sábado, 18 de setembro de 2010

ESFORÇA-TE E SÊ CORAJOSO!

Em setembro de 2010 fazem quarenta anos do dia em que Deus falou de forma clara e contundente ao meu coração, através, especialmente, do texto da Palavra de Deus que se encontra em Josué, 1.1-9. Foi de fato uma experiência marcante, a qual mudou completamente o rumo de minha vida. Estava em Porto Alegre a trabalho, porém o propósito principal do meu coração era fugir do chamado divino. Como sempre acontece, ninguém procura Deus sem que primeiro Ele o procure. Assim, apesar da intenção de fuga do meu coração, Deus, como nos diversos exemplos bíblicos e históricos, arrancou-me de meu “esconderijo”, com terno e sublime amor.

O texto começa dizendo que Deus falou a Josué num tempo de crise para o povo de Israel (morte do seu líder, Moisés), e, também, um momento de muita indecisão, insegurança e expectativa da parte do jovem Josué. Assim, o Senhor foi alternando desafio, promessa, encorajamento e ordenanças. Exigindo sempre a observância de todos os seus preceitos e determinações com absoluta obediência e comprometimento da parte de Josué. E o Senhor conclui sua orientação a Josué, resumindo a Suas Palavras desta forma:

“Não te ordenei? Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes; porque o Senhor, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares” (Js 1.9 – Almeida Século 21).
Com estas palavras o Senhor lembra a Josué que antes de tudo não se tratava de um mero apelo sentimental, uma sugestão de direcionamento, ou uma simples tentativa de Deus para despertar-lhe a sua boa vontade, ou o seu livre arbítrio, como dizem alguns. Deus é Senhor, dono de todas as coisas, Ele não pede a nossa anuência às suas ordens, Ele manda e exige a nossa obediência. Mas não nos deixa a sós na execução de nossas atribuições e responsabilidades. Ele Se compromete e Se envolve, garantindo-nos a Sua companhia constante conosco “todos os dias até a consumação dos séculos”, como o Senhor Jesus reafirmou (Mt 28.20). Baseado em Sua ordem e promessa de apoio constante e absoluto, o Senhor nos desafia e nos encoraja a atravessar o nosso “Jordão” com determinação, coragem e fé; na certeza de que Ele é fiel, e que jamais a Sua palavra falhará.

As crises em consequencia das perdas significativas e traumáticas (como foi a morte de Moisés para Josué e o povo de Israel) e obstáculos gigantescos e assustadores (como se apresentava para Josué a travessia do Jordão, tendo ele que comandar uma multidão problemática e confusa), são inevitáveis e até mesmo necessários para a execução da obra de Deus aqui na terra, bem como para o nosso crescimento e maturidade espiritual. Contudo, a nossa desobediência e negligência no cumprimento da vontade explícita do Senhor pode causar-nos terríveis danos e desastrosas consequencias para a nossa caminhada terrena. Mas a boa notícia é que, mesmo que tenhamos perdido o rumo e a direção de nossa trajetória, em algum momento ou circunstância; ainda que tenhamos saído da linha traçada pelo Senhor para o nosso caminhar tranquilo e seguro; ainda que estejamos colhendo o fruto de nossa desobediência; ainda assim, somos alvo do amor incondicional do Pai. Incondicional, sim, porque mesmo quando nos corrige Ele o faz com santo amor, como nos diz o escritor de Hebreus, no capítulo 12. Somos encorajados a levantar os nossos olhos para Jesus, autor e consumador da fé, e prosseguir firmes e constantes na obra do Senhor, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor (1Co 15.58).

Sim, ainda somos alvos do amor do Pai e encorajados a continuar a nossa caminhada com determinação, coragem e fé; atravessando o nosso Jordão na certeza de que jamais estaremos abandonados à nossa própria sorte. O nosso Deus está conosco sempre, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, na influência e iluminação do Espírito Santo.
Depois desses quarenta anos de minha trajetória, desde aquele dia marcante em que Deus Se manifestou a mim de forma impactante, sinto mais uma vez renovado o meu entusiasmo diante do desafio de obedecer ao Senhor em tudo, superando o medo, a insegurança e a negligência, na certeza de que Ele continua ao meu lado, sempre. Contudo, assim como a ordem divina não se restringiu apenas a Josué, mas “tu e todo este povo”, creio que também o Senhor quer que eu compartilhe este desafio e encorajamento com todo o povo de Deus a quem eu possa alcançar; para a glória de Deus e edificação de Seu povo na terra. Portanto, vale a pena relembrar a palavra do Senhor dita a Josué, mas que se aplica a cada um de nós diante dos obstáculos que enfrentamos a cada dia: “Não te ordenei? Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes; porque o Senhor, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares”.[1]


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Josué 1.9 – Almeida Século 21

Nenhum comentário: