terça-feira, 31 de agosto de 2010

QUANDO O MORRER É LUCRO

Antes de saber e querer exigir a libertação dos sofrimentos, precisamos desenvolver a nossa fé, para que, independente do que nos aconteça, o Senhor transforme nossa tristeza, lágrimas e dores, em alegria, conforme Ele nos afirma: “Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria” (Jo 16.20).

De alguma forma (que agora não conseguimos nem imaginar), o Senhor vai fazer com que tudo isso coopere, ou concorra, para o nosso bem: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.28-31).

Ou seja, quando perseveramos em oração, estamos dizendo ao Senhor que cremos em Sua Palavra. Talvez possa, de algum modo, contribuir para a edificação e salvação de pessoas queridas, as quais de outra forma não seriam atingidas em sua sensibilidade. Além disso, precisamos saber que o nosso sofrimento está estimulando alguém a orar e a falar sobre o evangelho de Cristo: Fl 1:14-19.

Além de sermos encorajados “pela provisão do Espírito de Jesus Cristo” (Fl 1.19); estamos certos de que “segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.20-21). Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ABLUÇÃO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 RC)

Ablução era um costume da religião judaica e significa “lavagem cerimonial”, isto é, cerimônia de purificação por meio de água.
Havia quatro tipos:
1) A lavagem das mãos. No Velho Testamento não a encontramos explicitamente requerida, mas no Novo Testamento a encontramos sendo requerida pelos judeus. Tornou-se uma prática generalizada cuja não observância era considerada como um grande pecado. Em Mateus 15.2, por exemplo, encontramos alguns escribas e fariseus de Jerusalém questionando Jesus: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão”.
2) A lavagem dos pés e das mãos, em preparação para o serviço sacerdotal (Veja Êxodo 30:17-21 e 40:31).
3) A imersão do corpo inteiro, que simboliza a purificação do homem inteiro, a fim de poder participar plenamente da adoração ao Senhor. Veja Levítico 16:23 e 24; 8:6; 14:8; 15:5-10 e Números 19:19. Nesses textos encontramos o sumo sacerdote no dia da expiação, Arão e seus filhos, os leprosos e pessoas que tivessem se maculado por causa de contatos proibidos, passando e sendo ordenados a passarem por essa ablução. Os prosélitos (pessoas que aderissem ao judaísmo) também tinham que passar por tal lavagem.
4) Lavagem dos vasos, casas, vestes e outros itens usados para propósitos religiosos.
Estes cerimoniais simbolizavam a preocupação com a pureza apropriada (santidade), de modo a estar isento de poluções do mundo, e assim poder aproximar-se do Deus Santo.
NO CRISTIANISMO TUDO ISSO É SUBSTITUÍDO POR UM CORAÇÃO LIMPO.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 RC)

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

TEMPO DE DESCANSAR

"Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer" (Marcos6:31).

Um membro de igreja aproximou-se de seu pastor e disse: "Eu liguei para você na segunda-feira mas não o encontrei". O pastor explicou que era seu dia de folga e que havia saído com a família. "O que?" falou com espanto e demonstrando toda a sua santa indignação, "o diabo não tem um dia defolga". "Você está certo, " disse o ministro, "e se eu não tiver um dia de folga, apenas seria igual a ele!"

Muitas vezes, na ânsia de servir, de mostrar toda a nossa capacidade, de tentar alcançar nossos sonhos e até de demonstrar nossa santidade e espiritualidade, enveredamos por uma estrada de grandes esforços que só nos levará ao cansaço e decepções.

Trabalhar bem não significa trabalhar sem parar. Servir, com dedicação, a Deus, não significa doar-se completamente,deixando de lado nossas obrigações pessoais e familiares. O próprio Senhor ensinou isso a Seus discípulos. Se negligenciamos os cuidados do lar, do marido e esposa, dos filhos e do nosso relacionamento com a sociedade, todo o nosso trabalho incessante e espiritual, de nada servirá.

É necessário um equilíbrio, um esforço consciente, um descanso para recuperar forças e novos aprendizados. Um trabalho menor, mas de melhor qualidade, é muito mais importante e de maior valor para todas as áreas de nossa vida.

Eu gosto do texto bíblico que fala da grande pescaria no Marda Galiléia. O grande milagre não aconteceu após o trabalho de toda uma noite, mas, após um pequeno intervalo onde os discípulos pararam para descansar e limpar suas redes.

Se o cansaço de muitas tentativas, sem sucesso, tem lhe desanimado, lembre-se do ensino do Mestre. Pare um pouco,descanse no Senhor, busque Sua direção e ensinamentos. Ele renovará suas forças, seu vigor espiritual, sua fé e sua esperança. Você verá que, debaixo de Sua graça, as bênçãos serão maiores e o trabalho menor.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

domingo, 29 de agosto de 2010

HÁ ESPERANÇA!

O que não fazemos por nossos filhos e netos, principalmente quando algum deles se encontra gravemente enfermo?!

Certa feita, Jesus se dirigia para a casa de um certo homem, chamado Jairo, com o propósito de atender a um caso gravíssimo e urgente. Não havia, aparentemente, qualquer possibilidade para que outra pessoa pudesse alcançar êxito em falar e ser atendida por Jesus naquele momento. Mas, ainda assim, uma mulher sofrida e carente, com uma hemorragia que a infernizava, ousou crer e confiar que Jesus haveria de socorrê-la. Tocou em Jesus e foi abençoada imediatamente.

Quando tudo parece estar se diluindo em nossas mãos, se perdendo, escapando ao nosso controle, ainda assim, o Senhor Jesus pode mudar as circunstâncias. Aliás, só Deus, através de Cristo Jesus, pode dar vida e restabelecer a paz ao coração aflito. Algumas vezes, ou quase sempre, Deus nos leva a um profundo desespero, até nos vermos sem alternativas; quando nos voltamos para Ele, então somos alcançados pela Sua infinita graça.

Quando a esperança do socorro humano falha, Deus nos socorre e nos dá o suprimento necessário: "Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza. Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem. Então, disse eu: Já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor... Os nossos olhos ainda desfalecem, esperando vão socorro; temos olhado das vigias para um povo que não pode livrar".[1]

Enquanto não chegarmos à conclusão de que não há esperança em outra parte senão em Deus, não O encontramos. Mas, quando bate esse desespero de não se ter outra esperança senão no Senhor, então dá-se o reencontro com Deus: "Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio... Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda há esperança".[2]

Jesus disse que veio para nos dar vida, e vida em abundância. Isto nos dá a idéia de uma vida transbordante, como a Bíblia nos fala sobre José.[3] A vida cristã é uma constante e renhida batalha. Porém, esfuziante e abundante da graça de Deus. Ainda que chorando e gemendo, há vida para ser compartilhada, há consolação a ser repartida, há conforto e esperança em nossas palavras. Como disse o salmista, até na presença de meus inimigos, “o meu cálice transborda”.[4]

Vale a pena crer no Senhor Jesus, mesmo quando parece impossível a cura, ou a solução de nossos problemas mais veementes. Mesmo quando parece que não há mais qualquer esperança. Sim, há esperança! Jesus Cristo é a nossa única esperança.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Lm 3.16-18; 4.17
[2] Lm 3.26; 28-29
[3] Gn 49.22-25
[4] Sl 23.5

PORQUE FOSTES COMPRADOS

Que a graça maravilhosa de Deus seja com todos !!!

Quero compartilhar uma palavra com meus amados irmãos:Observe esses versículos:

" Porque fostes comprados por preço (...) " 1 Co. 6:20"

Por preço fostes comprados (...) " 1 Co. 7:23

" (...) aqueles que foram comprados da terra " Ap. 14:3

" (...) Estes foram comprados dentre os homens (...) " Ap. 14:4

" (...) sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados (...) mas com precioso sangue (de Jesus) (...) " 1 Pe. 1:18-19

Deus afirma que fomos comprados. Ele nos comprou. Ele pagou o preço. Estávamos andando em trevas, sem Deus e destinados a uma eternidade sem Deus e sofrimento. Mas ele nos comprou. Deus exige que nos consagremos a Ele, baseado nessa compra. Não temos escolha. Fomos comprados!Ele nos colocou em Seu Reino Eterno. Deus se agradou disso. Aleluia!

Agora somos propriedade de Deus. Você tem um dono. Eu sei que você sabe disso, só quero refrescar a sua memória.Paulo diz em 1Co. 6:19 "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Quero que você entenda, que não somos mais livres para sair pelo mundo, pela vida, para fazer o que bem entendermos.Isso é agir como se fossemos donos de nós mesmos. Isso é rebeldia.E os rebeldes não tem parte no Reino de Deus.O mundo não aceita ser submisso a Deus. Não aceita receber ordens.

Eis aí um problema que teve ínicio antes da criação do homem.Lúcifer foi o primeiro rebelde. Não foi submisso a Deus.Ele era um filho de Deus, criado por Deus. Mas se tornou um rebelde. E recebeu o juízo de Deus!E ele tem levado o homem a um estado de rebeldia cada vez maior.E infelizmente, muitos filhos de Deus, tem sido influenciados por Lúcifer. Estão perdendo a sua posição de servos de Deus, e querem fazer o que bem entendem. Acham que são donos da própria vida. Esse pensamento é diabólico. Maligno. Tem procedência no diabo!

Irmão e irmã. Se você perdeu o sentimento de humilde obediência e submissão a Deus em seu coração: cuidado! Você está sendo influênciado por Lúcifer, o "pai" da rebeldia e dos rebeldes.Deus tem uma missão pra mim e pra você. Sua vontade para minha vida e para sua vida. É esse nosso objetivo de vida. Cumprir a vontade de Deus pra mim! Simples. Essa é nossa alegria e pronto!

Nosso prazer é: cumprir a vontade de Deus, até que chegue o dia de me contrar com Ele.É tempo de nos apresentarmos a Deus humildemente, nos humilhar diante do Criador, e suplicar sua graça e misericórdia. Suplicar ao Espírito que purifique nossos corações e nossas almas. Que Ele nos mostre tudo tudo aquilo que não agrada o Senhor.Qual a certeza que você tem, de que estará vivo mês que vem? Ou semana que vem?

O tempo de arrepender é hoje! É agora. Invocar o Senhor, enquanto nós podemos achar, pois depois da morte, só resta esperar o juízo.O que temos que fazer, temos que fazer agora.Não deixe o enganador, Lúcifer, te enganar. Ele tem enganado milhares, fazendo-os achar que não é necessário se preocupar com o juízo de Deus. Com a morte. Com o amanhã. Cuidado amados irmãos.

Oremos ao Senhor:"Senhor Jesus, eu confesso minha miséria. Meus pecados. Minha rebeldia. Minha desobediência. Minha falta de amor por ti. Senhor, me concede graça e misericórida. Não me lançe para fora da Tua presença, não risque meu nome do Livro da Vida, e não retire de mim o Teu Santo Espírito. Eu clamo por Ti ... me purifica com Teu sangue precioso. Quero me humilhar. Quero ser manso e humilde de coração diante de Ti. Ilumina meu coração. Me mostra a miséria que há em mim. Mostra-me o que o Senhor quer que eu deixe. Me liberta do espírito do mundo! Me liberta das paixões da carne. Me liberta de tudo que não te agrada Senhor !! Me disciplina! Me exorta! Me repreende! Mas não deixa eu ser rebelde Senhor. Me ajuda Espírito Santo. Me santifica! Me purifica! Me limpa do lixo do mundo! Senhor Jesus, eu preciso de Ti !! Me atrai para perto de Ti Senhor .. Abra meus olhos !! óh Senhor Jesus .. sem Ti nada sou. Ainda que eu ache que sou alguma coisa, eu nada sou. nada ... nada .. preciso de Ti. Amém!"

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR...

EIS A PERGUNTA MAIS DESAFIADORA QUE OUVI NOS úLTIMOS TEMPOS...

O REI DO FUTEBOL é NEGRO...

O político mais poderoso do mundo é negro... E o líder da oposição (Partido Republicano) também é negro.

A MULHER MAIS RICA E INFLUENTE NA MíDIA é NEGRA.

O melhor jogador de golfe de todos os tempos é negro.

As melhores jogadoras de tênis do mundo também são negras.

O ator mais popular do mundo é negro.

O piloto de corrida mais veloz do mundo é negro.

O mais inteligente astrofísico na face da terra é negro.

O mais próspero cirurgião cerebral do mundo é negro.

O homem mais rápido do mundo é negro.

POR QUE NO BRASIL ELES PRECISAM DE COTAS????

Luis Vieira

QUE MAIS PODERÍAMOS ALMEJAR?

"Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? (Gálatas 4:15).

Na antiga série de quadrinhos, uma criança veio até Charlie Brown e disse: "Sim, senhor, Charlie Brown. Abraão Lincoln foi um grande homem. . . . Charlie Brown, você gostaria de ter sido Abraão Lincoln?"

Ele refletiu por um instante e respondeu: "Bem, eu não sei... Eu já me esforço para ser o velho Charlie Brown!"

Quanto tempo perdemos e quantas oportunidades deixamos passar simplesmente porque queremos ser aquilo que não somos. Não desfrutamos a tão sonhada felicidade que cremos, teríamos, se fôssemos outra pessoa e também não vivemos a real felicidade que Deus nos preparou sendo aquilo que agora somos.

Temos uma vida boa e tranquila, mas invejamos as pessoas que, ao nosso ver, têm vida melhor do que a nossa. Temos uma família maravilhosa, mas, não dormimos em paz imaginando como seria bom se a nossa família fosse outra. E, enquanto isso acontece, nossos dias são insípidos e nossas vidasvazias.

Somos filhos de Deus! Haveria uma vida melhor que esta?Temos Cristo no coração. Poderíamos ter um convidado mais ilustre em nossa casa? Somos mais que vitoriosos. Que mais poderíamos almejar? Nossos nomes estão incluídos no Livro da Vida. Haveria dádiva maior a ansiar?

O Senhor nos preparou uma casa nos Céus. Existe um patrimônio maior que este pelo qual deveríamos buscar?E se temos tudo de que necessitamos para uma vida de prazer e felicidade, por que isso ainda não acontece? Qual o motivo de nossa insatisfação e murmurações?

Está na hora de começarmos a viver abundantemente. Está na hora de louvarmos e agradecermos a Deus por tudo o que somos e por tudo o que Ele nos dá. Está na hora de reconhecermos que não precisamos de mais nada para sermos felizes.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 28 de agosto de 2010

O PERFUME DE CRISTO

Por volta dos anos de l989-92, na cidade Tucuruí – PA, outra linda criatura que exalava, e continua, o perfume de Cristo. Kellen era, quando a conheci, uma adolescente meiga, doce, sorridente, de rosto redondo, meio infantil e angelical. Uma personalidade extremamente cativante; que, mesmo em sua pouca idade, sua presença exalava o perfume de Cristo de forma exuberante, ainda que sem palavras, apenas com seu sorriso meigo e puro. Amada por todos, familia, igreja, escola, parentes e vizinhos.

Só algum tempo depois tomei conhecimento do drama que a familia havia passado com ela alguns anos antes. Ainda em sua tenra infância, foi acometida de câncer. Seus pais (Edigardino e Cícera) tiveram que se desfazer de quase tudo que possuíam, e ainda contando com a ajuda da familia e de irmãos na fé, levaram a menina para São Paulo a fim de ser submetida a um longo e rigoroso tratamento de quimioterapia. Seus pais tiveram que alugar um apartamento perto do hospital a fim de que pudessem acompanhá-la mais de perto.

Foi, sem dúvida, um longo e tenebroso inverno que parecia não ter fim e do qual ainda restam as cicatrizes no corpo da Kellen pelas intervenções cirúrgicas e na alma de todos pela gratidão a Deus por Sua gloriosa providência e misericórdia na restauração e cura definitiva daquela menina.

Hoje tenho aqui em meu computador o retrato de duas lindas meninas gêmeas, filhas da Kellen. Esta, continua com seu sorriso inconfundível e sua meiguice de sempre, trazendo no seu corpo as marcas de Cristo. Porém, mais do isto, sua presença, quer queira ou não, é sempre motivo de glorificação a Deus pela sua infinita graça e bondade. Deus seja louvado!

Fico imaginando que os pais, irmãos e a própria Kellen, agora mais do que nunca devido ao nascimento de suas filhas lindas saudáveis, não têm palavras para expressar toda gratidão e louvor a Deus pela manifestação de Sua glória na vida da familia. Mesmo sem querer comparar com os outros filhos, certamente, Kellen, e agora marido e filhas, será sempre motivo de gratidão a Deus exatamente pelo que Deus lhe proporcionou em meio à aflição. Seu batismo de fogo, ou com fogo, é motivo permanente de despertamento espiritual, gratidão e louvor a Deus. Aleluia!
Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ORA

Quando não entenderes o porquê de tudo isso,
Quando não compreenderes como foi que a situação chegou a esse ponto,
Quando te desesperares da própria vida em função do sofrimento,Ora.

Quando teu pai abandonar-te, sem dar-te chance de explicar,
Quando tua mãe não tiver misericórdia, julgando-te sem compaixão,
Quando tua esposa acusar-te injustamente, sem que tu sejas culpado,Ora.

Quando teu marido não mais amar-te,
Quando teus filhos de tua casa forem embora,
Quando teus amigos, sem saber, julgarem-te sem que sejas culpada,Ora.

Quando tua luta estiver tão grande,
Quando o desespero envolver teu pranto,
Quando a amargura colorir teu rosto,
Quando a solidão tornar-te teu manto,Ora.

A oração é o começo, ela é o fim também,
Quando não conseguires cantar porque não sentes,
Ou não conseguires ler, porque não podes,
Nada poderá impedir-te de orar ao teu Pai bendito.

Ele, com fidelidade,Jamais te abandonou;
Mesmo no desespero do teu andar solitário
Ele ao teu lado continuou.
Mesmo quando desististe de ti próprio, Ele não descartou-te
E foi contigo, passo a passo, a guiar-te, a assistir-te.
"Não entendes isto agora" disse Ele,
"Entenderás depois"

Se por erros cometidos, ora e pede perdão.
Se por mágoas infinitas, ora e abandona-as para sempre.
Se por dúvidas sem nexo, ora e esquece-as.
Se por dívidas sem fim, ora e paga-as.
Se por recursos que não tens, ora e pede-os
Se por trabalho que te falta, ora e procura-o

A oração é o remédio, ela é também consolo.
A oração consegue ir onde a dor, a mágoa e o grito não vão.
Grita bem alto e não serás ouvido;

Ora baixinho e o Senhor te escutará. E quando menos perceberes
Teu problema terá ido,
Teu coração estará tranqüilo E tua mente bem clareada.

Porque quando tu oras ao teu Pai
Ele toma teu fardo para Si
Retira a dor e o peso dos problemas
E devolve-te o fardo leve e suave, repleto de flocos de esperança
E sementes de felicidade.
Se nunca experimentaste depender só de Deus,
Aproveita tua dorAproveita o desespero
E ora.

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco SP

A ARTE DE RESOLVER CONFLITOS

O trem atravessava sacolejando os subúrbios de Tóquio numa modorrenta tarde de primavera. Um dos vagões estava quase vazio: apenas algumas mulheres e idosos e um jovem lutador de Aikidô.

O jovem olhava, distraído, pela janela, a monotonia das casas sempre iguais e dos arbustos cobertos de poeira. Chegando a uma estação as portas se abriram e, de repente, a quietude foi rompida por um homem que entrou cambaleando, gritando com violência palavras sem nexo.

Era um homem forte, com roupas de operário. Estava bêbado e imundo. Aos berros, empurrou uma mulher que carregava um bebê ao colo e ela caiu sobre uma poltrona vazia. Felizmente nada aconteceu ao bebê. O operário furioso agarrou a haste de metal no meio do vagão e tentou arranca-la. Dava para ver que uma das suas mãos estava ferida e sangrava. O trem seguiu em frente, com os passageiros paralisados de medo e o jovem se levantou.

O lutador estava em excelente forma física. Treinava oito horas todos os dias, há quase três anos. Gostava de lutar e se considerava bom de briga. O problema é que suas habilidades marciais nunca haviam sido testadas em um combate de verdade. Os alunos são proibidos de lutar, pois sabem que Aikidô "é a arte da reconciliação. Aquele cuja mente deseja brigar perdeu o elo com o universo. Por isso o jovem sempre evitava envolver-se em brigas, mas no fundo do coração, porém, desejava uma oportunidade legítima em que pudesse salvar os inocentes, destruindo os culpados.

Chegou o dia! Pensou consigo mesmo. Há pessoas correndo perigo e se eu não fizer alguma coisa é bem possível que elas acabem se ferindo. O jovem se levantou e o bêbado percebeu a chance de canalizar sua ira. Ah! Rugiu ele. Um valentão! Você está precisando de uma lição de boas maneiras! O jovem lançou-lhe um olhar de desprezo. Pretendia acabar com a sua raça, mas precisava esperar que ele o agredisse primeiro, por isso o provocou de forma insolente. Agora chega! Gritou o bêbado. Você vai levar uma lição. E se preparou para atacar.

Mas, antes que ele pudesse se mexer, alguém deu um grito: Hei! O jovem e o bêbado olharam para um velhinho japonês que estava sentado em um dos bancos. Aquele minúsculo senhor vestia um quimono impecável e devia ter mais de setenta anos... Não deu a menor atenção ao jovem, mas sorriu com alegria para o operário, como se tivesse um importante segredo para lhe contar. Venha aqui disse o velhinho, num tom coloquial e amistoso. Venha conversar comigo insistiu, chamando-o com um aceno de mão.

O homenzarrão obedeceu, mas perguntou com aspereza: por que diabos vou conversar com você? O velhinho continuou sorrindo. O que você andou bebendo? Perguntou, com olhar interessado. Saquê rosnou de volta o operário e não é da sua conta! Com muita ternura, o velhinho começou a falar da sua vida, do afeto que sentia pela esposa, das noites que sentavam num velho banco de madeira, no jardim, um ao lado do outro. Ficamos olhando o pôr-do-Sol e vendo como vai indo o nosso caquizeiro, comentou o velho mestre.

Pouco a pouco o operário foi relaxando e disse: é, é bom. Eu também gosto de caqui... São deliciosos concordou o velho, sorrindo. E tenho certeza de que você também tem uma ótima esposa. Não, falou o operário. Minha esposa morreu. Suavemente, acompanhando o balanço do trem, aquele homenzarrão começou a chorar. Eu não tenho esposa, não tenho casa, não tenho emprego. Eu só tenho vergonha de mim mesmo.

Lágrimas escorriam pelo seu rosto. E o jovem estava lá, com toda sua inocência juvenil, com toda a sua vontade de tornar o mundo melhor para se viver, sentindo-se, de repente, o pior dos homens. O trem chegou à estação e o jovem desceu. Voltou-se para dar uma última olhada. O operário escarrapachara-se no banco e deitara a cabeça no colo do velhinho, que afagava com ternura seus cabelos emaranhados e sebosos. Enquanto o trem se afastava, o jovem ficou meditando... O que pretendia resolver pela força foi alcançado com algumas palavras meigas. E aprendeu, através de uma lição viva, a arte de resolver conflitos.

Anônimo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PARA A GLÓRIA DE DEUS

No dia 08/01/08 tive que viajar ao Rio de janeiro. Lá, mal havia acabado de sentar-me num dos bancos do ônibus de Nova Iguaçu à cidade de Vilar dos Teles, uma simpática e comunicativa senhora sentou-se ao meu lado. Expansiva e comunicativa, foi logo abrindo um pacote de balas e oferecendo a mim e ao trocador, para em seguida desatar a falar. Logo percebi que se tratava de uma serva do Senhor, pela maneira de se expressar e pelas palavras de constante exaltação ao nome do Senhor.

Antes que eu fizesse qualquer pergunta, ela já havia dito seu nome, idade e igreja a que pertencia. O tempo da viagem foi suficiente para ela contar-me a história de seu batismo no fogo da aflição e até de (segundo ela) seu batismo com o Espírito Santo. Mas fiquei impressionado mesmo foi com o testemunho da transformação que Deus operou em sua vida. Contou-me que há dez anos sofreu um grave acidente, quando o ônibus em que trabalhava como trocadora foi atingido por um trem.

Uma dramática experiência da qual só escapou por milagre de Deus. Disse-me que foi uma experiência que mudou completamente a sua vida, seu caráter e atitudes. Junto com a restauração física Deus lhe concedeu uma completa restauração de sua alma. E por isto ela esbanja alegria, simpatia e cordialidade, não deixando de glorificar a Deus a todo instante. E a prova disso é que mal nos conhecemos e ela já havia encontrado um meio de compartilhar com mais alguém o que Deus lhe havia proporcionado.

Pelo pouco tempo (cerca de 1,20 h) passei ao seu lado, pude constatar a manifestação da glória de Deus e a glorificação do Senhor de uma forma esfuziante, vibrante e convincente, de tal forma que não posso deixar de associar sua experiência com a atitude demonstrada pela mulher samaritana depois do encontro que teve com Jesus.

Ela não podia conter em si a emoção e entusiasmo pelo que Deus acabara de lhe revelar, tendo que extravasar sua alegria e emoção, por ter conhecido a Jesus pessoalmente, com todos os seus parentes, vizinhos, amigos, conhecidos ou até mesmo com estranhos e inimigos. Jesus era a razão de sua vida, e não havia como deixar de glorificá-Lo e contar pra todo mundo o que lhe acontecera. Assim também demonstrava Regina, a mulher da lotação. Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ÁRVORES VIÇOSAS E VIGOROSAS

Por favor, continue orando por minha viagem e pelos recursos para os produtos que precisam ser adquiridos.

"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedrono Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darãofrutos; serão viçosos e vigorosos" (Salmos 92:12-14).

Lord Byron, um brilhante poeta, gastou sua vida em uma busca louca por prazeres. As pessoas, hoje, diriam: "Ele tentou viver sua vida". Em desespero, ele escreveu: "Os espinhos que colhi são da árvore que plantei. Eles me rasgaram e estou sangrando. Eu devia ter sabido qual o fruto tal árvore daria."

O que temos plantado na orla dos caminhos por onde passamos?O que esperamos encontrar na hora de colher os frutos? Temos nos preocupado com isso? Temos programado ver os resultados para o futuro?

O início de nossas andanças pode ser fácil e até deslumbrante. Estamos jovens, cheios de vigor, cheios de fantasias. Podemos até pensar que plantar é suficiente, seja a planta que for. Mas, e no futuro, o que encontraremos?Árvores secas... sem sombra... sem frutos? Poderemos até derrubar tais árvores e plantar novas, mas teremos aindaforças? Teremos ainda o vigor do princípio?

O melhor momento de plantarmos árvores que produzirão sombra e frutos é exatamente quando estamos em paz, sem angústias,sem aflições, sem desespero, sem culpas. Nossas mentes estão limpas, nossos corações estão puros, nossas almas cheias dedesejos ardentes de conquistas.

O Senhor é o agricultor a quem devemos consultar. Ele conhece tudo de plantações. Ele sabe a ocasião oportuna, o lugar adequado, o tempo propício para plantarmos nossas árvores. Ele sabe como regá-las, como adubá-las e como tirar o proveito de tudo que elas têm a nos oferecer.

Não queremos ver nossas árvores sem folhas, com galhos secos, tomadas por espinheiros. Queremos que elas sejam uma bênção para todos que passam pelo mesmo caminho por onde passamos. Queremos que todos glorifiquem a Deus ao vê-las frondosas e encantadoras.

Queremos ver as vidas felizes aoredor de tudo o que plantamos.Você tem plantado árvores? Sabe que frutos darão?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SÓ OS ANIMAIS VOTAVAM NELE

Deus mandou o seu profeta Samuel a um fazendeiro no interior da cidade de Belém, á 9 Km. ao sul de Jerusalém. O profeta obedeceu e foi.
Quando chegou, os políticos, empresários e homens influentes da cidade lhes vieram ao encontro, temerosos que alguma coisa não estivesse bem no País. Mas Samuel lhes tranqüilizou dizendo que viera ali para oferecer um sacrifício ao Senhor Jeová.

E na cerimônia do sacrifício, dirigindo-se a Jessé, também um homem influente, pediu que se lhe apresentasse seus filhos, porque Deus queria se utilizar de um deles para uma ocupação especial. E seu pai lhe trouxe o seu filho Eliabe, o mais influente e capaz. E todos aplaudiram dando seu voto de aprovação, e diante de tanta exultação e referencia a respeito do rapaz, Samuel não teve duvida e se levantou, preparou seu vaso de ungir (um chifre de carneiro) e se aproximou do rapaz para ungi-lo. Mas, Samuel foi interceptado pela a voz do Senhor Jeová dizendo-lhe: Não faças isto. Porque não foi este que Eu escolhi. “Vocês estão reparando o físico a influencia e capacidade deste rapaz. E, é este o ponto de vista de vocês, mas não o meu. Porque vocês vêem o exterior, mas eu vejo o interior, o coração”.

Então Jessé lhe apresentou o seu segundo filho Abinadabe, e Samuel já sabendo que a escolha é de Deus, esperou a Sua voz. E Deus lhe disse: ainda não é este. Lhe apresentou o terceiro filho Sama. Samuel esperou, e Deus não lhe falou. E assim começando por Eliabe a proporção de votos da eleição foi diminuindo.

Então, todos os sete filhos de Jessé que ali estavam, não tiveram a aprovação de Deus. E Samuel ficou perturbado, possivelmente pensando: Será que eu me equivoquei e o que vão pensar de mim aqui em Belém?

E se dirigiu a Jessé e lhe perguntou pasmado e preocupado: Acabaram-se os teus filhos? Foi quando Jessé sem jeito respondeu como se estivesse esquecido: Não, ainda tem um (umzinho) lá no mato cuidando dos animais. Como que dizendo: aquele, só os animais votam nele. Isto é, Davi não tinha a menor chance de ser apreciado pelo povo da sua cidade, talvez nem fosse conhecido deles.

Mas Samuel indignado disse: ninguém vai sentar a mesa enquanto ele,esse “desprestigiado” não chegar aqui.
E lá no campo estava Davi. Tranqüilo como era tranqüilo o ambiente que ele estava, tomando conta com muita responsabilidade, coragem, dedicação e seriedade as ovelhas de seu pai.
Coragem e responsabilidade, porque ele tinha enfrentado um leão e um urso que se cercaram de uma das ovelhas e a levaram. Mas Davi corajosamente correu atrás e tirou a ovelha da boca dos ferozes animais, e quando eles se voltaram contra Davi, ele agarrando-os por suas barbas, os feriu e os matou. E as ovelhas, quietas, mas apavoradas e acuadas, viram a bravura do seu pastor e certamente, instintivamente, todas o elegeram como o seu melhor pastor.
Mais tarde Davi declarou ao rei de Israel o segredo dessa sua façanha: O Senhor Jeová me livrou das garras do leão e das do urso.

Pois bem, lá foram os empregados de Jessé chamar Davi: Vem depressa porque todos estão te esperando e ninguém vai sentar á mesa enquanto tu não chegares. E estas palavras, creio, soaram estranhas aos ouvidos daquele humilde servo de Deus.

Quando Davi chegou ao ambiente que todos estavam esperando, deve ter sentido um impacto psicológico tremendo, pois todos estavam admirados olhando para ele, e a pergunta que estava no ar, era: O que tem este moço? Ninguém sabia, mais aquele moço tinha o cuidado, o carinho, e a aprovação de Deus.
Quando Samuel olhou para Davi, a voz soou: Levanta-te e ungiu-o porque é este mesmo"
(I Samuel 16.12).
E diante de todos, inclusive de seus irmãos, Davi foi declarado eleito de Deus. E o seu reinado foi um referencial para todos os reinos de Israel em todos os séculos e milênios,
Porque, quando Deus queria declarar um reino de referencia, mostrava aos reis de Israel a impecabilidade do reinado do seu servo Davi.

É assim que Deus age, como Ele mesmo disse: Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel (2 Sm 7.8)

São Paulo mostrou muito bem como Deus surpreende os que se acham que são, os poderosos, os dominadores. Ele tira os de menos importância e confunde os pretensiosos;

Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie diante de Deus.
(I Corintios 1.26-29)


Pr José Edson

A MARCA DE AMOR

Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.

A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás.

Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.A turma concordou, e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:- Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade...

A turma estava em silencio atenta a tudo .O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.Silêncio total em sala.-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente... Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama.

Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali, não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar:- " Minha filhinha está lá dentro!" Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar.

Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.
Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...

A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada então o menino continuou: Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR.Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem ou fazerem, mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se.Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ.

Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem,estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça.Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em cima da gente, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES..Essas também são marcas de AMOR.

BOLAS DE GUDE -- ATO DE AMOR

"E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro" (Marcos 12:43).

Certo dia, em uma igreja, um menino pobre viu todos os adultos colocando dinheiro em um cesto de ofertas. Ele não tinha nada em seu bolso além de cinco bolas de gude. Ele as pegou e, levantando-se, colocou-as no cesto. As pessoas ao redor sorriram ao vê-lo depositar, com toda a sua ingenuidade, aquela estranha oferta no cesto. Após a reunião, um diácono aproximou-se dele e perguntou se não desejava ter suas bolinhas de gude de volta. "Oh, não, eu as dei para o Senhor Jesus".

Como o fato foi muito comentado na igreja, um dos membros, de bom poder financeiro, disse: "Eu dou 100 dólares pelas bolas de gude do menino".

Aquela atitude de amor do menino produziu, então, um novo milagre,comum a todos que amam ao Senhor: 5 centavos se transformaram em 100 dólares para a obra de Deus (Ruth E.Dow).

Grandes milagres acontecem quando oferecemos aquilo que possuímos para o Senhor. E não estou falando de dinheiro,mas, de amor. Às vezes perdemos nossa bênção porque achamos que a única coisa que podemos dar a Deus é dinheiro. E, senão temos dinheiro, achamos que não podemos dar nada. Outras vezes, damos muito dinheiro pensando que assim compraremos a bênção do Senhor, mas, como ela não está à venda, acabamos sem dinheiro e sem os milagres de Deus.

Muitos lugares, hoje, estão de portas abertas oferecendo bênçãos, prosperidade e milagres em troca de uma certa quantia de dinheiro. A fé está sendo comercializada em todas as esquinas, mas não é este o ensino de Cristo. Se fosse assim, o Senhor Jesus teria exaltado as grandes ofertas dos ricos e não a pequena e singela oferta da viúva pobre. Ele não considerou a quantia oferecida e sim o amor daquela viúva pela causa do Mestre.

O garoto da nossa ilustração não tinha dinheiro, porém, deu a maior oferta daquela reunião. Não porque suas bolinhas de gude, de cinco centavos, proporcionaram uma arrecadação de cem dólares, mas, porque deu tudo o que tinha para o Senhor que já aprendera, bem jovem, a amar. E sua atitude, com toda certeza, despertou em todos daquela igreja um desejo ardente de ser uma bênção e um canal de milagres para Deus.

O que você tem oferecido para o Senhor Jesus?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A SIMPLICIDADE DE JESUS

Nesta sociedade chamada de pós-moderna o homem busca intensamente uma vida sofisticada que lhe proporcione imenso prazer. Ele quer estar no topo. Busca intensamente o prazer pelo prazer. Paga qualquer preço para ser ovacionado e ‘curtir’ a vida.

O homem faz de tudo para sofisticar relacionamentos. Cria etiquetas para viver em sociedade. Gasta horrores para celebrações vazias e extravagantes. Estragam comidas das mais sofisticadas. Gastam rios de dinheiro para adquirir casas e carrões cinematográficos. Casam hoje e se divorciam amanhã banalizando o casamento – instituição criada por Deus para durar até que a morte os separe. Vivemos num tempo de muitos contrastes na sociedade.

Tenho a impressão que muitas igrejas estão buscando o conforto nos templos, enclausuradas como um grupo de monges, alienadas da dura realidade da pobreza, dos vícios, da pedofilia, da prostituição infantil, das doenças, da imoralidade, etc. Caímos no grande erro de estabelecer igrejas segmentadas como se igreja fosse de classe pobre, média ou rica. Pastores almofadinhas, mauricinhos da religião, que não entram em favela, não atende pessoas pobres e estão aí na TV pregando o que pensam e voando nos seus jatinhos particulares ou alugados. Homens que impressionam os incautos, os fracos e os emocionalmente manipulados. Um bando de bajuladores investindo nesses homens que estão totalmente fora da realidade de miséria e pobreza em muitos lugares deste imenso Brasil.

Quando olho para Jesus, o vejo sensível aos miseráveis, pobres, cegos e nus. Jesus sempre se importou com os párias da sociedade. Ele curou aleijados, cegos, leprosos, perdoou a adultera arrependida, ressuscitou mortos, pregou o evangelho do Reino, ensinou que o amor supera tudo, inclusive o preconceito que existe em tantas igrejas chamadas evangélicas onde maltrapilhos não entram. Jesus não tolerava os almofadinhas da religião – os escribas, saduceus e fariseus. Ele os condenava veementemente e os chamava de sepulcros caiados, de hipócritas. Eram bem trajados, bonitos por fora, mas por dentro eram podres, mal cheirosos. Como precisamos aprender com o Mestre a ser humildes e mansos de coração; a chorar com os que choram; a levar as cargas e não os cargos uns dos outros; a abençoar os que nos amaldiçoam; a amar os que nos odeiam; a repartir o pão, o espaço, a fé, a alegria com os mais necessitados; a verdade com os que vivem no erro; a convicção com quem vive de opinião; a mostrar o caminho com quem está perdido. Sim, Jesus era simples. A Sua vida era uma vida de autenticidade. Vida de integridade.

Num tempo de tanta falsidade e falsa religiosidade, precisamos reafirmar o genuíno evangelho da graça, o evangelho da cruz. Pregarmos a suficiência de Cristo para todo o que crê. Vivermos a simplicidade de Jesus em nossos relacionamentos – amando os que nos odeiam e perdoando os que nos ofendem. Fazermos isto de todo o nosso coração. Dia a dia precisamos olhar para Jesus, o Autor e o Consumador de nossa fé (Hb 12.1,2). Ensinar que o justo por sua fé viverá (Rm 1.17). A Igreja precisa vivenciar a simplicidade de Jesus. Igreja que pratica as atitudes e os atos de Jesus e não uma teologia da prosperidade que quer fazer barganha com o Senhor . Uma Igreja comprometida com todo o evangelho. Que seja corajosa neste mundo que jaz no maligno. Uma igreja que prega contra toda e qualquer forma de erro, comprometida com os ensinos de Jesus nos evangelhos. Uma igreja constituída de homens e mulheres cheios do Espírito Santo, vivendo um amor extravagante. Que aja neste mundo como sal e luz. Comunidade de discípulos de Jesus, vivendo diariamente a Sua simplicidade. Que o Senhor nos livre do preconceito, da mesmice, da acomodação, do anonimato, da alienação e da conivência com os homens maus e muitos deles estão na liderança do país. Que sejamos simples como Jesus, que estejamos na contramão de tudo o que está aí – a corrupção, o trafico de influência, a violência, a imoralidade, a mundanismo e tudo aquilo que destoa dos princípios do Seu evangelho. Que sejamos uma igreja comprometida com a ética, com o evangelismo inteligente e com a expansão missionária a partir de um ensino centrado nas Escrituras.

Jesus nos ensinou que devíamos ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes, isto é, sermos como Ele. Como nos ensina João, “a andarmos como Ele andou” (1 João 2.6). O Pai se agrada muitíssimo quando buscamos a semelhança com o Seu Filho Jesus, quando vivemos a Sua simplicidade neste mundo ‘sofisticado’ e alienado. Sim, vivermos a simplicidade que ama, perdoa, abençoa, encoraja, edifica, fortalece, reparte, inspira, motiva, alimenta, ora, enfim, faz tudo o que Ele ensinou. Sigamos e sirvamos a Cristo com a Sua simplicidade. Busquemos uma vida simples, uma vida cheia de atitudes e ações que realmente valem a pena. As pessoas no mundo precisam ver Cristo, a Sua simplicidade e o Seu amor em nós. Sejamos como Ele. O Pai pelo Espírito tem todo o poder para nos fazer assim. Que realmente assim seja para a Sua Glória!


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor (Segunda Igreja Batista em Barra Mansa)Blog: www.oswaldojacob.com e-mail: pitzerjacob@gmail.com

UM "FUI DESPEDIDO" QUE ALEGRA O CORAÇÃO

"... esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançandopara as que estão adiante" (Filipenses 3:13).

Somerset Maugham, escritor inglês, escreveu certa vez uma história sobre um porteiro da Igreja de São Pedro, em Londres. Um dia um jovem vigário descobriu que o porteiro era analfabeto e o despediu. Desempregado, o homem investiu suas escassas economias em uma minúscula loja. Ele prosperou, comprou outras e, depois de certo tempo, possuía uma cadeia de lojas que valia alguns milhões de dólares.

Um dia, seu banqueiro lhe disse: "É verdade que você alcançou sucesso sendo analfabeto, mas, onde estaria hoje se soubesse ler e escrever?" O homem sorriu e, calmamente, respondeu:"Eu seria um porteiro."

Essa pequena história, relatada em nossa ilustração, é muito conhecida de todos, contada com muitas variações, e eu quero refletir de um novo ponto de vista: que seríamos hoje se não tivéssemos aberto o coração para Jesus?Um dia estávamos conformados com aquilo que o mundo nos oferece. Festas, bebidas, vícios em geral, às vezes sucesso aqui e fracasso ali, às vezes uma alegria passageira e outras vezes angústias e decepções.

Era essa a nossa vida e achávamos que era assim com todo o mundo e não seria diferente conosco. Mas algo aconteceu! O Senhor apareceu e nos "despediu"daquele mundo enganoso. Alguns diziam que a nova vida seria entediante -- não pode isso, não pode aquilo, e os prazeres cessariam. Não estaríamos mais livres para fazer o que queríamos.

É claro que logo descobrimos que isso não era verdade.Passamos, sim, a ser livres! Livres para viver abundantemente, livres para cantar e sorrir, não de forma passageira, mas duradora, eterna. Encontramos a verdadeira paz e a verdadeira felicidade.E hoje, mesmo que não nos perguntem, respondemos interiormente, com grande gozo na alma: Que maravilha foi,para mim, ter sido despedido daquele passado insignificante.Foi a maior bênção de minha vida. Como sou feliz!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A TRISTEZA SEGUNDO DEUS

Quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais, quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” Ainda vale a pena ser crente? Qual a recompensa de todo o sacrifício e renúncia de vocês? Qual a vantagem, ou o que vocês ganham com essa fé inabalável? Não seria fanatismo essa atitude cristã?”

O que não fazemos por nossos filhos e netos, principalmente quando algum deles se encontra gravemente enfermo!

Cresci na certeza de que Deus ouve e responde as orações de Seu povo, curando as suas enfermidades, segundo a Sua boa e perfeita vontade. Iniciei meu ministério com a convicção e expectativa de que Deus haveria de manifestar a Sua glória, curando muitos enfermos em nossa comunidade, atendendo graciosamente às nossas orações.

Porém, a facilidade para obtermos ajuda e tratamento profissional da medicina, e os recursos humanos disponíveis, com o tempo tornaram-me bem menos dependente do Senhor em momentos de aflição. E até mesmo descrendo da possibilidade de Deus atuar de modo especial e sobrenatural na cura das enfermidades, tendo delegado essa responsabilidade aos médicos e demais profissionais da área... Então, minha oração se restringia apenas em pedir a Deus que agisse através dessas pessoas. A pedir a Deus que nos conduzisse ao tratamento adequado, ou ao profissional mais competente possível, a fim de sermos socorridos convenientemente em momentos de necessidades. Apesar disso, Deus, em Sua infinita misericórdia, nos surpreendia com o Seu poder e graça.

Mas por que estes fatos são tão raros em nossos dias? Por que estórias como essas parecem tão extraordinárias entre nós? Será que o nosso Deus mudou? Será que Ele delegou aos profissionais da medicina toda a responsabilidade de cuidar dos enfermos? Ou seria a nossa incredulidade e falta de oração a causa dessa ausência de curas e milagres entre o povo de Deus? Gostamos de cantar: “O nosso Deus não muda”. E é verdade! Porém, nós mudamos, nos embrutecemos, nos acomodamos com um tipo de cristianismo formal, sacramental ou teórico. Confiamos mais em nossa denominação (ou dominação) do que na Palavra de Deus. Tornamo-nos “religiosos” em excesso no zelo doutrinário, sem, contudo, vivenciar a fé em sua plenitude. Com medo de cairmos no ridículo e exageros dos extremistas, acabamos não buscando a Deus em oração para sermos abençoados e para abençoar os outros.

Não somos nós os curadores. Não podemos ter a pretensão de prometer a cura daqueles que nos procuram com esse objetivo, mas também não podemos fugir de nossa responsabilidade e privilégio de clamar a Deus em favor dos enfermos ao nosso redor.

Na verdade, a misericórdia divina vem a nós, não por causa da nossa justiça ou méritos pessoais. Porque "A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã... Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor".[1] É bom saber disso. Porém, não precisamos esperar que uma enfermidade cruel nos atinja para nos voltarmos contritos aos pés de Jesus. Podemos buscá-Lo já, mesmo que tudo esteja aparentemente indo bem. Podemos dizer agora mesmo: "Eu creio em ti, Senhor! Ajuda-me a crescer mais na fé, para vencer os obstáculos que porventura venham a me atingir! Eu quero viver a verdadeira vida cristã, porque o Senhor disse: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e atenham em abundância" (Jo 10.10).

Jesus começou Seu ministério no jardim de oração do deserto, onde foi tentado. Passou pela “via dolorosa”, no jardim de oração do Getsêmani, e concluiu sua missão ao orar ao Pai entregando o Seu espírito. A oração foi o principal ensino de Jesus para Seus discípulos, e para todos nós. Infelizmente, também, o mais negligenciado. Precisamos pedir a Deus que nos possibilite a louvá-Lo e adorá-Lo em tempos de aflição, aceitando a Sua vontade soberana sobre nossas vidas. Precisamos considerar que o Senhor Jesus é o fundamento de nossa fé. É certo que cremos nEle como nosso Salvador e Senhor; mas essa fé precisa ser ativa, operante, dinâmica e progressiva, crescente. Essa fé deve nos levar a uma constante lembrança de que o Senhor está vivo, envolvido com os nossos interesses pessoais. Sua presença é real, plena e envolvente. Essa fé nos trará convicções fortes, inabaláveis. Certezas para nos apropriarmos de atitudes corretas, vitoriosas; e nos mover às realizações positivas.
Deus Se agrada de nossa oração em meio ao sofrimento, nos reponde e nos conforta.[2] Descansamos na certeza da soberania de Deus, quando Ele nos conforta em meio aos sofrimentos.[3] O que não podemos é perder a oportunidade que o sofrimento, a enfermidade e a tristeza nos proporcionam para a reflexão, oração e o clamor a Deus a fim de que Ele nos conceda o discernimento claro e necessário quanto ao que Ele quer fazer em nós, por nós e através de nós, quando vêm as tribulações; “porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2Co 7.10).


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Lm 3.22, 23a, 26
[2] Is 38.4-5; 2Co 1.3-6
[3] Is 38.16-17

CONTAR... MEDIR... CONQUISTAR

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas,nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, poronde quer que andares" (Josué 1:9).


Certa vez um capitão se aproximou do general e, mostrando grande preocupação, disse: "General, não podemos lutar contra eles. Eles são muito numerosos e jamais conseguiremos vencê-los".

"Capitão", disse o General friamente, "nós não estamos aqui para contá-los e sim para conquistá-los. Nós devemos e vamos conquistá-los". E eles conquistaram (OssianDavies).

Qual tem sido a nossa principal atividade no momento?Confiar plenamente na palavra do Senhor que nos assegura que somos mais do que vencedores ou contar e medir a quantidade e tamanho de nossas dificuldades?Muitas vezes perdemos dias maravilhosos de bênçãos oferecidos por nosso Deus, simplesmente porque continuamos preocupados com os problemas que o Senhor nos prometeu ajudar a resolver. Parece até que as nossas lutas são maiores do que o Senhor, o que não é verdade.

A nossa parte,no processo de cada conquista, é esforço e ânimo". O resto podemos deixar por conta do nosso amado Salvador.Quem tem um Grande Deus como nós temos, Todo Poderoso, não pode se deixar abater por simples tempestades. Ele caminha sobre as águas de nossas intempéries e, a um simples sinal,faz acalmarem os ventos que nos inquietam.

Se as nossas lutas nos amedrontam, entreguemos tudo nas mãos do Senhor. Se o futuro nos atemoriza, descansemos nos braços do Senhor. Se nos julgamos incapazes de alcançar as vitórias almejadas, deixemos que o Senhor as vença por nós.Você ainda tem o hábito de medir e contar os obstáculos docaminho ou já colocou tudo no altar de Deus, agradecendoantecipadamente por todas as conquistas?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TIRAI A PEDRA!

Marta e Maria poderiam argumentar: “Não foi da vontade de Deus que tudo isso acontecesse? Então, que Ele mesmo tire a pedra do sepulcro. Porém, havia uma ordem expressa do Senhor. A elas cumpria o dever de obedecer. Essa é a nossa parte, obedecer ao Senhor em tudo. Quando cremos, realmente, obedecemos incondicionalmente. Se Ele manda, temos que obedecer, então, a glória de Deus é manifesta. Em outras palavra, nós glorificamos a Deus e exaltamos o Seu nome quando obedecemos os Seus mandamentos, quando obedecemos à Sua palavra.
Tirai a pedra no caminho do entendimento!

Entendimento de que Ele nos ama, apesar dos males que nos atingem. Ele não chega atrasado, está presente, sempre. Ele chora conosco, nos consolando, nos apoiando, nos amando sempre, a despeito de qualquer tipo de males que nos atinjam. Isto nos faz pensar em Maria Madalena e as demais, quando se dirigiam ao sepulcro de Jesus. Em Mc 16.3, somos informados de que elas tinham uma grande preocupação: Quem haveria de tirar-lhes a pedra da entrada do túmulo? Quem haveria de remover o obstáculo que as impediria de ver a Jesus?... No caminho havia uma pedra... Mas, na verdade, a pedra já não mais existia entre elas e seu objetivo. Apenas restava a dúvida e incerteza em seus corações...

Pedra no caminho da fé! O coração humano é duro por natureza. Entretanto, há aqueles que são endurecidos pelas circunstâncias. Ex.: Faraó, no Egito. No caso dos discípulos em Mc 6.52, parece que seus corações se endureceram diante das adversidades. No caso das irmãs de Lázaro, devido à morte, a perda de alguém querido.

O fato é que sempre teremos nossas “razões” para ficarmos “de pé atrás”, como a mulher de Jó. Paulo foi testado com os sofrimentos ([1]). O sofrimento é uma tremenda pedra em nossa caminhada aqui na Terra. A nossa responsabilidade, porém, é de tirarmos as pedras do nosso entendimento e de nossa incredulidade, e “o mais Ele fará”. Há muitos que esperam justificar sua incredulidade e desobediência à Palavra de Deus tentando evitá-la, desconhecendo-a... Porém, a Bíblia diz que a revelação natural divina é de conhecimento de todos ([2]).

Ninguém terá desculpa diante de Deus. Ele mesmo proporciona as oportunidades para que todos cheguem ao conhecimento para a salvação ou para a perdição. Não pense que você poderá arrumar um “jeitinho” de entrar no céu, sem assumir sua responsabilidade de crer e obedecer ao Senhor Jesus. O fato de tomar conhecimento desta palavra já é uma manifestação da graça de Deus para despertar a sua fé e confiança no Senhor ([3]).

Há uma tendência diabólica de se protelar as decisões. Estamos sempre fazendo como Faraó, quando Moisés foi até ele para perguntar-lhe se desejava que Moisés orasse para que Deus repreendesse a praga das rãs: “Disse Faraó: Amanhã...” ([4]). A Bíblia, porém diz: HOJE!. E Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste” ([5]). Só em Jesus Cristo há perdão para a sua culpa.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] 2 Co 12.7-10
[2] Rm 1.18-32; 2.17-29
[3] At 17:29-31
[4] Êx 8.10
[5] Jo 17.3

VIDA PLENA DE VITÓRIAS

A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama"(Salmos 119:140).

"Pouca Palavra e pouca oração dá uma vida espiritual morta.Muita Palavra com pouca oração dá uma vida fraca e doente.Muita oração e pouca Palavra dá uma vida emocional. Porém,uma medida completa de oração e Palavra, todos os dias, dá uma vida saudável e poderosa" (Andrew Murray).

Como está a nossa vida espiritual? Temos nos aplicado àleitura das Escrituras? Tem sido a Bíblia o nosso manual defé e esperança? Temos buscado na Palavra de Deus o alimento diário para nossas vidas? Temos procurado, de igual modo,manter um bom relacionamento com o Senhor, buscando suadireção para tudo o que fazemos?

Quando colocamos no altar de Deus as nossas dúvidas, as nossas necessidades, os nossos sonhos de felicidade, sabendo esperar com paciência por Sua resposta, não corremos o risco de tomar atitudes precipitadas ou equivocadas e guardamos nocoração a certeza de que receberemos as bênçãos almejadas no tempo certo do Senhor.

Se relaxamos em nossas vidas de oração ou leitura da Escritura, ou em ambas, perdemos a alegria verdadeira do Senhor, não desfrutamos a vida abundante para nós preparada,não percebemos as grandes coisas que Deus faz ao nosso redor e, mesmo sabendo que o Senhor Jesus está próximo a nós, nos sentimos muito distantes dEle.

Os filhos de Deus têm prazer em ouvir os ensinamentos doPai, vêem seu espírito transbordar com tudo o que Ele fala,regozijam-se por estar na presença do Senhor e se sentem felizes pelo privilégio de poder conversar com Ele, a todo momento, em oração.

Se você quer ter uma vida plena de vitórias, deixe que o Senhor a governe, buscando em oração e no estudo da Palavra,cada um dos passos que deverá dar.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 17 de agosto de 2010

GLORIFICAI A DEUS NO VOSSO CORPO

Paulo nos exorta a glorificar a Deus através de nosso corpo e do nosso espírito: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1Co 6:20). Ele não diz, absolutamente, que isto só seja possível sem enfermidade, mas, sim, sem o pecado.

Deus quer que O glorifiquemos com o nosso corpo, seja num hospital, no laser, no trabalho, seja onde for. Em quaisquer circunstâncias, Ele é digno de nossa adoração e louvor. E, finalmente, Ele quer ser glorificado, também, quando a morte chegar. Assim, pois, que nós O glorifiquemos através de nosso corpo e do nosso espírito, independente das circunstâncias. Portanto, quando formos atingidos pelos sofrimentos, antes de lastimarmos, ou nos revoltarmos, pensemos nos propósitos de Deus em nós e para nós.

Pensemos no quanto Deus quer ser glorificado através de nosso testemunho em meio ao sofrimento. Pensemos nos nossos queridos que Deus pode estar conduzindo à salvação, fazendo uso de uma enfermidade ou perda significativa em nossa família. Ele, o Senhor, continua sendo digno de todo louvor e glória. A Ele, portanto, a nossa gratidão e a nossa adoração! Não se pode atribuir o mal apenas às pessoas más. Não se justifica o terrorismo de que toda a enfermidade seja fruto da desobediência aos princípios bíblicos. E nem ficarmos revoltados, envergonhados, ou desesperados, se ela vem a quem ama e é amado por Jesus. A enfermidade, por si mesma, não é algo para nos infelicitar, mas para glorificarmos a Deus em meio às dores e lágrimas.

_ “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (Jó 19:25-27).

Com estas convicções, posso admirar e apreciar a grandeza das revelações de Deus, porque em todo o tempo estou apenas seguindo o desenho elaborado e exigido pelo verdadeiro Dono da obra. Deus é soberano e misericordioso, vale a pena servi-Lo, honrá-Lo, glorificá-Lo e amá-Lo, sempre e em todas as circunstâncias. Se os sofrimentos que suportamos são devido ao nosso viver cristão, somos bem-aventurados. E, quanto mais nos assemelharmos a Cristo, mais ódio e revolta receberemos do mundo ímpio. Assim, pois, o sofrimento há de nos caracterizar como servos de Cristo Jesus.

Lembremo-nos, porém, que a graça de Cristo será sempre superior ao sofrimento suportado por amor a Cristo: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Tm 3:12). Somente os vencedores são os verdadeiros crentes. Os demais são apenas os espectadores da Igreja. Nem a morte prejudica totalmente o crente!

Nesse tempo de aflição, o irmão já considerou o quanto ainda pode glorificar ao Senhor, através das lágrimas e dores, ou apesar delas? Deus, o nosso Pai celeste, continua sendo digno de sua profunda e sincera adoração, apesar das aflições? Pense nisto!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

COMO AGIR DIANTE DE UMA CRISE

2 Crônicas 20.1-22

Como você reage diante de uma crise? Quando enfrentamos uma crise podemos nos comportar de várias formas: tem aqueles que murmuram; outros culpam Deus pela situação que estão enfrentando; alguns deixam de crer e abandonam a fé. Porém, existem pessoas que agem como o rei Josafá que buscou em Deus a solução para vencer a crise. Josafá deu passos estratégicos que o conduziram à vitória.

1. BUSCAR SOCORRO EM DEUS.
Existem situações que nos fazem ter medo. Até o discípulo mais fervoroso e cheio de poder está sujeito a enfrentar momentos de medo. Por isso devemos reconhecer os nossos temores e confessa-los ao Senhor para que Ele nos mostre a solução.
Sentir medo é uma coisa, viver em função do medo e se deixar dominar por ele é outra coisa. Como filhos do Deus vivo, não podemos ser paralisados e vencidos pelo medo. Nossos temores devem nos levar a buscar socorro em Deus e não nos afastar da Sua presença, da igreja, dos irmãos, etc.
Não murmure nem reclame diante de uma crise, tampouco se deixe paralisar diante do medo. Pelo contrário, reconheça suas fraquezas e limitações e clame pelo socorro no Senhor, pois é Ele quem nos livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (Sl 91:3).

2. RELEMBRAR AS PROMESSAS DE DEUS.
Diante da crise, Josafá começa a relembrar as promessas alianças do Senhor com o seu povo. Ele faz isso não porque Deus havia se esquecido do seu compromisso, mas para que toda aquela nação não se esquecesse da fidelidade do Senhor e de que Ele sempre cuidará de seus filhos.
Quando trazemos à nossa memória a fidelidade do Senhor para conosco, o nosso coração se enche de esperança tirando nossos olhos das circunstâncias e voltando-os para o Senhor, pois se Ele é o mesmo ontem hoje e será eternamente (Lm 3:21).

Ao enfrentar situações de crise em sua vida, relembre os livramentos, milagres e bênçãos que Deus já proporcionou para você. Isto vai aumentar a tua confiança e te dar a certeza de que o Senhor cuida de nós e toma para si as nossas batalhas.

3. OBEDECER A PALAVRA DE DEUS
Não se conforme apenas em saber quem é o Senhor e o que Ele pode fazer por você. Faça como Josafá e tome uma atitude de fé e de vencedor. Se a Palavra de Deus nos garante a vitória, só nos resta obedecer, ou seja, colocar em prática todos os Seus ensinamentos pela fé.
Mesmo que você esteja enfrentado alguma crise no seu casamento, família, trabalho, finanças, etc., permaneça fiel à Palavra de Deus, pois o inimigo não tem poder para decidir seu futuro; esta decisão é sua e você precisa decidir pela obediência ao Senhor.

Precisamos crer que uma crise não significa necessariamente fracasso, pois até quando estivermos fazendo tudo certinho, a crise pode bater à nossa porta. Porém, se estivermos firmes no propósito de obedecermos à Palavra de Deus, o Senhor nos livrará porque Ele quer ser glorificado através das nossas crises (Jo 9:1-3)

Conclusão: Faça como Josafá que diante daquele grande aperto soube agir, buscando socorro em Deus, relembrando Suas promessas e obedecendo à sua Palavra. Lembre-se que as crises existem para nos amadurecer e fortalecer, preparando-nos para conquistas maiores e experiências mais profundas. (1 Co 2:9) Amém.

Prs. Jário e Lúcia
Paz. Prs. Jário e Lúcia.

A DÁDIVA

Era guia de cego a órfã pequenina;
E, acostumada assim a pedir, certo dia,
Vendo no parque real uma linda menina
Colhendo uvas, também delas provar queria...

A linda princesinha, olhando a órfã franzina,
Encheu de uvas as mãos e, com muita alegria,
Lhas deu piedosamente; e esta, em paga, se inclina
A entregar-lhe uma moeda, em cobre, negra e fria...

A princesa, porém, rejeita-a com bondade;
E lhe diz: - “O meu pai é rico, é majestade
E, o que tem de melhor, ele não vende, dá!”
Que nos sirva a lição! Obra não compra os céus;
A nossa salvação é eterno dom de Deus
Que de graça Jesus – Seu Filho – nos dará.

Mário Barreto França

A MELHOR PARTE

1. No artigo “Quando o Trabalho não é a Coisa mais Importante do Mundo”, postado em www.vidanet. org.br/mensagens, encontramos a seguinte história:

Era véspera do dia do trabalho. Ele chegou frustrado em casa. Havia passado mais uma semana intensa de trabalho, mas lhe parecia que a vida estava passando e que não fazia muito sentido quando equacionada sob a máxima “trabalhar – possuir – ser alguém”. O fato de ter as coisas não traz satisfação verdadeira, “senão tantos ricaços não estariam tirando a própria vida ou tentando modificar-se de fora para dentro sem sucesso…”, pensou ele. Debaixo do chuveiro considerou: “Preciso encontrar essa resposta.” Foi quando entrou no quarto que se lembrou de um presente recebido de seus pais há muito tempo atrás. Mais que depressa retirou da gaveta um empoeirado exemplar da Bíblia. Ainda estava lá o marcador de páginas destacando um trecho em especial: “… porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas. Então Jesus fez a seguinte comparação: - Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas. O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se!” Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo o que você guardou?”. Jesus concluiu: - Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus.” (Lucas 12.15-21)

2. Estamos às vésperas do “Dia do Trabalho”. Trabalhar é muito bom! É com o fruto do nosso trabalho (com algumas exceções) que conseguimos adquirir o leite para nossos filhos, o alimento, o vestuário, o remédio, os bens materiais que nos provêem de algum conforto, e muitas outras coisas mais das quais necessitamos e às vezes até nem necessitamos. E até mesmo alguma dignidade diante dos homens nós conseguimos porque trabalhamos, conforme o ditado que diz que “o trabalho dignifica o homem”
3. Então, precisamos trabalhar, e trabalhar bastante.
4. Não podemos, porém, nos esquecer, como alguns o fazem, por causa do trabalho, de nossa família, de nossos filhos e – nosso objetivo aqui – de nosso relacionamento com Deus.
5. O relacionamento com Deus deve ocupar lugar de prioridade em nossas vidas. Devemos ter o nosso relacionamento com Deus como um “pacto de vida”.
6. Em Lucas 10.38-42 lemos que Jesus

“... entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando- se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

7. Ora, Marta estava trabalhando para bem servir ao Mestre e seus discípulos!
8. Entretanto, nesse afã, esqueceu-se da melhor parte, que seria assentar-se aos pés de Jesus para ouvir-lhe as palavras. Os afazeres da casa podiam esperar um pouquinho.
9. Parabéns aos irmãos trabalhadores! Parabéns aos irmãos também porque têm trabalhado não apenas em suas atividades profissionais ou em “causa própria”, mas também tem labutado firmemente na causa do Senhor! Mas não se esqueçam do relacionamento com Deus!
10. Jesus está aí, querendo falar-nos e ouvir-nos; temos nós tirado algum tempo para, assentados aos seus pés, o ouvirmos e falarmos com ele?
11. Há muitas coisas boas para fazermos, mas essa é a melhor parte.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LIÇÕES IMPORTANTES

Uma das mais preciosas lições que Deus nos proporciona com os sofrimentos é nos fazer colocar a boca no pó; com profunda humildade e dependência da graça de Deus. O problema é que muito freqüentemente o sucesso “espiritual” (talvez melhor seria dizer religioso em lugar de espiritual), o êxito nas realizações pessoais, nos fazem ficar soberbos e sutilmente prepotentes de nossa pretensa familiaridade com Deus e os Seus poderes.

Ora, isto, naturalmente, é um contra-censo, porque quanto mais íntimos do Senhor mais conscientes nos tornamos de nossa insignificância e nulidade diante de Sua majestade e glória, como Isaías ao se aproximar da majestade divina (Is 6.1-8). Na verdade, não se pode considerar espiritualidade, de fato, se há soberba religiosa em nosso coração, ainda que imperceptível a nós mesmos. Mas Deus, que vê o coração, nos dá o livramento dessa praga proporcionando o sofrimento, como ocorreu com Paulo, segundo sua própria interpretação dos fatos em Segunda Aos Coríntios, 12.1-10.

É possível até mesmo que, pelo fato de estarmos exercendo um tipo de atividade profissional, ou ministerial, produtiva, vitoriosa, ou sacrificial, quando o nome do Senhor é glorificado devido exatamente a nossa atuação como servos de Deus; por tudo isto, nos achemos de fato dignos de toda honra e louvor da parte daqueles a quem ministramos ou servimos.

A glória que é devida unicamente ao Senhor da glória. Ele não divide a Sua glória. E quando nos esquecemos disso, até mesmo com uma falsa humildade, o Senhor nos visita com o fogo da aflição e sofrimento. Então algumas as aflições e o sofrimento nos atingem antes mesmos que venhamos a cair no pecado da soberba, como no caso mencionado acima sobre o apóstolo Paulo.

Assim como o Senhor fez com o apóstolo (2Co 12.1-10), ele também nos proporciona a bênção do sofrimento, para nos esvaziar de nós mesmos, e nos encher do Espírito Santo.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

LIÇÕES IMPORTANTES

Uma das mais preciosas lições que Deus nos proporciona com os sofrimentos é nos fazer colocar a boca no pó; com profunda humildade e dependência da graça de Deus. O problema é que muito freqüentemente o sucesso “espiritual” (talvez melhor seria dizer religioso em lugar de espiritual), o êxito nas realizações pessoais, nos fazem ficar soberbos e sutilmente prepotentes de nossa pretensa familiaridade com Deus e os Seus poderes.

Ora, isto, naturalmente, é um contra-censo, porque quanto mais íntimos do Senhor mais conscientes nos tornamos de nossa insignificância e nulidade diante de Sua majestade e glória, como Isaías ao se aproximar da majestade divina (Is 6.1-8). Na verdade, não se pode considerar espiritualidade, de fato, se há soberba religiosa em nosso coração, ainda que imperceptível a nós mesmos. Mas Deus, que vê o coração, nos dá o livramento dessa praga proporcionando o sofrimento, como ocorreu com Paulo, segundo sua própria interpretação dos fatos em Segunda Aos Coríntios, 12.1-10.

É possível até mesmo que, pelo fato de estarmos exercendo um tipo de atividade profissional, ou ministerial, produtiva, vitoriosa, ou sacrificial, quando o nome do Senhor é glorificado devido exatamente a nossa atuação como servos de Deus; por tudo isto, nos achemos de fato dignos de toda honra e louvor da parte daqueles a quem ministramos ou servimos.

A glória que é devida unicamente ao Senhor da glória. Ele não divide a Sua glória. E quando nos esquecemos disso, até mesmo com uma falsa humildade, o Senhor nos visita com o fogo da aflição e sofrimento. Então algumas as aflições e o sofrimento nos atingem antes mesmos que venhamos a cair no pecado da soberba, como no caso mencionado acima sobre o apóstolo Paulo.

Assim como o Senhor fez com o apóstolo (2Co 12.1-10), ele também nos proporciona a bênção do sofrimento, para nos esvaziar de nós mesmos, e nos encher do Espírito Santo.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

APRENDA O CORRETO:

E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos!Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???"

Outro que no popular todo mundo erra:'Quem tem boca vai a Roma.'"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!"
O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore).

Mais um famoso....'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

Vai dizer que você falava corretamente algum desses?????

DEPOIS DE MORTO... MUITO MAIS VIVO

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aqueleque não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:5, 6).

O evangelista Dwight L. Moody, proclamou, certa vez, em um sermão: "Um dia você lerá em algum lugar que D. L. Moody, de Northfield, está morto. Não acredite em nada do que estiver escrito. Naquele momento eu estarei mais vivo do que agora. Eu irei para um lugar mais alto, trocarei esta velha casa de barro por uma casa imortal; um corpo que a morte não pode tocar, um corpo que o pecado não pode manchar, um corpo transformado, um corpo glorioso. Quem nasce da carne pode morrer, quem nasce do espírito viverá para sempre."

Podemos dizer, com a mesma veemência e certeza, como Moody,que após a nossa morte estaremos muito mais vivos? O que nos faz crer nisso? Temos já experimentado o novo nascimento emCristo? Tem a Palavra de Deus dirigido nossas vidas conformea Sua vontade?

Quando deixamos o Senhor entrar em nossos corações, tudo se transforma em nossas vidas, tudo se faz novo. A alegria enganosa do passado não nos engana mais; os interesses materialistas do passado não nos impressionam mais; os sonhos insignificantes do passado não nos motivam mais; não sabíamos para onde estávamos caminhando e agora sabemos.

O Espírito Santo de Deus nos abriu os olhos para ver o que realmente é importante para a nossa felicidade. Em Cristo nós nascemos de novo. Nascemos para viver, viver abundantemente, viver para sempre.Você crê que sua vida não terá fim? Crê que passará a eternidade junto com Deus? Crê que o Senhor chamará por seunome para uma vida gloriosa em Sua presença? Se crê, sorria e desfrute a sua bênção. Se não crê, comece a pensar nisso e dê o primeiro passo para que logo possa dizer "sim".

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 14 de agosto de 2010

O MESTRE CHEGOU E TE CHAMA

_ “Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama..._“E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!”.[1]

O Mestre chegou... Esta é uma expressão que caracteriza, sintetiza, de maneira maravilhosa, a pregação do evangelho de Cristo Jesus. É a boa notícia de salvação para o pecador. Nos lembra o anúncio dos anjos aos pastores do campo.[2]

À semelhança dos solitários pastores do campo, Maria encontrava-se completamente entregue ao desânimo e abatimento. Somente aquela alegre notícia da chegada de Jesus poderia arrancá-la da prostração solitária e angustiante. O anúncio da presença de Jesus era como que se lhe dissessem: Chegou a esperança para quem já perdeu toda esperança. Chegou a consolação real para quem se encontra abatido e deprimido. Chegou a salvação de Deus para quem se acha completamente perdido e confuso. Chegou o Consolador, o Libertador, o Príncipe da Paz! Chegou a vida para quem se encontra morto em seus delitos e pecados. Chegou o companheiro, amigo mais chegado que um irmão, para quem se acha desprezado e abandonado. Chegou Aquele que recolhe as nossas lágrimas no Seu odre.[3]

Portanto, a expressão “O Mestre chegou e te chama”, comunica todo o evangelho de Cristo Jesus, que é Ele mesmo em pessoa. Porquanto declara que o Salvador é vindo e que está presente para restaurar, “porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.[4] Ele é a salvação de Deus interagindo conosco, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.[5] Salvará o Seu povo, os escolhidos, os eleitos de Deus, e nenhum deles ficará de fora. Fomos chamados com um propósito específico por Deus.

Jesus chegou para o contrito de coração. Chegou para você que se fechou em seus próprios sentimentos, frustrações e revolta. Se o Salvador o chama, enxugue as lágrimas, Ele traz a consolação tão acalentada. Ele traz a paz, jamais experimentada. Ele traz-lhe vida significativa, jamais sonhada. Este é o propósito de Deus para conosco: amor, vida eterna, paz com Ele, paz conosco mesmo e paz com o mundo. Quantas vezes perdemos tempo demasiado em lamentações diante das crises; quando poderíamos atentar com mais diligência para a sinalização do Senhor a nosso favor! Ainda hoje, Deus continua apresentando-nos os Seus desafios. Por isso Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me".[6] Ele, a VIDA, chegou, levante-te e O receba com alegria e adoração! Chegou o Salvador, para salvá-lo. Jesus chegou, e te chama! Acorda e anda, sai dessa acomodação! Ele te chama! Viva com Ele e para Ele. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Jo 11.2, 43
[2] Lc 2.8-15
[3] Sl 56.8-13
[4] Lc 19.10
[5] Mt 1.21 b
[6] Lc 9.23

RAZÃO OU EMOÇÃO?

Nestes jogos de futebol da copa do mundo, percebemos a grande diferença entre Brasil e os outros países: há excesso de emoção entre nós (e emoção de menos entre estrangeiros) . Basta verificarmos como fica o país nos dias de jogo.

Quando a nossa seleção é vitoriosa em uma competição, o país para, comemora, decreta feriado, festeja, enfim, coloca toda a sua alegria para fora. Quando perde, as pessoas demonstram enorme dor, tristeza, ficam chorosas, brigam, algumas chegam às raias do suicídio.

“Somos latinos”, dizem alguns, querendo justificar nossa impetuosidade. Somos uma nação que se emociona em demasia, sem controle, sem raciocínio. Na verdade esse descontrole existe em toda a humanidade, mas hoje eu estou falando da nossa pátria.

Tal realidade pode ser vista em toda a sociedade. Entre os adolescentes, a criminalidade caminha velozmente, principalmente entre a chamada classe A. Também é altíssimo o número de moças solteiras, meninas ainda, que engravidam despreparadamente, sem a mínima condição de cumprir bem a missão materna ou ser esposa. Quando um artista de renome morre, a imprensa promove um verdadeiro show, embalada pela comoção descabida de toda a sociedade, fazendo-nos lembrar o período barroco, onde a morte era venerada. Quando as campanhas políticas atingem a época de eleições, as pessoas votam naqueles que mais lágrimas tiraram de seus olhos.
Deus nos criou com perfeição, fazendo-nos à Sua imagem e semelhança. O pecado e a desobediência, entretanto, turbaram e danificaram essa imagem, provocando esse desequilíbrio em nós, o que tanto nos prejudica. Há lugar para a emoção nas relações humanas, no íntimo de cada um de nós. Mas é necessário haver também harmonia, auto-controle e sabedoria.
O mundo evangélico vive a mesma realidade. Há igrejas que vivem puramente da emoção humana. Seus apelos são para os sentimentos, para a exploração da dor, para suprir a sensação de bem-estar ou a satisfação das necessidades. Ao invés de pregarem Jesus Cristo, redentor, salvador e remidor, pregam uma mensagem de delírio, de êxtase, de descontrole. Conseguem lotar grandes auditórios, contagiar a massa humana com seus gritos de ordem e levar o inconsciente coletivo ao mais alto grau de indução jamais visto. A igreja católica, incapaz de vencer tamanha avalanche de emoção, decidiu combater com as mesmas armas, criando padres similares, que animam o auditório, que exploram as emoções, que fazem rir, chorar, desmaiar. A mensagem de Jesus Cristo tem ficado esquecida...

A Bíblia diz que o ser humano carece de domínio próprio, mas que, ao entregar-se a Cristo, recebe dele a possibilidade de controlar as emoções, e deve fazê-lo. Em Gálatas 5.22, uma das partes do chamado “fruto do Espírito” é o “domínio próprio”, isto é, os autênticos cristãos possuem o controle de suas emoções e sentimentos.
Gritar, berrar, sentir tonturas, cair, não são sintomas de fé, mas de desequilíbrio. Deus não entra na vida de uma pessoa para torná-la desequilibrada, mas sim salva e educada. Excessos nunca são uma demonstração de sabedoria, mas de desajuste. Quando nós procuramos uma igreja evangélica, queremos um lugar aprazível, onde possamos ouvir uma mensagem e entendê-la, onde tenhamos a liberdade de levar algum visitante sem escandalizá-lo por barulho, onde compartilharemos do amor de Deus, onde poderemos equilibradamente chorar de alegria, sorrir de felicidade, suplicar pelas necessidades e aprender sobre como viver melhor a vida cristã.
O Rei Salomão disse algo há quase 3000 anos atrás, que muito ajuda a entender a necessidade de controlar as emoções: “Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo” (Provérbios 25.16).

Querido leitor: entregue sua vida ao Senhor Jesus, e peça-lhe para ajudá-lo a controlar as suas emoções. Com certeza a sua alegria será muito mais duradoura, e as tristezas muito mais suportáveis. Deus lhe abençoe. Amém.

Pastor Wagner Antonio de Araújo

JESUS É A LUZ

Leia os seguintes textos bíblicos:

“... em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (Salmos 36:9 RC)

“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” (2 Coríntios 4:6 RC)

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (Gênesis 1:2-3 RC)

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12 RC)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:16-19 RC)

Estes trechos das Escritura têm algumas coisas em comum, dentre elas o fato de que todos falam de luz.
Que importância tem a luz para você?
Eu não sei quanto a você, mas para mim ela é muito importante. Eu gosto da luz do dia, e à noite só suporto escuridão completa se estou dormindo. De alguma maneira tem que haver claridade, e para haver claridade é preciso que haja luz vinda de alguma fonte qualquer.
Se pensarmos bem, não é nem uma questão de gostar, é uma questão de necessidade. Até as pessoas que não enxergam precisam da luz, pelo menos para que nós não tropecemos nelas.
Conta-se a história de um velho cego que sempre levava consigo uma lanterna acesa, quando saia à noite.
– O senhor não sabe quando é dia ou noite – disse-lhe alguém certa vez – por que leva sempre consigo essa lanterna?
– Oh! – respondeu o velho – trago comigo a luz para que os outros não tropecem em mim!
Essa história se presta a ilustrar o fato de que o crente, como luz do mundo, deve sempre estar “aceso”, a fim de não ser causa de tropeço para ninguém, mas também podemos usá-la aqui, a fim de mostrar, de uma maneira descontraída, que até mesmo aqueles que não podem ver a luz, dela necessitam, ainda que talvez não diretamente.
A luz é importante não só agora, no tempo presente. Desde os primórdios da humanidade a luz tem tido um lugar de proeminência na vida da humanidade. É só dar uma olhadinha na Bíblia, por exemplo, para percebermos isso.
Poderíamos facilmente, aqui, se nos déssemos a esse trabalho, apontar milhares de exemplos sobre a importância da luz, desde exemplos simples até exemplos grandiosos.
A luz é tão importante que ela se tornou símbolo de uma série de coisas, e nos textos acima se vê que até Deus usa a luz como símbolo. O Salvador é visto como luz, bem como a salvação que ele oferece. E assim é que Deus nos revela em Sua Palavra que só podemos ver a luz (salvação) iluminados pela luz que é o Seu Filho. E para sermos iluminados pela luz que é o Seu Filho, precisamos recebê-lo em nossas vidas como Salvador e Senhor, pela fé.

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ... Deus enviou o seu Filho ao mundo... para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está em estado de condenação, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E condenação consiste do fato de que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, preferiram as trevas porque amam as obras das trevas.

O Deus que disse que das trevas resplandecesse a luz, o Deus Criador, que, dentre outras coisas, criou a tão importante luz, quer fazer resplandecer também em nossos corações a luz, uma luz diferente, a luz do conhecimento de Sua glória, e essa luz é Seu Filho. E o Filho mesmo disse que quem não quiser andar nas trevas espirituais que o levará às trevas eternas, precisa seguir a ele, a luz da vida.
Conta-se (C. Paraskvopoulou - Grécia) que um homem caminhava ao lado de um cemitério numa noite escura. O céu estava carregado, e não se via uma estrela. Uma garotinha que caminhava no mesmo sentido passou pelo homem, e este lhe perguntou:
– Menina, você não tem medo de passar pelo cemitério a esta hora da noite?
Ao que a criança respondeu:
– Não, senhor. Pode ver aquela luz brilhando pouco além do cemitério?
– Sim, posso - replicou o homem.
– É ali a minha casa. Para lá é que estou indo.
Que verdade preciosa! Além do cemitério, há um lar reluzente do nosso Pai celestial. Mas, para irmos pra lá, só seguindo aquele que é a Luz da vida.
H. Cecil Pavson (Inglaterra) conta que na Capela Keble do Colégio de Oxford, acha-se o original da pintura de Holman Hunt, intitulada "A Luz do Mundo". A que se encontra na Catedral de São Paulo, em Londres, ainda que lindíssima, é uma réplica daquela. Como é sabido, a pintura apresenta Cristo segurando uma lanterna e batendo numa porta fechada.
Quando fui a Oxford, diz Cecil, visitei a Capela. Não havia ali ninguém, senão o zelador. Bondosamente, ele me conduziu ao local, onde a pintura se achava guardada num estojo de madeira. Colocou-a na posição em que eu poderia contemplá-la em plena luz e, depois, abriu o estojo. Fiquei tão absorvido na contemplação da pintura, que esqueci que não estava só. Comecei a pensar e expressar, em voz alta, o que me ia no pensamento! "Então o trinco da porta está pelo lado de dentro!" E o zelador, que estava atrás de mim, acrescentou, incontinenti: "Sim, o senhor terá de permitir que Ele entre!"
Que grande verdade! Para Cristo habitar em mim, Ele terá de entrar primeiro no meu coração. E eu preciso convidá-lo a entrar. Haverá alguma parte da minha vida, na qual Ele não foi admitido?

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

REFLEXÃO, ORAÇÃO E CLAMOR A DEUS

O sofrimento do cristão tanto serve para preveni-lo da desgraça da soberba, como medida preventiva da parte do Senhor, como nos serve de corretivo para nos despertar e libertar de tal situação se já estivermos cegos e amarrados nas amarras do orgulho ou da soberba. Tudo isto nos proporciona viver em humildade, sabendo que não podemos jamais permitir que a soberba tome conta de nossos corações.

Os espinhos na carne nos fazem lembrar de que somos pó, somos frágeis e eternos dependentes da graça de Deus. Nunca posso esquecer-me disso, assim como espero que meu neto um dia e até quando for velho jamais se esqueça disso, somos todos dependentes da graça e misericórdia de Deus e interdependentes uns dos outros.

O que não podemos é perder a oportunidade que o sofrimento e a tristeza para a reflexão, oração e o clamor a Deus a fim de que ele nos proporcione o discernimento claro e necessário quanto ao que ele quer fazer em nós, por nós e através de nós, quando vem as tribulações; “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2Co 7.10).

Não podemos é achar que o que nos acontece não tem nada a ver com a vontade de Deus, ou que é uma simples fatalidade, acaso, azar, coincidência ou coisa que o valha. Em tudo o que nos acontece Deus está no controle e Se comunicando conosco, de alguma forma. Nada acontece por acaso, principalmente, com aqueles que amam e servem ao Senhor da glória. Isto é fundamental para o nosso entendimento e consolação em tempos de crise. Por tudo isto, mais do que nunca tenho absoluta certeza de que meu neto é de fato um escolhido de Deus; e que está inteiramente sob os cuidados das potentes e poderosas mãos de meu Senhor (Sl 22.9-11; 31.15; Jo 10.27-29). Aleluia!

Vale a pena enfatizarmos o que afirmam os apóstolos: “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo... alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”
_ “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16). Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br