quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CO-PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA

Leia 2 Pe 1.3-11. Veja o que nos diz Pedro nos vs. 4 e 10 desse texto: “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo... Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”.

Não é tremendamente fantástico?! Deus está fazendo com que sejamos “participantes de Sua santidade” e “co-participantes da natureza divina”; além de nos proporcionar o sentimento de confirmação de nossa eleição! Como Ele faz tudo isso por nós? Se observarmos o contexto, verificaremos que isso implica em obediência e submissão à soberania de Deus no sofrimento. É claro que isso não é muito fácil de se assimilar na hora da dor e da tristeza, mas creio que nos ajuda e nos conforta em saber que temos exemplos de pessoas que passaram algo semelhante ou muito pior do que o que nós estamos enfrentando, tendo obtido a vitória.
John Piper escreveu o seguinte:

_ “Deus tem designado quem deve sofrer. O sofrimento não sobrevém por acaso nem pela vontade do homem, mas pela vontade e determinação de Deus...
Em segundo lugar, “Deus tem designado quando eles sofrerão pela sua verdade aqui neste mundo. As épocas de sofrimento para esta ou aquela pessoa são determinadas, quanto ao tempo em que serão provadas por sua fé”. Em terceiro lugar, “Deus tem designado onde este, aquele ou outro bom homem qualquer deve sofrer. Em quarto lugar, “Deus tem designado... que tipo de sofrimento pelo qual este ou aquele santo deverá passar... Nossa natureza carnal cresceria excessivamente, se não tivéssemos nossos invernos no tempo apropriado. Diz-se que em alguns países as árvores crescem, mas não produzem fruto, pois não há inverno ali” (Piper, John – O Sorriso Escondido de Deus – Shedd Publicações, P.s 29, 50, 52, 73-75, 77, 25).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: