quinta-feira, 30 de julho de 2009

O SENHOR NOS CONHECE

No dia da angústia, lembremo-nos de que o Senhor nos conhece: “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam...”

Quando conhecemos perfeitamente alguém e dela somos conhecidos, podemos nos refugiar em sua casa em tempo de calamidade. O texto que estamos considerando compara as aflições diárias que enfrentamos como “tormentas e tempestades”, e nos diz que “o Senhor conhece os que nele se refugiam”. Ou seja, Ele conhece os motivos e necessidades que nos impelem, nos move a buscá-Lo. Assim, nos conhecendo tão intimamente, Ele pode nos acolher, nos aconchegar e nos consolar. Mesmo quando nos vacilam os pés e já não vislumbramos qualquer solução nem esperança, somos desafiados a conhecê-Lo mais e mais.

_ “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés”.[1]
Lembremo-nos da resposta que Jesus deu a Pilatos, quando este lhe disse que tinha autoridade para prendê-Lo ou soltá-Lo. Jesus respondeu-lhe: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado..."[2] Jesus sabia que nada estava acontecendo por acaso. Nem Pilatos ou qualquer outra criatura teria qualquer poder sobre Ele, se o Pai não permitisse. Temos que nos lembrar disso, o nosso Pai cuida de nós, e sabe o que padecemos. Ele conhece os que são Seus, e os Seus confiam nEle: “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam”.[3]

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Visite os portais: www.midiasound.com e wwww.oswaldojacob.blogspot.com
[1] Naum 1.3
[2] Jo 19.11a
[3] Na 1:7

O CÉU

JOÃO 14:1-3

Pouco antes de Jesus ser crucificado, Jesus reuniu os discípulos, para dar-lhes uma importante mensagem. Disse a eles que em breve os deixaria, com as palavras: “Não se turbe o vosso coração” ou “Não tenham medo”. Contou para onde ia e por quê. Falou também: “Vou preparar-vos lugar” (Leia com as crianças e explique João 14:1-3).
O lugar é no Céu. Os discípulos sabiam muito pouco sobre o Céu naquela época. Mas, você e eu podemos ler como será. O apóstolo João escreveu sobre ele nos dois últimos capítulos do livro de Apocalipse. Quem pode me dizer o número desses capítulos? (Deixe que as crianças encontrem Apocalipse 21 e 22). As coisas ali eram tão diferentes que ficou difícil descrever, mas João fez o que pôde. Vou contar a vocês o que Ele disse sobre o Céu.

“A CASA DO NOSSO PAI CELESTIAL”

o Céu é a casa de Deus Pai. Gosto de voltar para casa e encontrar alguém que me ama à minha espera. Ir para o Céu vai ser assim. Deus nos ama mais do que qualquer outra pessoa no mundo inteiro. Podemos conversar com Deus agora e Ele fala conosco por meio da Sua Palavra. Mas, no Céu viveremos com Ele. E vamos ver o Senhor Jesus sentado no seu trono. Ele vai nos dar as boas vindas quando chegarmos ao Céu, e viveremos com Ele para sempre! (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:3).

“UM LUGAR DE ALEGRIA E PAZ”

Não sabemos quando vamos ser chamados para o Céu. Algumas vezes as pessoas ficam muito doentes antes de morrer. Pode ser difícil para alguns deixar para trás as pessoas que ama. Mas, nada disso vai fazer diferença quando chegarmos ao Céu. Se estivermos doentes ou tristes, a Bíblia diz que Deus vai enxugar toda lágrima de nossos olhos e não haverá mais morte, nunca mais nos separaremos daqueles a quem amamos. Não haverá sofrimento; nunca mais ficaremos tristes. Não haverá choro; depois que Jesus tiver enxugado nossas lágrimas, nunca mais choraremos. E não haverá mais dor (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:4). Que lugar esplêndido o Céu vai ser!

“UM LUGAR DE GRANDE BELEZA”

O Céu será também um lugar lindo para se apreciar. No Céu, a cidade e as ruas serão feitas de ouro puro. Você e eu nunca vimos ouro assim puro antes. Ele será mais brilhante do que qualquer outra coisa já vista. Será tão puro a ponto de ficar transparentes como vidro. Poderemos ver através dele! (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:18-19).
Os fundamentos da cidade serão de pedras preciosas. Você já viu os alicerces da sua casa? Geralmente são de concreto, sem qualquer brilho: tentamos esconde-los com plantas ou mandamos pinta-los. Não teremos de fazer isso com os alicerces do Céu. O Céu é lindo de alto a baixo. Haverá doze camadas nos fundamentos. Cada camada será feita de “toda espécie de pedras preciosas” (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:19).

PROFESSOR, SE POSSÍVEL MOSTRE BIJOUTERIAS COM VARIEDADE DE PEDRAS PARA AS CRIANÇAS VEREM.

Algumas dessas pedras terão cores brilhantes – vermelho, azul, verde, púrpura, amarelo; outras faiscarão como diamantes.
A muralha ao redor da cidade será especial. A Bíblia diz que o seu fulgor será como o do cristal (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:11). Uma muralha ao redor da cidade era importante nos dias bíblicos. Uma vez dentro dos muros você ficava protegido dos inimigos externos. Dentro dos muros do Céu, você jamais terá medo de nada. Seremos protegidos de todos os perigos.
A muralha terá doze portas, três em cada um dos quatro lados da muralha, ao redor da cidade. E até as portas serão lindas à vista. Cada porta é feita de uma só pérola (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:21). Imagine uma pérola suficientemente grande para servir de porta na muralha da cidade.

PROFESSOR, SE POSSÍVEL MOSTRE BIJOUTERIAS COM PÉROLAS PARA AS CRIANÇAS VEREM.

“UM LUGAR FULGURANTE COM A GLÓRIA DE DEUS”

Você se lembra de uma vez em que os anjos vieram à terra? Um deles apareceu aos pastores que estavam vigiando os rebanhos no campo, na noite em que Jesus nasceu. Como os pastores reagiram? O anjo brilhava tanto com a glória de Deus que eles ficaram com medo (Leia com as crianças e explique Lucas 2:9). Este foi apenas um anjo. No Céu haverá doze anjos brilhantes e radiantes em um só lugar.
Mas, o seu brilho não é nada comparado com o de Deus. No Céu não haverá sol, nem lua (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:23). Não haverá necessidade de lâmpadas porque não haverá noite ali (Leia com as crianças e explique Apocalipse 22:5). De onde virá a luz do Céu: da Glória do próprio Deus.

“UMA CASA PERFEITA, SEM PECADO”

Tenho mais boas notícias para vocês. Não haverá pecado no Céu (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:27). Deus é perfeitamente Santo (Leia com as crianças e explique Salmo 99:9) e não pode haver pecado onde ele estiver. Deus nos dará novos corações, para não sermos mais tentados a pecar. Você jamais sentirá o peso da culpa e jamais temerá ser magoado por outra pessoa. Em vez disso, terá paz e segurança o tempo todo. Não haverá necessidade de fechaduras e chaves, nenhuma necessidade de armas, hospitais ou funerárias. Deus tem uma casa perfeita planejada para você e para mim.

“UM LUGAR DE DELÍCIAS E SERVIÇO”

o Céu vai estar cheio de coisas para ver e desfrutar. Um rio de água límpida como cristal sairá do trono de Deus (Leia com as crianças e explique Apocalipse 22:1). De cada lado da rua principal da cidade haverá uma árvore especial chamada “árvore da vida”. essa árvore produzirá doze tipos diferentes de frutos – um fruto diferente a cada mês (Leia com as crianças e explique Apocalipse 22:2). Isso é realmente impressionante, não é?
O que faremos no Céu? (Deixe as crianças darem suas idéias). Algumas pessoas acham que vamos ficar todos sem fazer nada, deitados nas nuvens, tocando harpa. Não é isso que a Bíblia diz. Leia com as crianças e explique Apocalipse 22:3. Diz assim: “Os seus servos o servirão”. Teremos trabalho a fazer, trabalho agradável. Com nossos novos corpos – corpos como o do Senhor Jesus ressuscitado (Leia com as crianças e explique 1 João 3:2), jamais nos cansaremos de servir. Ficaremos ali por toda a eternidade. O Senhor talvez nos permita explorar o seu universo ou até viajar para outras galáxias!

“UM LUGAR PARA OS INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA”

Haverá mais uma coisa no Céu. É um livro. Tem nome de Livro da Vida do Cordeiro. É um livro muito importante. O livro em que estão listados os nomes de todos que podem entrar no Céu (Leia com as crianças e explique Apocalipse 21:27. se o seu nome não estiver nesse livro, você não verá todas as lindas coisas de que falamos. Se o seu nome não estiver escrito nele, será forçado a ficar para sempre num lugar de castigo que Deus preparou para o diabo e seus seguidores (Leia com as crianças e explique Apocalipse 20:15).
O seu nome está no “Livro da Vida do Cordeiro?” Vai estar se creu no Senhor Jesus como seu Salvador (Leia com as crianças e explique Atos 16:31).

“O QUE JESUS FEZ PARA QUE O CÉU POSSA SER SUA CASA”

Antes de Jesus vir á terra como uma criancinha, Ele estava no Céu. Uma vez que você chegue lá, acho que não quererá sair nunca mais. Mas, Jesus deixou seu lindo lar celestial para que você e eu pudéssemos ter nossos nomes escritos em Seu Livro da Vida.
Jesus viveu uma vida perfeita. Ele nunca fez nada errado. Mas, deixou que homens perversos O pregassem na cruz. Derramou seu sangue e morreu para receber o castigo pelo pecado que você e eu merecemos (Leia com as crianças e explique Romanos 6:23). Ele fez tudo isso porque nos amava. Depois da morte de Jesus, eles colocaram o seu corpo num túmulo e o fecharam. Não puderam, porém mantê0lo ali, Jesus saiu do túmulo e está agora no Céu, sentado perto de Deus Pai em seu trono (Leia com as crianças e explique Hebreus 12:2). Ele está esperando por você. Ele quer você no Céu (Leia com as crianças e explique 1 Timóteo 2:4).

“COMO TER CERTEZA DE QUE VOCÊ VAI PARA O CÉU?”

Agora é você quem decide. Você deve admitir que é pecador, que precedeu mal (Leia com as crianças e explique Romanos 3:23). Você deve crer que Jesus morreu para receber o seu castigo e que ressuscitou (Leia com as crianças e explique 1 Coríntios 15:3,4). Você deve também pedir a Jesus que seja o seu Salvador (Leia com as crianças e explique Romanos 10:9). Quando fizer isso, seu nome será escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Jesus terá um lugar preparado especialmente para você, como fez com os discípulos. E você nunca mais terá medo da morte.

VAMOS VER EXATAMENTE O QUE JESUS DISSE AOS DISCÍPULOS. LEIA NOVAMENTE COM AS CRIANÇAS E EXPLIQUE JOÃO 14:1-3.

Jesus disse: “Creia em mim”. Se você nunca disse ao Senhor Jesus que crê que ele morreu na cruz pelo seu pecado, pode fazer isso agora. Não terá então de esperar ou ficar imaginando se irá para o Céu quando morrer. Saberá com certeza.-- -=oO[ Wagner ]Oo=-- Moderador Resgatando Almas -

O PÃO DE CRISTO

O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Victor. Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se obrigado a recorrer à mendicância para sobreviver, coisa que o entristecia e envergonhava muito.

Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um clube social, quando viu chegar um casal. Victor lhe pediu algumas moedas para poder comprar algo para comer.- Sinto muito, amigo, mas não tenho trocado- disse ele...Sua esposa, ouvindo a conversa perguntou:- O que queria o pobre homem?- Dinheiro para comer. Disse que tinha fome, respondeu o marido.- Lorenzo, não podemos entrar e comer uma comida farta que não necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora!- Hoje em dia, há um mendigo em cada esquina! Aposto que quer dinheiro para beber!- Tenho uns trocados comigo. Vou dar-lhe alguma coisa!

Mesmo de costas para eles, Victor ouviu tudo que disseram. Envergonhado, queria se afastar depressa correndo dali, mas neste momento, ouviu a amável voz da mulher que dizia:- Aqui tens algumas moedas. Consiga algo para comer. Ainda que a situação esteja difícil, não perca a esperança. Em algum lugar, existe um trabalho para você. Espero que encontre.- Obrigado, senhora. Acabo de sentir-me melhor e capaz de começar de novo. A senhora me ajudou a recobrar o ânimo! Jamais esquecerei sua gentileza.- Você estará comendo o Pão de Cristo! Partilhe-o, disse ela com um largo sorriso, dirigido mais a um homem que a um mendigo.
Victor sentiu como se uma descarga elétrica lhe percorresse o corpo. Encontrou um lugar barato para se alimentar um pouco. Gastou a metade do que havia ganhado e resolveu guardar o que sobrara para o outro dia. Comeria 'O Pão de Cristo' dois dias. Uma vez mais, aquela descarga elétrica corria por seu interior. O PÃO DE CRISTO!

- Um momento, pensou!!! Não posso guardar o pão de Cristo somente para mim mesmo.
Parecia-lhe escutar o eco de um velho hino que tinha aprendido na escola dominical. Neste momento, passou a seu lado um velhinho. Quem sabe, este pobre homem tenha fome, pensou. Tenho que partilhar o Pão de Cristo.- Ouça ! exclamou Victor. Gostaria de entrar e comer uma boa comida?O velho se voltou e o encarou sem acreditar.- Você fala sério, amigo?O homem não acreditava em tamanha sorte, até que estivesse sentado em uma mesa coberta com uma toalha e com um belo prato de comida quente na frente.

Durante a ceia, Victor notou que o homem envolvia um pedaço de pão em sua sacola de papel.
- Está guardando um pouco para amanhã? Perguntou.- Não, não. É que tem um menininho que conheço, onde costumo freqüentar, que tem passado mal ultimamente e estava chorando quando o deixei. Tinha muita fome. Vou levar-lhe este pão.

- O Pão de Cristo!Recordou novamente as palavras da mulher e teve a estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa. Ao longe, os sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que havia soado antes em sua cabeça. Os dois homens levaram o pão ao menino faminto, que começou a engoli-lo com alegria. De repente, se deteve e chamou um cachorrinho. Um cachorrinho pequeno e assustado.- Tome cachorrinho, dou-te a metade, disse o menino. O Pão de Cristo alcançará também você. O pequeno tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e continuou a vender o jornal com alegria.

- Até logo! Disse Victor ao velho. Em algum lugar haverá um emprego. Não se desespere!- Sabe? sua voz se tornou em um sussurro. Isto que comemos é o pão de Cristo. Uma senhora me disse quando me deu aquelas moedas para comprá-lo. O futuro nos presenteará com algo muito bom!

Ao se afastar, Vitor reparou o cachorrinho que lhe farejava a perna. Agachou-se para acariciá-lo e descobriu que tinha uma coleira onde estava gravado o nome e endereço de seu dono. Victor caminhou um bom pedaço até a casa do dono do cachorro e bateu na porta. Ao sair e ver que havia sido encontrado seu cachorro, o homem ficou contentíssimo e logo sua expressão se tornou séria. Estava por repreender Victor, que certamente lhe havia roubado o cachorro, mas não o fez, pois Victor mostrava no rosto um ar de dignidade que o deteve. Disse então:- No jornal de ontem, ofereci uma recompensa pelo resgate. Tome!!

Victor olhou para o dinheiro meio espantado e disse:- Não posso aceitar. Somente queria fazer um bem ao

cachorrinho. - Pegue-o! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! Você precisa de um emprego? Venha ao meu escritório amanhã. Faz-me muita falta uma pessoa íntegra como você.
Ao voltar pela avenida aquele velho hino que recordava sua infância, voltou a soar em sua alma. Chamava-se 'PARTE O PÃO DA VIDA''NÃO O CANSEIS DE DAR, MAS NÃO DÊS AS SOBRAS, DAI COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA'.QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA DE TOMAR NOSSA CRUZ E SEGUI-LO, MESMO QUE DOA!

Bem, agora se desejares, envia aos seus amigos. Ajuda-os a repartir e refletir. Eu já o fiz. ESPERO QUE SIRVA PARA A SUA VIDA... QUE DEUS O BENDIGA SEMPRE !!!Senhor Jesus: 'Te amo muito, te necessito para sempre, estais no mais profundo de meu coração, bendize com teu carinho, a minha família, minha casa, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e meus amigos'.Passa esta oração a várias pessoas. Se o desejar, pode mandar também para mim. Não prometo que receberás algum milagre, mas com certeza, fará alguém mais feliz.

Ter fé, é ver o invisível, acreditar no inacreditável, e receber o impossível.Moacyr Miranda

COMO UMA ABÓBORA

"Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seuPai. Quem tem ouvidos, ouça" (Mateus 13:43).

Uma mulher , conversando com um colega de trabalho, ouviu a pergunta: "O que é ser um cristão?" Ela respondeu: "É como uma abóbora. Deus penetra em você, lava toda a impureza, retira tudo que é inútil de dentro de você. Ele remove as dúvidas, cobiça, ódio, etc. Então ele esculpe em você um novo rosto, sorridente e põe sua luz dentro de você para que todos vejam o seu brilho."

Apesar da brincadeira de nossa ilustração, a verdade não é muito diferente. Aquele que abre seu coração para Cristo têm a vida transformada e passa a viver novos dias, com mais regozijo, com mais disposição, com mais brilho. Tudo aquilo que o incomodava e impedia que tivesse uma vida abundante e plena fica para trás. Tudo se faz novo. O ódio dá lugar ao amor, a cobiça é substituída pelo prazer de louvar a Deus e pela gratidão pelas bênçãos recebidas, as dúvidas e incertezas desaparecem e o caminho agora seguido traz a segurança de saber para onde vai e com quem vai.

Ter Jesus em nossas vidas é a maior felicidade que podemos experimentar. Ele é Amigo, é Conselheiro, é Protetor, é a Verdade que transforma e liberta. Os nossos dias passam a ser mais claros e ensolarados, os nossos lábios trocam as murmurações comuns por cânticos de louvor, a nossa vida, antes sem atrativos, passa a transmitir a luz recebida do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Se você deseja ser feliz e ser uma bênção nas mãos de Deus, aceite o que é recomendado em um antigo hino: "Deixa penetrar a luz, deixa penetrar a luz. Que a formosa luz deDeus fulgure em ti; e serás feliz assim."


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

quarta-feira, 29 de julho de 2009

MAIS DE CRISTO (169 CC)

Mais de Cristo, menos de nós. Mais de Cristo. Esta é a adição mais fantástica que existe. Quanto mais de Cristo, melhor. Quanto menos de nós, melhor. Mais de Cristo em nós, mais testemunho daremos do Seu amor. Pedro nos ensina: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pe 3.18).

Quando crescemos em Cristo mais temos dEle. Ele nos ordena: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29). Ele nos ministra que podemos aprender dEle a cada dia. A nossa maior aspiração deve ser parecer-nos com Ele. Paulo deixou claro no seu testemunho pessoal: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fil 1.21). “Não mais eu, mas Cristo” (Gl 2.20).

Quanto mais temos de Cristo mais experimentamos alegria. Quanto mais de Cristo seremos melhores discípulos. Quanto mais de Cristo mais obedientes ao Pai. O Senhor Jesus Cristo será sempre a nossa alegria todas as manhãs, a renovação das nossas forças todas as tardes e o nosso descanso todas as noites. Jesus Cristo é o nosso prazer. O nosso contentamento. Na Sua suficiência somos fortalecidos. Na Sua divindade, somos protegidos. Ele é água da vida para matar a nossa sede. Ele é a fonte inesgotável de amor e perdão; justiça e santidade; alegria e louvor.

Os filhos de Coré nos ensina: “Assim como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e verei perante a face de Deus?” (Sl 42.1,2). Quanto mais fome e sede de Cristo mais felizes somos. Quanto mais satisfeitos nEle mais descansamos no Seu amor e na Sua graça. Jesus disse a Paulo: “A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Co 12.9,10).

Não é maravilhoso termos mais de Cristo, do Seu puro e santo amor! Não é maravilhoso termos mais do Salvador! É mister que imitemos Paulo no seu testemunho diante dos falsos mestres em Filipos. Veja como ele fala: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Fil 3.7-11).

A proposta é esta: Mais de Cristo, mais de Cristo, sempre mais de Cristo. É assim que o mundo será mudado.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pastor

MILAGRE

Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigirpara casa.Sentado no seu carro, ele começou a pedir: "Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obedecê-lo"Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamentomuito estranho:- "Pare e compre um galão de leite".

Ele balançou a cabeça e falou alto:"Deus? É o Senhor?". Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-separa casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento:- "Compre um galão de leite"."Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprareio leite".

Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil...Ele poderia também usar o leite.O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:- "Vire naquela rua". Isso é loucura...- pensou - e, passou direto pelo retorno.Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua.

No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.Meio brincalhão ele falou alto- "Muito bem, Deus Eu farei"..Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.Ele brecou e olhou em volta.Era uma área mista de comércio e residência.Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavamescuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.Novamente, ele sentiu algo:- "Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua".. O jovem olhou a casa. Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se. -" Senhor, isso éloucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?".

Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.Finalmente,ele abriu a porta...- " Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leiteàquelas pessoas.Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.Eu quero ser obediente.Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles nãoresponderem imediatamente, eu vou embora daqui".Ele atravessou a rua e tocou a campainha.Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.

A voz de um homem soou alto:- "Quem está aí? O que você quer?"A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pé na sua soleira.- "O que é?".O jovem entregou-lhe o galão de leite.- "Comprei isto para vocês".

O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meiosoluçando:- "Nós oramos.Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado. Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.Sua esposa gritou lá da cozinha:- "Pedi a Deus Para mandar um anjo com um pouco de leite...Você é um anjo?"O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela ecolocou-o na mão do homem.Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face.Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.Agora, um simples teste para você:- Se você acredita em Deus, mande esta mensagem para todos os seus amigos, inclusive para a mesma pessoa que te mandou.Você tem 24 hs por dia, gaste algumas delas para fazer o bem.Quanto tempo você leva para parar um pouquinho e ouvir Deus?
Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito.

Um se chama ontem e o outro se chama amanhã,

portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar,

fazer e principalmente viver.


Marcelo Ssantos da Silva

MANANCIAL DE FÉ

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra deDeus" (Romanos 10:17).

"Eu orei por fé e pensei que ela viria e me atingiria como um raio. Mas a fé não veio. Um dia eu li que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Eu fechei a minha Bíblia e orei novamente por fé.
Tornei a abrir a Bíblia e comecei a estudar com determinação o que nela está escrito. A minha fé começou a crescer desde aquele momento" (Dwight L. Moody).

A fé não é como a gasolina que acaba depois que nós ausamos, mas como um músculo que se fortalece à medida que o exercitamos. Quanto mais demonstramos atitudes de fé, mais ela aumenta e mais forte espiritualmente nos tornamos.

Há pessoas que dizem não necessitar de fé. Basta-lhes a razão e o intelecto. Eu creio que um coração sem fé é vazio e sem perspectivas. Ela nos faz escalar montanhas de objetivos, nos faz atravessar rios de dificuldades, nos faz correr maratonas de sonhos. Ela nos motiva, nos levanta quando o fracasso teima em nos derrubar, nos esquenta quando o frio das decepções encolhe os nossos ideais, nos faz sorrir quando a dor das desilusões ferem, como acúleos, as nossas almas.

Sim, a fé é o fortificante de nossas vidas e, pelo estudo daPalavra de Deus, ela nos sustenta em toda e qualquer situação. Uma dose diária de leitura é suficiente para que a nossa vida espiritual cresça como uma árvore frondosa, produzindo frutos para abençoar a todos que se chegam aténós.Você deseja fé? A Bíblia é um manancial.
Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A NOSSA FORTALEZA

No dia da angústia, lembremo-nos de que o Senhor é a nossa FORTALEZA: “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia...”

O que nos lembra a palavra “fortaleza”? É algo em que podemos nos apoiar, nos segurar, quando nos faltam forças para prosseguir, quando nos sentimos vacilantes, titubeantes, zonzos, sem firmeza, claudicantes e infelizes. Quando nos sentimos inseguros em nosso caminhar. Portanto, quando a tempestade e a tormenta nos fizerem cambalear como se bêbados estivéssemos, busquemos ao Senhor para a nossa sustentação e segurança, na certeza de que Ele é a nossa real fortaleza em tempo de insegurança e incerteza!

Precisamos reconhecer que a nossa comunhão com Deus deve ser prioritária em nosso viver diário. Precisamos ser despertados para uma intensa motivação a uma vida de oração e comunhão com Deus... Precisamos nos tornar dependentes de Deus. E, para tanto, precisamos reconhecer o quanto Deus fez e continua fazendo por nós.[1] E isso é fundamental para a nossa sobrevivência neste mundo e para a eternidade. Precisamos pedir a Deus que nos dê o poder do Espírito Santo para uma busca intensa por uma vida santa e pura. Precisamos nos colocar mais disponíveis para sermos usados, úteis nas mãos de Deus, conforme os Seus santos propósitos.

Se sofremos não é só por culpa dos outros. Não temos que nos preocupar com os Pilatos de nossos dias. Os quais procuram nos crucificar a todo custo, ou, quando menos, se escusam em tomar partido, ajudar, compartilhar. Eles terão sua recompensa na ocasião própria: "Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana... Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará".[2]

Ainda que mil demônios nos ataquem e o mundo desabe sobre nós, creiamos nEle! Pois também Ele passou por momentos difíceis e tenebrosos, de angústia e solidão. Porém, sua intimidade com o Pai, em constante oração, revitalizava-lhe as forças; revigorava-lhe o ânimo para continuar a caminhada e cumprir sua missão. Um dia Ele disse: “Eis que vem a hora, e já chegou, em que vós sereis dispersos cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas não estou só, porque o Pai está comigo”.[3]

“Não estou só, porque o Pai está comigo!” Que confortadora e magnífica certeza! Ele nos ama profundamente, independente do que pensem ou digam os outros.
Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Visite os portais: www.midiasound.com e
wwww.oswaldojacob.blogspot.com

[1] Ef 2.14,17,18
[2] Gl 6.3,7
[3] Jo 16.32

ALÉM DA LETRA

Uma perspectiva bíblico-teológica da letra dos hinos do Cantor Cristão.

Justo És, Senhor (No. 2 CC)

Esta letra é uma versão do Salmo 145.17,18. O autor sacro certamente foi impactado pelos louvores de Davi, Rei de Israel. Há um reconhecimento de que Deus é perfeitamente Justo em todos os Seus caminhos, em todas as Suas ações. É impossível Deus agir com injustiça. A justiça é Seu atributo moral. Faz parte do Seu caráter. Davi sabia muito bem desta realidade. Por isso, somos, em Cristo Jesus, tornados justos. Na verdade, Jesus é a justiça de Deus encarnada. Paulo, escrevendo aos coríntios, diz: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Co 1.30,31). Só podemos compreender a justiça de Deus por meio de Jesus Cristo. Fomos tornados justos pela obra suficiente de Cristo na cruz e na ressurreição. Temos paz com Deus por meio da nossa justificação (Rm 5.1).

O Deus que é reconhecidamente justo e também digno está perto de nós. Este Deus Transcendente é também imanente, isto é, está bem perto de nós.Age no meio de nós e em nós por meio do Seu Espírito. Ele ouve atentamente os que O invocam e o fazem em verdade. Isaias, o profeta messiânico, nos diz que “a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Is 59.1). O Deus tão sublime, santíssimo, majestoso é também o Deus que está bem perto de nós agindo com graça. É o Deus da graça que, em Cristo, nos alcançou sem nada merecermos (Ef 2.8-10). Devemos dia a dia cantar a justiça de Deus. Cantar o Deus Justo e Perfeito em todos os Seus atributos naturais e morais.

Deus requer de Seus filhos a verdadeira adoração. O Senhor Jesus ensinou: “Deus é espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade” (João 4.24). O cristão genuíno tem profunda alegria em reconhecer e cantar a justiça de Deus e o Deus da justiça. Num mundo injusto, devemos declarar em alto e bom som que confiamos no Deus que é Justo, perfeitamente Justo. A Sua justiça tem implicações éticas para os Seus filhos. A Sua Igreja deve ser constituída de verdadeiros adoradores do Deus Justo. Gostaria de encerrar esta reflexão com o cântico de Moisés citado no Apocalipse: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és Santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de Ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” (15.3,4). Então podemos dizer juntos: Justo És, Senhor! Aleluia!


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pr.

ENTERRE A MACHADINHA COM O CABO

"Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei deperdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete" (Mateus 18:21, 22).


Garth Brooks tem uma canção que diz: "Nós enterramos a machadinha, mas deixamos o cabo de fora".

Poderíamos traduzir a mesma expressão por "Nós fizemos as pazes, mas não esquecemos a ofensa".

A machadinha pode parecer enterrada, mas as pessoas continuam ao alcance do cabo na hora que desejam usá-la contra os outros. Um grande obstáculo para nossa vida espiritual é a falta de perdão. Jesus nos disse que se o nosso irmão se arrepende,devemos perdoar-lhe. O que Ele quis dizer é que devemos enterrar a machadinha junto com o cabo -- fazer as pazes e esquecer completamente.

Você poderia perguntar: "Quantas vezes devo perdoar?" A resposta correta é: "Todas as vezes que seu irmão se arrepender". De que adianta perdoar uma ofensa e continuar alimentando ressentimentos?

Uma mágoa guardada no coração impede o nosso caminhar, apaga o brilho de nosso rosto, serve de barreirana busca de nossos sonhos. Nosso semblante permanece fechado, temos dificuldades em sorrir, um grande peso nos oprime e a alegria nos observa apenas de longe.

A falta de perdão nos torna inseguros. Desconfiamos de tudo e de todos. Não conseguimos abrir os braços para novas amizades. Quanto em nós não há amor, também não há Deus. E quando Deus está ausente de nossas vidas, as bênçãos também desaparecem.

O melhor a fazer, quando somos feridos, humilhados, perseguidos e afrontados, é colocar tudo nas mãos do Senhor. Declarar o nosso perdão e esquecer o mais rápido possível.

Não puxe o cabo de sua machadinha enterrada. Ela servirá de tropeço para sua vida e um impedimento para que seja verdadeiramente feliz.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sábado, 25 de julho de 2009

O SENHOR É BOM

O SENHOR É BOM([1]),
O SENHOR É BOM O TEMPO TODO([2]).
O TEMPO TODO O SENHOR É BOM ([3])! ALELUIA!

No dia da angústia, lembremo-nos de que o Senhor é bom!

_ “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam”.

Não apenas “bonzinho”, ou bom algumas vezes. O texto diz que Ele é, dando-nos a ideia de continuidade consistente. Além de ser bom o tempo todo, continuamente, o Senhor é bom plenamente.

A certeza da bondade de Deus para com os Seus filhos deveria nos encorajar a buscá-Lo com mais determinação e confiança, sabendo que Ele é quem nos acolhe e nos sustenta amorosamente, quando não nos resta qualquer outra alternativa. Como é certo que Deus nos corrige porque nos ama, é certo também que aqueles que ousam se aproveitar daqueles que estão sendo disciplinados receberão a justa retribuição pelos seus atos indignos e maldosos.


Podemos descansar no Senhor, pois a ira pertence a Ele. A Ele pertence a nossa causa. Nele podemos confiar que, ainda que chorando e gemendo, seremos por fim vitoriosos! Porque a bondade do Senhor para conosco é incomensurável. Ele nos ama com amor eterno:

"De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí... Tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor... Me inclinei para lhes dar de comer".[4]
Sim, "o amor de meu Cristo é ventura, repleto de graça sem par. Oh! Ternura, graça e amor me dispensa o Salvador!"[5]

Sim, o Senhor é bom e tem prazer em partilhar conosco a Sua bondade. E isto, sem dúvida, é o que de mais necessitamos. Confiemos, pois, na bondade do Senhor!

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Visite os portais: www.midiasound.com e
wwww.oswaldojacob.blogspot.com



[1] Sl 31.19; 107.8; Mc 10.18
[2] Sl 52.1
[3] Zc 9.17; Rm 2.4; 11.22; 1Pe 2.3
[4] Jr 31.3; Os 11.3-4
[5] Hino No 389 C.C.

SÓ OBSERVANDO !

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.
O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.

Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia: 'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.' O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. 'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.' Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada! Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira: - Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '

IR PARA O CÉU - A PRIORIDADE

"Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus" (Lucas 10:20).

Uma pessoa pode ir para o céu - sem riqueza, sem beleza, sem saber ler, sem fama, sem cultura, sem amigos, Mas ninguém pode ir para o céu sem Cristo. Em que temos gasto todo o nosso tempo?

Muitas vezes passamos a maior parte dele murmurando pelos inúmeros fracassosacumulados nos últimos anos. Queremos um melhor emprego para ter mais dinheiro e não conseguimos; queremos alcançar um maior grau de cultura e fama e as oportunidades não aparecem; queremos arrumar amigos influentes que nos ajudem a subir os degraus mais rapidamente mas, eles nunca se apresentam. A tristeza nos invade a alma, afastamo-nos de todos e, como consequência, deixamos de viver a vida abundante e de experimentar a verdadeira felicidade.

Nada disso nos trará a verdadeira alegria! Feliz é aquele que tem seu nome escrito no Livro dos Céus. Feliz é aquele que ouvirá o Senhor dos senhores pronunciar seu nome seguido de "vinde, bendito de meu Pai".

Feliz é aquele que tem lugar assegurado nas mansões celestiais. E para tudo isso, não é necessário dinheiro, nem fama, nem cultura, nem amigos influentes. Só há uma condição de se chegar lá: seguir o Caminho. Seguir o Salvador. Seguir o Filho de Deus. Seguir a Jesus Cristo.

De que vale a riqueza sem o Senhor para nos ensinar ausá-la? De que vale a fama se, sem o ensino de Cristo, servir apenas para alimentar meu ego de vaidade? De que vale a cultura, se ela me afasta de Deus, do céu e da salvação?Que adianta ter muitos amigos se eu não lhes servir de exemplo para que alcancem também a vida eterna?

Eu posso alcançar grande riqueza, uma cultura maravilhosa, fama e respeito, uma multidão de amigos, mas, não quero que nada disso me impeça de ter Jesus no coração e seguir com Ele para o Céu e a vida eterna de regozijo e felicidade.

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

O CONVITE DE JESUS

Mateus 11:28-30



Estamos sempre recebendo convites. Existem convites que atendemos com alegria e outros que preferimos recusar. Nesse texto Jesus faz um convite irrecusável para todas as pessoas que se sentem cansadas e sobrecarregadas a virem até Ele para descansar e aliviarem-se da sobrecarga que estão carregando.



1- É PARA IR ATÉ ELE

O convite de Jesus é claro: “Vinde a Mim”. Ele não aponta para nenhum outro caminho, pois em nenhum outro encontraremos o alívio para a nossa alma. Religiosidade, dinheiro, poder, terapias, tratamentos, nada disso supera o convite feito por Jesus.

Quando decidimos atender ao convite de Jesus estamos recusando o convite do pecado. Jesus oferece alívio e descanso para a alma, trazendo paz, alegria, amor, etc. Mas o pecado oferece cansaço e sobrecarga causando tristeza, confusão, ódio, amargura, etc.

Decida atender ao convite de Jesus. Independente da circunstância que você está vivendo, Jesus é nos aliviar das tensões e dos problemas que nos cercam. Não espere as coisas melhorarem para tomar esta decisão. Venha do jeito que você está.



2- É PARA CANSADOS E SOBRECARREGADOS

A sobrecarga é um peso que está acima do limite, além da capacidade permitida. Não é difícil encontramos pessoas sobrecarregas e sufocadas por problemas familiares, financeiros, espirituais, emocionais, etc. causando conflitos, preocupações e pressões além da sua capacidade de suportar.

Para alguns a sobrecarga excede a própria vontade de viver, enxergando o suicídio como solução. Outros procuram o descarrego em centros espíritas e despachos malignos. Existem também os que se entregam ao acaso, para eles tanto faz como tanto fez.
Quando você se sentir cansado e sobrecarregado, dobre os seus joelhos e se curve diante de Jesus, entregando o teu caminho a Senhor e confiando que Ele estará ao teu lado em todas as circunstâncias.



3- É PARA APRENDER COM ELE

Jesus não quer apenas aliviar a nossa carga. Ele não oferece apenas a solução imediata para o cansaço. Jesus oferece também o aprendizado, pois Ele quer nos ensinar a caminhar e viver; a escolher e decidir; a sonhar e planejar; a ser manso e humilde de coração.

Quando obedecemos a Jesus e aprendemos a viver como Ele ensina evitamos o cansaço e a sobrecarga, pois aprendemos a lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, sabendo que Ele tem cuidado de nós.

Não queira apenas o alívio para a sobrecarga e o descanso para a sua alma cansada. Venha até Jesus com o coração disposto para aprender com e Ele e para obedecer a Sua Palavra, pois o fardo de Jesus é leve e o seu jugo é suave.



CONCLUSÃO: O que tem cansado você, tirando as suas forças? O que tem sido uma sobrecarrega para a sua vida, puxando você para trás? Seja qual for o motivo do cansaço e da sobrecarga, atenda hoje ao convite de Jesus, pois Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve”.



Semana de 27/07 a 01/08/2009 – Prs. Jário e Lúcia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

NO DIA DA ANGÚSTIA

_ “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés... O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam”.[1]

A palavra “angústia” significa pressentimento de terror, grande aflição, desgosto, agonia ou tristeza profunda. Gastão Pereira da Silva disse: “A angústia é o câncer do espírito.”
A angústia continua sendo uma experiência universal.

Milhares de pessoas, diariamente, em todos os lugares, procuram os gabinetes pastorais, consultórios de analistas e psicólogos atrás de uma solução para os anseios mais profundos de suas almas . Elas sofrem de angústia, a doença dos séculos. Mas, e nós, o que fazemos, ou como reagimos no dia da angústia? Tempo quando os amigos desaparecem, quando emudecem as vozes de júbilo, os cânticos de alegria e regozijo. Tempo quando nos sentimos como num vácuo de uma aeronave em viagem interplanetária... Tempo quando a solidão e a incerteza consomem nossa resistência física, moral, mental e espiritual. Tempo quando as lágrimas já não mais nos aliviam, por se haverem de todo se esgotado... Tempo quando paira sobre nossas cabeças a penumbra e sombra aterradora da morte. Tempo de se afastar, tempo de chorar, tempo de morrer!

Em tais condições, dormimos mal, temos insônia, acordamos mal humorados, cansados. Sentimo-nos inúteis, fúteis, sem ninguém. É como se fôssemos invisíveis e os demais que nos cercam meros robôs, máquinas insensíveis, frias, estáticas. Um tipo de inércia das funções intelectuais, morais e espirituais. Alguns se desesperam, enlouquecem, se drogam, se entorpecem. Outros há que não suportando o vazio interior e a desmotivação exterior chegam ao extremo do suicídio. É o limite da razão entre a esperança e o desespero, quando não se vê nenhuma luz no fim do túnel. Agimos e pensamos a respeito de nós mesmos como Mefibosete, filho de Jônatas, diante da acolhida de Davi: “Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”.[2]
Da mesma forma, o salmista descreve a situação dos israelitas no cativeiro como alguém cujas forças se esgotaram e a esperança definhara: “Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?” ([3]).
Contudo, a Palavra de Deus nos diz: “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés... O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam”.[4]



Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Visite os portais: www.midiasound.com e wwww.oswaldojacob.blogspot.comOu acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

[1] Naum 1.3, 7
[2] 2 Sm 9.6-8
[3] Sl 137.1-4
[4] Naum 1.3, 7

FALTAR À IGREJA

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes admoestemo-nos uns aos outros; tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia"(Hb 10:25).

Costumamos encontrar bons motivos para justificar a nossa ausência nos cultos. Muitos sequer vão a um deles, pois a maioria das igrejas celebram dois cultos aos domingos. "Ir duas vezes cansa!" “Não pude ir porque estava cansado”, “meu filho estava com febre”, “estive trabalhando”, “recebi visitas”, “fui visitar um parente”, “tinha que terminar um trabalho escolar”, “estava indisposto”, “estava chateado com a igreja”, “não gosto do pregador que iria ocupar o púlpito”, “cultuei a Deus em casa”, “sou mais crente do que quem está lá a esquentar os bancos”, “ninguém repara que eu existo”, “não sou valorizado”, etc.

Algumas coisas justificam uma ausência. Mas a verdade é que a maioria delas são meras desculpas. E, cada vez que nos ausentamos dos cultos na igreja, sentimos maior facilidade em faltar uma próxima vez. Diz-se que a cada domingo faltado a igreja está um quarteirão mais distante. O primeiro é difícil de faltar. Os outros vão se tornando mais fáceis. Quando despertamos, já estamos fora da comunhão e somos estranhos na igreja local.

Deus não quer e não deseja crentes em carreira solo, a viver na dependência de si próprios, a justificar que as igrejas ultimamente não são boas ou dignas. As igrejas nunca foram perfeitas. Enquanto houver seres humanos nelas, a imperfeição sempre existirá, exceto quando elas tornarem-se Igreja Triunfante, formada pelo número completo de crentes, transformados pela ressurreição e arrebatamento.

Fomos chamados para suportar-nos uns aos outros em amor. Não somos conhecedores de tudo. Assim, nos edificamos uns aos outros naquilo que ouvimos e naquilo que ensinamos. Por isso é importante participar. Jesus disse que o amor seria o distintivo de seus seguidores. Não há como realmente amar alguém sem conviver, e a igreja oferece a oportunidade de convivência uns com os outros. Também temos os dons do Espírito Santo, e, juntos, nos completamos. Separados, somos incompletos e não temos a oportunidade de colocar os dons em ação e em prática.

Precisamos servir ao Senhor e servir-nos mutuamente em amor. Jesus nunca propôs aos apóstolos que vivessem sós, mas que fizessem discípulos. Devemos ser exemplo aos mais novos e também aprender com os mais velhos. A igreja nos dá a oportunidade de aprender e ensinar.
Também encontramos a família perdida. Deus nos faz viver em família, dando aos órfãos pais postiços, aos pais filhos por consideração, aos solitários um grupo constante e amoroso de amigos. A igreja é uma bênção!

Deixar de estar ao culto uma vez ou outra, por motivo de força maior, é aceitável. Viver buscando esses motivos e fazendo deles justificativa para não participar da igreja, é pecado, e Deus não se agrada disso. Não deixemos de congregar-nos.

Wagner Antonio de Araújo

O ANTÍDOTO CONTRA A ANSIEDADE

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.” (RC)

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (RA)

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (BLH)

Um dos mandamentos menos observados pelos filhos de Deus é esse de não permitir que a ansiedade sobre coisa alguma encontre alojamento no coração.
O que é ansiedade?
O Minidicionário de Silveira Bueno, editora FTD, traz uma boa definição: “Angústia; incerteza aflitiva”.
O Dicionário Bíblico Almeida, em a Bíblia Online, diz: “Perturbação de espírito causada por incerteza e por receio”


Temos que reconhecer que o assunto em questão é um assunto em que todos nós encontramos dificuldades, especialmente em tempos como o que estamos vivendo, em que o vírus da Gripe A se alastra assustadoramente.
Esta exortação que encontramos neste texto, o Espírito Santo a colocou através de Paulo que, até pelo fato de haver vivido momentos de extrema dificuldade e mantido a fé, tinha autoridade para gritar alto esta mensagem.
Não estejais ansiosos, não estejais inquietos, não desfaleçam na fé, seja qual for a situação, diz Paulo.
Jesus também apregoou esta mesma mensagem:

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à estatura} E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:25-34 RA).

O antídoto para a ansiedade, diz Paulo e diz Jesus, é a fé; é com fé nos colocarmos diante do Senhor, e declarar-lhe (mesmo que ele já saiba), tudo aquilo que nos perturba, e deixar tudo isso ali aos seus pés. TUDO, pois, “nada há grande demais para o poder do Senhor, e nem pequeno demais para escapar à atenção de seu amor paternal”. Devemos fazer isso “com ações de graças”, isto é, nos lembrando, com gratidão em nossos corações, das bênçãos e das vitórias passadas, sabedores que a mesma esperança que nos enchia o peito no passado é boa para o futuro.

O antídoto para a ansiedade é deixar tudo nas mãos daquele que é o real dono de tudo, inclusive dono de mim mesmo, dono de meu filho..., e descansar no fato de saber que aquilo que vier a acontecer estará acontecendo com algo ou alguém que não é meu, mas de Deus, e, portanto, sob permissão e controle de Deus. Não se trata de não fazer nada, mas de fazer o que nos é possível e descansar em Deus pela fé.
Pedro também diz: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (1 Pedro 5:7 BLH).


Aos Romanos Paulo disse: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:28-29 RC). A NVI, ao invés de : “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente...”, diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas...”.


Os versos subsequentes, do texto acima, dizem: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:31-32 RC)
Esforcemo-nos por viver, amados irmãos, com fé e pela fé. Não deixemos que nada venha nos fazer demover de nossa firmeza.
Não posso dizer que é fácil, mas é assim que um filho de Deus deve viver. Nos tempos de refrigério ou nos tempos de aflições, a fé em Deus é o elemento essencial.
=======================
Naquele que é Senhor sobre tudo e sobre todos e a quem tudo pertence e de quem nada, nem mesmo uma peste que alcançou o nível de pandemia, foge ao controle, e que pode até mesmo estar sendo permitida para chamar a nossa atenção para Ele,


Pr. Walmir Vigo Gonçalves

SIMPLESMENTE... BRILHAR

"Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e énascida sobre ti a glória do Senhor" (Isaías 60:1).

"Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!"

Temos nós, realmente, como filhos de Deus, brilhado, como deveríamos? Temos deixado rastros de luz por cada rua, cada casa, cada empresa por onde passamos? Têm, nossas atitudes, engrandecido o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?

Somos a luz do mundo -- Todos nos observam. Todas as palavras que proferimos, todos os movimentos que fazemos, todos os trabalhos que realizamos, tudo precisa ser marcante e significativo. O Senhor nos escolheu para isso, nos elegeu para que o representássemos, nos preparou para ser uma bênção. Que privilégio!

E por que devemos ser assim? Para receber elogios? Parareceber aplausos? Para que reconheçam que somos especiais? Não. Simplesmente porque somos discípulos do nosso Mestre amado. Porque O amamos. Porque Ele espera que sejamos assim. Isso é o bastante para nós!

Muitas vezes murmuramos porque estendemos nossas mãos para alguém, visitamos sua casa com frequência, dedicamos a ela carinho e atenção, e não vemos nenhuma reciprocidade de sua parte. E daí? O amor por nós demonstrado não é suficiente para nos fazer felizes?

A nossa preocupação deve ser apenas fazer a vontade de Deus. Ele espera que a nossa vida resplandeça em toda e qualquer situação, que venha a refletir a Sua glória e esplendor, que glorifique o Seu nome. Esse deve ser o nosso propósito, a nossa razão de viver. Você experimentará a verdadeira alegria de viver se, simplesmente... brilhar.

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O MESTRE

Jesus é o nosso Mestre por excelência. Ele deixou claro: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.29).

Jesus Cristo é o Mestre que o mundo despreza, mas aqueles que nascem de novo gozam da Sua intimidade. Os filhos de Deus têm profunda comunhão com o Unigênito Filho de Deus. Somos filhos de Deus por causa do sempre Bendito Filho Amado. O nosso Mestre nos ensina a amar e perdoar os que nos odeiam; os que pensam diferente de nós; os que nos atacam e os que nos ofendem implacavelmente; os que não nos assimilam; os que nos colocam no ostracismo.

Como é precioso o nosso Mestre! Ele nos ensina a ser sinceros com os que agem hipocritamente contra nós; os que nos prejudicam em nossa caminhada; os que usam de maledicência para nos achincalhar. O Mestre nos alerta para o perigo de um coração amargurado, ressentido, e um coração dobre, esquizofrênico. Os nossos olhos são a lâmpada do corpo e janelas do coração. Que os nossos relacionamentos sejam marcados pelo mesmo sentimento que caracterizou o Mestre – a humildade.

O Mestre nos ensina a ser mansos e humildes de coração para com os que nos tratam com violência e arrogância; nos ensina a viver em paz com todos os homens; a sermos sal da terra e luz do mundo numa sociedade insossa e em trevas. Ele nos ensina a ser pacificadores no meio de homens cujos corações estão em guerra. O Mestre nos ministra acerca do nosso sentimento que antecede nossas ações. Que devemos vigiar em todo tempo. Que os nossos olhos, mãos e pés estejam em coerência com o sentimento centrado nEle. Que o nosso tesouro esteja no céu. Que não nos apeguemos às coisas desta terra, pois o nosso coração deve estar no tesouro que é o Senhor.

Sim, o Mestre nos ensina a dizermos sempre a verdade. Ele determina que a nossa palavra seja sempre autêntica, pois Ele morreu de coerência. Que as nossas manifestações sejam produto do nosso compromisso com Ele. Que Mestre maravilhoso que nos tem como Seus discípulos! Nesta condição, sejamos econômicos nas palavras e pródigos no ouvir. Ouçamos mais e falemos menos. Procedamos com a Sua sabedoria neste mundo louco, insensato.

Que o Mestre nos livre do juízo temerário. “Não julgueis, para que não sejais julgados.Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Mt 7.1,2). Que oremos e pensemos antes de falarmos. Que aprendamos com Ele a orarmos sem cessar (Luc 18.1). O Mestre nos ensina a fazer a vontade do Pai. Ela era o centro da Sua vida e ministério. Sejamos como o Mestre!


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pastor

ONDE ESTÁ O CÉU?

"Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"(Mateus 6:10).

Uma professora, da Escola Bíblica, estava ensinando à sua classe de crianças sobre o Céu. Ela fez uma pergunta: "Onde está o Céu?" Um dos meninos presentes, com um grande sorriso nos lábios, respondeu: "Está em nossa casa, desde que o papai tornou-se um cristão."

Por pior que seja o lugar onde nos encontramos, por mais difícil que seja a convivência, por mais desagradáveis que sejam as atitudes ao nosso redor, quando Cristo chega, através do nosso testemunho, tudo se transforma.

A presença do cristão, e da alegria que ele transmite, faz do lugar mais escuro um local de brilho intenso, de uma casa envolvida por atritos e desentendimentos, um oásis de paz e tranquilidade.

Por mais tenebroso que seja o ambiente, quando Cristo chega no coração e na alma do cristão, ali se estabelece imediatamente o céu de gozo e felicidade. Muitas vezes temos murmurado diante das aflições deste mundo.

O nosso local de trabalho tem sido um inferno insuportável. A rua em que moramos é a própria visão do inferno. A nossa casa vive momentos tão turbulentos que até julgamos já estar no inferno. E por que tem acontecido isso?

Não será exatamente por nossa culpa? Temos nesses lugares dado o exemplo de uma vida santa e dedicada a Deus? Temos assumido nossa condição de sal da terra e luz do mundo? Temos sido uma bênção em cada um desses lugares?

Quem sabe, somos nós, a grande motivação para eles serem o inferno que são. O cristão, filho do Deus Altíssimo, transformado pelo poder do Senhor e Salvador Jesus Cristo, precisa estar conscientede que deve fazer do lugar onde pisa a planta de seus pés, o melhor lugar para alguém estar. Ali deve haver amor, devehaver ternura, deve haver esperança, deve haver fé, deve haver a felicidade que todos esperam com ansiedade. O inferno desaparece e o céu assume o controle quando o cristão está presente.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

"Feliz dia do amigo, eu louvo a Deus por ter me presenteado com tua amizade."

25 RAZÕES PORQUE SOFREM OS CRENTES

- A maioria das pessoas com quem tenho lidado ao fim destes mais de vinte anos, têm-me ensinado algumas verdades a respeito delas, de mim próprio e da vida, no que diz respeito ao sofrimento e ás suas verdadeiras origens e razões. Nunca devemos tomar conclusões precipitadas nem ignorar alguns princípios importantes.
- Quando as pessoas estão em sofrimento ou a passar por tempos difíceis, na esmagadora maioria dos casos, dizem NÃO SABER PORQUE RAZÃO estão a passar pelo que passam, e ainda, que NÃO MERECERM passar pelo que passam. Por outras palavras, dizem que é uma injustiça. Os que não crêem em Deus, perguntam até se não são eles que estão certos; pois se Deus existe e nos ama, como é que Ele permite que algumas coisas nos aconteçam.
- Por outro lado, os cristãos ainda têm uma outra possibilidade de escape face ás suas responsabilidades e aprendizagem no sofrimento. O culpado de tudo o que de negativo acontece na nossa vida, é da RESPONSABILIDADE DO DIABO. Logo, a Igreja conseguiu que o diabo deixe de ser o ACUSADOR dos irmãos tal como está escrito em APOCALIPSE 12 : 10, para passar a ser o ACUSADO dos irmãos. Tudo é culpa dele.
- De uma forma consciente ou inconsciente, os crentes, pensam que tudo o que acontece nas suas vidas de negativo, é da responsabilidade do diabo; o que é positivo e bom é da responsabilidade de Deus. À partida, isto parece muito espiritual e lógico. No entanto onde está a nossa responsabilidade nestes processos todos?
- Quando a bilblia diz que o diabo é mentiroso, que ninguem pense, que apesar de mentir, não fala verdade a nosso respeito na presença de Deus. De facto é impossível que na Sua presença alguem fale mentira. Logo, o que ele diz a nosso respeito, na presença de Deus é verdade.
- Essa é a razão porque Jesus se assentou à direita do Pai, como nosso sumo-sacerdote, para interceder por nós tal como está escrito em HEBREUS 1 : 3; 4 : 14 – 16; e 9 : 24
- Assim, como na cabeça de muitos cristãos a responsabilidade do que acontece de errado ou negativo é do diabo, quem tem que mudar é ele. E por consequencia, nós humanos somos apenas vitimas nas suas mãos e nas mãos de Deus...?!

- A VERDADE, É QUE A BIBLIA ENSINA-NOS:
Não devemos dar lugar ao diabo EFÉSIOS 4 : 27
Devemos dar lugar a Deus e ao Seu Espírito GÁLATAS 5 : 16
O diabo anda ao nosso redor à espera de oportunidade I PEDRO 5 : 8
Deus está à nossa porta pronto para entrar APOCALIPSE 3 : 20
Com a nossa lingua, matamos ou damos vida PROVERBIOS 18 :21
Por outras palavras, SOMOS NÓS QUE LEGITIMAMOS A ACÇÃO DO MUNDO ESPIRITUAL DE UM MODO GERAL, na nossa vida. O mundo espiritual,aguarda que sejamos nós a abrir portas para que a vontade de Deus ou do diabo se faça em nós. Precisamos de revelação sobre este princípio contido em TIAGO 4 : 7
- Se isto é a verdade, logo, a responsabilidade é NOSSA e se há alguem que tem que se arrepender, mudar e posicionar, somos NÓS. O Antigo Testamento é uma perfeita ilustração de tudo isto. O povo de Israel é nosso exemplo e espelho. Quantas vezes o povo sofria por más escolhas, por andar por sentimentos, por desobediência, por inacção, porque se deixava influenciar por outras mentalidades, culturas e formas de viver. Quantas vezes Deus permitiu que eles fossem afligidos e apertados para ver se reconheciam o seu desvio da vontade do Senhor.

- Assim, é tempo de assumir a nossa responsabilidade, é tempo de nos arrependermos, e de nos voltarmos para o Senhor e a Sua palavra e de andarmos em novidade de vida ou viver de forma diferente, em obediência à Sua palavra e Espirito Santo de acordo com a Sua vontade.
- Eis algumas das razões encontradas, apesar de pensar que poderão existir algumas mais...

1 – Porque todos passam pelo mesmo desde que estejam vivos. Todos estão sujeitos às mesmas coisas. ECLESIASTES 9 : 2. (Quando está frio, está frio para todos, os desafios e dificuldades da vida são inerentes a todas as pessoas. Não gastemos energias a lamentarmo-nos por coisas que têm que ser enfrentadas, conquistadas e ultrapassadas) .

2 – Porque não se cresce sem sofrimento. (O primeiro dia de escola ou de infantário para qualquer criança bem como para os seus pais).

3 – Por serem teimosos e orgulhosos. (Quantas pessoas porque querem fazer o que pretendem e não querem ouvir ninguem, estão a sofrer. A melhor maneira de calar um pastor é dizer-lhe: Deus disse-me...) .

4 – Para serem humildes e gratos. (As pessoas de um modo geral só dão valor ao que perdem. Dificilmente têm uma atitude de gratidão. Normalmente, pensam que ser humilde é um sentimento que umas vezes temos outras não. Na verdade a humildade é uma escolha e uma atitude. Se não aprenderes nem escolheres ser humilde, a vida encarrega-se disso).

5 – Para que se chegem a Deus e O reconheçam. (Há pessoas que só se chegam a Deus e o reconhecem no sofrimento. É a unica maneira Dele ter a atenção deles)

6 – Para perceberem quem são. (Só no sofrimento, algumas pessoas entendem verdadeiramente quem são e o poder ou falta dele, que têm. Quando dois pais, de estatutos sociais e económicos diferentes, estão no IPO, sabem verdadeiramente o que são e percebem que os seus limites são comuns e necessitam de Deus do mesmo modo).

7 – Para que o Senhor tenha a nossa atenção. ( O exemplo do Tiago que gostava de nos apanhar distraidos e corria para as escadas rolantes nos centros comerciais. Um dia pensou que não o tinhamos visto ir. Quando se cançou, chorava por se sentir perdido e só. A realidade é que o estavamos a observar e a permitir que ele passasse pela tomada de consciencia do perigo de estar só quando fazia o que queria).

8 – Por más escolhas; más acções; e más palavras. (Quando alguém faz escolhas erradas, quer fazer o que lhe apetece e deseja, quando as pessoas desistem de lutar, quando fazem o que não deviam, quando pagam o mal com mal, quando têm más atitudes, quando dizem o que não devem a quem não devem, o que acontece, é que as pessoas estão a abrir brechas para o diabo e para problemas. Quando tantas vezes estamos a orar para que Deus nos abençoe e mude as nossas circunstancias, o que deviamos fazer paralelamente e até primeiro, era nos arrependermos e confessarmos os nossos erros a Deus e a quem de direito, e pedirmos graça e ajuda nas nossas dificuldades. Assim estariamos a assumir a nossa responsabilidade e fechar portas a problemas maiores na nossa vida).

9 – Porque têm uma má Auto-estima. (Pessoas que não estão bem consigo mesmas e que não se amam, e por isso, não conseguem acreditar que alguem exterior a elas, as ame. Logo, são infelizes com elas mesmas e espalham um rasto de infelicidade à volta delas. São pessoas que não amam nem se deixam amar. É um drama viver e conviver com gente que não se quer ver livre dos traumas do seu passado de uma forma concreta e processoal. É bom dizer, que todos sem qualquer excepção, sofremos de uma ou outra maneira, diferentes tipos de traumas no decorrer da vida. Não podemos ficar toda uma vida no lugar de vítima. Em Cristo Jesus e com Ele, é possivel ultrapassar e vencer numa base diária os espinhos na carne que nos incomodam e afligem. Há diferenças entre AGUILHÃO e ESPINHO. Aguilhão é a tua luta contra o Senhor, Espinho é a tua luta contra ti mesmo e a tua natureza ). II CORINTIOS 12 : 7

10 – Porque têm prazer no que fazem. (Quantas vezes, pessoas, apesar do sofrimento em que estão envolvidos e envolvem os outros, em especial os que os amam, têm algum prazer nas situações que vivem, e por isso, permanecem no mesmo padrão de comportamento? Como o grau de sofrimento não é tão importante como o de prazer, não mudam. Eles sofrem, mas o prazer que têm, não o querem perder e por isso, o sofrimento mantem-se).

11 – Por consequência dos outros. (De facto, quantas mulheres e homens sofrem por causa dos companheiros que têm, quantos pais por causa dos filhos, quantos filhos por causa dos pais, pastores por causa da igreja, Igrejas por causa dos pastores, povos por causa dos governos, e por aí fora. Situações de manipulação, mentiras, roubos, corrupção, infidelidades. Nestas circunstancias, temos que lembrar que é Deus a nossa justiça e é nele que temos que confiar e esperar por direcção e directrizes para a nossa vida. Apesar de tudo, nestas circunstâncias, devemos considerar a nossa dignidade como pessoas humanas, uma dádiva de Deus também. Assim, devemos guardá-la o melhor possível e não nos anularmos a nós mesmos.)

12 – Para provar fidelidade. (É apenas em tempo de sofrimento, crise e dificuldades, que provamos a nossa fidelidade. Um casal não prova fidelidade na lua de mel. É nos tempos de algumas diferenças e adversidades. O mesmo na igreja, na familia, no trabalho, etc. Esta é a razão porque muitas vezes, muitos desistem e abandonam compromissos estabelecidos) .

13 – Pela vergonha do que fizeram e do que pensam que os outros pensam. (Sempre que alguém faz o que não deve, e se arrepende e assume o erro, há um período de vergonha inerente ao processo de restauração. Até porque a reputação, nunca muda à mesma velocidade que a mudança na vida da pessoa em causa. Também, os que estão à nossa volta, pensam mesmo que não queiram, no que aconteceu. É normal tudo isto. Por isso, este não é tempo para desistir e desanimar mas para crescer e desenvolver) .

14 – Por não estarem na vontade de Deus. (Será que todos nós temos consciencia que não estar na vontade de Deus traz ao ser humano alguns sofrimentos e angustias? Uma vez mais toda história do povo de Israel é nosso exemplo).

15 – Porque estão a passar por testes. (Quantos se lembram dos dias em que estavamos na escola e a professora de surpresa passava um teste aos alunos? Era uma surpresa, não tinhamos sido avisados que o teste viría. Não falo de exames marcados, falo de testes surpresa para aferir o nosso conhecimento sobre diferentes matérias. Sempre que a nota não era positiva, tinhamos mais oportunidade para voltar a repetir a matéria do teste. Se por acaso continuavamos sem nota positiva, a professora estava lá para o próximo ano. Essa é a razão, porque tanta gente, não passa da mesma situação em que se encontra. Estão sempre a chumbar na mesma matéria e dizem que não compreendem, porque razão são sempre os mesmos testes e sempre nas mesmas coisas que caem.)


16 – Para desenvolverem paciência ou preseverança. (É apenas nos tempos difíceis que a paciência se desenvolve. Eu não preciso de paciência quando tudo está ao meu agrado. Paciência é uma matéria aprendida nas contrariedades, nas adversidades, nas surpresas da vida. Paciência é o produto da alguém humilde e calmo, de alguém que confia em Deus, de alguém que sabe que somos apenas mordomos do que somos e temos.).

17 – Por pressão diabólica. (É verdade, o diabo e seus agentes, tem alturas na nossa vida que são os causadores de alguns tempos difíceis. Nessas circunstâncias, temos que clamar pelo sangue do cordeiro de Deus que nos limpa, protege e legitíma como filhos do Deus Altíssimo. Algumas vezes a sua presença também se faz notar. Aí temos que exercer a autoridade que temos no nome de Jesus.).

18 – Por causa da sua esperteza. (Há inumeras pessoas, que em determinados aspectos da vida pessoal,profissiona l ou até espiritual, julgam ser especialistas e que nesta ou naquela área somos infalíveis. Temos que vigiar também as áreas onde julgamos ser fortes e já ter aprendido todas as lições. A atitude vigilante, aplica-se a todas as áreas. Os médicos tambem podem ficar doentes, os advogados podem ter problemas com a lei, psicólogos podem deprimir, pastores e avós também podem passar por divórcios se não vigiam nem estão atentos aos seus relacionamentos. Nada se mantem ou melhora por si só).

19 – Por perguiça ou pecado de omissão. (Fala-se muito pouco sobre o pecado de omissão. Ensinamos muito sobre o que não agrada a Deus mas muito pouco sobre o que Lhe agrada. Passamos muito mais tempo a encorajar pessoas em vez de lhes ensinarmos a como viver. Muita gente está mais focada no que não pode fazer no que tem que fazer. É tão negativo fazer algo que não deviamos como não fazer o que é devido. A biblia ensina que quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado como quem faz o mal. Por exemplo, a mãe que espanca o seu filho que ainda é uma criança, tem tantos problemas com a justiça, como a mãe que não dá os cuidados básicos de saúde e protecção ao seu filho que ainda não tem autonomia, e que para sobreviver, precisa dos seus cuidados e atenção.). TIAGO 4 : 17 e EFÉSIOS 4 : 28

20 – Porque falam demais e são precipitados. (Normalmente, quem fala demais, erra muito. Há pessoas, que não importa qual o assunto sobre que se está a falar, elas têm sempre opinião e algo a dizer. Estas pessoas, dificilmente têm amigos e consideradas credíveis. Muitas vezes estão sós, porque não entendem o valor de ouvir, de aprender e de estarem em silêncio. Os religiosos e mais concretamente os líderes, têem muito este problema, que origina sofrimento para os outros mas também para si próprios. Quantos maridos e mulheres sofrem por esta causa? Quantos empregados e patrões sofrem por esta causa?). PROVÉRBIOS 10 : 19

21 – Porque têm prespectivas erradas na pessoa ou coisas erradas. (Muitas pessoas estão em sofrimento por causa de terem expectativas erradas nas pessoas erradas. Ou expectativas que não podem ser postas em pessoas ou coisas. Por exemplo: quando uma senhora quer arranjar um homem para ser a sua companhia, o mais certo é dar problemas porque nenhum homem quer apenas ser companhia de mulher nenhuma. O melhor é comprar um cão, que com prazer fará apenas companhia e não custa tanto aturar.O mesmo com homens que querem arranjar uma mulher porque precisam de ajuda para as tarefas de casa. Nenhuma mulher quer ser criada de nenhum homem. O melhor é pagarem a uma empresa que faça limpezas, comprar comida feita e encontrar uma lavandaria onde possa mandar lavar a sua roupa.). JEREMIAS 17 : 5

22 – Porque se afastam de Deus. (Este ponto é diferente do não estar a fazer a Sua vontade. É como se de um sinal avisador se tratasse. Um alarme, um certo mal estar, um incómodo que não sabemos explicar. À medida que nos vamos afastando da Sua vontade, algum sofrimento vai aparecendo afim de nos voltarmos para Deus atempadamente. ).

23 – Para que saibam em quem confiam. (É no dia da angustia que descobrimos em quem confiamos. Para onde vai a nossa atenção e o nosso pensamento no dia difícil? Para quem ligamos e em quem pensamos no dia da dificuldade? Nestes tempos cada um descobre quem é ou onde está verdadeiramente a sua confiança.)

24 – Para que ELE seja glorificado. (Será que hoje ainda se pode falar disto? Pode Deus receber glória no meio das nossas dificuldades? Deixamos que o processo passe por nós afim de que Ele receba glória?).

25 – Por fazerem a SUA vontade. (Será que hoje se pode falar desta verdade na igreja do século XXI? A verdade, é que para fazer a vontade de Deus e ser verdadeiramente um discipulo, temos algumas vezes que sofrer.)

LUCAS 6 : 46 – 49 e I PEDRO 3 : 17 e I PEDRO 4 : 2
Nestas passagens, podemos observar alguns aspectos práticos que se relacionam com o que temos vindo a falar.
1. Os dois homens sofrem a construir quer construam bem ou mal.
2. Os dois sofrem com a tempestade inesperada.
3. Os dois estão assustados e em algum sofrimento.
4. Os efeitos da tempestade são comuns aos dois.
5. O que construiu mal, vai ter sofrimento extra:
a) Vai ver tudo a ruir.
b) Vai ver tudo destruido.
c) Não tem onde colocar a familia num lugar abrigado e seguro.
d) Vai ter que arranjar um lugar de ultima hora para os recolher.
e) Vai ter que começar tudo de novo.
f) Vai ter vergonha do que lhe aconteceu fruto da sua desobediência.
g) Vai ter que recomeçar tudo de novo. etc.
A conclusão, é que o sofrimento é acrescido não como resultado directo do diabo, mas sim, da sua irresponsabilidade ou de não ter feito as coisas como aprendeu e sabia que devia ser feito.

CONCLUSÃO:
- Há razões que não podemos evitar, são parte do processo de amadurecimento, da formação de Cristo em nós e do cumprimento da Sua vontade. (­mais ou menos 40%)
- Há razões que estão na nossa mão evitar. (mais ou menos 58%)
- Há razões que a nossa razão não compreende e que só o mundo espiritual entende. (mais ou menos 2%)

A verdade, é que em todas as situações de sofrimento e crise, a vontade do Senhor, é o que está escrito em I PEDRO 5 : 10 que consigamos sair das situações com humildade e sujeitos a ELE e à verdade, reconhecendo as diferentes situações, aprendendo com elas e ensinando outros a andar em novidade de vida.
1 – APERFEIÇOAMENTO mais parecidos com Ele .
2 – CONFIRMADOS mais firmes e seguros.
3 – FORTIFICADOS mais fortes.
4 – FORTALECIDOS mais protegidos.Jesus nunca disse que Ele era uma filosofia, ou uma religião, um clube com interesses comuns, um grupo de pressão ou lobbie. ELE DISSE QUE ERA UM CAMINHO OU UMA FORMA – A FORMA – DE VIVER A VIDA.



Pr. João Martins (presidente do Desafio Jovem em Portugal) na Conferência "Cruzando o Ponto de Crise", realizada na Flórida-EUA, entre os dias 15 e 19 de Julho de 2009.

terça-feira, 21 de julho de 2009

ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO

Tenho observado ao longo dos anos pessoas que não são notadas, mas também constato outras que sempre são lembradas.

Para as duas, gostaria de sugerir (e tenho orado usando este conteúdo de oração) a oração da libertação feita por um cristão da Idade Média. Esta oração é fantástica porque nos leva a uma profunda reflexão acerca do valor da nossa vida para Deus.

Na verdade, somos escravos do reconhecimento, dos aplausos e dos elogios. Creio que precisamos encorajar as pessoas com muito amor, mas esta oração é um primor de uma consciência centrada em Cristo. Espero que você seja muito abençoado como eu tenho sido.

“Ó Jesus, manso e humilde de coração, ouve-me! Livra-me, Jesus,
Do desejo de ser estimado,
Do desejo de ser amado,
Do desejo de ser exaltado,
Do desejo de ser honrado,
Do desejo de ser louvado,
Do desejo de ser preferido a outros,
Do desejo de ser consultado,

Do medo de ser humilhado,
Do medo de ser desprezado,
Do medo de ser repreendido,
Do medo de ser esquecido,
Do medo de ser ridicularizado,
Do medo de ser prejudicado,
Do medo de ser alvo de suspeitas.

E, Jesus, concede-me a graça de desejar:

Que outros possam ser mais amados que eu,
Que outros possam ser mais estimados que eu,
Que na opinião do mundo outros possam crescer e eu diminuir,
Que outros possam ser escolhidos e eu posto de parte,
Que outros possam ser louvados e eu passe despercebido,
Que outros possam ser preferidos a mim em tudo,
Que outros possam tornar-se mais santos do que eu,

Contanto que eu me torne tão santo quanto devo ser. Amém.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pastor

QUEM AMA ENCONTRA TEMPO

”Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra” (Sl 119:148).

O Padre Zezinho, um grande amigo meu, diz, em uma de suas canções: “Quem ama encontra um momento” Sim, e é verdade.

Muitos cristãos não abrem suas bíblias senão no dia do culto. E, nas igrejas onde o próprio texto é projetado na tela, ou distribuído impresso no boletim semanal, nem no final de semana a sua bíblia é aberta.

Conta-se que determinada irmã, visitada pelo pastor, reclamara da carestia de sua vida. Dizia que não tinha dinheiro para pagar as contas. O pastor, detentor de autoridade para doar verbas aos necessitados, preencheu um cheque e o colocou no texto de Mateus 6, na bíblia daquela irmã, e disse: “Deus irá suprir as suas necessidades, irmã. Releia, quando eu for embora, o texto que lhe li, Mateus 6.33”. A irmã agradeceu e o pastor foi embora. Seis meses depois o pastor retornou àquela casa, e a ladainha era a mesma: a irmã reclamava da falta de dinheiro. O pastor perguntou se ela lera o texto. Ela disse que várias vezes. Pegando a bíblia dela, o pastor encontrou o cheque, e disse: “A irmã tinha visto isto?” Envergonhada, confessou que não vira e nem lera a bíblia.

Deus sempre tem o suprimento de todas as nossas necessidades. Mas nós nos omitimos e não o buscamos. Achamos que Ele tem a obrigação de cuidar de nós, independentemente do que fazemos ou deixamos de fazer. Ledo engano! “Com o benigno, te mostras benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito. Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras rígido.” (2Sm 22:26-27). Não se trata de acepção de pessoas, mas da lei de causa e efeito: quem procura, encontra.

O que fazemos quando temos um tempo livre? Passa pela nossa cabeça dedicarmos parte desse tempo para a oração, para a leitura bíblica, para a meditação nas coisas de Deus? Se isso nos ocorre, então nós somos dos que encontram tempo para o Senhor. E, com uma boa administração de nossa agenda, encontraremos um tempo diário, ou de algumas vezes na semana, para estar à sós com o Senhor. Teremos prazer de dedicar um tempo a Deus. Apreciaremos meditar na bíblia, cuidar das coisas do Senhor. Ninguém precisará instar conosco, pois esse desejo vem de dentro para fora. Por isso, quem não tem o Senhor por prioridade, é temporão: depois de um reavivamento, um acampamento cristão, volta muito consagrado, mas é de pouca duração. Cuidado, bem pode ser que sua vida é como a planta nascida nos pedregais: de pouca duração e condenada a secar-se.

O mais brilhante de tudo isso, porém, é que, quando nos dispomos a encontrar Deus, dedicando-lhe um tempo precioso (e não os restos, as sobras da agenda), ele se deixa ser encontrado, ele permite que o achemos. Então a sua presença nos encanta, nos alegra, nos emociona, nos enche de temor e tremor. O Seu Espírito Santo nos toca e nos dá poder tal, que somos capazes de ter vida, mesmo moribundos!

Creio que hoje é tempo de buscar a Deus. Se o amamos, lhe encontraremos um tempo. Se realmente desejamos algo mais que uma mera casca religiosa, então pagaremos o preço da consagração.

Encontre um tempo. Hoje é tempo!

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco SP

DEVOLVIDAS EM MELHOR ESTADO

"Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim aminha alma anseia por ti, ó Deus!" (Salmos 42:1).

Sócrates tinha um empregado, de confiança, que ao ver outras pessoas dando presentes ao seu mestre, veio a ele, certo dia, e falou: "Eu gostaria de lhe dar presentes como outroso fazem, mas, nada tenho a lhe oferecer. Quero, então, dar-lhe minha própria vida".

Vendo que a oferta de seu empregado era séria, Sócrates lhe disse: "Eu aceito sua oferta". Depois, começou a promover-lhe até colocá-lo como líder de todos os outros empregados. Então, chamando-o à sua presença, falou: "Eu agora lhe devolvo a sua vida, bem melhor do que a recebi".

Até que ponto temos nos colocado à disposição do Senhor? Temos Lhe confiado a vida ou apenas uma parte dela? Temos Lhe dado o melhor ou apenas sobras de nosso tempo?

Muitas vezes nos questionamos sobre bênçãos não recebidas. A demora não será, talvez, pelo fato do Senhor querer, ainda, nos ensinar alguma coisa? Não estará faltando algo em nosso relacionamento com Ele? A bênção sempre está disponível, mas, Deus deseja que nós a recebamos e sejamosverdadeiramente felizes quando isso acontecer.Como é maravilhoso podermos ouvir do Senhor Jesus o comentário: "Servo bom e fiel"!

Como é gratificante ouvir de outras pessoas: "Vejo em seu rosto um brilho especial que mostra que você serve a Deus".

Como seria estimulante se tivéssemos a certeza de que todos os nossos passos e que todas as palavras que proferimos, engrandecessem o nome do nosso Salvador. Haveria muito mais refrigério em nossos corações e uma motivação muito maior em tudo que fazemos.

Deus dá presentes e riquezas espirituais a todos que se oferecem, com sinceridade, a Ele. Bom seria se fosse real, em nossas vidas, o que cantamos em um velho hino: "A minha vida eu entrego a Deus; pois o Seu Filho Ele entregou pormim. Não importa onde for, seguirei meu Senhor; sobre terraou mar, onde Deus mandar, irei."

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

FAÇA NEURÓBICA

Alzheimer: Interessantíssimo A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.Sobre o Alzheimer

Por Roberto Goldkorn, psicólogo e escritor: Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia "O Infalível". Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.

O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que....', frase que me dá arrepios.E o que fazer... para evitarmos essas drogas?Como?Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os

afetados pela idade e pela vida 'bandida'.Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.

Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos... Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro.

Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha? Hum... Preocupante). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.Dicas para escapar do Alzheimer:Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.

Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:- use o relógio de pulso no braço direito;- escove os dentes com a mão contrária da de costume;- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);- vista-se de olhos fechados;- estimule o paladar, coma coisas diferentes;- veja fotos de cabeça para baixo;- veja as horas num espelho;- faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?

FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).'Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!'Sucesso para você!!!

O primeiro amor que entra no coração é o último que sai da memória .( Petti - Senn)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SEJA SINCERO

A sinceridade é um traço marcante do nascido de novo, daquele que foi salvo pela graça de Deus em Cristo e tem a natureza divina. O evangelho enseja sempre a troca do coração estigmatizado pela hipocrisia pelo coração novo preponderantemente sincero, autêntico. O Senhor Jesus ensinou que do coração originam os maus pensamentos. “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos,blasfêmias. São estas cousas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (Mt 15.19,20).

Jesus nos ministra que o nosso problema é o que está dentro de nós, em nossas entranhas.

Vivemos numa sociedade doente, marcada pelos vícios de comportamento, pelo isolamento, pela violência e por outras mazelas. As pessoas mentem com facilidade. Vivem de aparência. A vontade de ser reconhecido, ovacionado suplanta a de ser sincero. A marca da sociedade é a troca de valores. O certo se tornou errado e vice-versa.

Os cristãos autênticos são perseguidos e processados por pregarem a verdade do evangelho. É “normal” sonegar impostos, trair o cônjuge, trapacear, e agir de todas as formas maquiavélicas (substantivo que surgiu do nome Nicolau Maquiável, filósofo e político italiano, que ensinava que ‘os fins justificam os meios’). Somos o povo do jeitinho que caracteriza a nossa maneira de viver.


Agir com sinceridade é agir com seriedade. Viver de forma correta num mundo hostil e eivado de enganos. Nadar contra a maré. Precisamos ser sinceros em todos os meandros de nossa vida. Que o Bom Senhor fortaleça a nossa fibra ética, moral. Este fortalecimento vem pela fundamentação da Palavra de Deus no coração.

O Senhor Jesus é o nosso modelo de sinceridade. Nunca se curvou diante dos poderes civis e religiosos constituídos. Nunca negociou a Sua sinceridade. Ela se revelou de modo contundente no ataque aos poderes civis e religiosos quando agiam de forma errada. Uma religião hipócrita e um poder civil corrupto eram contundentemente condenados pelo Mestre. À semelhança do Mestre, sejamos autênticos em todo o nosso procedimento, sempre comprometidos com os valores do Reino de Deus, onde a sinceridade é o seu estilo de vida.


Oswaldo Luiz Gomes Jacob, Pr.