sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NO DIA DA ANGÚSTIA

_ “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés... O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Naum 1.3, 7).

A palavra “angústia” significa pressentimento de terror, grande aflição, desgosto, agonia ou tristeza profunda. A angústia continua sendo uma experiência universal. Nos consultórios médicos das grandes cidades do mundo milhares de pessoas vão, diariamente, pedir socorro. Elas sofrem de angústia, a doença do século.

Mas, e nós, o que fazemos, ou como reagimos no dia da angústia? Tempo quando os amigos desaparecem, quando emudecem as vozes de júbilo, os cânticos de alegria e regozijo. Tempo quando nos sentimos como num vácuo de uma aeronave em viagem interplanetária... Tempo quando a solidão e a incerteza consomem nossa resistência física, moral, mental e espiritual. Tempo quando as lágrimas já não mais nos aliviam, por se haverem de todo se esgotado... Tempo quando paira sobre nossas cabeças a penumbra e sombra aterradora da morte. Tempo de se afastar, tempo de chorar, tempo de morrer!

Muitas vezes pensamos que somente nós passamos determinadas tribulações. Ou que somente nós somos alvos de tantas coisas ruins. Normalmente, sofremos mais pelo fato de ficarmos fazendo comparações com as demais pessoas do que propriamente com os males que enfrentamos. Quando, porém, somos confrontados com alguém que está passando por tribulações piores que as nossas, e vencendo-as com alegria e determinação, então nos sentimos desafiados a glorificar o nosso Deus em meio às dores e lágrimas. E a Palavra de Deus nos ensina a vivermos pela fé, enfrentando as circunstâncias com oração e adoração.

Na verdade, a misericórdia divina vem a nós, não por causa da nossa justiça ou méritos pessoais (Lm 3.22, 23a, 26). É bom saber disso. Porém, não precisamos esperar que uma enfermidade cruel nos atinja para nos voltarmos contritos aos pés de Jesus. Podemos buscá-Lo já, mesmo que tudo esteja aparentemente indo bem. Podemos dizer agora mesmo: "Eu creio em ti, Senhor! Ajuda-me a crescer mais na fé, para vencer os obstáculos que porventura venham a me atingir! Eu quero viver a verdadeira vida cristã, porque o Senhor disse: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e atenham em abundância" (Jo 10.10).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: