quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AQUELE QUE CRÊ

A Bíblia constantemente enfatiza a necessidade da fé. Jesus, em João 6, ao ser questionado sobre qual a obra de Deus, respondeu: “a obra de Deus é esta: que CREIAIS naquele que Ele enviou”. Quando o carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas sobre o que fazer para ser salvo, a resposta foi: “CRÊ no Senhor Jesus...”. E por aí vai. Eu poderia usar esse boletim inteiro só fazendo citações bíblicas sobre a necessidade de crer, e, no final descobriria que precisaria de muitos outros para esgotar as citações. Mas minha intenção aqui é destacar algumas características daquele que crê. Apenas algumas, porque todas não há de caber.
Alguém escreveu que:

· Aquele que crê reconhece e confessa perante Deus que é um pecador, porque Deus declara que se dissermos que não temos pecado não há verdade em nós. (I João 1:8)
· Aquele que crê reconhece que tem merecido o justo castigo de Deus, porque a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.
· Aquele que crê recebe o testemunho da graça de Deus e aceita como certo que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15)
· Aquele que crê tem a certeza de que Jesus tomou sobre Si, na cruz, a culpabilidade dos seus pecados e os expiou em seu lugar.
· Aquele que crê sabe que a justiça divina está satisfeita, que a morte, para aquele que está em Cristo, está anulada, e que ele tem a vida eterna – “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida...” (1 João 5:11-12 RC)
· Aquele que crê MOSTRA A SUA FÉ PELA SUA CONDUTA; liga-se a Cristo e retira-se da iniquidade. Põe em Jesus toda a sua confiança para ser conduzido e guardado no caminho da fé, da fidelidade e da obediência à Sua Palavra.

Aquele que crê... mostra a sua fé pela sua conduta. Quero chamar a atenção para esse último item. A fé não é algo para guardarmos lá no fundo de nosso ser. A fé precisa ser materializada, a fé precisa ser externada. “Os cristãos, porém, que deveras crêem, pelas obras mostram a fé que têm...” diz a letra de um dos hinos de nosso Cantor Cristão. Tiago escreveu que a fé que não é externada, que não é demonstrada pelas obras, é morta.

Precisamos demonstrar a nossa fé. A fidelidade aos compromissos que temos com a igreja, agência do Reino de Deus ao qual pertencemos, é uma das maneiras de demonstrar a nossa fé. Mas principalmente em cada ato de nossa conduta diária podemos e devemos demonstrar a nossa fé, agindo em acordo com os preceitos da Bíblia, a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e conduta.
Que Deus nos abençoe no sentido de nos ajudar nesse intento.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário: