse amor de forma concreta através da observação à Sua palavra, então o Pai também o amará e fará daquela pessoa uma habitação, ou morada do Altíssimo. E mais, o Espírito Santo, o outro Consolador que o Pai enviaria, há de nos ensinar e nos fazer lembrar de tudo quanto o Senhor Jesus nos ensinou.

Baseado em todas essas promessas, Jesus nos conforta, nos convida a deixarmos o sentimento de orfandade, depressão e ansiedade, na certeza de que ninguém é órfão em tais companhias: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; os quais se fazem presentes conosco e em nós. Ninguém é órfão, se está tão bem acompanhado! Como escreveu Philip Yancey:

“Que consolo para o problema da dor e do sofrimento poderia vir de uma religião baseada num acontecimento como a crucificação? Foi na cruz que o próprio Deus sucumbiu à dor. Acontece, porém, que não estamos abandonados... Porque Deus esteve entre nós, ele entende perfeitamente. O conceito da cruz deixado por Jesus no mundo, o conceito universal da religião cristã, é prova de que Deus muito se importa com o nosso sofrimento, com a nossa dor. Ele morreu de dor... O cristianismo tem um Deus que se preocupa com o homem de tal maneira que se tornou homem e morreu”.

O Senhor Jesus jamais desampara os que são Seus.

_ “porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13:5-6).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

A RIQUEZA É MELHOR

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará" (Salmos 23:1).

A atriz Sophie Tucker estava sendo entrevistada por diversos repórteres. Um deles lhe perguntou sobre sua vida e dificuldades antes de alcançar o sucesso. Ele queria saber se havia passado por momentos de pobreza e se havia encontrado alguma satisfação naquele período. Ela respondeu:"Ouça, eu tenho experiência de pobreza e experiência de riqueza. Acredite em mim, riqueza é muito melhor."

A resposta daquela atriz foi bem correta. É claro que ariqueza é muito melhor que a pobreza. A abundância é melhor que a escassez. A felicidade é melhor que a angústia. O sorriso é melhor que o mau humor. A salvação é melhor que aperdição.Mas, o que é a riqueza? O que é a felicidade? O que é asalvação? Como manter um belo sorriso e como desfrutar de uma vida abundante?

A princípio a resposta pode parecer simples: ter dinheiro.Se fosse isso, nenhum rico se mataria, nenhum rico enfrentaria lutas e decepções, nenhum rico seria infeliz. E sabemos que não é verdade. A riqueza é muito mais que ter dinheiro e bens materiais.Ser rico é ter uma vida plena de amor e de paz, é viver em harmonia com a família e com as pessoas ao redor, é saber que tem uma morada esperando no Céu, é ter o nome escrito no Livro da Vida, é ter Jesus Cristo, o Senhor e Salvador,habitando no coração.

Quem já passou por momentos de pobreza e insatisfação, de incertezas e frustrações, de abandono e humilhação, e hoje vive na presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores, entende o que estou escrevendo. Sabe o que é ser pobre e ser rico, mesmo que ganhe um pequeno salário e more em uma casabem modesta. Eu já experimentei tudo isso e até já dormi na rua, mas, hoje, sou rico, feliz, abençoado.Jesus me fez rico, e eu não quero nem pensar em voltar para a pobreza em que vivia, antes de conhecê-lo.

*****Caso tenha um amigo que deseja receber as reflexões diárias e não participar de listas, basta preencher o link indicado no final e assinar a lista de envio de apenas uma mensagem diária.*****

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEUS É NOSSO REFÚGIO

“Deus é nosso refúgio” significa muito mais do que dizer que Ele é o nosso remédio, nosso escape. É algo que nos faz sentir em companhia de alguém atencioso e confortador.
Penso que com essa oração “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”, como os demais textos mencionados, o Senhor nos ensina que a oração, esse ato de nos lançar nos braços do Pai de maneira franca e sem reservas ou rodeios, proporciona-nos um conforto semelhante ao que ocorre às crianças de colo, quando estas se vêem amedrontadas diante dos fatos, ou circunstâncias, que lhes são aterradores, desconhecidos e grandes demais para sua capacidade de compreensão e reação. Quando, de repente, chega o pai e a toma nos braços, envolvendo-a com carinho e afeto, a criança sente-se completamente fora de perigo e sem qualquer temor. O pai a tomou em seus braços fortes e suficientes para protegê-la dos perigos que se manifestavam, então a criança se emociona e se regozija nos braços do pai, ou da mãe. Foi-se a angústia, o pavor.

Quando o Brasil sagrou-se pentacampeão de futebol, houve jogador que só participou de algumas partidas. Outros só participaram alguns minutos. E outros, ainda, nem sequer entraram em campo para disputar uma partida. Porém, todos são considerados campeões, independente do que cada um fez em prol das vitórias do grupo. Todos que faziam parte da equipe, da seleção, foram recebidos com festa em nosso país, como verdadeiros campeões do mundo, heróis nacionais... Assim também, quando nos tornamos parte do Corpo de Cristo, a Igreja de Cristo Jesus, pela fé nEle, passamos a contribuir, de uma forma ou de outra, para o sucesso ou para o fracasso da obra do Senhor.

A Bíblia assim nos diz: “Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos. Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim. Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim” (Is 49.13-16). Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ATRAVESSE... SEM MEDO

"E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23).

Certo homem precisava cruzar um largo rio, coberto de gelo.Seu grande medo era que o gelo fosse muito fino e não suportasse seu peso. Abaixando-se, com as mãos e joelhos no gelo, ele começou a travessia. A cada metro ultrapassado,com grande terror, ele achava que o gelo poderia se partirfazendo-o afundar. Quando se aproximava da outra margem,quase morto de cansaço, viu passar por ele um homem com um carro carregado de barras de ferro.

Quantas bênçãos perdemos e quanta alegria desperdiçamos,simplesmente porque "achamos" que não conseguiremos, que não chegaremos a lugar algum, que somos um fracasso ou que nada dá certo em nossas vidas. Somos pessimistas espirituais e não ousamos confiar no Senhor que nos prometeu grandesvitórias.Vivemos curvados diante das tristezas, esquecendo que aalegria do Senhor é a nossa força. Vivemos conformados comas nossas fraquezas quando deveríamos seguir em frente,confiantes na força do Senhor que nos ajuda a derrubar gigantes. Vivemos aprisionados a mentiras quando poderíamos abrir o coração para a Verdade que liberta.

