sábado, 18 de setembro de 2010

SIMPLES E MUITO BEM EXPLICADO....

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nuncareprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classeinteira.Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmentefuncionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seriaigualitário e 'justo. 'O professor então disse:Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. Ao invés dedinheiro, usaremos suas notas nas provas. Todas as notas seriamconcedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas.

Com isso ele quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o quesignificou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer,claro, que ninguém receberia um "A"...Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todosreceberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas osalunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram aindamenos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.

Aqueles quetinham estudado bastante no início resolveram que eles também seaproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contrasuas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.. Como umresultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas nãovoltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre osalunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte daatmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunostinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso deinjustiça que passaram a fazer parte daquela turma.

No final dascontas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para total surpresa !!!O professor explicou que o experimento socialista tinha falhadoporque foi baseado no menor esforço possível da parte de seusparticipantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveriafracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado."Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucessoé grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governoelimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seuconsentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então ofracasso é inevitável."

*************************

"É impossível levar o pobre à prosperidade através delegislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa querecebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. Ogoverno não pode dar para alguém aquilo que não tira de outroalguém. Quando metade da população entende a idéia de que nãoprecisa trabalhar, pois a outra metade da população irásustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais apena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos aocomeço do fim de uma nação. É impossível multiplicar riquezadividindo-a."PS ? Sem discordar da necessidade de melhora das condições devida de todos os brasileiros , temo muito pelos milhões de benessesdas ?Bolsas ..... ? distribuídas a torto e a direito pelo Pres.Lula , pois temos milhões de pessoas por este Brasil já vivendo semtrabalhar , só não esqueçam um detalhe , não é nivelando porbaixo que se constrói uma grande nação .


Sergio Paulo Vianna Cintra

Nenhum comentário: