quarta-feira, 31 de março de 2010

SACRIFÍCIO VIVO

_ “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”(Rm 12.1).

Os cristãos de Roma estavam acostumados com o sacrifício de animais na prática de cultos de seus patrícios. Muitos, ou quase todos, tinham sido libertos da prática de cultos pagãos, aos ídolos, para agora servirem ao deus vivo. Porém, como nos cultos aos ídolos, alguns estavam apenas dedicando os momentos de culto público para adoração a Deus. Não estavam entendendo que Deus não quer que O cultuemos apenas em dias e locais de rituais religiosos, tendo o restante do tempo reservado para o culto do corpo, ou entregues às práticas contrárias ao que se declara no ato de adoração pública.

Ou seja, havia, como é muito freqüente verificarmos hoje, uma dicotomia entre a teoria e a prática de adoração. Pretendia-se apresentar um culto aceitável e agradável a Deus com os lábios e coração, sem contudo, considerar-se a necessidade de haver uma conduta integrada de todo o ser. Era como se pudesse haver uma distinção entre o corpo, a parte física, e a alma ou espírito.

Pretendia-se cultuar a Deus em espírito e em verdade, sem, no entanto, comprometimento com qualquer abstinência, ou renúncia de alguma atividade ou prática física, ou corporal. Ora, parece que essa prática de um tipo de culto apenas mental e teórico, que se contenta com um oferecimento de sacrifício materiais com o propósito de aplacar a ira divina continua ainda hoje.
No culto pagão oferecia-se sacrifícios de animais, com o propósito de aplacar a ira dos deuses nos quais eles criam.

O adorador passava alguns momentos cumprindo determinados rituais para depois sair dali com a consciência tranqüila, para, então, voltar novamente às praticas pecaminosas, tendo agora como garantia a proteção dos deuses, já que lhes havia oferecido os sacrifícios que lhe era requerido a fim de cobrir os possíveis pecados que viesse a praticar...

Paulo faz um veemente apelo ao entendimento dos cristãos no sentido de que consagrem especificamente seus corpos, não como um mero ritual de culto público, mas como um sacrifício, uma oferenda completa, diária, constante ao Senhor, porque Deus se agrada do sacrifício vivo, da vida toda.

Daí o sacrifício vivo, ou de quem está vivo. Que eles não se limitassem e não se contentassem em oferecer um tipo de culto com animais sacrificados, mortos, como forma de adoração a Deus, mas que colocassem suas vidas no altar do Senhor como um sacrifício santo, puro e agradável a Deus, para o louvor de Sua glória.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MATERIAL DE LIMPEZA

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão aDeus" (Mateus 5:8).

Uma senhora estava saindo de casa para encontrar alguns amigos aos quais traria para uma visita. Ela deixou seus filhos em casa com a instrução de que deveriam estar limpos quando ela regressasse. Disse ela às crianças ao sair: "Aqui estão as suas roupas e o sabonete. Tomem banho direito e estejam bem arrumados quando eu voltar".

O que ela fez foi providenciar tudo de que eles necessitariam para estar preparados quando ela retornasse mais tarde. Assim acontece com o Senhor. As providências foram tomadas, a um custo terrível, para que os corações fossem limpos. Santidade!

Deus exige isso. "Sede santos". E Ele forneceu tudo o que o homem necessitava para cumprir tal exigência. O Senhor prometeu que voltaria para nos buscar. Ele disse que deveríamos estar preparados, pois, nos levaria para as mansões celestiais onde viveríamos para sempre com Ele. Ele tomou todas as providências para que isso acontecesse.Deixou-nos um manual de limpeza, orientações para que nossa vida se tornasse brilhante, e nos estimulou para que não fôssemos para lugares onde poderíamos nos sujar novamente.

Todos os materiais de limpeza continuam à nossa disposição.O Seu sangue nos purifica de todo o pecado. O Seu amor nos mantêm limpos e arrumados. A Sua Palavra nos mostra o caminho certo a seguir para que não corramos o risco de cairem uma "vala de engano" que nos tiraria o brilho de Sua pureza. Ele vai voltar, e como nós estamos agora? Continuamos limpose arrumados?

Estamos tranquilos esperando o Seu regresso.Estamos preparados para recebê-lo com a alegria dos que têma certeza de que estão prontos? Estamos absolutamente certos de que obedecemos às Suas instruções e que nos encontrará exatamente como pediu que estivéssemos?

Você tem usado o material de limpeza do Senhor ou o tem deixado de lado?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

DEPENDÊNCIA

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Filip. 3:12

A experiência do cristão em seu primeiro amor está cheia de simplicidade e frescor; mas, ao se multiplicarem as suas oportunidades, sua experiência deve ampliar-se, e seu conhecimento aumentar. Ele deve tornar-se forte para assumir responsabilidades e sua maturidade deve ser proporcional a seus privilégios...

A menos que haja, porém, constante dependência de Cristo, crescente conhecimento e privilégios resultarão em demasiada confiança em si mesmo e presunção. O jovem cristão está em perigo de olvidar que foi Cristo quem começou a boa obra nele, e que é Cristo que tem de completá-la. A alma precisa renunciar a todo mérito e confiar inteiramente no mérito dAquele que é demasiado sábio para errar. Por si mesmo, o homem não pode fazer nada que seja bom. Disse Jesus: "Sem Mim nada podeis fazer." João 15:5. A alma deve firmar-se em Deus.

Todo o Céu foi vertido na dádiva de Cristo, e por meio de Cristo é o Espírito Santo prometido ao crente. Jesus disse a Seus discípulos: "O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:26. Cristo não somente oferece perdão à alma que crê e se arrepende, mas promete-lhe a constante ajuda do Espírito Santo.<>

No crescimento da semente no solo, o homem não pode ver a atuação de meios invisíveis que desenvolvem a planta até à maturação, produzindo primeiro a haste, depois a espiga, e então o grão cheio na espiga. Embora sejais novos na fé, podeis saber que passastes da morte para a vida se os frutos do Espírito se manifestam em vossa vida. Se estais crescendo na fé, na esperança e no amor, podeis saber que vossa visão espiritual foi aclarada. Se tendes grande prazer em vos demorar no plano da salvação e nas gloriosas manifestações do caráter divino, se o vosso coração, na contemplação do amor de Deus, fulgura com gratidão e alegria, podeis estar certos de que fostes iluminados pelos raios do Espírito Santo, e instrumentos celestiais estão conduzindo vosso caráter à maturidade da vida cristã.

Signs of the Times, 27 de março de 1893

terça-feira, 30 de março de 2010

SORRIA, JESUS O AMA!

Quem é escritor ou pregador sabe que frequentemente as mensagens que proferimos ou escrevemos refletem aquilo que na realidade sentimos, nossas próprias necessidades e anseios. Como se estivéssemos pregando ou escrevendo para nós mesmos: uma exortação, uma correção, um auto encorajamento ou auto ajuda. É dessa forma que gostaria de pensar no texto de Filipenses 4.4-7; porém, aplicando-o às nossas necessidades pessoais. Assim, convido-o (a) a refletir comigo, colocando seu nome no lugar em que está o de Paulo.

Considerando o contexto em que essa carta foi escrita – quando o apóstolo Paulo estava encarcerado em Roma, distante da maioria das pessoas amadas – podemos entender que Paulo, antes de tudo, falava consigo mesmo: SORRIA, JESUS TE AMA!
Mas Paulo não era o tipo de pregador, ou escritor, que usa palavras vagas, sem embasamento adequado como o que dizem os atuais escritores de autoajuda. Tudo o que diz é sustentado por um sólido conteúdo doutrinário.

Primeiramente ele diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (v.4). É como dissesse para si mesmo: Paulo, você está sentindo-se abandonado por grande parte das pessoas, parentes e amigos, sentindo-se triste e decepcionado com Deus por causa disto que está lhe acontecendo. Está abrigando mágoa em seu coração devido ao fato de estar preso injustamente... Mas atente para o fato de que você não está sozinho, o Senhor não esqueceu de você. Alegre-se, portanto, com Ele e nEle! Lembre-se de que você tem um Senhor que sabe o que é padecer. Outra vez lhe digo: Alegre-se, pare de olhar para as circunstâncias e considere que você está no centro da vontade do Pai! Não olhe para as coisas visíveis ao seu redor, mas considere o poder invisível disponível nas mãos de Deus. Pense no sobrenatural que o mundo não conhece e não entende. Você é amado de Deus, alegre-se com isso!

Em segundo lugar ele diz: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (v.5). “Paulo, modere-se; refreie suas palavras e atitudes! Controle seu temperamento explosivo e agressivo; mantenha sua postura ética equilibrada: “não te deixes vencer o mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21). Enfim, continue “firme e inabalável, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (I Co 15.58).

Portanto, não perca a compostura, e o equilíbrio emocional, porque o Senhor está perto de você! Não esqueça disto, você está sob controle e proteção. O Senhor está perto, sempre atento tanto para o que você sofre, suavizando sua alma, como, também, está atento às suas atitudes. Procure agir de tal forma que em tudo o nome de Jesus seja exaltado e glorificado em todas as circunstâncias de sua vida. Pense nisto: Você não está só, desguarnecido e desamparado. O Senhor Todo Poderoso está ao seu lado, enxugando suas lágrimas e recebendo a sua adoração, sempre. Portanto, mantenha o equilíbrio, sua moderação, e continue se alegrando nEle, porque somente Ele é digno de toda confiança. É claro que as pessoas ao seu redor vão pensar que você está ficando doido, alegrando-se e sorrindo em tais circunstâncias. É provável que alguns digam que você está apenas sublimando seus sofrimentos através de uma fuga da realidade. Mas não ligue pra eles, não se preocupe com as opiniões alheias. Firme-se nessa certeza: O Senhor está perto, cuidando de você com ternura e santo amor. Ele o conhece melhor do que você mesmo e sabe como e qual o melhor para você. Ainda que doa, mantenha-se firme e constante, não desanime!

Em terceiro lugar: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ação de graças” (v.6). Paulo, não fique antecipando mais sofrimentos, isto não resolve a situação e ainda acrescenta mais dores à sua alma. Não fique pensando no que possa acontecer, isso só faz você se consumir em mais tristezas e amargura. Não esteja inquieto, impaciente, por coisa alguma! Não deixe que a ansiedade tome conta de seu coração, porque isto não ajuda em nada, não acrescenta qualquer benefício à sua vida. Em vez disso, aproveite seu tempo para falar diretamente com o Senhor tudo quanto o angustia, todas as suas petições, temores, dores, decepções e mágoas.

Fale com Deus o que mais o aflige. Converse com Ele fracamente; não esqueça que Ele está perto de você, sempre; consequentemente, está ouvindo-o melhor do que ninguém. Aproveite este tempo precioso para desenvolver sua conversação e intimidade com Deus. Agradeça a Ele por lhe conceder esta magnífica oportunidade de falar-Lhe de forma tão íntima e pessoal e pelo fato de poder reproduzir essa conversa com outras pessoas que estarão precisando muito de consolação, tanto quanto você. Agradeça-Lhe e alegre-se pela honra de “ser considerado digno de sofrer afrontas por esse Nome”[1], e, mais ainda, pelo privilégio de tratá-Lo de Aba-Pai. Enquanto você estiver falando com Ele, não haverá espaço em seu coração para abrigar murmurações e ansiedade. Sua alma se alegrará pelo fato de estar em plena comunhão com o Sobrenatural. Portanto, vença a ansiedade através da oração!

Finalmente, ele completa: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (v.7). Ou seja, se você seguir os passos anteriores com fé e determinação, você vai experimentar algo que extrapola a compreensão humana. A paz de Deus, paz que procede do trono de celestial guardará a sua vida, todo o seu interior. Algo que nem remédios humanos, nem terapeutas, psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas podem lhe proporcionar; ainda que sejam os profissionais mais honestos e capacitados do mundo. Essa paz é proveniente unicamente de Deus, excede o entendimento humano porque ninguém pode explicá-la suficientemente. Apenas podemos recebê-la pela fé. Não há explicação humana plausível para a paz que domina o coração do crente. E essa paz vai guardar, proteger, curar e alegrar o seu coração, por meio de Cristo unicamente. Pense nisto, respire fundo, levante a cabeça, enxugue as lágrimas e sorria! Pense na cruz do Calvário e no sacrifício do Filho de Deus em seu favor. Será que suas dores físicas e da alma se comparam às dEle? É claro que não. Então, pare de resmungar, se lamentar ou murmurar – você é amado do Pai, salvo pela graça de Cristo Jesus, mediante o Seu sangue derramado na cruz. Portanto, alegre-se! Sorria, Jesus o ama! Aleluia!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] At.5.41

ATITUDE INFALÍVEL

"Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).

"A maior preocupação do diabo é impedir que os cristãos orem. Ele não teme o estudo sem oração, nem a obra sem oração e nem a religião sem oração. Ele ri de nosso trabalho, zomba de nossa sabedoria, mas, treme quando oramos" (Samuel Chadwick).

"Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens apregar" (Charles Spurgeon).

"O homem que conseguir mobilizar um cristão a ir a igrejapara orar fará a maior contribuição para a história daevangelização do mundo" (Andrew Murray).

Este é o grande segredo de uma vida espiritual abundante evitoriosa -- a oração. Não somos fortes porque não oramos, não somos perseverantes porque não oramos, não realizamos nossos sonhos porque não oramos, sentimo-nos solitários porque não oramos, nossa vida está repleta de frustrações edecepções porque não oramos.

O Senhor nos prometeu grandescoisas e todas elas continuam à nossa disposição, mas, porque não as recebemos? Porque não oramos como devíamos. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: "A oração move a mão de Deus"? Quantas vezes já lemos o versículo: "Tudo que pedirdes, em oração, crendo, recebereis"?

Quantas vezes refletimos na palavra: "Pedi e vos será dado"? E, se sabemosde tudo isso, por que continuamos vazios e sem direção? Porque não abandonamos, ainda, a indiferença e a incredulidade?Por que não partimos, com ousadia e coragem, em direção aos obstáculos em nossa frente com a mesma determinação de Davi:"Eu vencerei, na força do Senhor"?

Se queremos ter uma vida melhor, mais abençoada e mais vitoriosa, precisamos gastar mais tempo diante do Senhor, para buscar Sua direção, Sua graça e Sua unção. Se orarmos muito, teremos muito poder e, se orarmos pouco ou nada, continuaremos apagados e sem vigor espiritual.

Você tem orado para conhecer a vontade de Deus em tudo o que faz?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

CELEBREMOS A PÁSCOA

Deus, com efeito, amou tanto o mundo que deu Seu Filho,
para que todo aquele que n´Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”.
( Evangelho do Apostolo João, 3.16 – TEB)

Durante milhares de anos religiões distintas apresentaram o sofrimento como o único caminho a percorrer. A anulação do corpo, a mortificação dos desejos, a inibição dos sonhos e o distanciamento de tudo aquilo que poderia ser chamado liberdade, surgia como forma exclusiva de agradar a Deus. Mais que isso, homens e mulheres foram levados à submissão completa sobre os reveses ocasionais ou permanentes. Destino, sina, tragédia, fatalidade e tantas outras palavras foram companheiras de uma passividade mórbida que se prestava à manipulação religiosa e ao fortalecimento dos sacerdotes, entre outros aspectos desprezíveis.
Celebrar a Páscoa é redescobrir que a vida traz consigo situações opostas e complementares. Dor e cura. Noite e dia. Perda e ganho. Saída e chegada. Separação e reconciliação. Crise e perdão. Escravidão e liberdade. Vitória e derrota. Morte e ressurreição…
Se por um lado, as religiões nos fizeram acreditar que viver em sofrimento era a vontade dos céus entre nós, a sociedade pos-moderna omite a realidade do mesmo, tornando-nos artificais diante dos desafios da existência.
Ao olhar para o Cristo da cruz e da ressurreição, somos chamados à conversão. Assim será necessário mudar referenciais, conceitos, convicções e posturas. Abrir-se para Ele e buscar profundidade espiritual pode ser o início deste novo jeito de encarar a vida. Para tal, será necessária a decisão de romper com aquilo que é menor e mesquinho, entendendo que a felicidade não é um fim em si, senão numa experiência quotidiana com este Deus que nos acompanha na plenitude dos dias e não nos abandona quando passamos “pelo vale da sombra da morte" e pela dádiva do seu Filho nos dá a Vida
.
Celebremos a Páscoa.
Olhemos para o Cristo!

Rev. Sérgio Andrade
Deão da Catedral Anglicana da S.S. Trindade

segunda-feira, 29 de março de 2010

A VITÓRIA DA CRUZ

Jesus estava experimentando o sacrifício da cruz. As dores físicas e emocionais eram por demais dolorosas e cruéis. A multidão e a religião O agrediam física, emocional e moralmente. A impiedade humana se apresentava de forma avassaladora e vil descarregando sobre o Santo de Deus como que uma avalanche de agressividade; demonstrando, assim, toda a ignorância e cegueira espiritual da raça humana. Na cruz o Filho de Deus vertia Seu sangue puro e santo, sentia a dor da solidão e do abandono de Seus amigos e parentes, e, sobretudo, o abandono do Pai. Sua alma sangrava tanto quanto o Seu corpo, ferido pelos nossos pecados. E no auge de sua agonia e dor, o diabo colocou na boca daquela turba ignorante e cega espiritualmente as palavras de escárnio e zombaria, relatadas por Mateus (27.39-44).

Entre tantas ofensas dirigidas ao Cordeiro de Deus, saltam aos nossos olhos estas palavras: “Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus” (Mt 27.43).

Hoje, quando sinto n’alma o sussurrar do inferno a zombar de minha fé e confiança no Senhor em tempos de crise, tristeza e solidão; sou encorajado pelo silêncio de meu Senhor na cruz diante do escárnio e zombaria de uma multidão ignorante e má. Mas, sobretudo, sou encorajado pela vitória da cruz: a ressurreição e aparição do Senhor ressurreto.

O diabo continua sussurrando aos nossos ouvidos, de uma forma velada ou claramente, através dos lábios de parentes, amigos e inimigos, declarados ou não; no dia da angústia e depressão, em momentos de penumbra e solidão; essas palavras inspiradas no mais profundo do inferno. Para nos fazer sentir derrotados, vencidos e completamente frustrados com Deus e com o fato de termos a Ele confiado os nossos dias e vida. São aqueles momentos desalentadores, sombrios, quando tudo e todos ao nosso redor parecem conspirar contra nós. Quando tudo de mal parece convergir sobre nossa cabeça. Nada dá certo. Nossas finanças ficam abaladas, a saúde definha, os amigos desaparecem, se esquecem de nós (até porque eles também estão enfrentando situações semelhantes)...

Somos alvo de críticas, perseguições, incompreensões e zombaria. A morte se nos apresenta inexorável e maquiavélica. O mundo se alegra ao nosso redor, zombando de nossa fé, de nossa piedade e confiança no Senhor, enquanto nós choramos e gememos (“Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria”[1]).

Ao nosso redor, bem próximo de nós, sentimos como se fora o próprio hálito de Satanás a nos dizer essas palavras: “Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus”. Mas, assim como as mulheres que foram ao sepulcro naquela manhã de domingo e ouviram da boca do Senhor ressurreto aquelas palavras de consolação e conforto – NÃO TEMAIS! –; assim, também nós, somos confortados e encorajados com essas palavras do Filho de Deus em tais circunstâncias.

A presença de Jesus conosco e em nós, traz-nos consolo, paz, alegria e esperança eterna. Sim, prezado irmão, Deus quer renovar a nossa esperança hoje também! Deus quer que eu e você experimentemos a graça de vivermos pela fé em Cristo Jesus. Ou seja, quando perseveramos em oração, estamos dizendo ao Senhor que cremos em Sua Palavra. Dessa forma talvez possamos contribuir para a edificação e salvação de pessoas queridas, as quais de outra forma não seriam atingidas em sua sensibilidade. Além disso, precisamos saber que o nosso sofrimento está estimulando alguém a orar e a falar sobre o evangelho de Cristo. Somente quando conseguimos aplicar os princípios, as lições bíblicas à nossa vida é que entendemos de fato a Palavra de Deus.

Essa é a fé dos bastidores, quando homens e mulheres de Deus saem por esse mundo a fora “andando e chorando”, enquanto semeiam a semente santa do genuíno evangelho de Cristo e o poder que “se aperfeiçoa na fraqueza”. Esse é o tipo de fé que persevera, a despeito do sofrimento, e não pelo fato de apresentar muitas bênçãos e curas físicas. Sim, esse é o tipo de fé que mantém firme os cristãos pertencentes à igreja perseguida, a qual subsiste, literalmente, no submundo social em muitos países do mundo. Cristãos anônimos e, muitas vezes, agonizantes devido às afrontas, escárnios, zombaria e todo tipo de “espinhos na carne”, por amor a Cristo.

Positivamente, essa fé incomoda a religião de shows, não faz o gosto da maioria, não produz adeptos interesseiros, não agrada aos admiradores dos shows da fé. Essa é a fé autêntica dos bastidores do cristianismo popular. É a fé daqueles que, a despeito da humilhação que o próprio Deus lhes permite suportar, são fortalecidos sobremaneira, a ponto de até mesmo sentirem alegria e contentamento nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias. Esta é a fé no Autor da fé, o qual nasceu numa estrebaria, completamente distante e alheio aos holofotes e badalações da mídia religiosa; o qual viveu a maior parte de Sua vida em completo anonimato e morreu longe dos aplausos e honrarias populares. A única vez que foi aclamado pela multidão (Lc 19.28-40), foi motivo de censura e perseguição da parte dos religiosos de Seu tempo. Mas o Senhor não Se intimidou por suas críticas e ameaças, como também não Se deixou envolver com os aplausos populares. Ao contrário, diz a Bíblia que Jesus chorou ao chegar á cidade de Jerusalém e proferiu uma pungente profecia sobre ela (v.41-44).

No deserto, uma das tentações do diabo ao Senhor Jesus foi exatamente sobre a possibilidade de produzir um show especial a fim de divulgar a Sua pessoa e obra: “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo” (Mt 4.6). Sem dúvida essa seria uma excelente jogada de marketing, elaborada pelo maior estrategista de shows da fé. Porém, Jesus mostrou que Sua obra e missão era e é de outra categoria: a excelência da glória de Deus. O Seu reino não é deste mundo, a Sua glória é celestial, e não humana. Ele não precisa dar show para atrair pecadores a Si, tampouco deseja o nosso elogio. Ele exige a nossa adoração e o nosso louvor. Para isto foi à cruz, verteu Seu sangue precioso, “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rm 4.25).


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Jo 16.20

A MÍSTICA DA PÁSCOA

“Deus, com efeito, amou tanto o mundo que deu Seu Filho,
para que todo aquele que n´Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”.
( Evangelho do Apostolo João, 3.16 – TEB)


Vivemos um tempo tido por muitos como místico. Está na moda ser místico, usar roupas místicas, escutar músicas místicas. Isto posto, aproveitando que a mística está em moda, a Páscoa está chegando, e sobretudo, antes que coelhos e ovos de chocolates nos dominem, nada mais oportuno do que falar sobre aquilo que verdadeiramente é *Místico – a exposição única do acontecimento salvífico – o sacrifício de Deus na cruz, na pessoa de Jesus Cristo!

Então, a salvação é mística, por quê? Pela sua verdadeira sobrenaturalidade, porque, por amor, nasceu no coração de Deus. Foi Ele, que no tempo adequado enviou à Terra Seu Filho, Este um ser igualmente divino e preexistente, para sofrer como um Mártir ao ponto de morrer na cruz para propiciar a expiação da condenação de alguns humanos (pois todos nascemos condenados). Assim, a salvação é mística, e como tal, inacessível ao entendimento humano sem o auxílio a Fé (sobrenatural), que é dada a muitos pelo Seu Mentor, o Deus homem, Jesus Cristo.

E a ressurreição? Consideramos a ressurreição, não menos mística, uma catástrofe cósmica através da qual a morte trazida por Adão e Eva (pelos seus erros), foi aniquilada quanto aos seus efeitos sobre a humanidade. Por fim, ressurreto por Deus, o Salvador foi levado ao Céu, de onde aguarda o momento oportuno, como Senhor e Rei, para retornar sobre as nuvens do céu, a fim de coroar Sua obra de amor e salvação; então ocorrerá a ressurreição dos mortos e o juízo; então terão sido aniquilados, a morte e todo o sofrimento.

Os seguidores do Cristo aqueles que o são de fato, já possuem o “penhor”, a saber, o Espírito Santo, que age neles e testifica sua salvação e filiação divinas, além de garantir que nada poderá afastá-los daqu´Ele que os amou, com efeito...
Vivamos o verdadeiro espírito pascal!

Reverendo Ricardo César Vasconcelos
Igreja Presbiteriana Unida da Penha - IPU

*Mistica: "Estudo d´aquilo que é verdadeiramente divinal, ou espiritual".

TÍTULOS VAZIOS

Recebi há pouco uma carta, convidando-me para um congresso em certa igreja. No bojo do convite estava escrito: “Você não deve e não pode perder o evento, porque não serão simples pastores a ministrar a Palavra e a oração, mas bispos, profetas e três apóstolos!”

Pensei comigo: já vi esse filme antes. Quer dizer, ver eu não vi. Eu li.

Conta-nos a bíblia, em Lucas 22.24-27, que os apóstolos estavam discutindo e polemizando no dia em que Jesus celebrava com eles a Ceia. Era um momento de extrema solenidade e grandioso significado. E em quê estavam ocupados? Em saber quem era o líder, quem era o maior. Jesus afirmou-lhes categoricamente: “Entre vós não será assim, antes o maior entre vós seja como o menor, e quem governa como quem serve”. (v. 26).

Em outra ocasião, quando o Senhor fazia o célebre sermão contra os fariseus, declarou em alto e bom som: “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.” Isto está em Mateus 23.8-10.

Ou a minha bíblia está desatualizada (há tantas bíblias ao gosto do freguês hoje em dia, não é mesmo?) ou então a igreja evangélica brasileira entrou por uma estrada altamente perigosa. Jesus disse: “Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”. (idem, 11 e 12)

É que hoje vivemos a realidade defeituosa da “qualidade total”, dos projetos megalomaníacos de ostentação de números e poder em várias de nossas igrejas. É a sedução dos números e a sedução dos poderes.

Para demonstrar o poder de Deus apresentam um relatório do número de pessoas que as freqüentam. E, para deixar mais oficial ainda, hierarquizam os ministérios, nomeando pastores simples, pequenos líderes de igrejas insignificantes, até os grandes apóstolos, detentores de maior poder e maior unção. Meu Deus, a que ponto estamos chegando! Por tantos anos lutamos contra a igreja institucional, a igreja-hierarquia, o romanismo, e agora estamos fazendo pior ainda, porque, não raras vezes, os chamados “apóstolos” não possuem qualidades espirituais, intelectuais ou morais nem para serem obreiros! É tão fácil virar apóstolo hoje em dia!
Só fico pensando: o que virá, depois de apóstolo? Sim, porque haverá uma hierarquia, isso está no ser humano. Será superapóstolo? Será paipóstolo? Será querubim? Ou então será o semideus? Meu Deus...

Eu sou um pastor. E o que me faz maior ou melhor que meus irmãos? Nada! Eu sou igual a eles, só recebi do Senhor uma incumbência, uma responsabilidade, e sou duas vezes responsável: responderei pelo que vivo e também pelo que ensino. Mas sou um irmão, e só isso! Respeito o bispado das denominações historicamente episcopais. Mas atualmente a questão não é essa. O que transforma um pastor num bispo, nos novos cultos evangélicos, tem mais a ver com abrangência, carisma e coleta, do que com administração. “Arrecadam mais, ajuntam mais gente”. E aonde está escrito que deveriam ser apóstolos quando alcançassem esses alvos?

Hoje, ser pastor parece não ser mais suficiente. Missionário então, só os remanescentes R.R. Soares e David Miranda. Agora a moda é apóstolo, mesmo que não tenham sido testemunhas oculares do ministério de Jesus. Aliás, foi tão difícil achar um substituto para os doze, votaram em Matias, quando talvez Paulo devesse figurar entre eles, e agora temos verdadeiras fábricas de apóstolos.

E o que eles têm de diferente? Dizem que são mais ungidos, que manipulam as forças espirituais com maior autoridade, etc. Claro: o pretexto é a abrangência do significado da palavra: missionário, fundador de trabalhos, pioneiro, etc. Ou então as novas profecias que vão aparecendo, recomendando a ressurreição e restauração do "ministério apostolar". E assim vamos caminhando, apostolando a igreja evangélica.

Que Deus nos ajude a voltar às páginas da bíblia! Vamos parar de encaixar pessoas no versículo que cita “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres” e tenhamos a humildade de dizer: “sou só um servo do Senhor, e nada mais”. Não ofusquemos a beleza de Cristo com a feiura da vaidade humana! Paremos de nos autopromover, sob o pretexto da espiritualidade, e façamos valer o nosso título de cristãos!

Ministros: sejamos só irmãos, só pastores, isso já basta. Que Cristo cresça, e que nós diminuamos! Seja Deus engrandecido, e que o Espírito Santo nos ajude! Amém.

2004

Wagner Antonio de Araújo, irmão em Cristo, chamado para servir como pastor no rebanho de Deus.Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

sexta-feira, 26 de março de 2010

A ELE OUVI

_ “Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi (Lc 9.36).

A visão foi marcante para todos quantos tiveram o privilégio de participar. Os discípulos de Jesus estavam perplexos, atônitos, sem palavras. Imagine uma grande tela cinematográfica, ou um grande palco iluminado e ornamentado como se, de repente, o céu se manifestasse ali magnificamente encenado. No palco se apresentavam os astros Moisés, Elias e Jesus. Iluminação, figurino, som e imagem, tudo de primeira qualidade; perfeito. Visibilidade e acústica da mais alta qualidade. Tudo divinamente elaborado. O drama futurista ia sendo encenado, desenvolvido através da fala de seus atores, os quais interpretavam seus próprios personagens e sua própria história de vida. A cena se desenvolve com os personagens se identificando pela forma em que se apresentam e pelo conteúdo daquilo que falam.

Os espectadores estão eletrizados, completamente extasiados e maravilhados com o que presenciam. Havia no coração de cada um, sem dúvida alguma, o desejo de perpetuar, prolongar ao infinito aquela fantástica experiência. Eles queriam poder retratar, reproduzir fielmente cada detalhe, cada palavra e cada emoção ali experimentada. Mas não havia uma filmadora, algum meio eficaz e suficiente para poder reter aquela inesquecível visão, senão a memória visual e sensitiva de cada um ali presente.

Assim, Pedro, o mais afoito, não se conteve e atreveu-se a interagir com o principal personagem daquela apresentação divina, celestial. Ele queria prolongar, e, quem sabe perpetuar aquele momento. Não queria perder tão sublime oportunidade, como não pensava em retornar à rotina de seu exaustivo trabalho ao lado de seu iluminado Mestre.

Naquele momento todos experimentavam o gozo celestial; o ambiente e as condições com as quais sonhavam participar... Não, eles não poderiam deixar escapar a oportunidade de se deleitar com tal glória. Mas eis que, no auge do seu excitamento emocional e espiritual, fecham-se as cortinas, as luzes do palco se apagam, a escuridão toma conta do ambiente até então divinamente iluminado, principalmente pelo visual dos personagens presentes no palco. A repentina mudança do cenário causa uma profunda emoção contrária à que estavam experimentando.

O medo, o pânico, a dúvida, insegurança e confusão tomam conta dos corações daqueles frágeis espectadores. Ninguém mais consegue falar, todos se emudecem, até mesmo o grande falante, Pedro. Todos estão atentos ao que há de ser pronunciado em meio às densas trevas provocadas pelas nuvens espessas. E eis que uma voz estrondosa, poderosa e clara se fez ouvir: "Este é o meu Filho, o meu eleito, a Ele ouvi"!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

TUDO PARA A GLÓRIA DELE

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualqueroutra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Coríntios10:31).

Perguntaram, certa vez, a Leonard Bernstein, famoso maestro da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, qual o instrumento mais difícil de ser tocado. Ele pensou por alguns instantes e, então, respondeu: "O segundo violino. Eu posso conseguir muitos instrumentistas para tocar o primeiro violino, mas,achar alguém para tocar o segundo violino, com entusiasmo, é um problema. E se nós não tivermos nenhum segundo violino, nós não teremos nenhuma harmonia."

Muitos de nós buscamos a notoriedade de estar sempre em destaque. Queremos ser os primeiros, estar na frente, ganhar aplausos e congratulações.

Ser o vice, o segundo, alguém que fica na retaguarda, está fora de nossos planos. Ou somos o líder ou não queremos mais nada. Mas, estamos agindo corretamente pensando desta forma? Não poderíamos ser úteis em uma posição menos destacada?

Uma equipe não existe apenas com o líder. Ela é composta de várias pessoas e todas são importantes para o êxito de todo projeto. Somos importantes em qualquer lugar onde estejamos, desde que executemos o que nos cabe com dedicação e entusiasmo.

Eu costumo dizer aos meus amigos e aos cristãos aos quais ensino, que o melhor lugar para nós não é o da liderança, mas, o lugar em que o Senhor nos coloca. Em uma empresa, tanto o gerente, como o chefe de seção, como a pessoa que cuida da limpeza, todos são importantes para que tudo vá bem. A empresa precisa de todos, desde o maior até o menor, e da mesma forma a obra do Senhor.

Os pastores e líderes são importantes, os evangelistas também, os professores são fundamentais, e cada membro, individualmente, tem sua participação especial na tarefa deixada pelo Senhor Jesus para Sua igreja.

Se você está em um posto, tanto no emprego como na igreja, que julga inferior, não murmure. Diga a Deus que você trabalhará e dará o melhor de si e que tudo fará para que o nome do Senhor seja engrandecido. Agradeça a Deus pelo privilégio de fazer alguma coisa e, esteja certo, você será muito feliz.

Tudo o que fazemos, em qualquer lugar, deve ser para aglória de Deus.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

PRATICANTES DA PALAVRA

1. Assim lemos em Tiago 1.21-25: “Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”

2. Essas palavras nos levam a crer que nos dias de Tiago havia alguns cristãos que tinham aprendido a ouvir a Palavra sem realmente dar-lhe atenção.

3. Esse é um problema também dos nossos dias. Há muitos que não conhecem a Palavra; não a estudam em casa e nem participam dos cultos onde o estudo é voltado para a edificação dos crentes. São, portanto, negligentes quanto à busca por conhecimento da vontade de Deus – ESTÃO ERRADOS. Por outro lado, há aqueles que conhecem, mas não praticam. Estes estão igualmente errados e é a eles a quem Tiago se dirige no texto dizendo: “... sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes...”.

4. A prática é importante porque trata-se da Palavra de Deus, e esta Palavra:
a. É o Meio de Regeneração - Veja o seguinte versículo: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1:18 DO). “Ele nos gerou pela palavra da verdade” – Sabemos que é o Espírito de Deus quem opera a obra da regeneração, mas Ele não faz isso em separado da Palavra; Ele usa a Palavra.
b. Reflete Nossas Imperfeições - A Bíblia é o espelho da alma. Não podemos olhá-la descuidadamente como um homem que se olha no espelho sem prestar muita atenção e logo se esquece de como era a sua aparência. Mas, em que sentido a Palavra reflete as nossas imperfeições? Da seguinte maneira: Quando olhamos para ela e vemos o Filho de Deus em Sua perfeição e encontramos o ensinamento de que devemos nos deixar moldar pelo Espírito de Deus segundo essa imagem e descobrimos que não estamos fazendo isso. Assim é que a Palavra reflete as nossas imperfeições.

c. É o Guia Ético Para a Vida Cristã - Veja Tiago 1.25. O que está escrito aí? Veja:
i. “... aquele que...”
ii. “... considera, atentamente. ..” – Isto é, aquele que se inclina sobre a Palavra a fim de ver melhor, de “inspecionar”
iii. “... nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante.. .” – Isto é, faz da prática da Palavra seu modo de viver.
iv. “... esse será bem-aventurado no que realizar”
O crente que tem a Palavra como seu guia de conduta é bem aventurado como o varão do Salmo 1:
i. Ele não anda no conselho dos ímpios;
ii. Ele não se detém no caminho dos pecadores;
iii. Ele não se assenta na roda dos escarnecedores;
iv. Ele tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite para que seus pensamentos e conduta sejam moldados pela mesma.
v. E, por isso, ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

d. É o Padrão de Julgamento - Em João 12.48 encontramos Jesus dizendo: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”. E aos que arrogavam seguir toda a lei de Moisés Jesus disse: “Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.”

5. Quantos há que dizem ter a Bíblia como livro sagrado, como regra de fé e conduta, mas não agem segundo suas Palavras!!!? ??

Concluindo – Com o passar do tempo percebemos que a Palavra de Deus vem perdendo a importância na vida de muitos dos Seus servos. Muitos não suportam mais ouvir uma explanação de 40 minutos da Palavra; muitos não seguem mais a Palavra; até dizem que seguem, mas na prática... Pensemos nisto!!!

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Porto Meira – Março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

O SENHOR FALOU

_ “Ouvi e atentai: não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou” (Jr 13.15).

O Senhor falou de forma impactante aos profetas e apóstolos do passado. Mas o Senhor não se limitou em falar apenas às pessoas do passado, aos nossos pais na fé, Ele continua nos falando intensamente em nossos dias. Assim como entendemos que Ele ouviu o Seu povo no passado, em suas orações; assim também podemos crer e atentar para o que Ele está nos comunicando a cada dia nos tempos atuais.

Tenho afirmado que o ensino de que Deus só falou pessoalmente com Seu povo no passado, tendo encerrado Sua comunicação direta quando se deu o fechamento do cânon do NT, tem sido um dos maiores prejuízos que as denominações mais tradicionais, ou históricas, têm causado ao povo de Deus nos últimos tempos.

Com esse ensino, oramos, falamos, e não somos estimulados a parar para ouvir a voz de Deus compartilhando conosco as Suas bênçãos, respostas às nossas orações e as visões e revelações especais que Ele queira nos dar. Assim, nossa comunicação com Deus fica sendo unilateral, como num monólogo; e não, como deveria ser, um diálogo com Deus.

Há pouco tempo fiquei pensando nisso quando fui ao médico. Ele fez-me várias perguntas a respeito dos sintomas que me afligiam e que me fizeram procurá-lo. Depois das perguntas de praxe, o médico me examinou mais especificamente, deu-me algumas recomendações quanto aos meus hábitos alimentares, prescrevendo em seguida a medicação como de costume. Saí dali associando aquele encontro com meu encontro diário com o Médico dos médicos – o Senhor. Como deveria ser esse contato com Deus?

Não seria estranho se nosso médico apenas nos ouvisse; se nos contentasse apenas em falar com ele sobre nossas dores, enfermidades e preocupações, depois virássemos as costas e saíssemos daquele encontro sem uma ordem de exame, sem a receita para comprarmos os remédios necessários, sem ouvir o que o médico teria a nos comunicar?

Pensando de outra forma, não seria estranho que nossos filhos nos procurassem apenas para apresentar seus pedidos, reclamações e soluções de seus problemas pessoais; sem dar atenção para ouvir nossa opinião, conselhos e ensinos? E não é esse o tipo de relacionamento com Deus da maioria de Seu povo? Não é assim que fomos habituados desde os primeiros passos na vida cristã?

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUE DAREI? O MELHOR OU AS SOBRAS?

"Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me temfeito?" (Salmos 116:12).

O filho de um certo pregador tinha um cachorro ao qual deu o nome de Sinal. Ele tinha pelo cachorro uma grande amizade eum dia, durante o jantar, separou o melhor pedaço de seu bife e deu ao Sinal. "Meu filho", disse seu pai, "seria melhor se você mesmo comesse aquela carne e desse ao Sinal apenas as pequenas gorduras que retirou de seu bife".

O menino tentou argumentar mas o pai se mostrou inflexível. O Sinal não deveria ter o melhor pedaço de carne. "Está certo, papai", disse o pequeno menino. "Aqui, Sinal, eu quis dar a você um dízimo, mas eu só posso lhe dar uma coleta.

"Quando lemos uma história como a do menino e seu cachorro,lembramos logo de dinheiro e do dízimo que a Bíblia nos ensinou a entregar para a obra de Deus. Mas eu creio que o ensino vai muito mais adiante e deve penetrar bem fundo em nossas almas.

Que parte de nossas vidas estamos entregando a Deus? O que temos de melhor ou apenas as sobras ou o que cremos não servirem para nada? Estamos dando ao Senhor o dízimo denosso tempo, de nosso amor, de nossa alegria, de nossasforças, de nosso regozijo, ou apenas as murmurações, asqueixas e a lista de pedidos?

O verdadeiro cristão entra em seu quarto e glorifica ao Senhor pelas bênçãos alcançadas, pelas vitórias do dia, pela proteção durante o tempo em que se encontra nas ruas tão perigosas, pelo consolo nas horas de crises, pelo sol quebrilha após a tempestade, pelo sustento nas horas deaflição. Ele também coloca diante do altar do Pai suasdificuldades, seus problemas, seus anseios, e tudo o mais que não consegue resolver sozinho, mas a sua prioridade é louvar e engrandecer o nome do Senhor Jesus.

Que daremos ao Senhor por tudo que nos tem feito? O nosso melhor ou o que não nos serve?
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

COMO É BOM SABER A VERDADE - ELA LIBERTA MESMO

(NÃO DEIXEM DE LER)SIGNIFICADO DE RATIMBUM!!

RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média.Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo omestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que estáaniversariando. Mas até aqui tudo bem.

O que muitos não sabem é que depois damúsica vem um tal de ratimbum (isso significa: eu amaldiçoo você) muitos nãosabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs. Esse ratimbumé pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesmaa finalidade do maligno. Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosasdepois de uma simples festa de aniversário.

Deixo aqui o meu alerta a todos os queleem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem.Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora deTV (castelo ratimbum) que significa "castelo da maldição".

Como podemos cantarfelicitando uma pessoa e depois amaldiçoa-la? Tomemos muito cuidado.Passem isso adiante. Que Deus nos guarde! Detalhe que depois de dizer ratimbum,se pronucia o nome do aniversariante várias vezes...Vamos nos atentar para isso. VOCÊ JÁ CANTOU PRA ALGUÉM???..." É BIG É BIG É HORA É HORA RA-TIM-BUM FULANO FULANO"VOCÊ SIMPLESMENTE FALOU..." É GRANDE (a palavra ) É GRANDE, É HORA ( nessa hora, nesse momento ) É HORA, EU AMALDIÇOOVOCÊ!!! FULANO, FULANO" FILIPENSES 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo,tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se háalgum louvor, nisso pensai. ( NISSO FALAI ) JOSUÉ CAPÍTULO 1: 8

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhascuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teucaminho, e serás bem sucedido.

> > DEUS CRIOU TUDO PELO PODER DA PALAVRA, ...GN 1: 3

quarta-feira, 24 de março de 2010

JESUS NOS ENSINOU A ORAR

O maior exemplo quanto à importância e necessidade de oração, deu-nos o nosso Senhor no Monte da Transfiguração: “Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar” (Lc 9.28).

O propósito do Senhor Jesus não era conduzir Seus discípulos a alguns momentos de lazer; ou mesmo uma experiência mística para se vangloriarem. Mas, sim, levá-los a uma intimidade maior com Deus, através da oração.

Esse, sem dúvida alguma, deve ser, também, o propósito maior de nossas reuniões: achegarmo-nos mais ao Senhor da glória. E, pela sequência do texto (Lc 9.37), ficamos sabendo que aquele retiro espiritual durou uma noite toda... Foi uma experiência marcante e inesquecível para aqueles discípulos de Jesus.

Mas é importante destacarmos o fato de que o propósito claro e evidente do Senhor em levar Seus discípulos àquele retiro foi a oração. E tudo o mais que aconteceu foi resultado da oração. Não houve qualquer outra preocupação do Senhor a ser acrescentada em sua agenda do dia, ou melhor, da noite. Era a preparação mais eficiente para a batalha, a qual haveriam de enfrentar no dia seguinte, e mais especificamente, a preparação para o Calvário.

É importante destacar o fato de que a primeira preocupação do Senhor Jesus, não foi simplesmente levar Seus discípulos a terem, ou buscarem, experiências. As experiências que temos com Deus são fruto de nossa busca de comunhão com Ele. As experiências são conseqüências. Jesus conduziu Seus discípulos àquele lugar solitário com o propósito específico de ensinar-lhes, de uma maneira prática, a orar.

É o Senhor Jesus que nos conduz, nos ensina e nos ajuda a orar. Em parte alguma dos evangelhos encontramos referência de que os discípulos de Jesus tenham se retirado voluntariamente com essa finalidade. Sempre observamos Jesus conduzindo-os à oração. Havia sempre alguma demonstração de resistência para que eles se retirassem de suas atividades regulares a fim de orar. Freqüentemente, também, isso ocorre conosco.

Relutamos em deixar as nossas muitas e “importantes” atividades (principalmente quando estamos trabalhando PARA o reino de Deus), para gastarmos tempo a sós com Deus. Algumas vezes sentimos algo como se fora um sentimento de culpa, por estarmos “perdendo tempo”, sem uma atividade produtiva...

Sentimo-nos como se estivéssemos num devaneio irresponsável e improdutível... Assim, mesmo entre pastores e líderes cristãos, quase não se reserva tempo para o recolhimento em oração. Porém, Jesus assim o fez. Era-Lhe necessário parar para ver, sentir e ouvir, a manifestação da glória de Deus através da oração. Vale a pena imitá-Lo. Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

ESTE TOSTÃO TEM VALOR MORAL AGREGADO

Precisamos, urgentemente, de mais brasileiros que se posicionem assim!!!!!!!
O texto a seguir foi escrito por TOSTÃO, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foi publicado em vários jornais do Brasil:

"Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.

O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.

É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.A vida é curta e a dos atletas mais ainda.Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.Não foi o único erro que cometi na vida.
Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.

Tostão

CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29 RC)

Um irmão muito preocupado com seu temperamento, procurou ajuda com o pastor. - "Pastor, o que devo fazer quando estou dirigindo e fico nervoso, com vontade de xingar os outros motoristas?" O pastor coçou a cabeça e respondeu: - "Antes de mais nada, você deve tirar do carro aquele adesivo "Jesus te Ama"
Luiz Vives assim se expressou sobre aquilo que dizemos: "Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem que suas palavras".
P. E. Holdcraft também disse: "Conhecemos um pássaro pelo seu canto, e um homem, pelas suas Palavras".
E ainda citando Bert Estabrook: "Você pode se lamentar muitas vezes por por ter pronunciado uma palavra indelicada, mas nunca por ter pronunciado uma palavra bondosa"
Uma das exortações que se encontra em abundância na Palavra de Deus é a exortação para que o crente não continue na prática dos antigos costumes. Das tentações o crente nunca estará, nesta vida, livre, mas ele pode oferecer resistência e vencer às tentações ao invés de ceder às mesmas. Tiago diz que se o crente resiste ao diabo, este foge dele (4:7), e que este crente que suporta com perseverança a provação é bem-aventurado e aprovado por Deus (1:12).
Pois bem, uma das tentações pela qual o crente é assediado é a tentação de pecar com a língua. Deus deu ao homem a capacidade de falar, e o homem desenvolveu a capacidade de falar o que não deve.
Na Bíblia encontramos várias exortações a respeito do pecar com a língua. Dentre elas:

“Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;” (1 Pedro 3:10 RC)

“Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.” (Tiago 1:26 RC)

“Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tiago 3:5-6 RC)

“Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicên-cia, das palavras torpes da vossa boca.” (Colossenses 3:8 RC)

E também o nosso texto inicial é um exortação. Ele nos diz três coisas: (POSTAGEM POSTERIOR).

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

terça-feira, 23 de março de 2010

SUCESSO GARANTIDO

Nm 14.7-9

Quero enfatizar a expressão já usada: Josué e Caleb não estavam vendo apenas a terra da promessa de Deus, mas, acima de tudo, eles confiavam no Deus da promessa da terra!

Não podemos agradar ao Senhor sem fé: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus..." (Hb 11.6). Quando nos fixamos em nós mesmos, ou nas circunstâncias, nas dificuldades, não exercemos a fé cristã. E esse tipo de vida desonra a Deus e deprime o nosso coração: "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza e de amor e de moderação" (II Tm 1.7).

No verso 22, A Bíblia diz que o povo se rebelou dez vezes. Quantas vezes temos nos rebelado contra o Senhor? Apesar disso, o texto diz: "Disse-lhe o Senhor: Conforme a tua palavra lhe perdoei..." (Nm 14.20). Em seguida, Deus prometeu encher a terra com a Sua glória (v.21); mas aquele povo não haveria de entrar na terra (v.23).

É a maldição da incredulidade, sem arrependimento. É importante se destacar este aspecto, porque muitos há que só falam em maldição hereditária... Porém, o que a Bíblia diz neste contexto é que Deus manteve essa punição porque eles se mantiveram na incredulidade.

Enquanto persiste a incredulidade, persiste a condenação: "Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.18).
Esta é uma das consolações mais freqüentes na Palavra de Deus.

Alguns estudiosos da Bíblia chegam a dizer que ela aparece cerca de quinhentas vezes. Outros dizem que esta frase aparece trezentas e sessenta e seis vezes. Dando-nos, assim, a idéia sugestiva de que Deus tem, para cada um de nós, uma consolação diária. Todos os dias do ano. E ainda sobra uma para o ano bissexto... Foi a mensagem de conforto e estímulo que os discípulos de Jesus ouviram de Seus próprios lábios, quando se achavam amedrontados diante das ondas tempestuosas e do mar revolto: "Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou" (Mc 6.50 b, 51).

Se o Mestre manda esperar com confiança, na certeza da vitória, tenha calma e confiança no Senhor, pois Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é navegar sozinhos no mar desta vida. Foi o que fez Moisés ao longo de sua caminhada como líder do povo de Deus.

Se Jesus se faz presente conosco e em nós, o sucesso está garantido, não precisamos temer e tremer, mesmo quando tudo parece impossível.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

MELHOR GINECOLOGISTA (FH)

MELHOR GINECOLOGISTA

Se houvessem mais médicos assim o mundo seria bem melhor!

============ ========= ========= =========


Uma mulher chega apavorada no consultório de seu ginecologista e diz: - Doutor, o senhor terá que me ajudar num problema muito sério. Este meu bebê ainda não completou um ano e já estou grávida novamente. Não quero filhos em tão curto espaço de tempo, mas num espaço grande entre um e outro...

O médico então perguntou:Muito bem. O que a senhora quer que eu faça? A mulher respondeu: Desejo interromper esta gravidez e conto com a sua ajuda.

O médico então pensou um pouco e depois de algum tempo em silêncio disse para a mulher: Acho que tenho um método melhor para solucionar o problema. E é menos perigoso para a senhora. A mulher sorriu, acreditando que o médico aceitaria seu pedido.

Ele então completou: Veja bem minha senhora, para não ter que ficar com dois bebês de uma vez, em tão curto espaço de tempo, vamos matar este que está em seus braços. Assim, a senhora poderá descansar para ter o outro, terá um período de descanso até o outro nascer. Se vamos matar, não há diferença entre um e outro. Até porque sacrificar este que a senhora tem nos braços é mais fácil, pois a senhora não correrá nenhum risco...

A mulher apavorou-se e disse: Não doutor! Que horror! Matar um criança é um crime.

Também acho minha senhora, mas me pareceu tão convencida disso, que por um momento pensei em ajudá-la. O médico sorriu e, depois de algumas considerações, viu que a sua lição surtira efeito.

Convenceu a mãe que não há menor diferença entre matar a criança que nasceu e matar uma ainda por nascer, mas já viva no seio materno.

O CRIME É EXATAMENTE O MESMO!!!!!
Se quer fazer diferença, repasse. Juntos podemos salvar muitas vidas! IGA NÃO AO
DEUS TE AMA DESDE O VENTRE DA TUA MÃE!

ISTO É O EVANGELHO

(A ideia desse esboço veio de um esboço de Georg Brinke)

I. Você, sem Cristo, está julgado e condenado, mas pode abrir o coração para Cristo e ser salvo pela Graça – isto é o evangelho.

II. Você, sem Cristo, está morto EM seus delitos e pecados, mas pode abrir o coração para Cristo e morrer PARA o pecado – isto é o evangelho.

III. Você, sem Cristo, não é um verdadeiro filho de Deus, mas pode abrir o coração para Cristo e se tornar um verdadeiro filho de Deus – isto é o evangelho.

IV. Você, sem Cristo, está sob o juízo divino, mas pode abrir o coração para Cristo e ter acesso à Graça de Deus – isto é o evangelho.

V. Você, sem Cristo, caminha para o juízo, mas pode abrir o coração para Cristo e estar perto de Deus – isto é o evangelho.

VI. Você, sem Cristo, será lançado no lago de fogo, mas pode abrir o coração para Cristo e viver na expectativa da glória do Senhor – isto é o evangelho.

Pr. Walmir Vigo GonçalvesPorto Meira – Março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

O COMANDO DA FÉ

Nm 14.1-12
_ "Se eu fosse desejar alguma coisa, não desejaria a fortuna ou o poder, mas sim um sentido apaixonado pelo potencial – o olho que, sempre jovem, vê o possível. O prazer desaponta; a possibilidade, jamais" (Soren Kikergaard – Seleções, 04/ 97, p.101).
_ "...Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível... Se podes! – Tudo é possível ao que crê" (Mc 10.27; 9.23).

Josué e Calebe não apenas haviam estado na TERRA DA PROMESSA DE DEUS, mas haviam estado com o DEUS DA PROMESSA DA TERRA, o Senhor de toda a terra! Foi com esta certeza, convicção de fé, que eles procuraram exortar o povo no sentido de prosseguirem confiando no Senhor:

a) – Subamos animosamente: Nm 13.30.
Para Josué e Calebe não haveria nem morte no deserto, nem retorno frustrado à escravidão do Egito. O desafio era para confiarem no Senhor, crendo nas Suas provisões e promessas... Paulo, apóstolo, usa mais tarde essa mesma confiança estimulante, em meio às circunstâncias desalentadoras, quando discorre sobre os sofrimentos do cristão: II Co 5.2,4-9.

b) – Tomemos posse!
Era o grito de alerta: AVANCEMOS! A proposta de Josué e Calebe era para que eles transformassem as dificuldades em POSSIBILIDADES. Que não vissem as dificuldades como impedimento, impossibilidades, mas como um desafio à luta e a vitória vibrante. Precisamos exercer essa atitude corajosa, destemida e confiante, demonstradas por aqueles jovens valorosos.

c) – Podemos prevalecer contra ela!
_ "As portas do inferno não prevalecerão contra... (Mt 16.18). E ainda: "Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento... Com ele está a força e a sabedoria; são dele o enganado e o enganador... Das trevas descobre coisas profundas, e traz para a luz a sombra da morte... Tira o entendimento aos chefes do povo da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho... Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (Jó, 12.13,16,22,24; Rm 8.37).

Com Deus somos a maioria! Ainda que pequenos, ou poucos, com Deus, e por Deus, não somos gafanhotos diante de um mundo que se agiganta na maldade, na violência e na incredulidade. Com Deus nos AGIGANTAMOS! Com Deus podemos fazer a diferença, num mundo indiferente: Sl 8.3-6.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

SEM DESVIAR O OLHAR

"fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé"(Hebreus 12:2).

Na fazenda em que eu cresci, nos arredores de Lamesa, Texas, era cultivado o algodão. O solo era plano e o algodão aparecia em linha reta, como uma lança. Eu perguntei ao responsável pela plantação como ele conseguia que aplantação ficasse em linha tão reta e ele me respondeu:

"Quando eu estou semeando eu fixo meus olhos em um objeto bem distante, no fim do campo, e nunca olho para trás. Não se pode arar a terra olhando para trás" (Calvin T. Partain).

Para onde estamos olhando na caminhada em busca da realização de nossos sonhos e da tão almejada felicidade? Em que direção seguimos quando precisamos decidir algo importante em nossas vidas? Qual a nossa referência? Em que baseamos a nossa confiança de êxito?

Muitas vezes nós, cristãos, murmuramos por não conseguirmos chegar a lugar algum. Dizemos que vamos para lá e para cá, mas, não encontramos o porto de nossa bênção. E por que será?

Provavelmente porque não estamos seguros, ainda, da direção a seguir. Não adianta ir e voltar, não adianta seguir ora para a direita e ora para a esquerda. Não adianta tomarmos vários caminhos e atalhos. Se não sabemos para onde vamos, dificilmente chegaremos a algum lugar.

Quando aprendemos que só existe uma direção a tomar; quando o nosso coração faz a opção correta; quando não há mais nenhuma dúvida em relação ao que desejamos; quando a nossaopção definitiva é Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador,então saberemos o caminho a seguir, não entraremos em becosenganosos, não correremos o risco de não chegar ao destino almejado.

Nossos olhos espirituais estarão fixamos nEle e, oregozijo da chegada vitoriosa estará garantido.Nós estaremos olhando para o Senhor; o Senhor estará olhando para nós; e, desse momento em diante, seguiremos sempre emlinha reta, para a conquista dos sonhos, para o gozo da vida abundante, para a vida eterna e feliz com Deus.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage: Escuro Iluminado

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.(Eclesiastes 11:1). Estamos na primavera, horário de verão, onde a luz do dia permanece até mais tarde. Cheguei de uma viagem de trabalho por volta das 18 horas e ainda era claro, e então, como forma de relaxar um pouco do estresse da estrada fui cuidar do meu jardim. Meu pequeno jardim fica em frente ao meu quarto, diante de um poste onde um casal de João de Barro construiu uma casa durante os últimos dois anos. A casa deles subiu devagar no início por causa das poucas chuvas, mas como neste ano houve chuvas abundantes a casa foi terminada. Meu jardim estava bonito, com rosas, margaridas brancas, prímulas, gérberas, onze horas, uma samambaia do campo e outras flores que não conheço o nome, além de salsinha, cebolinha e hortelã para tempero. Bom, parece muita coisa misturada, mas a variedade de flores me lembra sempre a multiforme sabedoria de Deus, pois podemos admirar e nos espantar vendo que da mesma terra sai tantas cores e perfumes diferentes...
No outono passado aconteceu algo interessante: trouxe do sítio alguns tomatinhos do tipo cereja e como alguns amadureceram demais, então os lancei no canto do jardim e remexi um pouco a terra, na esperança de que viessem a nascer. Não imaginei que essa atitude mudaria a aparência do meu jardim e me traria momentos de alegria na primavera. A Palavra de Deus nos ensina em Gálatas 6:7 que “aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Essa é uma lei de Deus para toda a terra e para o homem também. Não há como semear espinhos e colher flores... No livro de Eclesiastes essa mesma lei está afirmada de maneira diferente, mas o significado é o mesmo do que lemos em Gálatas.
No capítulo 11 de Eclesiastes, verso 1, diz assim: Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. O pão aqui referido é a semente do trigo, que é usado desde a antiguidade para fabricar esse alimento tão consumido no mundo todo e que acabou se tornando sinônimo de tudo aquilo que o homem precisa para viver. O Senhor Jesus quando ensinava aos discípulos como deveriam orar e pelo que deveriam orar dizia: “O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje...”Aprendemos com o Senhor que devemos orar pelas nossas necessidades, pois Deus se importa que tenhamos o alimento necessário para vivermos aqui na terra. Lembro-me que o Rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo de Deus escreve no Salmo 37: 25 “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.”
Isso nos faz confiar de que Deus cuida daqueles que o amam e andam nos seus caminhos, pois aprendemos em Mateus 6:33 que o Senhor sabe de que necessitamos de todas essas coisas e nos manda buscar em primeiro lugar o seu reino e sua justiça e todas essas coisas nos serão acrescentadas... No passado, a terra era preparada para o plantio, a semente era lançada sobre a terra e depois se passava o arado onde ela foi espalhada.. Com isso a terra era revolvida juntamente com a semente, e quando as águas chegavam, através das chuvas, a semente brotava e produzia frutos; então o semeador teria garantido o seu alimento por mais um tempo, até o próximo plantio e nova colheita.
Isso é o que a palavra de Eclesiastes nos ensina: lança o teu pão (semente) sobre as águas e depois de muitos dias (tempo de nascer e produzir frutos) o acharás.
Mas também podemos comparar isso com a maneira como vivemos, como semeamos através de nossas ações diárias, a maneira como nos relacionamos com as pessoas e também como nos relacionamos com Deus. Nossas ações são como sementes, que lançamos todos os dias para que germinem e produzam frutos. Um sorriso dirigido às pessoas trará outros sorrisos, uma boa palavra trará alegria aos corações... Nossas orações também são sementes espirituais que lançamos diante de Deus para que produzam o resultado que tanto esperamos para nossas vidas e para a vida de quem amamos..
A Palavra de Deus nos ensina também em 2ª. Coríntios 9: 6 “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará... ”Por isso precisamos semear boas sementes por onde caminhamos e em abundância, para que venhamos a colher bons frutos no decorrer de nossas vidas. Também precisamos orar e ter comunhão com Deus de forma constante e abundante para que o Senhor possa nos abençoar naquilo que precisamos... Quem ora pouco certamente receberá pouco e quem ora muito com certeza Deus dará em abundância de tudo que a Ele pedirmos, segundo a sua vontade e no tempo certo. Examine a sua vida com Deus: Você tem semeado orações, ou semeado pouco, e se semeia bastante, está esperando o tempo de nascer, crescer e frutificar aquilo que plantou diante de Deus? Lembre-se do salmo 126:6 Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus feixes. É promessa de Deus para quem semeia a boa semente... Persevere na oração.
Então, com as chuvas, as sementes de tomatinhos brotaram e os ramos começaram a se espalhar pelo jardim. Cresceram tanto que ocuparam quase o jardim inteiro. Fiquei preocupado, pois já não conseguia apreciar as demais flores com tantos ramos de tomate espalhados pelo canteiro. Algumas se ressentiram com isso e não davam mais flores... Meu jardim ficou sem suas belas cores e sem aquela alegria costumeira por um tempo. Com o passar dos dias o tomateiro abriu-se em flores, e as abelhas e demais insetos o visitavam diariamente. Eu gostava de tocar em suas folhas, pois quando tocado ele exalava um cheiro forte, porém agradável, característico dos tomateiros, como se dissesse para não ser retirado daquele local.
Ah! Como os cristãos precisam ser como os tomateiros! Ao tocar em qualquer de suas folhinhas, logo o cheiro fica impregnado em nós. Qualquer pessoa que se aproximar saberá que tocamos num tomateiro, pois ficamos marcados com o seu cheiro! Mesmo lavando com sabão ele ainda fica por algum tempo... Os cristãos precisam ser como os tomateiros, exalando o bom perfume de Cristo Jesus, mostrando o seu amor, a sua graça e a sua salvação através de nossas vidas. As pessoas que tocamos deveriam ficar impregnadas da presença do Espírito do Senhor...Você é como um tomateiro de Cristo? Acho que precisamos pensar nisso...
Mais alguns dias e pencas de tomates começaram a aparecer em meio aos galhos, dando uma aparência diferente ao jardim que até então só tinha folhas e flores; agora o jardim tinha frutos também. E frutos deliciosos de se comer... Foi bom fazer o sacrifício de não ver as flores durante algum tempo.Ás vezes na nossa vida as flores desaparecem, e parece que perdemos a alegria de viver. Porém, se plantamos boas sementes durante a nossa vida, elas germinarão e produzirão bons frutos, teremos a alegria de vê-los surgir e seremos fortalecidos quando eles aparecerem em nossos caminhos.
Mas nesta tarde tive uma extraordinária surpresa, que me alegrou e até emocionou-me: enquanto colhia os tomates cerejas do meu jardim, comecei a ouvir um chamado de pássaros: Pareciam filhotes chamando seus pais para que os alimentassem. Olhei para o alto e atentei de onde vinha o som, e para meu espanto e encantamento, percebi que o som saia da casa de João de Barro que foi construída diante do meu jardim! Os filhotes de João de Barro nasceram e chamavam pelos seus pais! Uma grande alegria me envolveu. Que coisa maravilhosa! Dei glória a Deus por alguns instantes! Lembrei-me do tempo de sequidão que enfrentaram, mas agora os frutos do que plantaram aparecia...
Então os pais chegaram com alimento no bico e fizeram uma grande festa, saltitando, cantando e batendo suas asinhas! Temos filhotes! Filhotes de João de Barro! Que alegria! Glória a Deus!Esses passarinhos foram meu despertador durante quase dois anos, pois faziam um grande alvoroço com seu canto todas as manhãs, bem cedinho, diante da janela do meu quarto. Agora eles tiveram filhotes... Imaginem se não continuarão a me acordar!
Deus, na fidelidade da sua Palavra, sustentou esses passarinhos todo o tempo, e eles com muito esforço e perseverança construíram sua casa. Levaram 2 anos para construí-la, passaram por tempos difíceis pois não chovia e não havia barro para a construção, mas a alegria deles me acompanhou cada manhã durante todo esse tempo. Eles cantavam alegremente, mesmo sem condições de terminarem sua casa, mesmo no tempo da sequidão, mesmo dormindo ao relento.Agora eu os vejo recompensados, seus sonhos se realizaram. Eles têm sua casa e seus filhos já nasceram e cantam junto com eles. Deus é maravilhoso! Lembrei-me do salmo 40:1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor...
Colhi meus suculentos tomates para o jantar e louvei a Deus por esses pássaros, pois foram meus companheiros e muito me ensinaram, me animaram a perseverar nesse período em que compartilhamos a alegria de muitas manhãs! Trabalharam com dedicação, não desistiram no tempo de sequidão, e agora estão colhendo “os frutos” do tempo de sacrifício. Assim acontece também com aqueles que perseveram na época das dificuldades e das provações. Deus é fiel e não abandona aqueles que o amam.
Aproveitei para podar alguns galhos do tomateiro e deixei espaço para que as rosas, margaridas e gérberas voltem a florir. Há muita alegria neste jardim!
Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Quantas sementes você plantou hoje diante do Senhor em oração?
Fica em paz. Deus os abençoe.
( Pr. Valdir Marfim São José do Rio Preto. pastorvaldir@terra.com.br)

sábado, 20 de março de 2010

A RESPOSTA NOS FAZ CALAR E CANTAR

“Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada” (Hc 1.5).

Quando oramos a Deus, ainda que não percebamos, Ele ouve e nos responde com terno amor. Mas para ouvirmos e entendermos a resposta divina, precisamos nos aquietar, reverentes e contritos em Sua presença. Precisamos deixá-Lo falar ao nosso coração. Quando Habacuque parou de reclamar com Deus e se aquietou em Sua presença, Ele falou.

É sempre assim, quando o mundo todo estava estarrecido com a catástrofe provocada pelo terremoto ocorrido no Haiti, de repente os meios de comunicação começaram a apresentar diversos casos milagrosos de pessoas que eram retiradas dos escombros com vida após vários dias, 13, 15,17; até o caso de um homem salvo depois de 27 dias soterrado. Incrível! Porém, mais que isto está ocorrendo no mundo com a salvação de pecadores e a exaltação e glorificação do nome do Senhor Jesus.
No dia 11/03/10 recebi UMA mensagem através de e-mail que bem ilustra o que Deus disse ao profeta:

“Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia e então a enterrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de 8 anos de idade. As crianças foram enterradas vivas! Ele então disse à polícia que um tio havia matado as crianças. Quinze dias mais tarde, outra pessoa da família morreu. Quando foram enterrá-la, encontraram as duas crianças sob a areia – E VIVAS!

O país ficou em choque e o homem será executado. Perguntaram à menina de 8 anos como ela havia conseguido sobreviver por tanto tempo e ela disse: 'Um homem que usava roupas brilhantes e com feridas que sangravam em suas mãos, vinha todos os dias para nos alimentar. Ele sempre acordava minha mãe para dar de mamar à minha irmã'. Ela foi entrevistada no Egito numa TV nacional por uma mulher jornalista que tinha o rosto coberto. Ela disse na TV pública, 'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, porque ninguém mais faz coisas como essas!'

Os muçulmanos acreditam que Isa (Jesus) aparecerá para fazer coisas desse tipo, mas as feridas em Suas mãos dão provas de que Ele realmente foi crucificado e que Ele está vivo! Também ficou claro que a criança não seria capaz de inventar essa história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um milagre verdadeiro. Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar com essa situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda! Como o Egito está bem no centro da mídia e da educação do Oriente Médio, você pode ter a certeza de que essa história vai se espalhar rapidamente. Jesus Cristo ainda está deixando o mundo de pernas pro ar!”[1] Aleluia!

Não há como comprovar os fatos, mas dá para se ter uma dimensão do que Deus diz em Sua Palavra nesse texto de Habacuque.

Em meio às crises e turbulências deste mundo, precisamos clamar a Deus a fim de que Ele nos conceda a visão de Sua glória e majestade, Seus feitos sobrenaturais e milagrosos em nosso tempo, para que o mundo creia e para que possamos nos tornar “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeçamos como luzeiros no mundo”; conforme Fl 2.15. No final de seu livro, Habacuque apresenta um lindo poema de exaltação e louvor ao Senhor:

“Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei... Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Hc 4. 16-19).

O nosso Deus não está dormindo, nem apático e indiferente às nossas tribulações. Ele não dorme, nem cochila, como diz o salmo 121.3-8. Cumpre-nos, portanto, fazer como Habacuque: Clamar ao Senhor para que nos dê ao menos o entendimento dos fatos que presenciamos a cada dia. Precisamos clamar ao Senhor na certeza de que Ele não dormita, não cochila, nem Se isola distante no céu. Ele é o Deus presente, atuante. O Deus que age e que responde as orações e súplicas de Seus filhos. Mas, acima de tudo, Deus está agindo, através de Cristo Jesus, o nosso Senhor, na salvação de muitos.

Somente o Senhor Jesus tem as respostas para as inquietações de nossa alma. Mais que isso, Ele é A Resposta.

Se você ainda não recebeu o Senhor Jesus em sua vida e em seu coração, clame a Ele para que lhe conceda a sublime e inigualável resposta, hoje mesmo! Portanto, confie sua vida nas mãos daquele que tudo pode, como disse o salmista: “Mas eu confio, ó Senhor; e digo: tu és o meu Deus. Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem” (Sl 31.14-15).

Queira Ele, portanto, usar esta singela reflexão para alcançar alguns que estão vivendo aflitos, confusos e vacilantes quanto ao seu destino eterno. A fim de que sejam arrebatados da perdição eterna, crendo no Senhor Jesus como único e suficiente Salvador. Amém.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.

[1] Marcelo Santos da Silva.

A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA

Nunca vi um grão de mostarda e muito menos sua árvore! Na época de Jesus ele era bem conhecido. A comparação do Reino de Deus com esta pequena semente, segundo Marcos 4.30-34, tem tudo a ver com nossa realidade no Senegal.

Jesus ensina que, no seu Reino, o pequeno tem muito valor. É preciso estar bem atento aos valores do Reino de Deus. O Deus que reina é soberano, grande, todo poderoso, majestoso... mas também é aquele que estabelece seu reino com bases duradouras, e que muitas vezes são bem pequenas.

Olhar para um grão de mostarda hoje e crer no que ele pode ser amanhã é um desafio aos nossos padrões modernos de fazer missões. Uma árvore não cresce de um dia para outro. A numerologia evangélica brasileira tem nos feito adoecer. Quando vemos alguns números, megaeventos, imaginamos que aí está nossa força. Que engano!

O Reino de Deus dá seus sinais como um grão de mostarda. Com o tempo, o que nem era visto torna-se visível e frutífero. Assim é o Reino. Aqui no Senegal, onde o reino das trevas é maioria, estamos como grãos de mostarda. Meu coração enche-se de alegria e esperança com esta parábola. É Deus dizendo todos os dias: “Semeie, cuide, plante e trabalhe que a árvore virá”. Nosso projeto chama-se “Fábrica de Esperança”. É um trabalho nas áreas de saúde e esporte numa comunidade carente.

A escolinha de futebol tem quatro anos e inauguramos o Centro Médico Esportivo no ano passado. Temos contato diário com esta comunidade, de predominância muçulmana. São pessoas que temos aprendido a amar e respeitar. Investimos tempo nos atletas e seus familiares, trabalhando para que tenham boa saúde, educação e esperança de um futuro melhor.

Em meados de 2009 fomos convidados por um projeto evangélico com meninos de rua, para fazer um jogo amistoso. Os adolescentes desse projeto foram recuperados das ruas e hoje servem a Jesus. Vencemos por 5 a 1, mas o melhor estava por vir: após a partida, eles nos levaram para uma sala para comermos juntos. Antes, porém, aqueles meninos fizeram um programa com música, teatro e testemunho. Eles fizeram tudo, não foram os missionários. Ouviram na sua própria língua o que Deus fez naqueles outros meninos. Meu coração pulava de alegria, vendo aqueles grãos de mostarda sendo semeados! Ainda não são árvores, mas, em nome de Jesus, um dia serão!

Dr. Humberto Chagas, missionário de Missões Mundiais em Dacar, Senegal
Extraído da Revista do Pastor – Campanha de Missões Mundiais 2010

ESCONDENDO A LUZ

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidadesituada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia acolocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim iluminaa todos que estão na casa" (Mateus 5:14, 15).

Uma moça, de uma bela casa, teve um encontro com Cristo e, por muitos anos, testemunhou fielmente do seu Senhor. Certo dia ela foi convidada para visitar alguns parentes que ela não conhecia e que nunca havia visto. Ela resolveu que não falaria de Jesus e nem de coisa alguma de sua vida cristã.

No dia em que estava se aprontando para voltar para sua casa, uma senhora elegante, líder na sociedade, enquanto estava caminhando sozinha ao seu lado, perguntou, de repente: "Onde está sua irmã? Por que ela não veio? Eu falo de sua irmã religiosa. Eu vim porque soube que ela viria. Estou doente e sinto minha vida totalmente vazia. Eu gostaria muito de conversar com uma pessoa realmente cristã".

Envergonhada, a moça confessou que não tinha nenhuma irmã. Até quando continuaremos escondendo a luz de Cristo que deveria estar acesa em nossas vidas? Até quando continuaremos sendo cristãos entre quatro paredes -- apenas no templo? Até quando teremos de, envergonhados, ouvir alguém dizer: "Você já tem Cristo no coração? Eu não sabia!"

Nada pode alegrar mais a nossa vida do que mostrar o sorriso da salvação. Nenhuma atitude pode trazer mais regozijo doque compartilhar as bênçãos recebidas de nosso Senhor. Falar de Cristo, contar Seus grandes feitos, ajudar alguém sem esperanças a encontrar ânimo para sair em busca de grandes conquistas é o maior prazer de todos os cristãos.

Quando escondemos a luz de Cristo, perdemos a bênção,impedimos outros de receberem bênçãos e entristecemos o coração de Deus por não derramar todas as bênçãos que tem preparado para todos.Se você já teve a experiência de um encontro com o Senhor,não se esconda... deixe a luz de Deus brilhar através devocê.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 19 de março de 2010

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

“Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim; há contenda e o litígio se suscita. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo, e a justiça é torcida” (Hc 1.2-4).

Assim como o salmista, Asafe, Habacuque também levanta o seu clamor devido a sua perplexidade em face dos acontecimentos tenebrosos e assustadores em seu tempo. Mas e quanto a nós; o que dizer aos pais do menino João Hélio, morto de forma covarde e cruel no Rio de Janeiro, quando ouvimos dizer que seu assassino é privilegiado pela “justiça”[1] brasileira, como se aquele crime brutal não passasse de um simples deslize moral de um “pobre adolescente”? O que dizer à família de um trabalhador que é morto quando viajava num ônibus com objetivo de chegar ao trabalho onde ganhava o pão de cada dia, por um motivo tão fútil, apenas porque se recusara a fechar a janela de seu lado?

O que dizer aos familiares de Idalmo e Mildrede, mortos num acidente de carro provocado por um desastrado e infeliz motorista, o qual invadiu a pista no sentido contrário com um caminhão, jogando-os em um precipício de cerca de dez metros? O que dizer aos familiares do casal morto quanto voltava do hospital onde levaram a filha querida; especialmente quando somos informados de que o delinquente que dirigia na contra mão estava bêbado, sem carteira de habilitação e reincidente em pelo menos cinco delitos semelhantes?!!!!

O que dizer à família daquele jovem pai que é atropelado quando brincava com seu filhinho de 8 meses no parquinho, em São Paulo? E isto, considerando ainda que o tal infrator, criminoso, também já cometeu delitos semelhantes outras quatro ou cinco vezes, sem que nada lhe aconteça em termos de punição pela “justiça” brasileira. Como consolar os familiares e amigos das vítimas daquela chacina ocorrida recentemente na Nigéria? E a cada dia nos indignamos com as notícias de pessoas, quase sempre jovens, que são brutalmente assassinadas. Como dois jovens que foram recentemente assassinados em minha cidade, Volta Redonda; um deles era padre, de 32 anos, o outro um ex-seminarista católico, de 28 anos. Uma tristeza, vidas ceifadas tão precocemente!

Parece que a violência está tão comum que as pessoas já não se impressionam, não se incomodam nem ficam indignadas com a ocorrência de mortes, furtos ou qualquer outro tipo de crimes.

Habacuque estava angustiado e perplexo diante da situação conturbada na qual se encontrava. E, como Asafe, o salmista, ele também não se acomodou nem se acovardou com a situação. Mas o que fazer em tais circunstâncias? Se nos envolvermos podemos ser a próxima vítima. Nem sempre podemos socorrer ou defender os oprimidos e vítimas da violência urbana. Mas, como servos do Deus Altíssimo, podemos e devemos agir como sal da terra e luz do mundo, como Jesus nos ordenou, clamando a Deus em favor dessa geração corrupta e pervertida da qual fazemos parte. Não diz a Bíblia que “muito pode, por sua eficácia, a oração do justo”? Pois então, por que não experimentamos agir dessa forma em favor de nossa gente aflita e angustiada? Foi o que fizeram os santos do passado. Eles tiveram participação ativa no mundo em que viveram; não se enclausurando em mosteiros ou redomas “espirituais”. Eles se indignaram, se incomodaram, e, de certa forma, incomodaram a Deus pelo que presenciaram. E nós, como reagimos a tudo isso que acontece a cada dia ao nosso redor?

Primeiramente o texto supra mencionado nos mostra como o profeta reagiu e como devemos imitá-lo diante da situação caótica de um mundo em crise. O salmista “confrontou”[2] a Deus em oração. Da mesma forma, Habacuque “questionou”[3] e invocou ao Senhor, clamou a Deus por Sua graça e misericórdia. E ambos obtiveram as respostas que desejavam. Habacuque faz uma súplica ousada: “Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?” (Hc 1.2,3a). É como se ele dissesse: “Até quando vou ficar aqui tendo que suportar tudo isto, sem poder fazer nada, falando sozinho, sem que Tu me responda e me dê alguma explicação a respeito da Tua soberania em tais circunstâncias?

As palavras do profeta nos são tremendamente familiares. Até parece o que lemos a cada dia nas manchetes dos jornais das grandes cidades de nosso país. São fatos que presenciamos todos os dias, tanto no Brasil como no resto do mundo: “Pois que a destruição e a violência estão diante de mim; há contenda e o litígio se suscita. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo, e a justiça é torcida” (Hc 1.3b,4).

Mas, graças a Deus, o profeta não estava falando ao vento – suas palavras estavam chegando ao trono da graça de Deus, suas lágrimas (como as nossas também) estavam sendo recolhidas no odre divino, como bem expressou Davi em outro salmo: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolhestes as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas inscritas no teu livro?... Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?” (Sl 56.8,11). Que Deus nos abençoe a fim de obtermos confiança semelhante. Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
www.mananciaisdevida.blogspot.com


[1] não dá nem para usar essa palavra no sentido literal
[2] É com temor e tremor que uso tais palavras, apenas por falta de outra que melhor traduza nosso pensamento.

[3] Idem

QUEM É JESUS PRA VOCÊ?

Não me lembro do autor, mas me lembro bem da letra de uma música que costumava cantar juntamente com minha esposa na igreja há algum tempo atrás, música esta cujo título é o que dei a esta reflexão. Diz assim a letra:

Quem é Jesus pra você?
Quem é Jesus pra mim eu vou dizer:
Jesus é o ar que eu respiro, é a canção que eu prefiro,
é a luz do meu olhar, certeza do meu rumo,
suave e santo prumo que me mantém de pé.

Quem é Jesus?

Jesus: vida de minha vida, graça prometida,
eterno e santo Rei, suave e bom Pastor,
é o meu consolador e o consumador e autor da minha fé.

Estamos nos aproximando do natal, tempo em que festejamos, comemos guloseimas diferentes, damos e recebemos presentes, as igrejas preparam programas bonitos para celebrar... Mas o mais importante é termos bem definido em nossa mente quem é Jesus. Quem é esse “personagem” cujo nascimento motiva a realização de tão grandes festejos pelo mundo afora, mesmo que para alguns desses festejos ele não possa ser e não é convidado (às vezes é até mesmo esquecido completamente)?
Não é meu objetivo aqui dar uma resposta teológica à questão, mas deixo com você a pergunta, para que durante essa semana do natal você possa estar refletindo: QUEM É JESUS PRA VOCÊ? O Jesus histórico certamente que você sabe de quem se trata, bem como do Jesus como é visto pela teologia. Mas a pergunta que deixo contigo é mais pessoal, ainda que talvez você não possa dar uma resposta sem considerar alguns aspectos teológicos: quem é Jesus PRA VOCÊ?

Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Dezembro de 2009

COMO SERÁ? JUNTO OU LONGE DELE?

"... alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritosnos céus" (Lucas 10:20).

"Mãe, por favor," explodiu a adolescente, "eu não aguento mais ouvir falar de religião. Você e papai vivem me aborrecendo com esse assunto. Eu não estou interessada!"

Amenina bateu o pé e saiu do quarto, fechando a porta com força. Sua mãe sentou-se em uma cadeira, cansada e desanimada. Ela não sabia mais o que fazer. Finalmente, ela resolveu chamar o pastor para conversar com a filha.

Quandoo pastor chegou, pediu que os pais os deixassem a sós. Após saírem, o pastor virou-se para a menina com um largo sorriso nos lábios. "Eu acho uma vergonha", disse o pastor, "que seus pais a importunem tanto sobre religião".

A menina, que estava chateada com a visita, sorriu aliviada. Este é o tipo de pastor que eu gosto, pensou ela. Ele está disposto a me deixar livre, por eu não estar interessada.

"Eu tenho uma sugestão", disse o pastor. "Eu posso persuadir a seus pais e amigos para que não mencionem o nome de Deus para você por um ano inteiro". A menina ficou surpresa. "Um ano", ela ofegou. "Eu não sei se seria seguro esperar um ano inteiro.Eu poderia morrer antes disso".

"Isto é verdade", concordou o pastor. "Um ano é muito tempo. Que tal, seis meses?" Amenina refletiu por um momento e, então, respondeu que seis meses também não seriam seguros.

"Então, continuou o pastor,vamos fixar um prazo de três meses. Pode deixar que eu organizo isso e, por noventa dias, você não precisará se preocupar com Deus".

O pastor levantou-se e começou a caminhar em direção à porta. A menina o chamou. "Eu não tenho certeza de que estarei segura durante este tempo. Por favor, ore por mim agora". Eles se ajoelharam e a adolescente recebeu Jesus em seu coração.

Temos estado seguros de nossa salvação? Estamos certos de que nosso nome está escrito no Livro da Vida e que, quando deixarmos esse mundo iremos morar com Deus, para sempre?

Podemos continuar ignorando a Deus e viver tranquilos e despreocupados? Muitas vezes pensamos que Deus e eternidade são assuntos para nosso final de vida. Mas quando será o final de nossas vidas? Quem pode saber, de antemão, o dia em que nos apresentaremos diante do Criador? Onde pretendemos estar após a nossa morte -- junto a Deus ou longe dEle?

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

quinta-feira, 18 de março de 2010

9 VERDADES DA VIDA:

1 - 'Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos'.

2 - 'Um com Deus é maioria'.

3 - 'Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus'.

4- 'Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus'.

5- 'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa'.

6 - 'Moisés gastou 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM'.

7 - 'A fé ri das impossibilidades'.

8 - 'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS'.

9 - 'Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS'.

Um Desafio Para Você:Se você não sentir vergonha de fazê-lo, passe esse e-mail para frente, mas, somente se você realmente sentir que sim!

DECLARAÇÃO:Sim, eu amo Deus. Ele é a fonte de minha existência, é meu Salvador. Ele me sustenta a cada dia. Sem Ele eu não sounada, mas com Ele eu posso todas as coisas através de Jesus Cristo, que me fortalece.(Filipenses 4:13).

Isto é apenas um simples teste... Se você ama a Deus e não tem vergonha de todas as coisas maravilhosas que Ele tem feito por você, mande este e-mail para várias pessoas (cristãs ou não).

Recebido por e-mail.

UM ESCURO BEM ILUMINADO!

"Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus"(Salmos 31:14).

Você já se viu diante de situações que parecem fazer sua vida ruir? Já se deparou com batalhas que parecem perdidas?Já se sentiu desamparado e sozinho como se ninguém estivesse se importando com o que está passando?

Eu já enfrentei uma situação tremendamente difícil. Após me sentir um grande vencedor, conquistar meus sonhos e ter ocoração regozijante de alegria pelas incontáveis bênçãos que o Senhor me proporcionava a cada dia, viajar pelo mundo e ser reconhecido pelo bom trabalho que executava na Obra Missionária, acabei, ao retornar de Cingapura, ficando completamente cego por um erro médico.

Um ano depois minha jovem esposa adoeceu e após um tempo em um hospital veio afalecer. Sentia-me, então, trancado num quarto escuro, sem portas nem janelas, e parecia que tudo chegava ao fim paramim. Tudo estava perdido, meu castelo de felicidade parecia ruir por completo e eu me sentia extremamente solitário.Mas não era verdade!

Eu jamais estive sozinho, jamais fiquei desamparado, pois, o meu Senhor se manteve sempre ao meu lado e seu carinho e força foram marcantes para que eu continuasse, mesmo após a deficiência, sendo um vencedor! Ele me deu novo material, novas pedras e tijolos e me mostrou como recomeçar minha construção. Deu-me um computador que se tornou o meu púlpito e uma grande multidão na net que passou a ser a nave de minha igreja.

Ele iluminou e continua iluminando a minha escuridão que se tornou mais radiante que o sol do meio-dia e tem sido o amigo e companheiro de todas as jornadas. Sim, eu tenho confiado plenamente em meu Senhor, tenho contemplado as suas mãos carinhosas me sustentando edirigindo cada passo adiante e sei que será assim até o dia em que for ocupar meu lugar nas moradas celestiais que Ele foi nos preparar.

Talvez sua experiência seja diferente, mas esteja enfrentando as mesmas lutas e as mesmas dificuldades. Seja qual for a situação, lembre-se sempre que Ele está ao seu lado, intercedendo por você, e pronto a estender a mão nomomento que você o chamar!

Nosso Deus é maravilhoso! Sua bondade e misericórdia não podem ser calculadas. Ele nos ama de tal maneira que, mesmo quando andamos por caminhos que não são de seu agrado, Ele sempre oferece uma oportunidade, uma circunstância onde podemos ter os olhos abertos para contemplar a sua mão estendida e o seu convite "vinde a mim, eu te amo"!

Esse "escuro iluminado" abriu as portas para o Para Refletir.Ele já vai completar 14 anos de muitas conquistas. Se quiser, junte-se a mim. Vamos dar as mãos e continuar iluminando o mundo para que toda a escuridão seja dissipada.

Obrigado a todos pela companhia nesses mais de 13 anos.

Paulo Barbosa