O homem de nossa história achava que não seria capaz de atravessar o gelo. E nós, achamos, também, que não podemos atravessar o rio de nossas dificuldades? Achamos, também,que não podemos atingir nossos sonhos? Achamos, também, que somos um fracasso? Ora, o Senhor nos diz que não devemos temer as lutas do caminho. Ele está conosco! Ele segue aonosso lado! Ele nos estimula nos momentos de incertezas! Ele nos garante: "Você vencerá!"

Se a sua bênção está do outro lado, levante-se, confie no Senhor e atravesse... sem medo.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 17 de maio de 2011

DISCERNINDO A VONTADE DO SENHOR

_ “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5.17).

Passamos a maior parte de nossas vidas atrofiados como portadores da Palavra de Deus. Isto porque, quase sempre há quem pregue, pessoas devidamente preparadas e qualificadas para o exercício do ministério da pregação pública. Quando, porém, esses crentes vão viver em lugares distantes do convívio com suas igrejas, sem a companhia de pessoas que exerçam esse ministério, então se vêem compelidas pelo Espírito Santo a falar das grandezas do amor de Deus. E são abençoados, abençoando a muitos. Foi assim com a igreja primitiva, quando os apóstolos ficaram em Jerusalém e os demais crentes saíram por toda parte levando o evangelho de Cristo. Foi assim nos dias de Paulo. E continua em nossos dias.

Tenho este exemplo em minha própria família. Meus pais tinham uma vida tranqüila e segura financeiramente, morando em Volta Redonda. Meu pai era funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em seus bons tempos. Com todas as regalias e privilégios dos primeiros operários da mesma. De repente, pediu demissão do emprego. Ajuntou os filhos, alguns recursos, e levou-nos para o sertão do Paraná. Seu propósito era plantar café e ficar rico. Mas o propósito de Deus que ficou evidente, anos depois, era para ele plantar a semente santa do evangelho de Cristo.

Lá, meu pai começou a trabalhar a terra. Com muita dificuldade, desmatou o sítio, plantou e colheu café, algodão, milho, etc. Não enriqueceu, como pensava; muito pelo contrário, passamos aperto e tristeza; porém, ali o Senhor nos abençoou. E, de um modo muito especial, Deus usou meu pai (semi-analfabeto) para pregar o evangelho a muitas pessoas. Tendo como resultado desse trabalho a formação de uma nova igreja, nascida em nossa própria casa, a Primeira Igreja Batista em S. João do Caiuá. É sempre assim, na ausência de pregadores, pastores ou missionários, Deus levanta obreiros (muitas vezes os assim chamados “leigos”), e os habilita para levarem a palavra de salvação aos pecadores.

Assim, pois, creio que em tudo precisamos discernir a vontade do Senhor. Mesmo quando somos alvo de dificuldades, apertos e tristezas, Deus pode estar querendo despertar vidas, fazendo uso das nossas tribulações.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUANTO MAIS OFEREÇO, MAIS EU TENHO

"Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado,mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado" (Lucas19:26).

Um índio pediu, certo dia, ao Bispo Whipple, que lhe trocasse uma nota de 2 dólares por duas moedas de 1 dólar.Quando o Bispo perguntou a ele porque queria 2 moedas de 1 dólar, o índio respondeu: "Uma é para eu dar para Jesus e a outra para minha esposa fazer o mesmo".

O Bispo lhe perguntou se era tudo o que tinha e a resposta foi afirmativa. O Bispo se preparava para dizer ao índio que era demais e que não precisava dar tudo o que possuía mas,naquele momento, um clérigo indígena, que estava a seu lado,sussurrou em seu ouvido: "Talvez seja demais para um homem branco dar, porém, não para um índio que ouviu, pela primeira vez este ano, falar do amor de Jesus."

É maravilhoso saber que o Senhor Jesus enche nossos corações da verdadeira alegria. Quando Ele entra em nossas vidas,tudo se transforma, tudo se renova, tudo é belo em nossos dias.E eu não estou falando de dinheiro. Estou falando de amor,de submissão, de obediência, de um negar os interesses pessoais. Estou falando de ofertar o nosso tempo, o nosso sorriso, o nosso ombro, o nosso perdão.

Quando Jesus é o Senhor de nossas vidas, o maior prazer que temos é compartilhar a nossa paz, a nossa alegria, a nossa felicidade.Jesus não é um tesouro a ser guardado em um cofre -- é um tesouro que tem muito mais valor quando o repartimos entre nossos amigos, nossos parentes, nossos vizinhos, com todos que encontramos neste mundo. Quanto mais damos, mais temos.Quanto mais compartilhamos, mais sobra para nós. Quanto mais oferecemos Seu amor, mais o brilho de Seu amor é visto em nós.Você já deu a sua vida para Jesus?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 16 de maio de 2011

UMA ENFERMIDADE MORTAL

_ O que acontece quando você recebe a notícia de que alguém a quem você ama está morrendo?
_ Como reagimos quando somos informados de que estamos com uma doença grave, mortal?
_ De que forma falamos com Deus, ou falamos de Deus aos outros, quando sofremos?
_ O que fazer quando, a despeito de nossa comunhão e consagração ao Senhor, nos encontramos numa situação caótica, persistente, contínua?

Creio que podemos encontrar as respostas de muitas dessas perguntas, senão todas, no texto a seguir: Is 38.1-5.

É muito comum nos dias atuais o cristão sentir-se mais abatido e confuso quando se encontra enfermo, à morte, ao ouvir uma mensagem “evangélica”, quando deveria ser confortado e encorajado a manter-se fiel a despeito das dores e lágrimas. Isto porque a ênfase excessiva na prosperidade e nas curas divinas muitas vezes causam efeitos “colaterais” profundos e degradantes para quem sofre, apesar de sua fé e confiança no Senhor da vida. É como se as experiências de servos do passado e do presente, os quais viveram e morreram glorificando a Deus em meio as dores e lágrimas, não tivessem nenhuma importância e relevância para os pregadores da prosperidade. No entanto, tanto eles como nós, simples mortais, mais dia menos dia haveremos de experimentar a inevitável companhia da morte. Seja de amigos e parentes queridos e inesquecíveis, seja a nossa própria morte. Todos nós, desde que nascemos, começamos a caminhar para a morte, quer queiramos ou não. Enquanto estamos aqui na terra, não podemos nos auto-iludir como se o sofrimento fosse apenas do vizinho ou da pessoa distante. Portanto, considere a Palavra do Senhor:

_ “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás... O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Sl 50.14, 15, 23).
Pense nisto, e que Deus te abençoe sempre. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sábado, 14 de maio de 2011

TUDO POSSO

_ “tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).

Paulo não disse que tinha e podia ter qualquer tipo de direito especial, fartura, fortuna ou saúde que desejasse. Ao contrário, disse que poderia sentir-se feliz e tranqüilo vivendo sob pressão e opressão, na fartura e/ou na miséria, em tudo ele estava preparado e pronto para enfrentar e viver. Em quaisquer circunstâncias ele haveria de estar tranqüilo e feliz, porque sua vida estava nas mãos de Deus, e isso era o mais importante para ele. Era a vida com significado, vida que valia a pena ser vivida, curtida, aproveitada.


Qualquer coisa que Deus lhe permitisse desfrutar, sofrimento, enfermidade, pobreza, perdas ou fartura, saúde ou qualquer outro tipo de conforto material, qualquer coisa, em quaisquer circunstâncias Deus estaria sendo digno de ser honrado e glorificado por ele. Deus continuava, como sempre é, fiel para com seu servo, ainda que a morte devida à pregação do evangelho fosse seu destino, o Senhor continuava digno de sua adoração. Isso é que é de fato vida abundante.


É vida que exala o perfume de Cristo. É vida cheia do Espírito Santo, é vida de conformidade com a soberana vontade do Senhor, na certeza de que nada acontece por acaso e que Deus está no controle absoluto de todas as coisas que nos acontecem, mesmo quando passamos tribulações, dores, perdas e a morte prematura. Ele é fiel e estaria dando-lhe graça para sentir-se em paz e feliz a despeito das lutas e dores que lhes eram impostas pelos inimigos da cruz de Cristo. Ele estava de fato experimentando a verdadeira vida abundante a qual o Senhor lhe havia prometido. Vida cheia da presença divina, vida de plenitude do Espírito Santo. Isto é vida plena com Deus, cheia da alegria do Espírito, como aliás ele mesmo afirmou (Rm 14.17).

Isto é VIDA com letras grandes. É vida rica, poderosa em Deus, cheia da superabundante graça de Cristo.

_ “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.11-13).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

VOCÊ PODE, SIM, OLHAR PARA CIMA

"Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniquidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça;assim desfalece o meu coração" (Salmos 40:12).


Cavalheiros: Incluso vocês acharão um cheque de 150 dólares.Eu me enganei em minha declaração do imposto de renda no ano passado e não pude dormir desde então. Se eu continuar tendo dificuldades para dormir, eu lhes mandarei o resto.Atenciosamente,
Um Pagador de Impostos.


Não queremos aqui falar de impostos e sim, de falta daverdadeira paz. Quando nossas vidas estão fora dos caminhos de Deus, trilhando atalhos obscuros e não muito dignos, logo o nosso coração se fecha, trancando lá dentro sentimentos de angústia e até desespero. Não sabemos para onde seguir, não conseguimos olhar tranquilamente ao redor e, principalmente,não somos capazes de olhar "para cima".As forças nos faltam, a alegria se esconde de nós, sentimos um frio na alma, mesmo que o dia esteja ensolarado e quente.Queremos suplicar a ajuda de Deus, mas não temos coragem dedirigir-Lhe a palavra.


Talvez você esteja passando por isso. Não consegue encontrar uma saída para seu drama. Sente que sua vida é vazia ou tomada apenas por iniquidades. Sente remorsos, mágoas do passado, ressentimentos em relação à família. Talvez até não consiga dormir direito, como o personagem de nossa ilustração. Mas, em nome de Jesus, tudo pode mudar.


Você precisa saber que o nosso Senhor é cheio de amor. Ele entende nossas fraquezas e, quando nos mostramos arrependidos, abraça-nos e nos concede perdão. Ele tem prazer em nos abençoar e é perito em transformar o errado no certo, o fraco no forte, o perdido em salvo, o tristonho em uma pessoa abundantemente feliz.Olhe para cima, para o amado Salvador, e você voltará a dormir um sono tranquilo e viver a paz que só Ele pode dar.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 13 de maio de 2011

VIDA ABUNDANTE

_ “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).

Teria Deus prometido uma vida de abundância, de fartura perene, de bens materiais, de plenitude de saúde e absoluta paz na terra? Quem você acha que teve vida abundante, realmente:

Paulo, com todos as suas doenças físicas, que sofreu espancamentos, perseguições de toda a sorte, escárnio e zombaria; ou o rico da parábola contada por Jesus (rico e Lázaro)?; ou o jovem rico ao qual Jesus mandou que vendesse todos os seus bens para depois segui-Lo?
_ João Batista pregando no deserto, comendo gafanhoto com mel silvestre, ou Zaqueu, o publicano, antes de encontrar-se com Jesus, em sua coletoria?

_ Pedro e João e os demais que ousaram seguir a Jesus, deixando para trás o barquinho e as redes de pescaria que representavam a garantia de sua sobrevivência material; ou Nicodemos com toda a sua formação acadêmica e sua provável tranqüilidade econômica?
E o Filho Pródigo, quando foi que ele experimentou a verdadeira vida abundante? Quando viveu dissolutamente gastando toda a sua herança pelo mundo a fora, ou depois que voltou sem nada, humilhado, aos braços ternos do pai?

Portanto, podemos afirmar com toda a convicção que nosso Senhor não estava se referindo à vida de abundância física e material, visto que Ele mesmo afirmou que quem não deixar tudo e tomar a sua cruz não é apto para o reino de Deus. Ora, o Senhor não seria incoerente e contraditório, afirmando coisa completamente antagônicas, afirmando que temos que deixar tudo (no sentido de prioridade e preocupação) e depois passar a ensinar que devemos reivindicar o TUDO que deixamos para traz, e mais ainda o que haveremos de conquistar pelo simples fato de sermos filhos de Deus. Isto seria um contra-censo, e nosso Mestre não é incoerente e confuso em Seus ensinos. Então, qual seria essa vida abundante à qual se refere nosso Senhor no texto mencionado acima?

Vida abundante, porque cheia da graça e da presença divina. Vida significativa e abundante não de bens materiais que venhamos experimentar, mais sim pela preciosidade da superabundante graça de Deus em nós.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DIAMANTES, RUBIS E ESMERALDAS

"E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!" (Salmos 139:17).


Uma parábola foi contada por William Cunningham, Secretário de Educação do Governador George Deukmejian, da Califórnia-USA: Um homem estava caminhando pelo deserto quando ouviu, claramente, uma voz lhe dizer: "Apanhe um pouco dessas pedrinhas no chão e guarde-as em seu bolso. Amanhã, você estará tanto arrependido como contente".

O homem obedeceu. Ele abaixou-se e pegou um punhado de pedrinhas, pondo-as em seu bolso. Na manhã seguinte, ele lembrou-se das pedrinhas e, ao tirá-las do bolso, percebeu que eram diamantes, rubis e esmeraldas. Ele estava, ao mesmo tempo, contente e descontente. Contente por ter apanhado uma boa quantidade de pedrinhas; descontente por não ter apanhado mais.

Assim é com a Palavra de Deus.Muitas vezes andamos como em um deserto. Tudo parece árido em nossas vidas. Não conseguimos enxergar nada de bom e por mais que busquemos um prazer ou satisfação, percebemos que caminhamos sem parar e não chegamos a lugar algum. Tentamos achar uma sombra que nos dê alívio e motivação, mas não a encontramos.De quando em quando ouvimos uma voz nos sugerindo: "Busque a Deus e Sua Palavra. Guarde seus ensinos no bolso do coração. Eles lhe ajudarão a vencer os obstáculos do caminho, asuportar os momentos de solidão, a amenizar o calor dos sofrimentos e das angústias, as tempestades espirituais de areia das frustrações e derrotas.

Não é raro tratarmos com indiferença os conselhos de amor que os amigos nos oferecem. Rejeitamos as pedrinhas de sabedoria bíblica ou, quando acolhemos tais sugestões, o fazemos de uma forma diminuta, sem determinação, sem grande prazer. Mas, quase sempre que agimos assim, acabamos concluindo que grande parte de nosso tempo de felicidade foi perdido, por não termos desfrutado das jóias do Senhor durante a maior parte de nossa vida. Alegramo-nos, sim, pelas bênçãos que Deus nos concede, mas, lamentamos não tê-las recebido há mais tempo.Se você não quer se arrepender no futuro, apanhe todas as pedrinhas preciosas que Deus lhe preparou em Sua Palavra.Mesmo que tenha de ultrapassar o deserto, todos os seus dias serão de pura alegria.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

_ “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fl 1.29).

Paulo fala do sofrimento como uma manifestação da graça de Deus em nosso favor.
Em um de seus livros, a jovem tetraplégica, Joni Eareeckson, contou sobre um amigo seu que também havia sofrido acidente semelhante ao seu, ficando na cadeira de rodas. Quando seu amigo demonstrou desejo de suicidar-se, Joni falou-lhe de seu amor por Jesus, e, também, do amor de Jesus por nós. E encerrou sua palavra sobre o assunto com uma frase inesquecível: “Você já pensou na possibilidade de louvar a Deus em sua cadeira de rodas?”

A questão, a meu ver, é entendermos que algumas vezes Deus nos coloca em “cadeiras de rodas” não para nos torturar, nos envergonhar; mas para que possamos glorificá-Lo. É fácil dar testemunho de bênçãos materiais, quando somos agraciados com sucesso, dinheiro, ou posição social. Difícil, porém, mais convincente, é o testemunho vivo de quem está morrendo por amor a Cristo, como Estevão, João Batista, Paulo; e, principalmente, o nosso Senhor Jesus Cristo. Que consolação é crer na soberania do Senhor Jesus e poder glorificá-Lo em todas as circunstâncias! Você já pensou nisso?

Tenho verificado que muitos doentes, ditos terminais, morrem mais rápido quando são isolados do contado com a família e amigos. A solidão e falta de companheirismo dói mais que os sofrimentos em decorrência de enfermidades ou de agressões físicas. Dói na alma. É a graça de Cristo Jesus que proporciona ao crente a recepção da consolação do Espírito Santo e nos habilita a repassarmos aos outros a mesma consolação que recebemos: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (2 Co 1.3-5). Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

DEUS TRABALHA CONOSCO

Ele faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem: “Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Pv 3:11-12).

E ainda, leia Rm 8.28-32. Algumas vezes Ele nos manda sofrimentos para nos corrigir, para nos fazer voltar aos Seus santos e retos caminhos: Sl 119:67-76; Lm 3:38-44.

Algumas vezes Deus nos consola a fim de aumentar a nossa compaixão para com as outras pessoas: 2 Co 1:3-5. Outras vezes para que possamos testemunhar de Seu amor: Jó 19:6-10. Sempre, porém, com o propósito de nos abençoar.

Com o sofrimento, recebemos também a consolação. É claro que nem sempre entendemos como determinadas coisas ruins que nos acontecem podem redundar em algum tipo de benefício para nós mesmos ou para alguém. Principalmente quando se trata de perdas, enfermidades, ou mesmo de morte. Porém, se Deus diz, assim é, um dia haveremos de entender todas as coisas. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos, nada acontece fora da vontade de Deus, mesmo os males que nos atingem. O propósito último de todas as coisas é a glória de Deus. Todas as coisas (boas ou ruins) cooperam para o nosso bem.

Assim nos diz Watchman Nee: “É coisa abençoada, ser gasto para o Senhor! Tantos que têm sido proeminentes para o mundo nada conhecem disto. Muitos de nós temos sido usados plenamente – mas sabemos o que significa sermos desperdiçados para Deus. Gostamos de estar sempre ativos: o Senhor, algumas vezes, prefere ter-nos na prisão. Penso nas viagens apostólicas. Deus ousa por em cadeias os Seus maiores embaixadores. O Senhor nos concede graça para que possamos aprender a agradar-Lhe” (Nee, Watchman – A vida Cristã Normal, P. 195 – Ed. Fiel). Ele mesmo, Watchman Nee, foi um desses grandes embaixadores que Deus ousou por em cadeias. Em 1952, feito prisioneiro, ficou vinte anos encarcerado, tendo vindo a falecer em seguida. Isto Confirma a Palavra:

_ “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento” (2 Co 2.14). Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MULHER, POR QUE CHORAS?

“A pele é tudo quanto queremos que os outros vejam de nós,
por baixo dela nem nós próprios conseguimos saber quem somos.”
( José Saramago)



Ao refletir sobre o título deste texto, percebi que essa pergunta foi dirigida duas vezes a Maria Madalena, o que me deixou deveras intrigado. Logo lembrei-me de um antigo filme dos anos 70, “Gritos e sussurros” de Ingmar Bergmam. Um filme de terror, ou melhor, um filme sobre o terror do universo feminino caído, que, por tantas vezes, foge até mesmo à própria compreensão delas, e a maldição que lhe pesa.




O filme apresenta três irmãs que se veem convivendo novamente debaixo de um mesmo teto, porque uma delas está com câncer e próxima à morte. Há ainda uma empregada na casa. Literalmente, cada uma dessas mulheres se verá espremida pela câmera do diretor contra uma parede de um tom vermelho forte e, nestes momentos, elas são levadas ao extremo e confessam suas culpas, seus medos, suas dores, suas mentiras. A irmã mais nova, Maria, fútil, cínica e adúltera, fora a preferida da mãe e, por causa disso, suas duas irmãs nutrem por ela ciúmes e ódios. Karin é a irmã mais velha, amargurada por um casamento infeliz e por seus próprios sentimentos de culpa, chega a se cortar nas genitálias com um pedaço de vidro para não ter que fazer sexo com o marido. Agnes está morrendo (de inveja?) sobre a cama e suas irmãs não conseguem lhe dar o carinho e o consolo que ela só encontra nos cuidados da empregada, Anna. Esta vem cuidando da paciente há 12 anos e o que sabemos dela é a perda precoce de sua filha única.


Karin e Maria
Os “sussurros” são os segredos do passado que o vento insiste em trazer de volta. Os “gritos” são a inveja e a remorso que atormentam a cada uma delas nessa convivência forçada. Há uma cena no filme de Bergman, que mostra que Agnes continua a sofrer mesmo depois de morta. E, mesmo testemunhando seu sofrimento pós-morte, suas irmãs continuam incapazes de manifestar quaisquer reais atitudes de carinho e amor por ela. Somente Anna, a empregada, lhe oferece o consolo suplicado numa cena construída para nos lembrar a pietá de Michelângelo, Maria segurando Jesus morto em seus braços. Contudo, ou exatamente por isso, Anna é abandonada pelas irmãs de Agnes após a morte desta. Mas, por que elas choram?


Anna e Agnes

Jesus teve encontros decisivos com muitas mulheres. Na casa de Simão, o fariseu, Jesus exalta a expressão de amor da mulher de má fama, enquanto expõe a verdade sobre a hipocrisia daquele líder religioso, que o recebia. No poço, Jesus entrega a uma samaritana de vida duvidosa o que a Nicodemus, doutor da lei, não fora dado experimentar: o novo nascimento. Enfim, na tentativa de apedrejamento da mulher adúltera, Jesus denuncia o pecado da instituição machista que preservara o amante e trouxera, tão somente, a pecadora pega em flagrante adultério para morrer.O pecado e sua maldição atingiu nossa natureza humana. Obviamente, à semelhança do que ocorreu com a nossa masculinidade, a natureza da mulher foi também corrompida em toda extensão de seu universo feminino com agravantes físicos (o aumento nas dores de parto), volitivos (a guerra dos sexos) e morais (a submissão forçada ao homem). Assim, vejo aqui a chave para entendermos a indagação: Mulher, por que choras? Creio que a pergunta confronta toda mulher para que elas percebam as dimensões abissais atingidas pela ressurreição de Cristo e não apenas uma simples constatação de um fato histórico, que é a ressurreição em si. A maravilhosa mensagem do túmulo vazio é que não há mais razões pelas quais chorar, porque Jesus quebrou a maldição que trouxe danos terríveis à mulher. E ninguém melhor do que Maria Madalena para compreender isso: ela fora liberta da possessão de sete demônios, ela havia sido prostituta, usada, humilhada, subjugada por uma teia social machista que a sufocava e se beneficiava dela. Surpreendo-me com essa mensagem poderosa de salvação, restauração, restituição e resgate do valor verdadeiro da mulher em Cristo Jesus.

A Bíblia nos oferece um quadro claro quando, na primeira incursão missionária pela Europa, é uma mulher, Lídia, quem primeiro tem seu coração aberto às verdades do Evangelho e, logo após, é na libertação e conversão de uma mulher possessa de espírito adivinhador, e que era usada como fonte de lucro para seus senhores (homens), que, mais uma vez, o Evangelho encontra sua plena realização de redenção do universo feminino oprimido não só por suas próprias incongruências e idiossincrasias, como, também, pela maldição demoníaca do machismo.



Maravilho-me por Jesus não ter se revelado nem a Pedro e nem a João naquela manhã de domingo. Eles foram ao túmulo de Jesus e nada encontraram. Mas a uma mulher que sabia que seu testemunho seria desqualificado diante de qualquer tribunal naquele tempo, a ela é que foi entregue a missão de anunciar a ressurreição em toda a sua extensão libertadora.

À semelhança das mulheres do filme de Bergman, sei que muitas ainda choram por sofrer as angústias de uma natureza caída e amaldiçoada pelo pecado sem conseguir encontrar nenhuma saída que lhes dê esperança. É preciso pregar e ensinar sobre o significado e libertação que a ressurreição de Jesus trouxe para a própria vida de cada uma delas. Ainda que saibam da ressurreição, ainda que tenham ouvido o testemunho acerca do Cristo ressurreto, muitas não experimentaram a verdade surpreendente de que um homem se entregou e morreu para quebrar a maldição do pecado que paira sobre elas. A promessa gloriosa da ressurreição de Cristo é que o próprio Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima.

Portanto, mulher, vai e anuncia para todos que você encontrar as mesmas palavras jubilosas de Maria Madalena: "Eu vi o Senhor"!



--
Lucila
www.casal20ribas.blogspot.com

SAPATOS TROCADOS

"Entrega o teu caminho ao SENHOR..." (Salmos 37:5).


Um pequeno menino reclamou que os sapatos novos estavam machucando os seus pés. Sua tia, olhando para baixo, lhe disse: "Não é de admirar que esteja doendo. Eles estão trocados! Você colocou o sapato direito no pé esquerdo e o sapato esquerdo no pé direito. Ela o ajudou a colocar os sapatos corretamente e, a partir daquele momento, o menino passou a brincar alegremente como os demais.

Às vezes nossas vidas parecem amargas e secas. Nós culpamos a todos que nos cercam por nossas angústias. Mas, devemos parar um pouco e olhar para nossos pés. Se estivéssemos calçando os sapatos corretamente, estaríamos andando tranquilos e cheios de gozo e felicidade.

Quantos problemas poderíamos evitar se os nossos sapatos não estivessem trocados! Quantas dores deixaríamos de sentir seos nossos sapatos não estivessem trocados! Quanta alegria já estaríamos gozando se os nossos sapatos não estivessem trocados!Os sapatos trocados nos levam para direções erradas, retiram a nossa paz e não permitem que desfrutemos os verdadeiros prazeres da vida. Se não forem usados corretamente, corremos o risco de passar os dias com mau humor, de não perceber obrilho do sol e a beleza da criação de Deus.

Não haverá alegria no coração se insistirmos em andar com os sapatos calçados incorretamente. Se seus sapatos estão trocados, não adianta murmurar e culpar os outros. O que você precisa é acertá-los. Tome a decisão certa, não dê mais nem um passo sem ajustá-los. Deixe Jesus entrar em seu coração e nunca mais seus sapatos serão trocados. Seus pés não vão mais doer e todo o seu caminho será pleno de gozo e felicidade.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS

_ “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” (Ef 6.18-19).

Normalmente, quando pensamos em oração pensamos em recebimento de bênçãos, pensamos nas dádivas de Deus para nós. Poucas vezes pensamos em oração como um tributo de gratidão, adoração e glorificação ao nome do Senhor. Daí a distorção do conceito de adoração em nossos arraiais. Hoje, quando se fala em louvor, só se pensa em cânticos (especialmente quando é apresentado por um grupo intitulado de ministério de louvor).

Talvez este seja o principal obstáculo, ou a nossa maior dificuldade, para nos desenvolvermos na prática da oração. Isto porque algumas vezes pensamos que os nossos problemas são tão complicados que nem mesmo Deus poderia solucioná-los. Outras vezes vemos os nossos problemas como algo tão fútil, ou banal, que não sentimos necessidade de pedir ajuda divina. Ou, como dizem alguns, não precisamos incomodar o Senhor com pedidos insignificantes; nós mesmos podemos e devemos resolvê-los – assim racionalizamos. Ou talvez não oramos porque reconhecemos que, se assim o fizermos, inevitavelmente teremos que nos reconciliar com alguém a quem detestamos; teremos que reconsiderar nossas atitudes diante de Deus; teremos que renunciar e rejeitar alguma coisa. Teremos que abrir mão de algum sentimento, ou de algum posicionamento; e somos muito auto-suficientes (para não dizer arrogantes) para abrir mão de nossos pressupostos.

Por isso, creio, Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus seja feita. E, mais ainda, reconhecendo que é Ele a quem pertencem o Reino, o poder e a glória. Portanto, quando oramos, precisamos reconhecer e expressar isto – que ao Senhor pertencem o Reino (domínio e soberania absoluta sobre tudo e sobre todos); o poder (toda a autoridade e controle, sobre tudo e sobre todos; e a glória (toda honra e toda adoração, de tudo e de todos), como fez Paulo no texto acima. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

SOU UM SORTUDO!

"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR" (Salmos33:12).

Eduardo , um menino esperto e muito comunicativo, teve de se transferir para uma nova escola após as férias do meio doano. Por ser muito extrovertido e brincalhão, logo conquistou a amizade dos colegas e, também, de sua nova professora. Um dia, no final da tarde, quando a aula havia acabado, Eduardo procurou sua professora e disse: "Dona Mercedes, eu tenho um recado para lhe dar, de minha professora anterior. Não está escrito em papel, mas guardado em minha cabeça".

Ele se debruçou sobre a mesa da professora e continuou: "Ela mandou lhe dizer que a senhora é muito sortuda por eu estar agora em sua classe."

Realmente o menino era muito esperto! E talvez a professora fosse realmente uma felizarda por tê-lo ali, alegrando seus dias... Mas eu quero apenas aproveitar o tema de nossa ilustração para falar de um outro tipo de sorte -- ou melhor, de bênção.

Falo de alguém que também é Mestre. Ele é o Mestre dos mestres! Mas os sortudos ou grandemente abençoados somos nós, e não Ele. Como somos felizes por sermos seus discípulos! Como somos felizes por sermos amados por Ele! Como somos felizes por caminhar debaixo de Sua proteção egraça! Como somos felizes por tê-lo a nosso lado todos os dias de nossa vida!

Aquele menino, em sua alegria infantil, conquistou a sua professora e todos os seus colegas de sala. Sua felicidadeera apreciada por todos que estavam a seu redor. Todos sesentiam bem junto a ele. E nós? Temos conquistado a amizadee a confiança de nossos amigos? Temos agradado a nosso Senhor e a todos que estão conosco? Temos sido motivo deregozijo dos que nos conhecem? Temos compartilhado a nossa felicidade com todos que encontramos pelo caminho? Temos sido uma luz, um exemplo, uma bênção por onde passamos?

Que possamos ser gratos e dizer ao nosso Senhor e Mestre:"Eu sou muito sortudo -- abençoado -- por tê-lo em meucoração!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

domingo, 8 de maio de 2011

PARA UMA MULHER ESPECIAL

Ofereço esta mensagem para você, mulher especial

Eunice, Vanice, Vanessa...
Andressa, Xênia, Thaia, Etienne, Ramonny, Katarine, Lília, Andréia, Michele, Eliana e Ana Raquel; Silvia, Roseane, Rafaela, Gabriela e Graziele; Shirley, Shirlane, Bruna, Thais, Bianca e Tamara. Dorcas, Mara, Camila, Jacilene, Cíntia, Selma e Franciele. Ruth, Edi, Solange, Cristiane, Érica, Mônica, Jane, Rebeca, Kaly, Isamar; Paloma, Paola, Vera, Marlene, Madeleine e Marly. Renata, Roberta, Carla, Flávia, Josi, Josimar, Rochele, Ana Lúcia, Ana Luzia, Ana Paula, Ana Maria e Amanda. Sudália, Franciele, Stéfane, Kelly, Keila, Jussara e Helen. Neide, Sueli, Sâmela, Priscila, Suélen, Lucélia, Lucíola e Luciene. Fabiana, Fernanda, Fabíola, Claudia Karine, Kateline, Simone, Vanda, Roseana, Lídia Raíssa Ruana e Juliana. Air, Áurea, Ângela, Aída, Anete, Geanne, Lana e a todas quanto o Senhor alcançar com esta mensagem.

Para você, Maria rica, granfina; Maria pobre, sem nome e sem sobrenome. Maria miúda; Maria graúda. Mulher formosa, linda, atraente e cativante. Mulher mãe, abnegada, amorosa, zelosa e fiel.
Mulher sofrida, aflita, desesperada. Maria doente, Maria saudável, sadia. Maria tentadora, Maria tentada... Mulher triste, Mulher contente. Mulher amada, querida, desejada. Mulher ativa, mulher passiva.
Mulher "elétrica", esperta, espevitada, esfuziante, dinâmica, vibrante... Mulher calma, tímida, contida, reservada, tranqüila, meiga, serena, dengosa, melosa, sensível e sensual. Mulheres frágeis, prisioneiras, carentes, sofridas, esquecidas e desprezadas. Maria, simplesmente mulher! Mulher virtuosa, quem há de achá-la? Quem será o felizardo que vai poder passar o resto de seus dias ao seu lado?! Bem-aventuradas sois vós, mulheres preciosas!
Sejam todas lembradas, abençoadas, agraciadas, contempladas, afagadas, abraçadas, respeitosa, carinhosa e afetuosamente beijadas. Não só por mim, mas, sobretudo, pelo Senhor da glória! Não só hoje, mas em todo tempo. O Senhor, portanto, a todas abençoe, rica e abundantemente!
E para você, homem, a fim de que nunca se esqueça de honrar e respeitar as mulheres que fazem parte de sua vida. Transmita esta mensagem de carinho e afeto para a mulher a quem você ama, mãe, esposa ou filha!

Observe ainda as reflexões seguintes:

Hoje, depois de ler Jo 12, sobre a experiência de Maria, irmã de Lázaro, que quebrou o vaso de perfume caro sobre os pés de Jesus, e fazer alguns comentários; lembrei-me de que o salmista diz no Sl 139 que o Senhor tinha seus dias contados e os contemplara antes que ele houvesse nascido:

_ "SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. 13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. 17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!’

Todo o salmo é maravilhoso, mas o v. 16 é simplesmente fantástico, surpreendente e tremendamente confortador. O que o texto diz é semelhante ao que Jesus nos diz em Mt 6.27: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" Em outras palavras, tanto o salmista como o Senhor Jesus, nos dizem que não precisamos alimentar qualquer tipo ansiedade quanto ao nosso futuro, já que ele já está determinado por Deus.

Além disso, embora devamos nos esforçar para fazer o máximo que pudermos para protelar a vida dos nossos queridos, ainda assim, não devemos alimentar qualquer tipo de culpa por não termos feito algo, ou por termos deixado de fazer alguma coisa que poderia ter mudado a situação.

É claro que isso não tira a nossa responsabilidade quanto ao trato, carinho e atenção para com os que sofrem, posto que fazemos parte dos propósitos de Deus neste sentido. Bem, não quero lhe cansar, apenas estou compartilhando minha sincera vontade de lhe comunicar conforto, carinho e esperança. E posso imaginar que, sem dúvida alguma, é isso que você está precisando mais do que tudo. Que Deus a abençoe grandemente! Que poderia eu desejar-lhe mais? A Ele, pois, toda honra, glória e louvor.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

sábado, 7 de maio de 2011

MÃE, POR QUE CHORAS?

Na verdade a pergunta foi dirigida à Maria Madalena, e não à mãe de Jesus. Mas podemos imaginar e aplicar a mesma pergunta para cada mulher, mãe ou apenas filha, quando celebramos e homenageamos a todas as mães; do passado, presente e futuro. E certamente seriam muitas as respostas, porque muitos são os motivos pelos quais choram as mulheres hoje, no Brasil e no mundo; mas especialmente as mães brasileiras.

Lágrimas vertidas pelas viúvas pobres, que não sabem como vão arrumar alimentos para alimentar seus dois filhos ainda dependentes...
Lágrimas de mulheres indignadas com a brutalidade e desumanidade de seus maridos, insensíveis às suas necessidades femininas, físicas, emocionais e espirituais...
Lágrimas da Mulher Criança, explorada sexualmente, que chora a perda de sua dignidade, saúde e o direito de ser feliz com o homem a quem deseja escolher para passar com ele o resto de sua vida.

Lágrimas da mulher espancada e humilhada por um bando de bandidos acobertados pelo dinheiro fácil de seus pais, e pela condição social privilegiada que ocupam.
Lágrimas da mulher mãe que vê seu filho sendo levado para um presídio por causa do envolvimento com as drogas e com pessoas perigosas.

Lágrimas da mãe cujo marido e filhos tiveram suas vidas abreviadas por motivos fúteis, brutais e prematuramente... Chora porque parece que levaram o seu Senhor e O esconderam de si.
_ "Porque levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram" (Jo 20.13b).

Maria Madalena e as demais que foram com ela ao sepulcro choraram por um motivo especial: Porque, na concepção delas, Aquele em quem depositaram toda a esperança de lhes dar a paz permanente e a libertação de seus pecados lhes fora tirado de forma brutal e prematuramente. Elas ainda não haviam percebido que aqueles momentos, embora significativos e realmente tristes, seriam breves e passageiros em comparação com a exuberante e permanente alegria da ressurreição de seu Mestre e Senhor.

Assim também, hoje quero lembrar às queridas mães que choram as perdas de seus maridos e filhos as palavras do Senhor Jesus para todos nós que cremos nEle como nosso Senhor e Salvador:

_ “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem. Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16.20-22).

Jesus não nega que passaríamos tribulações e tristeza; mas deixa para todos quantos o amam e crêem nEle uma palavra de esperança e consolação: “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar”
Para você Maria de todas as raças, de todas as crenças, de todas as partes, querida mãe chorosa, aceite meus sinceros votos de que a bênção da consolação do Senhor repouse sobre sua vida e sobre a vida de toda a sua família.

Portanto, aceite meu afetuoso abraço (ainda que distante) de felicitações. Parabéns pelo seu dia! E, por favor, não chore mais! Mas se chorar, confie na promessa divina que um dia haveremos de tomar posse. Então, “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.[1]

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Apocalipse 7.16.17

SEGUINDO O FEIXE DE LUZ

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo,e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pode abalar,porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, elogo caiu; e foi grande a ruína daquela casa" (Lucas6:47-49).

Humphrey Lee narra uma experiência ao visitar um pequeno aeroporto e assistir a decolagem de um avião à noite."Enquanto o avião se coloca na cabeceira da pista, uma ssistente aciona um interruptor e um feixe de luz se acende ao longo do caminho da aeronave. O avião segue a rota traçada por aquelas luzes até deixar, graciosamente, o chão e continuar seu caminho através da escuridão. O assistente,então, desliga o feixe de luz. Ele fez tudo que ele podia fazer. Ele não dispersou a escuridão--mas ele ajudou o piloto a ter um bom começo."

É isso que acontece quando abrimos o nosso coração para Jesus, nosso Senhor e Salvador. Ele não nos livra da escuridão, nem das lutas, nem dos problemas, nem das dificuldades, nem das tempestades deste mundo. Mas Ele nos mostra o caminho, dirige nossos passos, conduz-nos em segurança até que possamos alcançar os nossos objetivos.Ele é a luz que e moldura as sendas por onde passamos. Ele é o conforto quando a angústia nos atinge. Ele é o braço amigo quando nos sentimos sós e desalentados. Ele é o bem mais precioso que podemos guardar no peito. Ele é o ponto de partida para alcançarmos os Céus.

Como mostra os versos de nosso início,as enchentes de aflição se lançam contra todos -- tanto os que constroem sua casa espiritual na areia, sem firmeza, como os que constroem suas casas na rocha, na presença de Deus. Os últimos, com toda certeza, ficam firmes e gozam das bênçãos maravilhosas do Senhor.Você continua envolvido pela escuridão ou tem seguido o feixe de luz?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMPANHEIROS NO REINO

_ “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9).

Havia o conforto de saber que, além de poder contar com um grande número de irmãos em Cristo, pessoas que compartilhavam da mesma esperança; além de poder contar com companheiros de jornada, homens, mulheres e crianças, que sofriam pelos mesmos motivos que ele... Essas pessoas não apenas viviam na expectativa do reino celestial no futuro, mas, principalmente, viviam sob a autoridade e domínio do Rei. Portanto, ainda que soubessem que a plenitude do reino ainda não fora consumada, já estavam experimentando o ante-gozo do reino aqui na terra. Nesta certeza absoluta, caminhavam resolutos, confiantes e vibrantes.

Além disso, essas pessoas não eram apenas companheiros para este mundo, mas eram pessoas que tinham segurança de possuírem o reino de Deus, companheiros do Reino. E, nessa certeza, perseveravam. Mantinham-se apegados, firmados, sabendo que “a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo de sua glória, segundo a sua eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fl 3.20-21). Portanto, quando oramos: “Pai nosso...” não podemos fazê-lo sem amor para com o próximo, porque somos ensinados que somos um todo. Não apenas o EU exclusivo. Não podemos ter a pretensão de nos achar melhores uns que os outros. Somos partícipes de uma comunidade multifacetada, onde a graça de Cristo atinge pessoas de todas as raças, culturas e posições sociais.

Quando lágrimas teimosas continuam a jorrar de nossos olhos... Somos, então, desafiados a desenvolver a nossa fé. É quando mais precisamos nos lembrar de que somos filhos do Pai celeste, e como tais, não seremos abandonados, jamais. Somos filhos do mesmo Pai. Pessoas que compartilham a gloriosa experiência e esperança da salvação efetuada na cruz por Cristo Jesus. Ainda quando as sombras da morte nos atingem, Deus continua sendo o nosso Pai amado! Ele é fiel! Portanto, é tempo de sentir junto, chorar junto, chegar junto; compartilhando o amor de Cristo uns com os outros!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

O PODER DA LÍNGUA

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).

No tribunal, o caluniador disse ao juiz:- Comentários não causam tanto mal... e o juiz respondeu:- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:

- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!- Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!Ao que o juiz respondeu:

- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se...Quem ama não vê defeitos... quem odeia não vê qualidades e, quem é amigo, vê as duas coisas!!!
(anônimo)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMPANHEIROS NA TRIBULAÇÃO

_ “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9).

João sentia-se encorajado a prosseguir, sabendo que seus irmãos em Cristo Jesus também tinham que enfrentar e suportar as agruras das perseguições: “....e companheiros na tribulação” (Ap 1.9b).

João não podia se dar ao direito de ficar se lamentando pelas privações a que estava submetido. Havia alguém em circunstâncias semelhantes, ou piores que a sua. Por causa disso, sentia-se no dever de repassar o conforto e consolação do Espírito Santo aos seus queridos distantes. Eles também compartilhavam da difícil e desafiadora experiência de viverem sob pressão. Assim, João sentia-se profundamente compelido a compartilhar estímulo e encorajamento àqueles que estavam testemunhando com entusiasmo e vibração, apesar das dores e aflições que lhes eram impostas.

Veja o exemplo semelhante que a Bíblia relata na experiência de quatro leprosos que descobriram alimentação e foram compartilhar com seus patrícios famintos: 2 Rs 7.3-15.
João, sentia-se animado com o fato de saber que não estava só; tanto porque tinha a companhia de seu Senhor como pelo sentimento de estar em sintonia com seus irmãos e companheiros de batalha. Ao mesmo tempo, isto lhe dava estímulo para repassar aos outros o consolo que sentia.
Não sou melhor que eles, não tenho nenhum motivo para reivindicar qualquer privilégio especial, somos irmãos em Cristo. Se alguma bênção material ou espiritual é concedida a mim, é pela graça de Cristo Jesus. Eu não mereço absolutamente nada mais que os meus irmãos. Somos todos membros da família de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, pela misericordiosa graça do Senhor Jesus.

Procure desenvolver sua intimidade com o Pai, através da oração e da observação aos preceitos de Sua Palavra – A Bíblia Sagrada. Faça isso com dedicação e amor a Ele, para, assim, poder desfrutar de Sua doce e confortadora companhia. Porque Ele assim nos afirma: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Sl 68.5-6). Portanto, levante a cabeça, regozije-se no Senhor, porque você nunca foi e jamais será órfão! Aleluia!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br