terça-feira, 7 de setembro de 2010

A INTIMIDADE DO SENHOR

Algumas vezes custamos a perceber que Deus nos permite passar por tribulações para cumprimento de tarefas específicas no ministério cristão. Há certos problemas que nos são apresentados, os quais exigem de nós muito mais do que teoria. Nesses casos, a vivência, maturidade, podem ser fundamentais. Por exemplo, eu jamais poderia compreender adequadamente um adolescente, em condição de ajudá-lo, antes de viver em casa, diariamente, com filhos adolescentes.

Apesar de lembrar-me da minha própria adolescência e conviver com outros adolescentes, eu só pude compreendê-los melhor quando vivenciei os problemas de meus próprios filhos. Assim, creio que, de um modo geral, Deus está fazendo uso de nossas experiências pessoais para sermos mais úteis em Suas mãos, no tempo próprio que Ele mesmo há de determinar. Deus não promete boa vida, ou vida mansa para Seus filhos neste mundo: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12).

Mas, talvez você ainda questione: como posso adquirir tal segurança e intimidade com o Senhor para confiar dessa forma em Sua soberania? A Bíblia responde: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). Ou seja, assim como não confiamos nossas intimidades pessoais a estranhos, ou a pessoas que não têm uma certa intimidade conosco, que não compartilham conosco suas próprias intimidades, assim também o Senhor não Se dá a conhecer àqueles que só O procuram nas horas de aperto.

Não significa é claro que alguém, por não ter suficiente intimidade com Deus não O possa procurar, em oração quando está aflito, angustiado ou enfrentando algum tipo de sofrimento. Mas, INTIMIDADE, é coisa de quem se conhece, de quem convive e sempre prazer em compartilhar tudo quanto lhes acontece de bom ou ruim. E não é diferente com Deus. Se você quer saber mais dEle, por Ele mesmo, tem que começar a buscá-Lo já, com reverência, temor e tremor; mas também com alegria e santa ousadia (Hb 10. 19-22).

É fácil dar testemunho de bênçãos materiais, quando somos agraciados com sucesso, dinheiro, ou posição social. Difícil, porém convincente, é o testemunho vivo de quem está morrendo por amor a Cristo, e por sua fidelidade a Ele, como Estevão, João Batista, Paulo. E, principalmente, tendo como nosso supremo exemplo o Senhor Jesus Cristo e Sua lealdade ao Pai até à morte, e morte de cruz. Que consolação é crer na soberania de Deus e poder glorificá-Lo em todas as circunstâncias! Você já pensou nisso?

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: