sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TENDE BOM ÂNIMO

_ “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33).

Jesus nos prometeu a paz em meio aos sofrimentos, mas não que ficaríamos livres dos mesmos. A solução não é fugir do sofrimento, mas, sim, usar o sofrimento para nos aproximar de Deus. Foi isto que Jesus fez. Foi o que fez Jó, ainda que chorando e se maldizendo. Ele abriu sua alma com Deus, expôs a sua decepção e tristeza diante do sofrimento. Enfim, conversou com Deus. E Deus lhe fez entender que havia um propósito para o seu sofrimento: conhecer a Deus. Stanley Jones, em seu livro intitulado “Cristo e o sofrimento humano”, disse: “Deus raramente usa qualquer pessoa sem submetê-la à prova do sofrimento. Jesus começou seu ministério no deserto e o terminou na cruz...”

O nosso sofrimento não nos dá a salvação, mas é o melhor meio de compreendermos que a nossa salvação vem através do sofrimento de Cristo. E quando nos tornamos servos de Cristo, nos tornamos, também, participantes de Seus sofrimentos: Rm 8:16-18; 2 Tm 3.12. Cristo Jesus enfrentou o sofrimento com a oração. Ele sofreu e morreu para que não soframos eternamente; e nos ensinou a enfrentar o sofrimento com oração, superando-o através da fé e confiança na soberania de Deus. Para melhor entendermos este assunto, gostaria de mencionar o texto seguinte: “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (At 9:15-16).

Aqui o Senhor fala claramente sobre o chamado eficaz de Paulo, acrescentando a forma como ele (Paulo) haveria de glorificar a Deus: através de seu próprio sofrimento. Enfim, o que iria acontecer-lhe não seria mera coincidência, acaso, ou fatalidade. Era a ação de Deus determinando previamente o sofrimento de seu mensageiro. Aí fica uma pergunta para nossa consideração: Se Deus assim agiu com Paulo, não fica evidente o modo, ou maneira, como Ele trabalha conosco?

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: